sábado, 18 de novembro de 2017

PROMESSAS DA VINDA DO SALVADOR PARTE I

PROMESSAS DA VINDA DO SALVADOR PARTE I


Predições e promessas da vinda do Salvador.

O nascimento do Messias.

01) - Gênesis 3.15 – Analisando ainda esta passagem Bíblica vemos aqui a primeira promessa de Deus para cumprir o seu propósito de amor para salvar tantos quantos buscarem a salvação em Jesus Cristo o Filho do Deus vivo. Este versículo contém a primeira promessa de Deus quanto à vinda de seu Filho Jesus, para redimir a humanidade. O pecado afastou o homem da presença, da comunhão e do paraíso de Deus; no entanto, Deus tudo tem feito em prol de sua recuperação. Desde seus primeiros passos negativos, o Pai Amado tem provido recursos, para vesti-lo e reabilitá-lo. Os esforços iniciais dessa procura foram traduzidos em duas palavras que são por demais significativas: onde estás? Dessa pergunta que Deus fez a Adão resultaria a confissão que daria ao homem a oportunidade de um perdão justo e de uma aproximação do primeiro pecador da terra, para ter novamente um entendimento feliz com Deus; por isso o próprio Deus profetiza a respeito da primeira vinda de Jesus, traçando definitivamente o plano redentivo para o homem caído através dos séculos.
02) - Gênesis 9.26,27 – Os que antecederam a Cristo são preservados e recebem a benção paternal por sua obediência e fidelidade. É uma figura daquela bênção patriarcal que demonstra que os salvos não perderam e não perderão a salvação, não importando a época em que viveram, se foi aguardando a chegada do Messias prometido ou se foi depois da chegada d’Ele na terra.
Noé profetiza a bênção de Deus para Sem e Jafé e a servidão de Canaã. Qualquer descendente de Canaã que se voltasse para Deus receberia também a bênção de Sem Js 6.22-25 e Hb 11.31; mas também quaisquer descendentes de Sem e de Jafé que se desviassem de Deus teriam a maldição de Canaã Jr 18.7-10. A bênção de Sem é aqui profeticamente revelada que residiria no fato que a eles, seus descendentes, seria confiado o conhecimento de Jeová. O termo usado "Jeová" é reservado para a descendência de Sem, sob aliança, apontando para a vinda futura do Messias Prometido.
03) - Gênesis 12.3 – Há uma grande promessa nesta passagem bíblica de que todas as famílias da terra seriam benditas naquele Filho que iria nascer.
a)– Gênesis 12.3 diz: ‘ Em ti serão benditas todas as famílias da terra’. Esta é a Segunda profecia das Escrituras sobre a vinda de Jesus Cristo a este mundo, e, é claro que estamos nos referindo ao seu nascimento profetizado pelo próprio Pai em Gn 3.15.
(a1) O texto fala de uma bênção espiritual que viria através de um descendente de Abraão. Paulo declara que esta benção se refere ao evangelho, boas novas de grande alegria, de Cristo, oferecido a todas as nações Gl 3.8,14,18.
(a2) A promessa de Deus a Abraão revela que, desde os primórdios da raça humana, os propósitos do evangelho era abençoar todas as nações com salvação. Deus está agora realizando seu propósito através de Jesus e seu povo fiel, que compartilha da sua vontade de salvar os perdidos, enviando pregadores para proclamar o evangelho a todas as famílias da terra. Este versículo serve de fundamento motivador da obra missionária no mundo inteiro.
04) - Em Gênesis 21.12 vemos a confirmação da aliança que Deus fez com Abraão, de que Isaque é o filho da promessa para Abraão, preservando os antecedentes familiares do Cristo que haveria de vir; sendo Ele, Jesus, o Filho da promessa de Deus aos homens.
05) - Em Gênesis 49.10; Ap 5.5 vemos a confirmação da benção através da “semente”, Jesus Cristo, da mulher.
A suma dessa promessa é que todas as nações seriam abençoadas através de Judá pela "semente" da mulher.
a) - Gênesis 49.10 O que significa:
Até que venha siló.
É a bênção outorgada a Judá Gn 49.8-12 e indica que os direitos da primogenitura lhe foram concedidos, e, portanto, são a confirmação das bênçãos prometidas a Abraão 12.1-3. A suma dessa promessa é que todas as nações seriam abençoadas através de Judá pela "semente" da mulher, Gn 3.15.
(a1) A Judá foi dito que seus descendentes governariam seus irmãos, "até que venha Siló" Gn 49.8-10 . Esta promessa foi parcialmente cumprida no fato da linhagem real de Israel ter sido a do rei Davi, um descendente de Judá.
(a2) "Siló" provavelmente significa "aquele a quem pertence" Ez 21.27 e, em sentido pleno, refere-se ao Messias vindouro, Jesus Cristo, que veio através da tribo de Judá Ap 5.5. Jacó profetizou que todos os povos lhe seriam sujeitos Gn 49.10; Ap 19.15, e que Ele traria grandes bênçãos espirituais Gn 49.11,12.

