quarta-feira, 28 de fevereiro de 2018

O JUÍZO FINAL

O JUÍZO FINAL 



O que é juízo final?


O juízo final acontecerá diante do grande trono Branco. Sera instalado um tribunal de sentenças e condenações que Deus, o justo Juiz, proferirá para todas as criaturas ou seres por Ele criadas e que não lhe obedeceram, nem lhe honraram e nem lhe adoraram. 
No Cristianismo o Juízo Final será o julgamento por Deus de todos os seres humanos que passaram pela terra. Todos haverão de passar por esse juízo final. A diferença para os Cristãos que foram lavados e remidos no sangue do cordeiro,  é que estes já foram justificados diante do Pai; Deus é o Justo Juiz. Estes não serão julgados; já receberam as suas recompensas e estarão juntos com o Cordeiro, Jesus Cristo o Filho unigênito do pai. Este Jesus que os comprou com seu Sangue derramado na Cruz do Calvário. Todos os outros seres humanos que passaram pela terra haverão de ser julgados e condenados. Deus não deixará nenhuma brecha para que possam em algum tempo no passado ou no futuro da vida deles, dizerem que não tiveram oportunidade de conhecimento do plano salvífico de Deus o Eterno Criador.

Segundo a Bíblia, aos homens está ordenado morrerem uma só vez, vindo depois disso o Juízo, chamado na Bíblia de juízo final , que confirmará a sentença recebida por cada pessoa no seu juízo particular por sua passagem por esta terra. Apenas os que aceitaram a Cristo não serão condenadas no juízo final, porque estes já foram justificados pelo sangue do Cordeiro. Todos os outros seres humanos que passaram pela terra e não se converteram a Cristo de verdade, passarão pelo juízo final e receberão a condenação eterna, que é a segunda morte mencionada em Ap. 21.8.

A afirmativa é categórica do escritor aos Hebreus: "E, como aos homens está ordenado morrerem uma só vez, vindo depois disso o juízo," Hebreus 9.27.

Depois que os céus passarem, os elementos se desfizerem, e a Terra e as obras que nela há se queimarem, 2 Pedro 3.10-12 Deus ressuscitará por completo a humanidade perdida que morreu sem aceitar a Cristo Jesus e a reunirá, diante do Seu trono, para julgar os mortos segundo as suas obras no mundo: "E vi os mortos, grandes e pequenos, que estavam diante do trono, e abriram-se os livros; e abriu-se outro livro, que é o da vida: e os mortos foram julgados pelas coisas que estavam escritas nos livros, segundo as suas obras", Apocalipse 20.12.

E também de acordo com Evangelho de Mateus "Portanto, não os temais; porque nada há encoberto que não haja de revelar-se, nem oculto que não haja de saber-se". Mateus 10.26. Tudo o que as pessoas fizeram às claras ou às escondidas em vida será revelado.  

As pessoas cujos nomes não estiverem no Livro da Vida receberão o castigo eterno "E irão estes para o tormento eterno, mas os justos para a vida eterna." Mateus 25.46. Sendo estes lançados em um lago de fogo e enxofre: "E aquele que não foi achado escrito no livro da vida foi lançado no lago de fogo." Apocalipse 20.15. O que é a segunda morte e como tal é descrita aqui da seguinte maneira: "Mas, quanto aos tímidos, e aos incrédulos, e aos abomináveis, e aos homicidas, e aos fornicários, e aos feiticeiros, e aos idólatras e a todos os mentirosos, a sua parte será no lago que arde com fogo e enxofre, o que é a segunda morte”. Apocalipse 21.8.

Os justos, porém, depois do Juízo Final, viverão eternamente em uma nova terra, em novos céus: "Mas nós, segundo a sua promessa, aguardamos novos céus e nova terra, em que habita a justiça”. 2 Pedro 3.13. Que constitui o Reino de Deus realizado na sua plenitude e perfeição. Neste reino eterno, Deus será tudo em todos: "E, quando todas as coisas lhe estiverem sujeitas, então também o mesmo Filho se sujeitará àquele que todas as coisas lhe sujeitou, para que Deus seja tudo em todos”. 1 Coríntios 15.28. Ele, Deus, será tudo em todos nos tempos da eternidade.

Deus abençoe você e sua família.


Pr. Waldir Pedro de Souza 
Bacharel em Teologia, Pastor e Escritor. 


Nenhum comentário:

Postar um comentário