segunda-feira, 29 de janeiro de 2018

DEUS ABENÇOA NOSSO PÃO E A NOSSA ÁGUA

DEUS ABENÇOA NOSSO PÃO E A NOSSA ÁGUA 


E servireis ao SENHOR vosso Deus, e ele abençoará o vosso pão e a vossa água; e Eu tirarei do meio de vós as enfermidades. Êxodo 23:25.

Deus sempre cuida de nós, são nossas limitações humanas que nos fazem sair da promessa. Passamos muitas situações em nossas vidas que a mão do Senhor é  que nos sustenta naquelas horas mais difíceis que passamos. Quando Ele permite a provação em nossas vidas, pode ter certeza que sempre estará atento às nossas condições  físicas, emocionais e espirituais.  Ele nos prova, mas sabe até onde podemos ir na provação, não deixa os seus filhos se acabarem na provação, antes e sempre tem surpresas para nós no final de cada provação nos presenteando com muitas vitórias. 

Se a gente realmente se colocar em seus braços e fazer a sua vontade Ele é fiel para cuidar de nós e satisfazer o desejo de nossos corações. O orgulhoso de coração levanta contendas, mas o que confia no SENHOR prosperará. Provérbios 28:25

Confia no SENHOR e faze o bem; habitarás na terra, e verdadeiramente serás alimentado. 
Salmos 37:3

Porque certamente te livrarei, e não cairás à espada; mas a tua alma terás por despojo, porquanto confiaste em mim, diz o SENHOR. 
Jeremias 39:18

Fui moço, e agora sou velho; mas nunca vi desamparado o justo, nem a sua semente a mendigar o pão. Salmos 37:25

O Senhor empobrece e enriquece; abaixa e também exalta. 1 Samuel 2:7

Do justo não tira os seus olhos; antes estão com os reis no trono; ali os assenta para sempre, e assim são exaltados. Jó 36:7

Levanta o pobre do pó, e desde o monturo exalta o necessitado, para o fazer assentar entre os príncipes, para o fazer herdar o trono de glória; porque do SENHOR são os alicerces da terra, e assentou sobre eles o mundo. 1 Samuel 2:8

JESUS É O PÃO DA VIDA 

“Eu sou o pão da vida; aquele que vem a mim não terá fome, e quem crê em mim nunca terá sede”. João 6.35

O que Ele quis dizer com tal descrição? Ao comparar-Se com o pão, Ele indica que é o sustento da vida: Sua Pessoa é tão indispensável para nós quanto o pão diário.

Talvez isso não seja imediatamente claro. Agora imagine que o Filho de Deus não tivesse se tornado Homem, ou que não tivesse dado Sua vida por nós. Quem poderia lidar com a questão da nossa culpa? Que esperança haveria para pessoas perdidas que buscam se livrar da carga de culpa que as escraviza?

Sem o Senhor Jesus e Sua morte expiatória na cruz, todos os seres humanos estariam irremediavelmente perdidos e destinados ao inferno. Mas, por meio do evangelho, há esperança de vida, de vida eterna. “Para que todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna”. João 3.16

Mas Deus queria nos dar muito mais que isso. Conceder a vida eterna aos que se achegam a Ele em arrependimento e fé, recebendo-os como Seus filhos por amor do Senhor Jesus não é suficiente: Deus deseja que os redimidos se alimentem de Cristo e sejam semelhantes a Ele. Na prática, isso significa oração e leitura diária da Palavra de Deus, da mesma maneira e com o mesmo cuidado que nos alimentamos e tratamos do nosso corpo físico.

JESUS A FONTE DA ÁGUA DA VIDA 

A mulher disse-lhe: Senhor, dá-me dessa água”. João 4.15

Você se lembra que nosso Salvador tinha falado com a mulher samaritana sobre a água viva. Ele se esforçou para chamar sua atenção, usando uma metáfora relativa ao trabalho que ela estava realizando de tirar água do poço.

 A água era o objetivo principal em seus pensamentos e Jesus santificou o elemento mostrando para a mulher samaritana que havia uma água purificadora cujo fim era gracioso e transformador. 

Sentado na boca do poço, eu acho que eu posso ver o seu rosto sincero observando os olhos maravilhados da mulher enquanto falava com ela como ela nunca havia ouvido antes se falar sobre um tipo de água que faria com que uma pessoa nunca tivesse sede novamente e que a faria saltar da morte para a vida. 

No início, a mulher argumentou. “Senhor, tu não tens com que tirá-la, e o poço é fundo”, e assim por diante. Mas ela logo passou do período de questionamentos e clamou: “Senhor, dá-me dessa água”. Ela ainda estava confusa e nem sequer compreendeu a sua própria petição. Isso fica claro a partir das palavras que seguem o texto: “para que eu não tenha mais sede, nem venha aqui tirá-la".

Ela estava dando um sentido material a uma expressão espiritual. Ela estava pensando da água que poderia umedecer os lábios, quando Cristo estava falando daquela Água Viva, a sua própria graça e amor que toca o coração, e transforma o mais vil pecador.

A água é um elemento essencial no mundo natural. Há um mundo espiritual, que para que o descrevamos, somos obrigados a usar analogias tiradas do mundo natural. E a Graça de Deus no mundo mental e espiritual é exatamente o que a água é no mundo natural. Você precisa de água como um homem. Você deve tê-la, em certas ocasiões. Ela torna-se uma necessidade imperativa. 

