quarta-feira, 24 de janeiro de 2018

O QUE SERÁ SUBMETIDO A JULGAMENTO NO TRIBUNAL DE CRISTO

O QUE SERÁ SUBMETIDO A JULGAMENTO NO TRIBUNAL DE CRISTO



O que será submetido a julgamento no Tribunal de Cristo?


1) – Em 2 Coríntios 5.10 diz que tudo o que praticamos neste mundo será julgado.

2 Coríntios 5.10
10 Porque é necessário que todos nós sejamos manifestos diante do tribunal de Cristo; para que cada um receba o que fez por meio do corpo, segundo o que praticou, o bem ou o mal.

a) - Observe que neste versículo menciona “ o bem ou o mal". Que mal é esse que será julgado no Tribunal de Cristo já que lá  será um local somente de galardoar e coroar os vencedores ? É o mal que praticamos no nosso dia a dia depois de convertidos e que o próprio Senhor Jesus nos perdoou nos momentos de nossas orações que pedimos Lhe pedimos perdão e Ele que e o nosso advogado por excelência apagou toda a nossa culpabilidade diante de Deus.

1 João 2:1-2  

1. “Meus filhinhos, estas coisas vos escrevo para que não pequeis; e, se alguém pecar, temos um Advogado para com o Pai, Jesus Cristo, o Justo.
2. E ele é a propiciação pelos nossos pecados e não somente pelos nossos, mas também pelos de todo o mundo.

2) – Em Romanos 14.10 diz que tudo o que julgamos neste mundo, será julgado também”. 

Romanos 14.10
10 Mas tu, por que julgas teu irmão? Ou tu, também, por que desprezas teu irmão? Pois todos havemos de comparecer ante o tribunal de Deus.

3) – Em Hebreus 6.10 diz que todas as obras frutíferas ou infrutíferas que praticamos será julgado. 

Hebreus 6.10
10 Porque Deus não é injusto, para se esquecer da vossa obra, e do amor que para com o seu nome mostrastes, porquanto servistes aos santos, e ainda os servis.

4) – Em Hebreus 13.10 diz que todas as obras do altar e todos os que atuam e atuaram no altar; tudo o que foi praticado no altar e em nome do altar do Senhor será submetido a julgamento bem como todos os que usaram e usam ou usarão o altar; é claro que estamos nos referindo aos púlpitos das igrejas. Muitos têm direito de comer daquilo que se serve para os oficiais do altar, porém, não compartilham com ninguém são soberbos, egoístas, presunçosos, se apossam do altar terreno e ali estabelecem seu reino de glória cheio de luxúria, de vaidade pessoal e familiar; enfim acham que são os donos do altar. 

Hebreus 13.10
10 Temos um altar, do qual não têm direito de comer os que servem ao tabernáculo.

5) – Em 1Timóteo 6.17 diz que a verdade aparecerá. Se as pessoas colocarem sua esperança nas riquezas que perecem, perecerão com suas riquezas vis. Se as pessoas colocarem sua esperança em Cristo receberão das riquezas de Sua glória.  

1Timóteo 6.17
17 manda aos ricos deste mundo que não sejam altivos, nem ponham a sua esperança na incerteza das riquezas, mas em Deus, que nos concede abundantemente todas as coisas para delas gozarmos;

6) – Em 2Coríntios 9.6,7 diz que as riquezas que Deus nos confiou aqui na terra serão julgadas. Se serviu para o reino de Deus ou somente serviu para os nossos deleites e prazeres pessoais e vaidades terrenas. Podemos servir a Deus e a sua obra com nossas posses e riquezas e também gozar delas aqui na terra.      

2Coríntios 9.6,7
6 Mas digo isto: Aquele que semeia pouco, pouco também ceifará; e aquele que semeia em abundância, em abundância também ceifará,
7 Cada um contribua segundo propôs no seu coração; não com tristeza, nem por constrangimento; porque Deus ama ao que dá com alegria.

7) – Em 1Coríntios 16.2 diz que Deus julgará a maneira que contribuímos para a obra do Senhor aqui na terra. Deus não quer contribuições, dádivas, dízimos e ofertas, farisaicas para a sua obra, Deus quer o dízimo, a oferta e todas as nossas dádivas com amor e de coração.      


1Coríntios 16.2
2 No primeiro dia da semana, cada um de vós ponha de parte o que puder, conforme tiver prosperado, guardando-o, para que se não façam coletas quando eu chegar.

8) – Em Tiago 1.3 diz que Deus quer que passemos no teste da fé e da fidelidade para sermos aprovados. 

Tiago 1.3
3 sabendo que a aprovação da vossa fé produz a perseverança;

9) – Em Apocalipse 2.10 diz que mesmo nas lutas e tribulações teremos que ser fiéis; Deus fará um julgamento de como foi nosso comportamento diante das provações.

Apocalipse 2.10
10 Não temas o que hás de padecer. Eis que o Diabo está para lançar alguns de vós na prisão, para que sejais provados; e tereis uma tribulação de dez dias. Sê fiel até a morte, e dar-te-ei a coroa da vida.

10) – Em Mateus 5.11,12 diz que Jesus disse que seremos bem aventurados se suportarmos a perseguição, a mentira, a injúria, a calúnia, o sofrimento e outras coisas que nos causam sofrimentos, isso também fará parte do julgamento.      

