segunda-feira, 4 de fevereiro de 2019

É PRECISO BATIZAR NAS ÁGUAS PARA SER SALVO

É PRECISO BATIZAR NAS ÁGUAS PARA SER SALVO?

Será que é preciso batizar nas águas para ser salvo?

Vamos analisar sobre batismo e Salvação nesta postagem para termos um direcionamento e posicionamento melhor sobre estes assuntos.

Sobre o batismo nas águas e Salvação, Jesus tem uma palavra firme sobre o assunto.

Jesus disse: “Quem crer e for batizado será salvo”.

Marcos 16.15-20

15 E disse-lhes: Ide por todo o mundo e pregai o evangelho a toda criatura.

16 Quem crer e for batizado será salvo; quem, porém, não crer será condenado.

17 Estes sinais hão de acompanhar aqueles que creem: em meu nome, expelirão demônios; falarão novas línguas;

18 pegarão em serpentes; e, se alguma coisa mortífera beberem, não lhes fará mal; se impuserem as mãos sobre enfermos, eles ficarão curados.

19 De fato, o Senhor Jesus, depois de lhes ter falado, foi recebido no céu e assentou-se à destra de Deus.

20 E eles, tendo partido, pregaram em toda parte, cooperando com eles o Senhor e confirmando a palavra por meio de sinais, que se seguiam.

Jesus deixa claro, que ninguém vai ao pai a não ser por Ele, ou ainda, quem crer nEle tem vida eterna, ou quem negar Ele não será salvo, etc.


João 15:6

Se alguém não estiver em mim, será lançado fora, como a vara, e secará; e os colhem e lançam no fogo, e ardem.


Será que Jesus foi incoerente com está afirmação? De maneira alguma, antes, porém,  podemos afirmar que a interpretação teológica da palavra “crer” pode ser compreendida equivocadamente se não prestarmos atenção.

Alguns teólogos confundiram ou confundem o significado e o contexto da palavra, “crer”.

O contexto de “crer” aqui significa crer na mensagem e não simplesmente na sua existência como propõe alguns, ou seja, temos que abraçar a mensagem de Jesus fielmente. Temos que viver a mensagem de Jesus no dia a dia fielmente. Temos que tratar deste assunto com as pessoas fielmente e sem complicações. Temos que tratar as pessoas como Jesus tratava; Ele não fazia acepção de pessoas.  

Ele sempre agiu em favor dos pobres e necessitados; o que Ele fazia, como Ele vivia demonstram o seu ministério e ainda Ele sempre fez um convite aos seus discípulos e apóstolos para viver desse modo, pois o pai lhe ensinou a viver a vida daquele jeito é incentivar a todos a viver em novidade de vida.

Ninguém pregou o evangelho melhor que Jesus, vivendo o evangelho na sua vida, e se fizermos isso, veremos, que somos seus discípulos, não em letras formais e informais, mas, no dia a dia, enquanto vida tiver. É um novo conceito de vida. (Hb 8:8-11).

Amando uns aos outros, se compadecendo, perdoando, andando em piedade, humildade, mansidão, como Ele o fez. (Gl 5:22). Se andarmos nEle, também estaremos nEle. (1 Jo 2:29); isso é o evangelho o resto é doutrinações institucionais.


Em Efésios 2:8-9 encontramos uma passagem bíblica que diz:

Pela graça sois salvos, por meio da fé; e isto não vem de vós, é dom de Deus.

Não vem das obras, para que ninguém se glorie;

Então somos salvos pela fé e não por obras, muito embora as obras também são necessárias e testificam com a nossa fé e modo de vida.

Paulo deixou claro que a fé vale pelas obras (Ef 2:8-9). Então é só acreditar em Jesus de forma mística e pronto? Tiago explica: "Assim também a fé, se não tiver as obras, é morta em si mesma". (Tg 2:17).

As obras não são a causa, mas sim o efeito da fé viva, da fé que salva; mas a ausência de obras refletem uma fé morta. Agora isso não são obras de Religiosidade e ritualística, mas sim do exercício do Amor ao próximo, da caridade e do amor empregado no exercício de um Cristianismo vivo.

