terça-feira, 19 de dezembro de 2017

AS QUESTÕES DA CONSCIÊNCIA PARTE II

 AS QUESTÕES DA CONSCIÊNCIA PARTE II

A CONSCIÊNCIA PESADA.

A consciência pesada  traz muitas consequências. 

Vejam como o salmista sofreu intimamente até colocar para fora, ou seja confessar a Deus os seus pecados e seus erros e até crimes hediondos, ele reconheceu através do seu estado consciente que deveria ser tratado por Deus sobre aqueles assuntos que machucavam constantemente a sua mente, a sua consciência. Há um ditado popular que diz que as pessoas só ficam livres de culpas quando são jogadas pra fora do corpo; para isso acontecer os pecados têm que ser confessados. 

Diz o salmista Davi: "Enquanto calei os meus pecados, envelheceram os meus ossos pelos meus constantes gemidos todo o dia. Porque a tua mão pesava dia e noite sobre mim, e o meu vigor se tornou em sequidão de estio". (Sl 32.3-4). O salmista fala de uma maneira muito franca e clara de sua grande luta interior. Ele estava consciente de haver cometido diversos pecados graves, e sabia que somente uma confissão plena diante de Deus poderia libertá-lo de seu fardo. Mas ele não queria ou não podia confessar sua culpabilidade. Ele sentia o peso  na sua consciência e sua alma gemia de remorso e não conseguia dormir. Acabou ficando doente, mas continuava lutando contra sua própria consciência que o acusava. Ele também relata a razão de todo esse mal-estar: era a mão de Deus que pesava sobre ele, a ira divina não o deixava ter paz, fazendo-o padecer as torturas de uma consciência pesada.

 Milhares de pessoas já passaram e passam por essa amarga  experiência de amargura na alma. A solução é tão simples, mais uma vez digo: “o pecado só sai pela boca"; ai está o exemplo de Davi: "Confessei-te o meu pecado e a minha iniquidade não mais ocultei. Disse: confessarei ao Senhor as minhas transgressões; e tu perdoaste a iniquidade do meu pecado". (Sl 32.5).

Então como lidar com a consciência pesada?

Deus colocou a consciência em nós fazendo-a funcionar como mediador daquilo que praticamos: se praticamos o mal ela nos acusa, porém se praticamos o bem ela nos elogia. Também funciona como canal de constante comunicação com Deus através do qual o Espírito Santo fala conosco. Mas a consciência pode ser manipulada e, em casos extremos, usada pelo próprio Diabo. Por isso é vitalmente importante sabermos a quem nossa consciência está sujeita e a quem ela é submissa.

Nossa consciência deve ser dominada unicamente por Jesus Cristo. Um ditado popular diz que: “Mente (no sentido de consciência) desocupada é oficina do diabo.

Existe grande possibilidade de nossa consciência tornar-se insensível com o passar do tempo e tornar-se instrumento maligno. Por isso vale lembrar da recomendação do apóstolo Paulo: "os quais, tendo-se tornado insensíveis, se entregaram à dissolução para, com avidez, cometerem toda sorte de impureza". (Ef 4.19).

Quem persevera no pecado apesar de ouvir o clamor da própria consciência, quem se entrega ao pecado de maneira consciente e deliberada, com o tempo acabará tornando-se insensivelmente insensato.

Exemplos que aqui cabem aplicação para advertência às nossas consciências:

1º exemplo: Imagine o rei Davi "o homem segundo o coração de Deus. " Era um exemplo de pessoa reta e temente a Deus, mas que em um momento de fraqueza acaba adulterando com bate-seba, matando Urias o esposo dela e gerando um escândalo em israel. Já imaginaram a vergonha e o peso da consciência daquele homem para com Deus? Como você acha que ele se apresentou ao povo depois?  A bíblia nos diz que ele se arrependeu, chorou muito, aceitou a correção de Deus e recebeu uma nova oportunidade.

Deus foi tão misericordioso com ele (Pela lei o adultério era punido com a morte) que permitiu que ele se casasse com ela e dessa união nasceu Salomão, o rei mais sábio e mais abençoado da história de Israel. Mesmo com esta mancha em sua vida, Davi deu a volta por cima e devido a sua atitude de pedir perdão e aceitar a correção do Senhor ele terminou bem o seu reinado e se tornou um exemplo para nós.

2º exemplo: O apóstolo PEDRO. Pense como ficou a consciência dele após ter negado o senhor Jesus 3 vezes e ouvir o galo cantar... muitas vezes ficamos mal assim, pois percebemos que negamos ao Senhor seja com nossas palavras, obras, ações ou pensamentos; a nossa vontade é de desistir da caminhada ou se esconder como se isso fosse ajudar em alguma coisa. Judas preferiu o suicídio por não suportar o peso da culpa, mas Pedro agiu diferente: se humilhou, e da mesma forma que havia negado 3 vezes, por 3 vezes ele disse que amava o mestre e assim recebeu a oportunidade de apascentar o rebanho do Senhor.

O que eu quero te dizer com esta postagem é que todos cometemos erros, e o que vai determinar as consequências destes erros somos nós mesmos; tudo depende da atitude que tomamos após o sentimento da culpa invadir nosso ser. Nessas horas o inimigo vai ficar te acusando, algumas pessoas podem te abandonar ou falar mal de ti, porém os verdadeiros amigos estarão lá para te apoiar e Deus estará sempre disposto a te perdoar e te dar uma nova oportunidade. Levante a cabeça e aprenda com seus erros. Não fique se lamentando pois Deus não sente alegria com o sofrimento de ninguém, aceite as consequências de seus atos e espere a mão de Deus estabelecer a nova direção pois sempre é possível reconstruir, desde que seu coração queira esta chance de recomeçar.

A lei da semeadura não dorme. Ela afirma que: “De Deus não se zomba. Tudo que o homem semear, isso também ceifará”. Gálatas 6.7.

 Deus abençoe você e sua família.


Pr. Waldir Pedro de Souza
Bacharel em Teologia,  Pastor e Escritor.


Nenhum comentário:

Postar um comentário