sexta-feira, 19 de janeiro de 2018

O MAIOR AMOR

O MAIOR AMOR


Deus é amor.


Amor é um dom de Deus e é a base de todo relacionamento saudável, mas principalmente deve ser considerado que o amor é o próprio Deus. No evangelho de João capítulo 3 versículo 16 encontramos a essência do amor com a declaração de que “Deus amou o mundo de tal maneira que deu seu filho unigênito para que todo aquele que nEle crer não pereça mas tenha a vida eterna". 

Muitas vezes nós usamos a palavra "amor" indevidamente ou propositadamente para muitas coisas insignificantes da vida no decorrer do dia a dia. Mas acho que quantas vezes mais pudermos usar essa palavra para o bom sentido dela será de grande valia para nossa alma. Esta passagem de 1 Coríntios 13 é uma das mais famosas da Bíblia e ela fala somente sobre o amor. Acredito que ela traz a melhor definição sobre ele:
"O amor é sofredor, é benigno; o amor não é invejoso; o amor não trata com leviandade, não se ensoberbece. Não se porta com indecência, não busca os seus interesses, não se irrita, não suspeita mal; não folga com a injustiça, mas folga com a verdade. Tudo sofre, tudo crê, tudo espera, tudo suporta" (1 Coríntios 13:4-7).

Quando o apóstolo Paulo citou estas palavras de 1 Coríntios 13, ele estava dizendo que nada tem valor se não tiver amor, pois o amor é o maior de todos os mandamentos. Jesus disse que: "Por se multiplicar a iniquidade, o amor de muitos esfriará"(Mateus 24:12), e é exatamente isso que tem acontecido nos dias de hoje. O amor das pessoas está se esfriando por causa do aumento do pecado.

Mas é interessante observarmos que os homens não inventaram novos pecados, pois a Bíblia diz que: "Não há nada de novo debaixo do sol".(Eclesiastes 1:9). 

O que os homens criaram foram novas formas de espalhar esses pecados, como a TV e internet que têm levado o veneno do pecado aos quatro cantos do mundo. E quanto mais as pessoas ignoram o que a Bíblia diz e se afundam no pecado, mais elas se afastam do amor. É proporcional e sequencial: mais pecado, menos amor. Mais amor de Deus,  menos pecado. Então busque uma vida de santidade e o amor de Deus sempre fluirá do seu coração. 

A Bíblia também diz:

"Amados, amemo-nos uns aos outros, pois o amor procede de Deus. Aquele que ama é nascido de Deus e conhece a Deus. Quem não ama não conhece a Deus, porque Deus é amor. Foi assim que Deus manifestou o seu amor entre nós: enviou o seu Filho Unigênito ao mundo, para que pudéssemos viver por meio dele. Nisto consiste o amor: não em que nós tenhamos amado a Deus, mas em que ele nos amou e enviou seu Filho como propiciação pelos nossos pecados. Amados, visto que Deus assim nos amou, nós também devemos amar-nos uns aos outros. Ninguém jamais viu a Deus; se nos amarmos uns aos outros, Deus permanece em nós, e o seu amor está aperfeiçoado em nós" (1 João 4:7-12).

Vejamos ainda o texto completo do capítulo do amor. 

