quarta-feira, 10 de janeiro de 2018

TEORIAS SOBRE O LUGAR DA ALMA APÓS A MORTE. REFUTAÇÃO BÍBLICA.

TEORIAS SOBRE O LUGAR DA ALMA APÓS A MORTE. REFUTAÇÃO BÍBLICA. 


Teorias sobre o lugar da alma após a morte e a Refutação Bíblica sobre este assunto.


1) - Conceito Filosófico do Racionalismo. Definição de Racionalismo. Classe gramatical de racionalismo: Substantivo masculino.  

A separação das sílabas de racionalismo é feita da seguinte forma: ra-ci-o-na-lis-mo.

(Significado: segundo o dicionário da língua portuguesa online). Vejamos o que é verdadeiramente o racionalismo. É uma visão que enfatiza a razão humana e sua capacidade para responder às questões básicas da consciência, do intelecto e da inteligência. O racionalismo filosófico do séc. XVII, por exemplo, salientava o poder da razão em oposição à experiência sensível ou sensorial. 

São muitos os pensadores que se utilizaram o raciocínio dedutivo como base de seus sistemas filosóficos. Tudo para eles era resolvido através de uma dedução aproximada daquilo que seria o possível para suas realizações filosóficas. Durante muito tempo era crível que aquela dedução filosófica era a realidade da solução das questões abordadas.

Depois veio o racionalismo cultural no séc. XVIII que baseava-se na razão, e não na fé, para criar uma teoria dos seres humanos e seu destino. Voltaire e Thomas Paine lideraram o movimento.

Era uma doutrina filosófica segundo a qual as idéias procederiam não da experiência, mas da própria razão: o racionalismo de Kant opõe-se ao empirismo de Hume.

Essa doutrina rejeitava qualquer autoridade além da razão e, em particular, negava qualquer fundamento à fé religiosa.

Depois veio a doutrinação filosófica artística, segundo a qual a beleza do objeto ou do edifício imaginariamente construído, é o resultado de uma justa aplicação ao uso a que se destinava.

A partir daí o movimento cresceu originando o racionalismo Cristão que avança mais ainda para a profundidade da inércia da matéria diante do fato de que é necessário evoluir mais no conhecimento do mundo futuro para a  alma, com conclusões próprias tiradas de sua razão; o que nada mais é do que pensar quais as etapas a serem queimadas, ou evoluídas, para se chegar onde a pessoa deseja chegar para alcançar o estado de perfeição absoluta; querem fazer isso por conta própria anulando o sacrifício vicário de Cristo Jesus, ou seja, não se dá o devido valor do plano salvífico de Deus para a humanidade.

Vê-se aqui uma tentativa de querer anular o arrebatamento da igreja no esplendor de Sua glória.

Observamos também que o racionalismo Cristão, muito embora seja rico em literatura e farto material doutrinário, tenta levar as pessoas para o mundo desconhecido daquilo que se raciocina, através do que pode ser o estado perfeito da alma alcançado pela razão, que neste caso seria o estado de perfeição absoluta sem depender de estar ligado ao corpo de Cristo aqui na terra, no caso a Igreja.

Veja bem que começamos com o racionalismo filosófico que evoluiu para o racionalismo cultural até chegar ao racionalismo Cristão. Qual é a intenção de se garantir que a razão humana tem mais valor do que a razão de Deus? Qual é a intenção de se aprofundar num racionalismo Cristão dando mais valor ao que homem pensa e decreta para si do que aquilo que Deus o Criador já determinou para a raça humana? Quer dizer que eu tenho razão de ser salvo por meus méritos próprios se eu viver segundo as doutrinas emanadas diretamente da minha consciência; e, Deus tem  a obrigação de me salvar se eu decretar dentro do meu estado de razão absoluta que é assim que tem que ser?

Deus não anularia sua palavra para viver a razão unilateral de cada ser humano que Ele mesmo criou por sua vontade absoluta desde Adão; ou por sua vontade permissiva a todos os outros seres humanos, que são os filhos e as gerações a partir de Adão e Eva.

Nada neste mundo poderá anular a volta de Cristo para arrebatar sua igreja; Nada neste mundo poderá impedir a volta de Cristo para buscar seu povo. Nada neste mundo poderá invalidar a vontade de Deus.

Daí podermos afirmar  com clareza e peremptoriamente que esta teoria do racionalismo não oferece nenhuma base sólida para determinar qual o destino da alma após a morte. Não adianta o ser humano querer determinar por sua razão própria qual o lugar da sua alma após a morte; Jesus Cristo é o único Caminho, verdade e vida. Ele sim nos garantiu o lugar de nossa alma após a morte.

Poderíamos discorrer também sobre outras teorias e heresias que garantem qual o estado da alma após a morte tais como: Achismo, Determinismo, Negativismo, Empirismo; mas o nosso desejo é o de apresentar as verdades bíblicas do Senhor Jesus, suas doutrinas, seus propósitos, suas ações e suas soluções para o ser humano ser salvo.