b) Apocalipse 5.5 – Jesus é o Leão da tribo de Judá.
 Cristo é retratado como um leão, indicando que Ele reinará sobre toda a terra. Ele provém da tribo de Judá e da família de Davi. Esses títulos de Jesus, como Messias vitorioso, Gn 49.9,10 e o Rei eterno estão de conformidade com as promessas feitas a Davi, Is 11.1,10; 2Sm 7.12-16.
06) - Isaías 11.1-2; At 13.23 – O vínculo da profecia de Isaías com a igreja nascitura em atos dos apóstolos.
Isaías aponta para o Messias que brotaria de um rebento do tronco de Jessé, da família de Jessé. Paulo, na sinagoga de Antioquia da Psídia, dá testemunho de que daquele rebento do tronco de Jessé, daquela promessa, levantou Deus a Jesus Cristo para O constituir Salvador de Israel.
07) - Salmo 45.7; Lc 2.1-7; Lc 2.11 – Onde seria o local do nascimento do Messias.
Ele ama a justiça e aborrece a impiedade; por isso Deus o ungiu com óleo de alegria; muito embora os reis da terra e os príncipes se ajuntaram contra o Senhor e seu ungido; na cidade de Davi, nasceu o Salvador que é o Cristo, o Senhor.
08) - Isaías 9.6; Mt 21.15 – Os atributos morais e intelectuais de Jesus Cristo homem.
A mais de 400 anos antes do seu nascimento Isaías já profetizava acerca do nascimento do Messias dizendo: Um menino nos nasceu, um filho se nos deu; e o principado está sobre seus ombros; e o seu nome será Maravilhoso, Conselheiro, Deus Forte, Pai da Eternidade, Príncipe da Paz. E Mateus diz que "ao entrar Jesus no templo de Deus, expulsou todos os que vendiam e compravam no templo, e derrubou as mesas dos cambistas... e disse... A minha Casa será chamada de Casa de Oração, ... e os meninos clamavam no templo: Hozanas ao Filho de Davi..."
09) - Deuteronômio 18.15-18; At 3.20-22 – A certeza do nascimento de Jesus Cristo o Messias como profeta.
A promessa de um profeta; O Excelso profeta semelhante a Moisés, Dt 18.15,18, foi Jesus Cristo o Messias; conf. At 3.20-22. Assim como Moisés, esse profeta seria um israelita e falaria a palavra de Deus, Dt 18.18,19. Os judeus dos tempos de Jesus aguardavam a vinda desse grande profeta, Jo 1.45; 4.19,29; 6.14; At 7.37.
10) - Isaías 52.15 – Ele é a fonte da limpeza e purificação:
Essa referência de Isaias 52.15 fala da limpeza e purificação espirituais, assim como em Êx 29.21; Lc 8.11,30, e que pessoas de todas as nações experimentariam quando recebessem a mensagem redentora do Messias - Servo.
Essa purificação viria pela aspersão do sangue de Cristo sobre os neo-conversos, perdoando-lhes todos os pecados dos tempos de sua ignorância, 1Pe 1.2.
11) - Isaías 32.2 – Ele Jesus é o esconderijo, o refúgio, a sombra que nos protege.
Isaías 32.2
"E será aquele varão como um esconderijo contra o vento; e como um refúgio contra a tempestade; e como ribeiro de águas em lugares secos e como a sombra de uma grande rocha em terra sedenta".
12) - Isaías 40.10-11; Jo 10.11 – Ele faz do fraco um forte.
O Senhor Jeová veio como o Forte entre os fracos, recolheu os cordeirinhos, e como bom pastor prometido, deu a sua vida por suas ovelhas.
13) - Salmo 2.7; Lc 1.32-35 – Promessas do reino que não terá fim.