Nós não merecemos ser salvos. Mas ser salvo pela fé significa "tentar" e muito mais praticar o que Jesus ensinou no seu dia a dia; se não conseguirmos, não valeu a pena o nosso sacrifício.  O que aconteceu foi apenas uma tentativa de fazer alguma coisa que não nos interessamos verdadeiramente por ela.

Afinal ninguém é bom o suficiente para alcançar o Reino de Deus. Portanto, Deus salva quem Ele quiser salvar sem dar satisfação para ninguém como explica através de várias parábolas: dos trabalhadores da vinha (Mt 20:7) ou dos publicamos e meretrizes que alcançarão o Reino de Deus (Mt 21:31), misericordiosos que alcançam misericórdia, (Tg 2:13) (Mt5:7), puros de coração que verão a Deus,  (Mateus 5:8), etc.

Observe que nenhum dos textos se referem a “crer” na existência da pessoa de Jesus, porque quem o aceitar é porque já creu.

Mas todos os que creem são bem aventurados por realizar as obras de Jesus e viver pela fé; os frutos os acompanham.

As pessoas que ouviram pessoalmente a Jesus, ainda que não soubessem quem era verdadeiramente a pessoa de Jesus, acreditaram nEle. É por isso que Cristo disse, que quem “crer” nas palavras de dEle (que é  o exercício do amor ao próximo), passa longe do Juízo, e tem a garantia da vida eterna. (João 5:24-29). 

Agora, quem não “crer” não será justificado pela fé, será julgado pelo bem ou mal que fez na vida. Assim como foi dito também na parábola de João 15.

Deus deixou bem claro, a decisão é dEle para que ninguém se glorie de nada. Ele vai nos salvar por misericórdia, dó, graça imerecida, porque não merecemos a salvação nem por um milhão de boas obras. 

Todavia ausência de boas obras significa falta de amor, e quem não ama não conhece a Deus, não exercitou o amor ao próximo e automaticamente nega a Cristo no coração, logo se há a ausência de boas obras não  pode haver crença, não há fé nem amor e nem Deus na vida da pessoa.

Toda fé viva tem que produzir boas obras. Imaginem se Deus, fosse “deus” apenas dos que não possuem equívocos, erros, e heresias doutrinárias e teológicas a seu respeito? De fato, um Deus que se apresente do tamanho dessa mediocridade não serve nem pra ser homem, quanto mais para ser Deus.

Então surge mais um questionamento:

Existem pessoas que amam o próximo sem precisar de nenhum Deus? Certamente elas não conhecem o Deus das escrituras, mas conhecem o Deus que fez os céus e a terra. 

O espírito do homem que habita em seus corpos crê que o Deus do universo é o mesmo das escrituras e onde há amor ali há Deus.

Esclarecimentos sobre o batismo nas águas


Marcos 16:16

Quem crer e for batizado será salvo; mas quem não crer será condenado.

Paulo nos explica:


Rm 6:3

Ou não sabeis que todos quantos fomos batizados em Jesus Cristo fomos batizados na sua morte?


1 Cor 12:13

Pois todos nós fomos batizados em um Espírito, formando um corpo, quer judeus, quer gregos, quer servos, quer livres, e todos temos bebido de um mesmo Espírito.


1 Cor 1:17

Porque Cristo enviou-me, não para batizar, mas para evangelizar; não em sabedoria de palavras, para que a cruz de Cristo se não faça vã.


Atos 1:5

Porque, na verdade, João batizou com água, mas vós sereis batizados com o Espírito Santo, não muito depois destes dias.

Mateus 20:23

E diz-lhes ele: Na verdade bebereis o meu cálice e sereis batizados com o batismo com que eu sou batizado, mas o assentar-se à minha direita ou à minha esquerda não me pertence dá-lo, mas é para aqueles para quem meu Pai o tem preparado.

Ou seja, João batizava em águas, Jesus em espírito, todos fomos batizados com a morte dEle na cruz, o pacto perfeito, no espírito, todavia o ritual simbólico continuou, apesar de ser desnecessário, assim como Paulo circuncidou, e guardou o sábado algumas vezes, por causa da pressão que os judeus convertidos exerciam com relação à essa questão e depois demonstrou que não havia a necessidade de Guarda-los. (Col 2:16).

