domingo, 25 de fevereiro de 2018

O MILÊNIO PARTE II

O MILÊNIO  PARTE II



III   A forma de governo do milênio

A terra nesse tempo não será regida nem por monarquia nem democracia, mas sim por Teocracia (Dn 7.13-14), isto é, o próprio Deus regerá o mundo na pessoa de Seu Filho, o Senhor Jesus Cristo (Lc 1.32-33). Assim como no começo, do Gênesis até o livro de Juízes, o governo também era Teocrático, até que o povo pediu e clamou a Deus que queria ter um rei aqui da terra assim como as outras nações tinham; Deus então mandou que o profeta Samuel ungisse Saul como o primeiro rei de Israel; depois Deus mandou que o próprio profeta Samuel ungisse também a Davi como Rei de Israel porquanto Saul havia se desviado e se distanciado dos propósitos de Deus. 

Algumas passagens das Escrituras indicam que o rei Davi, de cuja linhagem veio Jesus, segundo a carne, tomará parte no governo de Israel já restaurado servindo como príncipe ou co-regente (Jr 30.9; Ez 37.24, 25; Is 2.2). Cristo também disse a seus discípulos que se assentariam em doze tronos para julgar as doze tribos de Israel (Mt 19.28).

IV  A sede do governo de Cristo no milênio

A capital do mundo será Jerusalém, a desprezada cidade tantas vezes pisada pelos exércitos invasores (Is 2.2). Esta cidade será totalmente restaurada cumprindo-se a visão do salmista Davi que disse: “Grande é o Senhor e mui digno de ser louvado na cidade de nosso Deus, Seu santo nome, belo e sobranceiro é a alegria de toda a terra, o monte Sião para todos os lados do norte a cidade do grande Rei. Nos palácios dela Deus se faz conhecer como alto refúgio” (Sl 48.1-3).

As nações do mundo não terão supremacia, exceto Israel que será a cabeça das nações, sendo Jerusalém a capital.

1. Jerusalém será totalmente restaurada (Salmos 48.1-3).

2. Jerusalém se chamará HEFZDIBÁ BEULÁ, que significa “meu prazer está nela”, e Beulá significa “Desposada”, esses nomes indicam que Deus renovou seu concerto com Jerusalém tudo nos mostra que Israel sempre foi à menina dos olhos de Deus e o centro geográfico do mundo.

3. Jerusalém será não somente a sede do governo messiânico como também o centro de adoração divina (Zc 14.16).


V  -  A vida espiritual do povo durante o milênio.


O milênio será um reino não só de bênçãos espirituais, como também matérias, pois a glória do Senhor encherá a Terra (Sl 72) e o Espírito Santo será derramado sobre toda a carne.

No dia do Pentecostes e nos nossos dias, o Espírito Santo foi derramado sobre aqueles que foram regenerados, ou seja, no Antigo Testamento, o Espírito Santo fora derramado sobre os patriarcas, os profetas e os reis, já no Novo Testamento, fora derramado sobre os discípulos e a Igreja do Senhor. O mundo em si não conhece o Espírito Santo. Mas, no Milênio será diferente, o pecado não existirá, e todos conhecerão o Senhor e haverá santidade ao Senhor e aí vai se cumprir o que Joel profetizou (Jl 2.28-29; Is 32.15; Ex 36.27 39.22; Zc 12.10; At 2.19-20).

O conhecimento do Senhor será universal. Tal qual hoje prevalece o mal entre muitas nações que jazem nas trevas da idolatria, naquele tempo a justiça prevalecerá e todas as nações conhecerão o nome de Jeová (Ml 1.11; Is 11.9).


VI  - O rio Milenial.

Costuma-se interpretar essa passagem de Ez 47.1-12, dando a ela um sentido espiritual como o rio da salvação, as águas do Espírito que começaram a fluir no dia de Pentecostes, etc. Por mais que o texto sirva para tais ilustrações, o rio descrito pelo profeta Ezequiel é um rio literal que sai debaixo do altar do templo restaurado por Deus fluindo na direção oriental, desaguando finalmente no Mar Morto. As águas salubres desse rio transformarão esse mar, atualmente muito salgado, em mar de água doce. Então haverá peixe nesse mar, hoje não há. Nas suas margens haverá terreno frutífero. O leito desse rio que fluirá na direção oriental provavelmente será aberto por terremoto na ocasião em que Jesus descer sobre o monte das Oliveiras (Zc 14.4). O terremoto fará o monte dividir-se em duas partes, uma deslocando-se para o norte e a outra para o sul, permitindo o rio passar entre ambas.