Diz o salmista: Recitarei o decreto: O Senhor me disse: Tu és meu filho; hoje eu te gerei. Confirma Lucas o anúncio do nascimento de Jesus, pelo anjo Gabriel: Este será grande e será chamado Filho do Altíssimo; e o Senhor Deus lhe dará o trono de Davi, seu pai, e reinará eternamente na casa de Jacó e o seu reino não terá fim. E disse Maria ao anjo: Como se fará isso, visto que não conheço varão? E, respondendo o anjo, disse-lhe: Descerá sobre ti o Espírito Santo, e a virtude do Altíssimo te cobrirá com a sua sombra; pelo que também o santo, que de ti há de nascer, será chamado Filho de Deus.
14) - Isaías 7.14 - O sinal do nascimento do Messias é profetizado.
Isaías 7.14 "Portanto, o mesmo Senhor vos dará um sinal, eis que uma virgem conceberá, e dará á luz a um filho, e será o seu nome Emanuel".
a) Maria era virgem e permaneceu virgem até a ocasião do nascimento de Jesus, Mt 1.18,25, conforme havia profetizado Isaías.
15) - Miquéias 5.2; Mt 2.1 – O local do nascimento do messias é profetizado.
Predição, através do profeta Miquéias do nascimento do Messias na cidade de Belém da Judéia, e o cumprimento registrado por Mateus 'E, tendo nascido Jesus em Belém da Judéia...
16) - Isaías 7.14; Mt 1.22 – A profecia de Isaias e seu cumprimento em Mateus.
Isaías profetizou o nascimento de Jesus e Mateus registrou 1.22 "que tudo isso aconteceu para que se cumprisse o que foi dito da parte do Senhor pelo profeta..." (Isaías).
17) - Salmo 118.22 – O Messias foi rejeitado por seus irmãos, os judeus; porém Ele se tornou a pedra fundamental e principal da igreja nascitura, da igreja primitiva; essa que teve a missão de trazer o evangelho de salvação para toda a humanidade,  espalhando as boas novas de grande alegria e de salvação para todos os povos, tribos e nações, fazendo de todos nós, os gentios, participantes da graça salvífica de Cristo.
O Messias foi prometido a Israel, porém foi rejeitado, mas tornou-se cabeça da esquina, ele tornou-se pedra principal da nova casa de Deus, a Igreja, Mt 21.42; Mc 12.10; Lc 20.12; At 4.11; Ef 2.20; 1Pe 2.7.
18) - Isaías 9.1-2 – A promessa de um libertador.
Isaías fala de um libertador vindouro que um dia guiaria o povo de Deus à alegria, paz, retidão e à justiça.
19) - Isaías 40.3; Ml 3.1; Mt 3.1,2 – O  profeta Isaías fala de um precursor do Messias; de um que seria o anunciador e que apontaria para os judeus o Messias prometido.
Isaías profetizou de João Batista. Malaquias confirmou dizendo que a vinda do Senhor seria precedida pelo anjo que prepararia o caminho diante dEle. Mateus registra o glorioso cumprimento profético quando diz que João Batista apareceu pregando no deserto da Judéia dizendo: "Arrependei-vos porque é chegado a vós o reino dos Céus".
20) - Jeremias 31.15; Mt 2.16,18 - A perseguição logo no nascimento de Jesus.
Jeremias profetiza sobre Israel chorando pelos deportados para o exílio. Deus declara que ele não precisa chorar mais, porque o povo voltará; o livro de Mateus aplica esta passagem profeticamente à ocasião em que Herodes levantou a perseguição contra o Cristo nascituro; matando os meninos de Belém da Judéia após o nascimento de Jesus, tendo Este que ser conduzido ao Egito, por Maria e José, mas regressando logo que já havia passado o perigo.

Vejam a continuação desta mensagem na parte II.

Deus abençoe você e sua família.


Pr.  Waldir Pedro de Souza
Bacharel em Teologia, Pastor e Escritor.


Nenhum comentário:

Postar um comentário