Essa necessidade é tão forte que você deve beber água constantemente ou morrer de sede. 

Você precisa de Graça Divina, que é a água da vida,  como um homem, e não para o seu corpo, mas para a sua alma, e é imperativo que você deve tê-la, ou então sua alma ficará sedenta e em dor aqui na terra, e, em seguida, no momento da morte as dores do remorso se apresentarão, e, depois terá uma sede eterna, insaciável, uma necessidade que jamais será satisfeita, será a segunda morte de Apocalipse 21.8, infelizmente.

A água, em primeiro lugar, sacia a sede, e assim é a Graça de Deus. O homem que beber dessa água não terá sede de beber dessa água novamente. Sua necessidade corporal é atendida com a ingestão da água natural e sua alma será dessedentada  com a água da vida. O homem que recebe a graça de Deus em seu coração recebe aquilo que a sua natureza espiritual está necessitando. O homem por natureza é tão tolo que não sabe o que sua natureza necessita, mas ele sente que precisa de algo e quem preenche essa lacuna na vida do ser humano é Jesus. 

JESUS É QUEM NOS CURA E NOS LIVRA DE TODAS AS ENFERMIDADES. 

Percorria Jesus toda a Galiléia, ensinando nas sinagogas, pregando o evangelho do reino e curando toda sorte de doenças e enfermidades entre o povo. Mateus 4.23

O assunto de Cura preencheu boa parte dos Evangelhos e consequentemente o ministério do Senhor Jesus.

Nós sim podemos classificar como um ministério de cura toda a trajetória terrena de Jesus pois a Bíblia dedica passagens inteiras só falando das multidões que foram alcançadas por Cristo.

Todos aqueles que se aproximavam de Cristo com o coração sincero, pela fé eram curados.
Um texto de Atos dos Apóstolos resume aquilo que o Senhor fez pelas pessoas:

“Como Deus ungiu a Jesus de Nazaré com o Espírito Santo e com poder, o qual andou por toda parte, fazendo o bem e curando a todos os oprimidos do diabo, porque Deus era com ele”. Atos 10.38

Nesse texto percebemos algumas verdades nos evangelhos as quais são:

Jesus foi ungido por Deus com o Espírito Santo e poder para curar.

Deus estava curando através de Jesus.

A pessoas que Ele curou eram oprimidas pelo diabo.

Ele curou a todos os oprimidos.

As enfermidades são opressão maligna.

 A CURA É PARA TODAS AS PESSOAS ?

Depois de percebermos que Jesus andou curando os enfermos pelo poder de Deus, a pergunta feita por muitos é: A cura é para todos?

Essa tem sido a dúvida de multidões sobre o assunto de cura e o texto abaixo é claro em explicar que Jesus curou a todos os que estavam doentes. Observe que Jesus não curou a maioria, nem metade, mas todos, vejamos:

“Chegada a tarde, trouxeram-lhe muitos endemoninhados; e ele meramente com a palavra expeliu os espíritos e curou todos os que estavam doentes; para que se cumprisse o que fora dito por intermédio do profeta Isaías: Ele mesmo tomou as nossas enfermidades e carregou com as nossas doenças”. Mateus 8.16-17.

O texto diz que Jesus curou a todos, observe que Ele não curou a maioria, mas a todos, isso mostra a vontade de nosso Pai, que todos aqueles que estão enfermos sejam sarados, curados.

Outra passagem que mostra a vontade de Deus em curar todas as pessoas está no evangelho de marcos capitulo um, nos versos quarenta a quarenta e um, observe:

“Aproximou-se dele um leproso rogando-lhe, de joelhos: Se quiseres, podes purificar-me.

Jesus, profundamente compadecido, estendeu a mão, tocou-o e disse-lhe: Quero, fica limpo! No mesmo instante, lhe desapareceu a lepra, e ficou limpo”. Marcos 1.40-42

A grande dúvida desse homem não era se Jesus podia, era se Jesus queria curá-lo.

Os versículos anteriores mostram que Jesus já estava curando pelo poder de Deus, Ele já operava nesse poder de cura quando de repente o leproso aproximou-se e perguntou se o Senhor Jesus queria curá-lo.

A grande dúvida desse homem não era sobre o poder e sim sobre a vontade de Jesus.

Quando perguntamos aos cristãos se Deus tem poder, todo crente concordará que Deus é Todo-poderoso. Mas a questão é: De que adianta saber que Deus é poderoso, se eu não sei se Ele quer a minha cura?

A Bíblia diz que o Senhor Jesus profundamente compadecido estendeu a mão e disse algo; é interessante que antes de curar o Senhor falou algo. O que ele falou? Quero, fica limpo!

Perceba que antes de curar Jesus corrigiu um pensamento errado sobre o assunto, Ele corrigiu o equívoco doutrinário de achar que Deus cura uns e outros não. O Senhor falou quero, e se Jesus quer a cura para uma pessoa e Ele não faz acepção de pessoas, então Ele vai querer a cura para todos nós também, aqui e agora. Creia e receba a cura em nome de Jesus. 

Deus abençoe você e sua família.

Pr. Waldir Pedro de Souza
Bacharel em Teologia, Pastor e Escritor. 



Nenhum comentário:

Postar um comentário