VII  -  A glória “a shekinah de Deus” se manifestará abundantemente em Jerusalém durante o milênio.
Em uma certa visão, Ezequiel viu a glória do Senhor afastando-se da cidade de Jerusalém, vindo a desaparecer ao leste do monte das oliveiras (Ez 9.30; 10.4; 10.18). Isto se deu em razão dos grandes pecados e abominações que eram cometidas pelo povo Judeu. Mas, o profeta viu em visão que a glória do Senhor começou a voltar do oriente, vindo encher o templo (Ez 43.1-5). Esta glória estará continuamente sobre a cidade Santa, no milênio (Is 4.5-6).

VIII  -  Os objetivos do milênio.

O Milênio será implantado com objetivos bem definidos:

1   -   Exaltar a Cristo.

Todos os povos, principalmente Israel, terão de se curvar ante Jesus Cristo, cujo nome será sublime e soberanamente exaltado como Rei dos reis e Senhores dos senhores (Fl 2.5; Ap 19.16).

2  -  Manifestar o Reino de Deus na Sua plenitude.

Na oração Dominical, o Senhor Jesus ensinou-nos a orar: “Venha o teu reino” (Mt 6.10). Esta petição será plenamente respondida quando vier o Senhor Jesus, juntamente com a sua Igreja, inaugurar o Milênio – a exposição mais visível do Reino de Deus na terra.

3 -  Mostrar que este mundo pode ser administrado com justiça e equidade.

Em consequência da corrupção e dos desmandos administrativos dos governantes, a população da terra é assolada pela fome, pela falta de habitação e por muitas outras necessidades básicas. Todavia, quando Cristo instaurar o seu governo, mostrará que todos esses problemas podem ser rápida e perfeitamente solucionados.

4  -  Deixar bem claro que os reinos deste mundo pertencem a Cristo.

No deserto, Satanás tentou a Cristo, alegando serem dele todos os reinos deste mundo (Mt 4.8-9). Na verdade, tudo pertencem a Jesus: “Os reinos do mundo vieram a ser de nosso Senhor e do seu Cristo, e ele reinará para todo o sempre” (Ap 11.15). Desta forma, cumprir-se-á a aliança que Deus estabeleceu com a casa de Davi, da qual veio, legalmente, o Senhor Jesus (Is 9.7; Dn 7.14).

O milênio será um período de grande conhecimento da Palavra de Deus. “E virão muitos povos e dirão: Vinde, subamos ao monte do Senhor, à casa do Deus de Jacó, para que nos ensine o que concerne aos seus caminhos, e andemos nas suas veredas; porque de Sião sairá à lei, e de Jerusalém a Palavra do Senhor” (Is 2.3).

Durante o milênio os habitantes da terra não serão mais esmagados debaixo dos enormes orçamentos bélicos com os quais as forças armadas ameaçam as demais nações. Sabemos que a paz universal só se tornará realidade com o estabelecimento do reino de Cristo a quem as escrituras chamam o Príncipe da Paz.

Será uma era de abundante saúde física e mental. Não haverá doenças, ou ninguém dirá: Estou doente (Is 33.24). Não haverá cegos, nem surdos, nem coxos e nem mudos (Is 3.5-6).

A vida humana será prolongada: Será uma era de prosperidade, segurança e vida longa. “Não edificarão para que outros habitem, não plantarão para que outros comam, porque os dias do meu povo serão como os dias da árvore, e os meus eleitos gozarão das obras das suas mãos até a velhice” (Is 65.22).

O homem outra vez viverá até alcançar a idade provecta de centenas de anos como nos dias antediluvianos. Isto pode ser atribuído a algumas mudanças climáticas ou ambientais e também a remoção da influência maléfica de Satanás (Is 65.20).

