segunda-feira, 28 de janeiro de 2019

A MULHER SAMARITANA E JESUS

A MULHER SAMARITANA E JESUS 

A mulher Samaritana vai ao poço buscar água e encontra-se com um homem que estava ali sozinho, cansado e com sêde; este homem era Jesus, a fonte da água da vida. João capítulo 4. 

Jesus saiu da Judéia em direção à Galiléia. 

A distância entre a Judéia e a Galiléia era de 100 (cem) quilômetros. 

De Nazaré até Sicar tinha aproximadamente 70 (setenta) quilômetros. 

No caminho teve que passar por Samaria; assim que Ele chegou em Sicar, uma cidade Samaritana, havia ali um poço de água chamado poço de Jacó. O poço tinha este nome porque fora dado a ele por seu pai Isaque, e ele o chamava de poço de Jacó, e assim ficou conhecido como ponto de referência. 

Era mais ou menos meio dia e Jesus se encontrava cansado da viagem, Jesus chegando, assentou-se ao lado do poço. 

Logo, uma mulher que tinha ido ao poço tirar água, aproximou-se para tirar água e Jesus lhe disse: “dê-me um pouco de água”.

Por Ele estar sozinho, seus discípulos tinham ido à cidade comprar alimentos, a mulher ficou surpresa. Disse-lhe ela: como o Senhor sendo um homem Judeus me pede água sendo eu uma mulher Samaritana? 

Isso porque os Judeus não se comunicavam com os Samaritanos desde os tempos da divisão das tribos de Israel entre Roboão  filho de Salomão e Jeroboão, excomandante dos exércitos de Salomão. Dez tribos acompanharam Jeroboão para Samaria, onde estabeleceu como sua capital e levantou altares de sacrifícios ao Senhor  e duas tribos ficaram com Roboão em Jerusalém. 

Jesus olhou calmamente e vendo o interior, a alma daquela mulher, lhe respondeu: se você soubesse quem te pede água, você lhe pediria e Ele lhe daria a água da vida. Ela não entendeu e voltou a lhe dizer: como você me daria água se você não tem nem como tirar água desse poço, você não tem nenhuma vasilha para tirar água.

Jesus respondeu: “Toda a pessoa que bebe desta água, voltará a ter sede. Mas aquele que beber da água que eu dou nunca mais terá sede. A água que eu dou se tornará numa fonte de água viva dentro dele. Ela lhe dará, lhe fará saltar para a vida eterna”. João 4:13-14.

Enquanto a mulher perguntou a Jesus por água física Ele ofereceu-lhe água espiritual.

Sabemos que o corpo humano não pode sobreviver sem água física, da mesma maneira que o corpo espiritual não pode sobreviver sem água espiritual. Jesus é a “Água Viva” da vida que desceu do céu e para lá retornará. Ele é a nossa fonte de vida, o nosso sustento da vida e, essencialmente, a nossa “vida”. Quando nós nos aproximamos de Jesus diariamente em oração e obediência, temos a bênção de beber de Sua presença. Sua presença é o dom da vida. É a vida eterna, e a própria vida para a qual foram criados.

Jesus, a fonte de Água Viva nunca se esgota, porque Ele disse: “Se alguém tem sede, venha a mim e beba. E rios de água viva correrão do coração de quem crer em mim”. (João 7:37-38). 

Quando chegamos a Ele, Ele nos dará da fonte da água da vida para beber e nunca mais teremos sede. 

Portanto, aceitando a plenitude das bênçãos que Jesus oferece, seremos totalmente e permanentemente saciados da sede mais profunda da alma humana. 

Nós vamos encontrar a paz e seremos uma fonte de bênçãos para os outros, assim como a mulher do poço tornou-se uma bênção para aqueles onde ela morava.

Nada satisfaz a fome ou sede da nossa alma, porque as coisas deste mundo somente podem encher a nossa sede física, mas vai nos deixar vazios no final. No entanto a Água Viva de Deus vai satisfazer nosso desejo e saciar a nossa sede completamente.

A mulher que tinha ido ao poço tinha necessidade da água viva, ela precisava de algo que o mundo não estava dando a ela. Ela precisava de um dom da graça de Deus. Ela precisava de uma relação viva com o Deus Vivo. Ela precisava conhecer Jesus Cristo. Ela precisava aceitar a Jesus como Salvador e Senhor da sua vida. 

Jesus tinha feito uma viagem especial por Samaria para que ela tivesse a oportunidade de encontrar a fonte da vida. Ele esperou para encontrá-la no poço. Tudo o que ela tinha que fazer era beber. Jesus ofereceu-lhe uma nova vida, uma transformação geral em sua maneira de viver. Jesus ofereceu vida abundante. Ele veio para resolver as perguntas do seu, do meu, do nosso passado. Ela entendeu e deixando o pote de água voltou correndo à cidade e disse ao povo que ela tinha encontrado a fonte de Água Viva o Messias.

Quando temos vontade de participar desta água viva e experimentar a divina fonte brotando de dentro de nós para a vida eterna, não devemos ter medo. Devemos acreditar com todo o nosso coração e desenvolver uma fé inabalável no Filho de Deus. Devemos deixar o nosso coração buscar em fervorosa oração e encher a nossa  mente com o conhecimento sobre Ele, abandonado os nossos pecados. Precisamos caminhar em santidade e harmonia com os mandamentos da Sagrada Escritura, e beber profundamente da água viva do Evangelho de Jesus Cristo.