1 Coríntios 13:
"Ainda que eu falasse as línguas dos homens e dos anjos, e não tivesse amor, seria como o metal que soa ou como o sino que tine. E ainda que tivesse o dom de profecia, e conhecesse todos os mistérios e toda a ciência, e ainda que tivesse toda a fé, de maneira tal que transportasse os montes, e não tivesse amor, nada seria. E ainda que distribuísse toda a minha fortuna para sustento dos pobres, e ainda que entregasse o meu corpo para ser queimado, e não tivesse amor, nada disso me aproveitaria. O amor é sofredor, é benigno; o amor não é invejoso; o amor não trata com leviandade, não se ensoberbece. Não se porta com indecência, não busca os seus interesses, não se irrita, não suspeita mal. Não folga com a injustiça, mas folga com a verdade, tudo sofre, tudo crê, tudo espera, tudo suporta. O amor nunca falha; mas havendo profecias, serão aniquiladas; havendo línguas, cessarão; havendo ciência, desaparecerá, porque, em parte, conhecemos, e em parte profetizamos, mas quando vier o que é perfeito, então o que o é em parte será aniquilado. Quando eu era menino, falava como menino, sentia como menino, discorria como menino, mas, logo que cheguei a ser homem, acabei com as coisas de menino. Porque agora vemos por espelho em enigma, mas então veremos face a face; agora conheço em parte, mas então conhecerei como também sou conhecido. Agora, pois, permanecem a fé, a esperança e o amor, estes três, mas o maior destes é o amor" (1 Coríntios 13:1-13).

A demonstração do amor maior de Deus pelas nossas vidas.

Pois assim amou Deus ao mundo, que deu seu Filho unigênito, para que todo o que nele crê, não pereça, mas tenha a vida eterna. (João 3.16).

…e diziam à mulher: Não é mais pelas tuas palavras que nós cremos; mas porque nós mesmos temos ouvido e sabemos que este é verdadeiramente o Salvador do mundo. (João 4:42).

Pois esta é a vontade de meu Pai, que todo o que vê o Filho do homem e nele crê, tenha a vida eterna; e eu o ressuscitarei no último dia. (João 6:40).

Eu sou o pão vivo que desci do céu; se alguém comer deste pão, viverá eternamente; e o pão que eu darei pela vida do mundo, é a minha carne. (João 6:51).

…e de tudo aquilo de que não pudestes ser justificados pela Lei de Moisés, por este é justificado todo o que crê. (Atos 13:39).

Pois não me envergonho do Evangelho; porque ele é poder de Deus para a salvação de todo aquele que crê: primeiro do judeu, e depois do grego. Pois no Evangelho é revelada de fé em fé a justiça de Deus, como está escrito: Mas o justo viverá da fé. (Romanos 1:16-17).

Que diremos, pois? Que os gentios que não buscavam a justiça, alcançaram a justiça, mas a justiça que vem da fé; (Romanos 9:30).

Justificados, pois, pela fé, tenhamos paz com Deus por meio de nosso Senhor Jesus Cristo, por quem igualmente temos obtido nossa entrada pela fé a esta graça na qual estamos firmes; e gloriemo-nos na esperança da glória de Deus. (Romanos 5:1-2).

…no qual também vós, tendo ouvido a palavra da verdade, o Evangelho da vossa salvação, e nele havendo também crido, fostes selados com o Espírito da promessa, a saber, o Espírito Santo,. (Efésios 1:13).

pois para isso é que trabalhamos e lutamos, porque temos posto a nossa esperança no Deus vivo, que é o Salvador de todos os homens, especialmente dos que crêem. (1 Timóteo 4:10).

Pedro, apóstolo de Jesus Cristo, aos estrangeiros da Dispersão no Ponto, Galácia, Capadócia, Ásia e Bitínia, eleitos segundo a presciência de Deus Pai, na santificação do Espírito, para a obediência e para a aspersão do sangue de Jesus Cristo: Graça e paz vos sejam multiplicadas. (1 Pedro 1:1-2).

O amor é a força mais poderosa do mundo. É o elo que liga pessoas umas com as outras e com Deus. O verdadeiro amor não depende de quem recebe amor. A pessoa que ama decide amar porque quer amar. O amor é uma decisão poderosa.

Não existe um amor igual ao amor de Deus, porque só esse amor, através de Jesus, pode transformar as nossas vidas e nos completar. Deus é amor. Seu amor serve de exemplo. Nós devemos amar uns aos outros de forma incondicional, como Deus nos amou e nos ama.

Deus abençoe você e sua família.


Pr. Waldir Pedro de Souza 
Bacharel em Teologia, Pastor e Escritor.




Nenhum comentário:

Postar um comentário