No Milênio um jovem terá a idade no mínimo 100 anos, (Is 65.19-20). A morte existirá no Reino Milenar, mas a duração da vida humana será muito mais longa do que agora. Uma pessoa de 100 anos de idade será considerada jovem, e morrer antes dessa idade será considerado uma maldição.

Os dias do Milênio serão maravilhosos para as crianças, e os velhos terão tempo de amparo (Zc 8.4-5).

Todas as nações terão que celebrar a festa ao Senhor, enviando seus representantes de ano em ano para Jerusalém.

O pecado não existirá no Milênio. (Zc 14.20).

Já não haverá separação entre o sagrado e o profano, todas as coisas e pessoas serão Santas, consagradas e dedicadas ao serviço e adoração do Senhor.

Satanás nessa época estará preso, é ele que faz o homem pecar, e todas as pessoas que nascerem no Milênio só conhecerão o Senhor Jesus, o Salvador, portanto não conhecerão o pecado. Haverá abundancia de Salvação (Is 33.6; Is 33.22; Is 62.1 e Zc 9.16).

O sol se envergonhará de Cristo, porque o Senhor brilhará muito mais (Is 24.23). O Senhor será o Sol da Justiça. (Ml 2.28-29).

Haverá harmonia entre os animais e toda a ferocidade dos animais serão removidas (Is 35.6-9). Não haverá animais carnívoros (Is 65.25), e a serpente não fará dano a ninguém.

A Terra será restaurada a sua fertilidade, como diz em Is 35.6-7. O mar morto dará abundancia de peixes. (Ez 47.1-12).

Nunca mais haverá fome na Terra (Ez 36.29-30). A Terra será como Jardim do Éden (Ez 34.36-37; Is 51.3). As riquezas serão abundantes. (Is 60.16-17).

A maldição, a maldade será tirada da Terra (Gn 3.17-18). O Senhor irá restaurar a Terra por completo. (Ez 36.29-36).

O Senhor será o alvo de todas as atenções (Zc 8.20-23), todos quererão vê-lo (Is 2.2-4). Não haverá idolatria (Is 17.7-8). E a saudação será, O Senhor te abençoe (Jr 31.23). Os judeus nessa época serão os mensageiros do Rei Jesus (Zc 8.23), e eles serão uma benção para as nações. (Zc 8.13).

No início no Milênio a população mundial será escassa (Is 13.11-12). Mas, depois no decorrer dos acontecimentos, o Senhor mudará esse quadro conforme Jeremias 33.22.

O mundo inteiro viverá nessa harmonia completa com Cristo, em gozo de alegria, paz mundial, sem fome e sem doenças; a Terra produzirá o que os homens precisarem, porque será abençoada como foi no princípio, e todos, de todas as nações do mundo inteiro correrão a Jerusalém, para prestarem adoração ao Senhor Jesus (Zc 14.16). Haverá mudança no solo. (Zc 14.10).

A criação do mundo todo aguarda ansiosamente esse tempo para sua libertação. (Rm 8.22-23).

Se o milênio é tão maravilhoso, o que não diremos da Nova Jerusalém? O primeiro, apesar de suas realizações, será imperfeito e temporário. O segundo não, pelo contrário, há de ser eterno e perfeitíssimo. Já pensou quando entrarmos naquela cidade, cujo arquiteto e construtor é o próprio Deus? Como descrever a formosa cidade.

Enquanto o Senhor Jesus estiver reinando no milênio Satanás estará preso no poço do abismo. Satanás o grande inimigo de Deus e dos homens, será algemado e lançado no abismo de maneira que ficará impossibilitado de exercer o seu nefasto programa de destruição e engano entre os homens. Os céus, e a terra serão purificados de todas as influências maléficas de Satanás e suas hostes Ap 20.1, 3.
Em Apocalipse 19.19-21, é revelado que a besta (o Anticristo) e o Falso Profeta foram lançados vivos dentro do lago de fogo (e no capítulo 20.1-3), nos diz que Satanás fora lançado amarrado dentro do Poço do Abismo e preso por mil anos.

Encerrando-se o período de paz sobre a Terra, o inimigo de Deus, de Cristo e dos homens será solto do poço do abismo por um pouco de tempo.

