terça-feira, 6 de fevereiro de 2018

QUANDO VIRÁ A GRANDE TRIBULAÇÃO

QUANDO VIRÁ A GRANDE TRIBULAÇÃO 


Quando virá a grande tribulação?

01)- Dn 9.26,27 – Depois do arrebatamento da igreja o próximo passo dos grandes eventos bíblicos é a grande tribulação. O profeta Daniel começa a definir, já no velho testamento, quando e como será essa grande tribulação e todas as suas consequências.    

Daniel 9.26,27
26 E depois de sessenta e duas semanas será cortado o ungido, e nada lhe subsistirá; e o povo do príncipe que há de vir destruirá a cidade e o santuário, e o seu fim será com uma inundação; e até o fim haverá guerra; estão determinadas assolações.
27 E ele fará um pacto firme com muitos por uma semana; e na metade da semana fará cessar o sacrifício e a oblação; e sobre a asa das abominações virá o assolador; e até a destruição determinada, a qual será derramada sobre o assolador.

02) – Em Apocalipse 3.10  lemos que milhares e milhares de seres humanos que guardaram a palavra do conserto de Deus, serão guardados da hora da grande provação que há de vir sobre o mundo inteiro. Essa hora da provação, no meu entendimento, será o grande esfriamento da fé no tempo chamado em Mateus 24 de princípio das dores quando ainda afirma naquele mesmo texto que o amor de muitos esfriará.       

Apocalipse 3.10
10 Porquanto guardaste a palavra da minha perseverança, também eu te guardarei da hora da provação que há de vir sobre o mundo inteiro, para pôr à prova os que habitam sobre a terra.

03) – No livro de Gênesis 7.16 diz que assim como Deus guardou Noé, sua família e um casal de todas as espécies animais que Ele mandou entrar na arca, Deus também providenciou para nós uma arca de salvação que é o próprio filho de Deus, Jesus Cristo; quem aceitou-o ou aceitá-lo até aquele dia o grande dia do arrebatamento da igreja, estes estarão seguros assim como aqueles dentro da arca se consideravam seguros. Noé e sua família foram protegidos por Deus daquela grande destruição através do dilúvio; nós estaremos seguros com Cristo na glória e livres da grande tribulação.         

Gênesis 7.16
16 E os que entraram eram macho e fêmea de toda a carne, como Deus lhe tinha ordenado; e o Senhor o fechou dentro.

04) – Em Gênesis 19.16  vemos que Deus ouviu a oração de Abraão em favor de seu sobrinho Ló que morava em Sodoma que haveria de ser destruída. Assim também como Deus guardou seu servo Ló quando da destruição de Sodoma e Gomorra, por intercessão de seu tio o patriarca Abraão, da mesma forma acontece com a igreja do Senhor Jesus, o Espírito Santo intercede por nós até com gemidos inexprimíveis como afirma o apóstolo Paulo.     

Gênesis 19.16
16 Ele, porém, se demorava; pelo que os homens pegaram-lhe pela mão a ele, à sua mulher, e às suas filhas, sendo-lhe misericordioso o Senhor. Assim o tiraram e o puseram fora da cidade.

 Vejamos o que é a Grande Tribulação e na sequência veremos “ quando virá a grande tribulação “.

A Grande Tribulação será o período de maior angústia da história humana, em que os ímpios ver-se-ão constrangidos a reconhecer quão terrível é cair nas mãos do Deus vivo.
Na língua hebraica, a palavra tribulação é particularmente forte. ‘Tsará’ significa não somente tribulação, como também necessidade e esposa rival. Evoca aquelas contendas que havia, por exemplo, entre Penina e Ana, que levaram esta a uma aflição quase que indescritível. (1Samuel 1.15).

A Grande Tribulação recebe as seguintes nominações na Bíblia Sagrada:

1)  Dia do Senhor. “O grande Dia do Senhor está perto, está perto, e se apressa muito a voz do dia do SENHOR; amargamente clamará ali o homem poderoso”. (Sofonias 1.14).

2) Dia da Angústia de Jacó: “Ah! Porque aquele dia é tão grande, que não houve outro semelhante! E é tempo de angústia para Jacó; ele, porém, será salvo dela”. (Jeremias 30.7).

3) Ira do Cordeiro: “E os reis da terra, e os grandes, e os ricos, e os tribunos, e os poderosos, e todo servo, e todo livre se esconderam nas cavernas e nas rochas das montanhas, e diziam aos montes e aos rochedos: Caí sobre nós e escondei-nos do rosto daquele que está assentado sobre o trono e da ira do Cordeiro, porque é vindo o grande Dia da sua ira; e quem poderá subsistir?”. (Apocalipse 6.15-17).

Quando Terá Início e quando virá a Grande Tribulação?

Embora haja muita controvérsia acerca do tempo em que terá início a Grande Tribulação, a Bíblia é bastante clara a este respeito. A Grande Tribulação terá início e vira da seguinte forma:

1)  Após o Arrebatamento da Igreja: “Como guardaste a palavra da minha paciência, também eu te guardarei da hora da tentação que há de vir sobre todo o mundo, para tentar os que habitam na terra”. (Apocalipse 3.10). Daí se depreender que neste período estaremos recebendo nossos galardões consoante ao trabalho que executamos na expansão do Reino de Deus aqui na terra, enquanto já terá começado o período da grande tribulação como uma calmaria de aparente paz.


2) Na metade da 70a. Semana de Daniel: A 70a. Semana de Daniel terá início imediatamente após o Arrebatamento da Igreja. A fim de que ela seja melhor compreendida, dividamo-la em duas partes: a primeira metade da semana será marcada pelo reinado absoluto do anticristo, que, estará preparando o luxuoso trono no novo templo de Salomão em Jerusalém para se assentar nele e exigir adoração absoluta à sua pessoa. A princípio quando já estiver assentado no Santo Templo em Jerusalém, será aceito tanto pelos judeus quanto pelos gentios. Aqueles, tê-lo-ão como o seu messias; estes, como seu salvador. (Daniel 9.27).

3) No auge do governo do anticristo: “Pois que, quando disserem: há paz e segurança, então, lhes sobrevirá repentina destruição, como as dores de parto àquela que está grávida; e de modo nenhum escaparão”. 
(1Tessalonicenses 5.3). 

Esse é o tempo em que virá a grande tribulação. Prepare-se para ser arrebatado. Espere o arrebatamento da igreja e não a grande tribulação. 

E assim virá a grande tribulação. 

 Deus abençoe você e sua família.


Pr. Waldir Pedro de Souza 
Bacharel em Teologia,  Pastor e Escritor. 



Nenhum comentário:

Postar um comentário