Mateus 5.11,12
11 Bem aventurados sois vós, quando vos injuriarem e perseguirem e, mentindo, disserem todo mal contra vós por minha causa.
12 Alegrai-vos e exultai, porque é grande o vosso galardão nos céus; porque assim perseguiram aos profetas que foram antes de vós.

11) – Em 1Pedro 4.12,13 diz que se as lutas da vida apertarem muito, temos que ser mais vigilantes ainda para suportar o peso maior desses desafios à nossa fé. Seremos experimentados em tudo para ver se passaremos no teste das provações. Será julgado também se conseguimos ser participantes das aflições de Cristo, ou seja, será julgado qual o tamanho do peso dessas aflições que conseguimos suportar. Teremos que suportar com exultação e regozijo em nossa alma porque na revelação da Sua glória seremos aprovados.

1Pedro 4.12,13
12 Amados, não estranheis a ardente provação que vem sobre vós para vos experimentar, como se coisa estranha vos acontecesse;
13 mas regozijai-vos por serdes participantes das aflições de Cristo; para que também na revelação da sua glória vos regozijeis e exulteis.

12) – Em Marcos 10.29,30 diz que será julgado se verdadeiramente convertemos a Cristo e se fomos capazes de deixar tudo por amor a Cristo.    

Marcos 10.29,30
29 Respondeu Jesus: Em verdade vos digo que ninguém há, que tenha deixado casa, ou irmãos, ou irmãs, ou mãe, ou pai, ou filhos, ou campos, por amor de mim e do evangelho,
30 que não receba cem vezes tanto, já neste tempo, em casas, e irmãos, e irmãs, e mães, e filhos, e campos, com perseguições; e no mundo vindouro a vida eterna.

13) – Em 2Coríntios 4.17 diz que será julgado se estamos regozijando em cada tribulação momentânea que vencemos ou se estamos blasfemando por sermos atribulados.        

2Coríntios 4.17
17 Porque a nossa leve e momentânea tribulação produz para nós cada vez mais abundantemente um eterno peso de glória;

14) – Em Efésios 5.15,16 diz que será julgado o nosso comportamento diante da sociedade em que vivemos e se estamos aproveitando as oportunidades para a pregação do evangelho. 

Efésios 5.15,16
15 Portanto, vede diligentemente como andais, não como néscios, mas como sábios,
16 usando bem cada oportunidade, porquanto os dias são maus.

15) – Em 1Pedro 1.17 diz que será julgado se fizemos acepção de pessoas. 

1Pedro 1.17
"E, se invocais por Pai aquele que, sem acepção de pessoas, julga segundo a obra de cada um, andai em temor, durante o tempo da vossa peregrinação".

16) – Em Salmos 90.12 diz que será julgado nosso procedimento em cada dia vivido na terra. 

Salmo 90.12
12 Ensina-nos a contar os nossos dias de tal maneira que alcancemos corações sábios.

17) – Em Provérbios 11.30 diz que será julgado a maneira que lutamos para gerar frutos para o reino de Deus e quais frutos geramos.      

Provérbios 11.30
30 O fruto do justo é árvore de vida; e o que ganha almas sábio é.

18) – Em 1Tessalonicenses 2.19,20 diz que será julgado o valor que cada um atribuiu a si mesmo e ao seu próximo. Lembre-se mesmo que você não seja valorizado ou considere a si mesmo uma pessoa sem valor, você tem um grande valor assim como nós, todos temos um grande valor diante de Deus, o preço pago por nós foi o sangue de Cristo.     

1Tessalonicenses 2.19,20
19 Porque, qual é a nossa esperança, ou gozo, ou coroa de glória, diante de nosso Senhor Jesus na sua vinda? Porventura não o sois vós?
20 Na verdade vós sois a nossa glória e o nosso gozo.

19) – Em 1João 2.28 diz que será julgado nosso testemunho diante da humanidade. Será julgado se permanecemos firmes em todo o tempo e o tempo todo.  

1João 2.28
28 E agora, filhinhos, permanecei nele; para que, quando ele se manifestar, tenhamos confiança, e não fiquemos confundidos diante dele na sua vinda.

20) – Em Lucas 19.21 diz que será julgado se enterramos o talento e não produzimos frutos para a obra de Deus. Será julgado se tivemos medo de Deus ou se vivemos com temor a Deus, quem não deve não teme. Sabemos que nosso Deus é Deus de amor; porém não devemos pensar que por causa desse grande amor de Deus podemos ser omissos na obra de Deus. Infelizmente o pecado da omissão está em grande evidência em muitas igrejas e em muitas vidas; muitos estão com vergonha de pregar o verdadeiro evangelho de Cristo.   

Lucas 19.21
21 pois tinha medo de ti, porque és homem severo; tomas o que não puseste, e ceifas o que não semeaste.

21) - Em Mateus 25.29 diz que a recompensa virá para os que são destemidos; os covardes serão julgados e condenados; perderão até o pouco que tiverem.       

Mateus 25.29
29 Porque a todo o que tem, dar-se-lhe-á, e terá em abundância; mas ao que não tem, até aquilo que tem ser-lhe-á tirado.

Deus abençoe você e sua família.


Pr. Waldir Pedro de Souza 
Bacharel em Teologia, Pastor e Escritor.



Nenhum comentário:

Postar um comentário