IX  -  Satanás será solto por um pouco de tempo. Ap 20.7-10.

Mais uma vez Satanás irá promover uma rebelião de ordem mundial, e irá enganar muitos cujo número será como areia do mar. Essa será a última guerra mundial, conhecida como Gogue e Magogue. Mas, Deus mandará fogo do céu e destruirá a todos que se juntaram à rebelião de Satanás, que enganava as nações e os homens, fora lançado dentro do lago de fogo, onde está a besta e o Falso Profeta (Ap 20.10).

O estado de depravação do coração humano é revelado pelos acontecimentos ao fim desse período de 1000 anos, durante o qual o homem foi exposto as melhores influências espirituais possíveis, Satanás estava algemado e Jesus Cristo e o Espírito Santo reinaram supremos em todo mundo. Mas ao fim do milênio Satanás será solto do abismo por pouco tempo, quando uma vasta multidão de pessoas o acompanharão em uma rebelião contra o Senhor Jesus Cristo. Essa rebelião será sufocada imediatamente e dominada por Deus que enviará fogo do céu que os devorará. Esse será o verdadeiro fim de Satanás nesta terra quando ele será lançado no lago de fogo onde será atormentado para sempre.

X  -  Qual a finalidade de Satanás ser solto no final do milênio?

Se em todos os seres humanos foram tentados na sua vida terrena, no milênio Deus irá soltar Satanás de sua prisão para tentar e provar a fidelidade de cada habitante milenar; para mostrar que o homem apesar de toda prosperidade, abundância e paz, dará ouvido ao tentador e se levantar-se-ão contra o reinado de Cristo.

Satanás será solto para provar as pessoas que nasceram durante o milênio. Para revelar que o coração do homem não convertido permanece na sua velha natureza. O Senhor provará a depravação completa do homem.

Para mostrar a falta de sinceridade de alguns que estarão vivendo nesta época; porque mesmo depois de um Reino tão glorioso, multidões como a areia do mar, seguirão a Satanás na primeira oportunidade. Assim como Adão e Eva pecaram no ambiente perfeito do jardim do Éden, da mesma forma uma inumerável multidão rebelará contra Cristo apesar das bênçãos advindas do Seu reinado milenial. O juízo é tão rápido quanto à rebelião das nações dos quatro cantos da terra. A sorte destes rebeldes e de Satanás está selada nas seguintes palavras: ”Mas desceu fogo do céu, e os consumiu” (Ap 20.9-10). Ele terá de comparecer perante o grande trono branco, para receber sua sentença no Juízo Final (1 Co 6.3; Ap 20.11-15). Satanás é lançado no lago de fogo e enxofre para todo o sempre. De lá, jamais escapará; nunca mais tentará ninguém nem fará oposição aos planos de Deus. Satanás terá como destino final o inferno (Mt 25.41), onde será atormentado eternamente. (Ap 20.10).

O fim do milênio marcará também o fim de todas as dispensações terrestres e o fim dos tempos.

Havendo muitos fracassados durante essa derradeira dispensação em que se manifestou a presença do Senhor e sua influência que visará a salvação e a vida eterna, não resta mais nada para os tais a não ser a indignação abrasadora de Deus.

Deus havia dito a Noé que nunca mais destruiria a terra por água e essa promessa Deus tem cumprido à risca. Portanto, esta vez a destruição será por fogo como Pedro o revela em 2 Pe 3.7.12.

Assim como os salvos da época antediluviana foram guardados dentro da arca, assim Deus guardará redimidos desta dispensação milenial enquanto a terra é renovada por fogo. (Is 51.16).

“Depois, virá o fim, quando tiver entregado o Reino a Deus, ao Pai, e quando houver aniquilado todo império e toda potestade e força”. (1 Co 15.24).

O alvo e expectativa finais da fé do NT é um novo mundo, transformado e redimido, onde Cristo permanecerá  com seu povo e a Sua justiça reinará em santa perfeição para sempre e eternamente. 

Deus abençoe você e sua família.


Pr. Waldir Pedro de Souza
Bacharel em Teologia, Pastor e Escritor.

Nenhum comentário:

Postar um comentário