quarta-feira, 15 de novembro de 2017

O EMBRIÃO DA ESCATOLOGIA PARTE I

O EMBRIÃO DA ESCATOLOGIA PARTE I


Fatos preliminares da Escatologia.

   
Para podermos falar do fim dos tempos temos que explicar por que e quando chegará o fim. E, como explicaremos se não tivermos uma compreensão de quando e porque houve esse começo. Então preferimos começar do Gênesis, do princípio, para daí para frente compreendermos melhor o “porquê” e “quando” chegará o fim.

Muito embora nossa pretensão não seja a de sistematizar e nem fazer um estudo completo da escatologia, sabemos que muitos teólogos são infinitamente mais capazes de discorrer sobre o assunto; porém, nos propomos a trazer aqui um estudo simples, sempre procurando ser o mais próximo daquilo que achamos ser compreensível pela maioria absoluta dos crentes pentecostais e podemos incluir aí também muitos obreiros e seminaristas da Obra do Senhor Jesus que desejam ter mais conhecimento.

Não entramos e nem em entraremos emvários pontos da Escatologia que poderiam ser conflitantes para os pentecostais tais como eu, estes pontos tomariam muito tempo e não surtiriam o efeito desejado por nós para esta obra. Deixamos de analisar e  de incluir aqui partes dos tratados chamados de Meso-tribulacionistas e pós- tribulacionistas; também deixamos e deixaremos de propósito de incluir os compêndios dos teólogos e intelectuais do assunto, que não adotaram em seus estudos a defesa de que o Senhor Jesus Cristo vai arrebatar a sua igreja antes do início dos sete anos da grande tribulação e de que a grande tribulação é dividida em duas fases distintas de três anos e meio;  que no final da grande tribulação o Senhor Jesus virá visivelmente com a igreja nos ares, quando todo olho o verá; então Ele pisará o monte das oliveiras para vencer o Anticristo e estabelecer seu reino milenial na terra, onde reinará por mil anos com os seus santos e regerá todas as nações a partir da Jerusalém terrena.

Os assuntos que não incluímos aqui são defendidos com muita sabedoria por renomados escritores, mas que não é o objetivo a ser alcançado por estas simples mensagem e singelas linhas.

Outro ponto importante que desejo esclarecer, e frisamos isso novamente, é que em vários casos utilizamos a inclusão dos versículos da Bíblia, não somente as referências Bíblicas. Será de melhor e mais fácil compreensão principalmente dos mais leigos; você pode ler as referências Bíblicas de qualquer casa publicadora ou editora, que tenha por base a tradução de João Ferreira de Almeida; mesmo tendo algumas diferenças de interpretação de uma tradução para outra mais atualizada, elas sempre se aproximam, porque às vezes as palavras do original do aramaico, hebraico ou do grego, utilizados no velho e novo testamento, dão margem a uma ou mais traduções  e interpretações. Você pode utilizar também os comentários de cada tradução da Bíblia para complementar a compreensão deste estudo.

O que a Bíblia diz a respeito dos últimos eventos da vida e da história deste mundo e dos seres humanos não é mera reflexão ou ilusão, são verdades que acontecerão mesmo, queiram ou não os seres humanos. O Gênesis do termo grego alfa que significa o início de tudo, demonstra aqui que Deus tudo criou de conformidade com um plano sequencial gerado em seu coração; O Deus trino: Pai, Filho e Espírito Santo, projetaram e criaram todas as fases da obra do início de tudo, conforme Gn 1.1 que diz: “No princípio criou Deus os céus e a terra”; tendo em sua essência o maior ingrediente do seu coração que é o amor, somados ao equilíbrio, correspondência, ordem, clímax e à máxima perfeição em tudo e em toda a obra da sua criação e conclusão da mesma, ou para ser mais preciso, início, meio e fim. Deus se lembrou de tudo até do dia de descanso. Deus nunca fez, não faz e não fará nada pela metade ou sem concluir o que queira fazer. Tais coisas não aconteceram e não acontecem por acaso.

Deus é o Criador de tudo e de todos. Depois de Adão e Eva haverem pecado, Deus lhes fez a promessa de que O descendente da mulher, se referindo ao seu Filho Unigênito Jesus Cristo, pisaria na cabeça da serpente, muito embora fosse ferido pela própria serpente em seu calcanhar. Gn:3.15.

Esse começo vai ter um fim chamado Apocalipse. Publicarei outras postagens sobre este assunto.


Deus abençoe você e sua família.


Pr. Waldir Pedro de Souza
Bacharel em Teologia, Pastor e Escritor.



Nenhum comentário:

Postar um comentário