Jesus é a resposta para nossa vida. A mulher no poço encontrou o que precisava e nós também podemos. Tudo que precisamos fazer é segui-lo. Se O deixarmos, Jesus transformará a nossa vida para sempre.

Então Jesus disse aos judeus que acreditavam nele: “Se vocês continuarem a obedecer as minhas palavras, serão verdadeiramente meus discípulos. Então conhecerão a verdade; e a verdade vos libertará”. João 8:31-32.

Jesus oferece uma água diferente e desconhecida para aquela mulher: A Água Viva.

Em seu diálogo com a mulher samaritana, Jesus lhe disse: “Se tu conheceras o dom de Deus e quem é o que te diz: Dá-me de beber, tu lhe pedirias e ele te daria água viva”. (João 4.10).

A água é um dos elementos mais importantes para o homem. Afinal, a maior parte do seu corpo é constituída por água, cerca de 70%. Podemos passar um mês inteiro sem comida, mas uma semana sem água pode ser fatal.

Essa é a bebida mais saudável que existe.

A água tem inúmeras utilidades e traz muitos benefícios para nós. Vejamos alguns deles: 

A água mantém a vida. Só isso já seria o suficiente, mas ela também refresca, limpa, hidrata cada partícula do corpo, desde o cabelo em nossa cabeça até as unhas dos pés, favorecendo o funcionamento saudável de cada órgão, chegando a beneficiar até mesmo nossa aparência e nossa voz. Ela sacia a nossa sede, nos satisfaz.

Qual seria essa “água viva” oferecida por Jesus?

Trata-se de um símbolo cujo significado precisamos conhecer. O Novo Testamento utiliza a água para representar a palavra de Deus e o Espírito Santo (Ef.5.26; João 7.37-39). 

Normalmente um não opera sem o outro. A água é “viva” porque tem o Espírito. 

“A palavra de Deus é viva e eficaz” (Heb.4.12), e pela ação do Espírito Santo, produz e mantém a nossa vida espiritual. Ela nos limpa (João 15.3), refrigera a nossa alma (Sl.23.2-3), e favorece o funcionamento dos mais diversos aspectos da nossa vida, anulando a sequidão causada pelo pecado. 

Um problema grave é a falta d’água. É o caso dos desertos e regiões áridas como o nordeste brasileiro e as regiões desérticas em várias partes da terra, onde as chuvas são escassas.

Quantas pessoas vivem num deserto espiritual. Sua sede de Deus se manifesta como um vazio interior. (Sl.42.2). Este sentimento produz a religiosidade presente em todas as civilizações conhecidas. 

Muitos se consomem numa busca contínua por algo que possa satisfazer e dessedentar suas almas. Imaginam que sua necessidade suprema seja por dinheiro, carro, casa, emprego, casamento, etc. Tais coisas são necessárias, mas não satisfazem o espírito. 

Por isso, cada conquista pode ser acompanhada por uma decepção que lança o indivíduo a uma nova busca. A mulher samaritana, por exemplo, já estava no sexto relacionamento sentimental e não se sentia realizada.

Sua situação mudou completamente quando encontrou o Senhor Jesus e lhe pediu: “Senhor, dá-me dessa água”. (João 4.15). 

Jesus tem a “água viva” para todos, mas Ele não obriga ninguém a beber dela e recebê-la. Você precisa orar e dizer: “Senhor, dá-me dessa água. Muda a minha vida. Satisfaz a sede do meu coração”. Então, sua vida será transformada. 

Alguns não têm a água viva; outros têm, mas não a bebem. É o caso daqueles que já se converteram, têm a palavra de Deus, a bíblia, mas não a lêem, não a conhecem. Talvez até saibam o que vai acontecer no próximo capítulo da novela, mas não sabem o que a palavra de Deus diz para suas vidas.

Quando nos abstemos de beber água, muitos males proliferam dentro de nós. As toxinas se multiplicam no nosso corpo e nos contaminam. Quando evitamos a palavra de Deus, as raízes do pecado começam a crescer sem que percebamos.

Devemos beber a Palavra de Deus sem economia. Afinal, Jesus já pagou a conta. Recebamos a sua palavra todos os dias. Devemos ler, estudar, conhecer a bíblia. Seus benefícios em nossa vida serão muito superiores ao que esperamos ou possamos imaginar. 

A palavra de Deus deve nos encher até transbordar. Assim, ela vai se manifestar no que sentimos, no que pensamos, no que falamos e no que fazemos. Da mesma forma, devemos ser cheios do Espírito Santo, que transbordará em nós através de hinos, salmos, cânticos espirituais, amor, alegria, paz e todo o fruto do Espírito. (Ef.5.18-20; Gl.5.22).

O mundo nos oferece poços artificiais e corremos o risco de cair dentro de uma cisterna rôta, vazia, suja, abandonada, deles. O Senhor nos oferece um manancial que trará refrigério para as nossas almas.

As palavras do Senhor Jesus continuam a ecoar dizendo:

“Vinde a mim todos vós que estais cansados, ‘sobrecarregados, sedentos’ e oprimidos e Eu vos aliviarei, porque o meu jugo é suave e o meu fardo é leve”. Palavras de Jesus em Mateus 11.28-30.

Pr. Waldir Pedro de Souza 
Bacharel em Teologia, Pastor e Escritor 










Nenhum comentário:

Postar um comentário