02) – Teoria do Materialismo:  - Do lat. Matéria + ismo. Falsa Doutrina que ensina ser a matéria a realidade última e que morreu acabou. É uma negação sistemática das realidades espirituais. Dizem os materialistas que tudo se acaba, que o homem, ser humano, desaparece totalmente do presente e do futuro quando morre.

03) – Teoria do Fatalismo: Fatalismo é uma palavra originada do latim ‘Fatalis’, de ‘fartum fado’, destino.

Os fatalistas doutrinam que os acontecimentos do dia a dia operam independentemente de nossa vontade, e dos quais não podemos escapar.

O fatalismo contraria frontalmente o espírito do antigo e do novo testamento, que enfatizam ser o homem livre para escolher o seu próprio destino. Haja vista, por exemplo, as repetidas advertências dos profetas a Israel para que este voltasse a Jeová. Fosse a fatalidade a lei da existência, não haveria necessidade de advertências ou admoestações, pois tudo seguiria o seu curso, admitisse ou não o ser humano.

No Eclesiastes, parece haver uma pitada de fatalismo, quando o orador discorre acerca da mesmice da vida. Lendo desatentamente o livro, temos a impressão de ver um homem amarrado ao próprio destino. Todavia, nenhum fatalismo há nessa obra tão querida. O que há é um pessimismo exacerbado, oriundo de um homem que, de há muito, afastara-se do Senhor. Mas que, agora, busca voltar ao regaço divino. Por último o fatalismo concorda que a alma irá para onde está destinada a ir.

04) – Teoria do Espiritualismo ou Espiritualistas – Do latim ‘Spiritualis’, espiritual + ismo.  Doutrina que admite a existência do espírito. Admitindo também a imortalidade da alma, o espiritualismo deixa implícita sua crença na existência de Deus. Afinal, como bem afirmou o evangelista João, dizem eles, se referindo a Jo 4.24, Deus é espírito. 

Não confundir espiritualismo com espiritismo; o espiritismo tem outras implicações e distorções mais fortes ainda em todas as suas linhas de crenças e estão também totalmente fora do contexto bíblico, por exemplo, eles pregam e ensinam a comunicação com os mortos e a reencarnação dentre outros erros. Porém os espiritualistas seguem a filosofia egípcia de transmigração da alma, acreditam e dizem que: A alma após a morte fica perambulando no espaço etéreo até reencarnar-se em outras criaturas humanas ou mesmo em animais irracionais.

05) – Teoria do Romanismo: Confusão de filosofias antigas e modernas, e fusão do cristianismo com o judaísmo, paganismo, fetichismo e eles afirmam ainda que: Após a morte a alma vai para o purgatório, onde pelo fogo será purificada e após um número indefinido de anos vai para Deus; ou então se alguém da família não pagar suas penitências, é o caso das indulgências via missas e outras rezas, a pessoa ou a alma da pessoa falecida vai diretamente para o inferno eterno; ou se for o caso de pessoas que não foram batizadas quando crianças vão para o limbo, um lugar ignorado e escuro.

06) – Teoria do Panteísmo (Do grego. Pan, todo + Theos, Deus), que é uma teoria filosófica, segundo a qual Deus é tudo e tudo é Deus. Segundo esse sistema filosófico, o panteísmo, a natureza é o próprio Deus. Neste sistema, não se faz distinção entre o Criador e a criatura.  Deus é o conjunto de tudo quanto existe. Depois da morte, os homens já estarão identificados com este tudo que é Deus.

07) – Refutação para todas essas teorias: O que nos ensina a Bíblia: a Bíblia nos ensina com a simplicidade de sempre que a alma dos justos, que é lavada  e remida no Sangue do Cordeiro, vai para o paraíso aguardando a Nova Jerusalém que é sua morada eterna; e os ímpios  estarão no Hades, que é o inferno, aguardando o dia do seu julgamento que será no juízo do grande trono branco; depois do Juízo do grande trono branco os que aceitaram a Jesus como seu Senhor e Salvador irão para o gozo eterno e os que não o aceitaram irão para a condenação eterna.

08) - Sabemos que existem muitas outras abordagens filosóficas ou heresias teológicas que em nome de uma religiosidade fantasiosa e pela ganância financeira e de poder do ser humano, são inventadas, porém abordamos somente estes itens acima; mas poderíamos estender este assunto ainda para outras análises como: Ateismo, Humanismo, Budismo, Islamismo, Confucionismo, Bahai’ismo, Maometanismo, Hinduísmo, fisiculturismo, capitalismo, socialismo, comunismo, etc, que se tornaram motivo de adoração, bem como as invencionices teológicas da pós modernidade como teologia da libertação e teologia da prosperidade, muito em voga em nossos dias.

Os líderes religiosos, que deveriam lutar pela preservação das verdades bíblicas como um todo, mudam as suas atitudes e ações ao sabor das riquezas e dos deleites materiais que estas “novas teologias” e “interpretações heréticas da bíblia” trazem ao bolso deles e suas contas bancárias. 

 Deus abençoe você e sua família.


Pr. Waldir Pedro de Souza
Bacharel em Teologia, Pastor e Escritor.


Nenhum comentário:

Postar um comentário