Lembrem-se dos princípios que Paulo adotou: "Se for para não escandalizar a fé de um irmão fraco, até deixo de comer carne".(Romanos 14).

Quem conhece Cristo e os Evangelhos, sabe que todas essas práticas ritualísticas não são proveitosas em Cristo pela Cruz.

Agora se estiver inseguro, pode ir num rio, e assim como fez João, leia João 1, você será batizado nas águas. Batismo é literalmente mergulho no rio ou o que o represente. Façam como o batismo de Jesus no rio Jordão; façam igual, como João Batista batizou Jesus e pronto, vejam Mateus capítulo 3.

O batismo é um ato pelo qual demonstramos publicamente que cremos no Salvador.

De acordo com a Bíblia, os únicos requisitos para que o pecador seja perdoado são os seguintes:

1. Arrepender-se do pecado: “Arrependei-vos, pois, e convertei-vos para serem cancelados os vossos pecados” (Atos 3:19).

2. Confessar o pecado a Deus: “Se confessarmos os nossos pecados, ele é fiel e justo para nos perdoar os pecados e nos purificar de toda injustiça” (1 João 1:9).

3. Perdoar o próximo: “Porque, se perdoardes aos homens as suas ofensas, também vosso Pai celeste vos perdoará; se, porém, não perdoardes aos homens as suas ofensas, tampouco vosso Pai vos perdoará as nossas ofensas” (Mateus 6:14 e 15).

O batismo é:

1. Um símbolo de nossa morte para o pecado e da ressurreição para uma nova vida, novo nascimento (Romanos 6:4-9).

2. Um ato pelo qual demonstramos publicamente que cremos no Salvador (em seu sacrifício, morte e ressurreição) e que nosso coração realmente O aceitou.

Vemos, portanto que o perdão para os pecados é concedido a todo aquele que se arrepende, confessa seu pecado a Deus, e perdoa o próximo, e o batismo é também símbolo do novo nascimento, mas não significa que só após o batismo a pessoa é perdoada. 

Na Bíblia encontramos a história do ladrão na cruz que não tinha a possibilidade de ser batizado no momento em que evidenciou sua crença no Senhor. Se ele tivesse a chance, certamente teria aceitado o batismo. Como ele não podia descer do madeiro onde estava pendurado, mas creu em Jesus e O aceitou, o Senhor concedeu-lhe o perdão e deu-lhe a salvação (Lucas 23:43). Isto não quer dizer que nós não precisamos do batismo. O ladrão na cruz estava impossibilitado. Se a pessoa tem a possibilidade de ir a um tanque batismal ou rio e ser batizada, assim deve fazê-lo, pois isto é uma demonstração pública de que ela aceitou Cristo como seu único Salvador (Marcos 16:16 e Mateus 10:32 e 33). Negar o batismo seria o mesmo que um noivo dizer à sua noiva: “eu amo você, mas casamento não!” Que amor seria esse?

O batismo é uma demonstração de fé no Salvador, e a fé é evidenciada pelas obras (Tiago 2:26). 

Quando não há nenhum empecilho do tipo que o do ladrão teve na cruz, é essencial evidenciar o amor pelo Salvador, submetendo-se ao batismo. Deve ser ressaltado que o batismo em si mesmo não salva ninguém, pois a salvação é pela graça, mediante a fé em Jesus (Efésios 2:8).

Sendo assim, o batismo deve ser precedido de arrependimento, confissão e entrega da vontade ao Senhor. O batismo é uma declaração pública de um compromisso assumido com Jesus.

Mateus 28

16. E os onze discípulos partiram para a Galileia, para o monte que Jesus lhes tinha designado.
17. E, quando o viram, o adoraram; mas alguns duvidaram.
18. E, chegando-se Jesus, falou-lhes, dizendo: É-me dado todo o poder no céu e na terra.
19. Portanto, ide, ensinai todas as nações, batizando-as em nome do Pai, e do Filho, e do Espírito Santo;
20. ensinando-as a guardar todas as coisas que eu vos tenho mandado; e eis que eu estou convosco todos os dias, até à consumação dos séculos. Amém!



Pr. Waldir Pedro de Souza 
Bacharel em Teologia, Pastor e Escritor. 






Nenhum comentário:

Postar um comentário