quinta-feira, 4 de janeiro de 2018

AS DIFERENÇAS ENTRE A PRIMEIRA E A SEGUNDA RESSURREIÇÃO

AS DIFERENÇAS ENTRE A PRIMEIRA E A SEGUNDA RESSURREIÇÃO



1) - A primeira ressurreição se divide em duas fases distintas.

Começou com os santos que ressuscitaram no dia e no momento da morte de Cristo,  quando ele expirou. Ali muitas pessoas ressuscitaram e foram vistas em Jerusalém. Ressuscitaram como por exemplo no milagre da ressurreição de Lázaro. Portanto na primeira ressurreição muitos santos foram identificados como ressuscitados dentre os mortos na morte de Cristo quando ao expirar disse "está consumado". 

Dai três dias Jesus ressuscitou "sendo as primícias dos que dormem". Somente Jesus ressuscitou em um corpo glorificado e incorruptível.
 
A Bíblia informa que o único que ressuscitou nesse corpo glorificado e está na glória é o Senhor Jesus, que foi feito “as primícias dos mortos, dos que dormem no Senhor”. vejamos: “E que foi sepultado, e que ressuscitou ao terceiro dia, segundo as Escrituras… Mas de fato Cristo ressuscitou dentre os mortos, e foi feito as primícias dos que dormem.” (I Co 15.4,20).

“Os sepulcros se abriram, e os corpos de muitos santos que tinham morrido foram ressuscitados. E, saindo dos sepulcros, depois da ressurreição de Jesus, entraram na cidade santa e apareceram a muitos”. (Mt 27:52-53).
“Porque o mesmo Senhor descerá do céu com alarido, e com voz de arcanjo, e com a trombeta de Deus; e os que morreram em Cristo ressuscitarão primeiro. Depois nós, os que ficarmos vivos, seremos arrebatados juntamente com eles nas nuvens, a encontrar o Senhor nos ares, e assim estaremos sempre com o Senhor” (1 Ts. 4:16-17).


2) - E Continua a analisar ainda que na primeira ressurreição, por ocasião do arrebatamento da igreja, estes mortos são os que morreram em Cristo, desde a época da fundação da Igreja por Cristo, até perto, até o momento do arrebatamento da igreja. 


3) - Ainda haverão muitos salvos da grande tribulação que agregar-se-ão ao número dos salvos , se assim podemos dizer, porque eles se ajuntarão à igreja nos ares com Cristo para reinar no milênio, são os mortos que morrerão em Cristo no período e durante a Grande Tribulação, estes são chamados de mártires da Grande Tribulação. São considerados mártires porque pagarão sua salvação com suas próprias vidas e não negarão o nome de Jesus e nem aceitarão o sinal da besta. Ap. 6.9-11; 7.9-17; 14.1-5; 20.4,5.

“Respondi-lhe: Meu Senhor, tu sabes. Disse-me ele: Estes são os que vêm da grande tribulação, e lavaram as suas vestes e as branquearam no sangue do Cordeiro”. Apocalípse 7.14.

“Bem-aventurados aqueles que lavam as suas vestes no sangue do Cordeiro para que tenham direito à arvore da vida, e possam entrar na cidade pelas portas”.   Apocalípse 22.14. 

Estes morrerão durante a grande tribulação sem aceitar e sem adorar a besta, e se ajuntarão à igreja já arrebatada para entrarem no milênio. “E vi tronos; e assentaram-se sobre eles, e foi-lhes dado o poder de julgar; e vi as almas daqueles que foram degolados pelo testemunho de Jesus, e pela palavra de Deus, e que não adoraram a besta, nem a sua imagem, e não receberam o sinal em suas testas nem em suas mãos; e viveram, e reinaram com Cristo durante mil anos. Mas os outros mortos não reviveram, até que os mil anos se acabaram. Esta é a primeira ressurreição” (Ap 20:4-5).

4) - A segunda ressurreição. Tem um espaço enorme entre a primeira, apesar de Daniel colocar como se fossem simultâneas. “E muitos dos que dormem no pó da terra ressuscitarão, uns para vida eterna, e outros para vergonha e desprezo eterno” (Dn 12:2). Mas a segunda ressurreição ocorrerá depois do milênio. “Mas os outros mortos não reviveram, até que os mil anos se acabaram”. Esta é a primeira ressurreição (Ap 20:5).

5) - Estes outros mortos são os ímpios que ressuscitarão para vergonha e desprezo eterno, ressurgirão para o julgamento no trono branco. A própria Bíblia enfatiza que a primeira ressurreição é para os bem aventurados, os santos que reinarão com Cristo no milênio. “Bem-aventurado e santo aquele que tem parte na primeira ressurreição; sobre estes não tem poder a segunda morte; mas serão sacerdotes de Deus e de Cristo, e reinarão com ele mil anos” (Ap 20:6).

6) - Apesar dos textos citados acima com clareza de distinção na ressurreição entre ímpios e justos, muitos teólogos têm um interpretação diferente. Muitos teólogos arminianos e reformados creem numa ressurreição simultânea. Vale ressaltar que tais teólogos não interpretam literalmente o texto, nem são pré-milenistas, havendo assim divergência de interpretações.

7) - Mas existem outros textos da Bíblia, que denotam a diferença de ressurreição entre ímpios e justos. Lucas 20: 35-36, Marcos 12:25, Apocalipse 20: 5-6, Atos 4: 1-2 e Filipenses 3:11. Nestes textos a palavra ressurreição vem seguida de “dentre os mortos”, mostrando a separação entre a ressurreição dos justos que e chamada de primeira ressurreição, e a dos ímpios chamada de segunda ressurreição.

8) - Há de se considerar aqui o que haverá de acontecer depois do milênio quanto à morte eterna  que é chamada em Apocalípse 21.8:

“Quanto, porém, aos covardes, aos incrédulos, aos abomináveis, aos assassinos, aos impuros, aos feiticeiros, aos idólatras e a todos os mentirosos, a parte que lhes cabe será no lago que arde com fogo e enxofre, a saber, a segunda morte. Apocalipse 21: 8.

9) - E ainda Vejamos em Apocalípse 20.6,14-15 sobre o que é a segunda morte ou perdição eterna.

“Bem-aventurado e santo é aquele que tem parte na primeira ressurreição; sobre esses a segunda morte não tem autoridade; pelo contrário, serão sacerdotes de Deus e de Cristo e reinarão com ele os mil anos. Então, a morte e o inferno foram lançados para dentro do lago de fogo. Esta é a segunda morte, o lago de fogo. E, se alguém não foi achado inscrito no Livro da Vida, esse foi lançado para dentro do lago de fogo”. Apocalipse 20: 6, 14-15 .

Escolha aceitar Jesus hoje mesmo para ter a garantia da vida eterna nos ares celestiais.

Deus abençoe você e sua família.

Pr. Waldir Pedro de Souza 
Bacharel em Teologia, Pastor e Escritor. 




Nenhum comentário:

Postar um comentário