domingo, 7 de janeiro de 2018

O PASTOR E O BEIJO DO TRAIDOR

O PASTOR E O BEIJO DO TRAIDOR

Então Judas, o que o traíra, vendo que Jesus fora condenado, trouxe, arrependido, as trinta moedas de prata aos príncipes dos sacerdotes e aos anciãos, dizendo: Pequei, traindo o sangue inocente. (Mateus 27:3-4).

1) - Judas não era um dos discípulos do Senhor Jesus? Exteriormente, sim. Contudo, no íntimo ele era um traidor. Você é capaz de imaginar tamanha insanidade? Por três anos Judas havia seguido o Mestre. Nenhum de seus companheiros suspeitava o tipo de homem que ele era: um ladrão. Judas foi escolhido a dedo por Jesus dentre os seus fiéis discípulos. Mas por sua ganância por dinheiro, ele tirava para si mesmo as ofertas que eram dadas para o ministério do Senhor Jesus. Essa ganância irracional foi fatal para Judas Iscariotes.

2) - O Senhor Jesus Cristo, o Filho de Deus, que se fez Homem para habitar entre os homens, foi rejeitado por seu próprio povo e odiado pelos líderes da nação, que queriam matá-lo. Mas como poderiam chegar até Ele? Já tinham tentado algumas vezes, porém ninguém lhe tocou, pois Sua hora ainda não havia chegado.

3) - Então surgiu a oportunidade para Judas que disse com a boca cheia de ódio por Jesus: “Que me quereis dar, e eu vo-lo entregarei?” (Mateus 26:15). Como os sacerdotes se alegraram com a proposta explosiva de Judas. Era tudo o que Eles precisavam para prender Jesus com falsas acusações. Deram ao traidor trinta moedas de prata como recompensa. Então Judas veio juntamente com os “príncipes dos sacerdotes e os anciãos do povo” para prender o Senhor, saudou-o com um beijo hipócrita e assim o traiu.

4) - Será que Judas acreditava que as coisas iriam seguir um rumo tão  diferente a ponto dele tirar proveito pelo resto da vida do que ele fez,  porque agora se achava um homem abastado e com muito dinheiro no bolso,  quer dizer,  na bolsa ?

5) - O Senhor Jesus não evitou a prisão como em outras ocasiões. Ele foi levado à corte e condenado. Quando Judas viu isso, tentou devolver o dinheiro, dizendo: “Pequei, traindo o sangue inocente.” Mas já era tarde demais, os chefes dos sacerdotes não mostraram nenhum interesse: “Que nos importa? Isso agora é contigo”. Ao ouvir isso, Judas jogou as moedas no chão do templo e foi se enforcar.

6) - A confissão de Judas não era genuína e nem sincera. A pressão das circunstâncias trouxeram  à luz suas verdadeiras intenções. Jesus é o exemplo maior de que não é fácil ser Pastor. Nosso Sumo Pastor,  Jesus, foi traído por um dos doze que Ele escolhera para o auxiliarem em seu ministério terreno.

7) - Judas Iscariotes ficou na história bíblica como um exemplo de quem quer tomar o lugar do seu pastor custe o que custar; ele quer ser impostor não importando as circunstâncias.  Tem todos os qualificativos para pastor mas é um impostor pelo fato de ser o traidor do seu pastor, como muitos o são.

8) - Judas portou-se como se amor tivesse, mas não tinha amor nem por si mesmo. Fingia ser Cristão, porém não era. Tinha o controle financeiro do primeiro e mais importante missionário que já pisou nesta terra. Não honrou o seu chamado para a obra de Deus. Tinha todas as promessas como todos os outros discípulos e apóstolos, mas preferiu trair a Pátria Celestial (Mc 14.10-11,21); era um tipo de anarquista, mal educado (v20); falso (44-45); fazia política com os pobres para tirar proveito próprio (Jo 12.3-5) e o seu maior feito antes de se revelar como traidor foi roubar o dinheiro do alforje (bolsa), v5, ele era da confiança do Mestre, ele era o tesoureiro da nascitura igreja criada por Jesus na face da terra, a chamada igreja primitiva que se tornou modelo para as outras por todos os séculos subsequentes.

9) - O beijo do traidor Judas no Pastor Jesus não invalidou o plano de salvação, pelo contrário fez com que o plano salvífico fosse completado mais rapidamente.

Conta-se uma história de que não é fácil ser pastor.

Em uma certa igreja o povo era tão exigente que ninguém a satisfazia como pastor.
Então num processo de sucessão pastoral propuseram vários nomes para ser o novo pastor daquele rebanho. Vejam qual foi o comentário mais votado sobre cada postulante ao cargo:

Candidato 1 : Noé
Muito velho, (tem 120 anos ) Diz que é bom pregador,  mas confessou que nunca conseguiu converter ninguém.

Candidato 2: Abraão
Não para em lugar nenhum e já se meteu em problemas com as autoridades.

Candidato 3: Moisés
Gagueja demais, (esse só aceitaria o convite se puder trazer seu irmão junto).

Candidato 4: Davi
Cometeu uns pecados imperdoáveis no passado.

Candidato 5: Salomão
É um sujeito muito inteligente, mas não costuma colocar em pratica o que sabe.

Candidato 6: Elias
Entra facilmente em depressão se submetido a muito estresse.

Candidato 7: Oseias
É um ótimo candidato, mas sua vida familiar está em pedaços, divorciado, casou-se com uma prostituta.

Candidato 8: Jeremias
Muito emotivo e alarmista (o sujeito parece ser uma dor de cabeça).

Candidato 9: Amós
O sujeito veio da roça, ( talvez devesse continuar por lá mesmo) é leigo.

Candidato 10: João Batista
O sujeito não tem muito tato e se veste como um Hippie ( não se sentiria bem em um jantar social na nossa igreja).

Candidato 11: Pedro
Candidato de temperamento forte, mas meio " covardão" ( confessou que negou a Cristo três vezes publicamente numa única ocasião, por medo de uma mulher e de uma criança ).

Candidato 12: Paulo
Este também não tem tato. Por demais duro, sua aparência é igual à dos outros, e suas pregações são muito longas e é só doutrina e mais doutrina.

Candidato 13: Timóteo
Tem potencial, mas é muito jovem para à posição.

Candidato 14: Judas Iscariotes
De todos, pareceu ser o mais aceitável. Sujeito pratico, cooperador, bom com as finanças, pensa nos pobres e se veste bem.

No final o povo preferiu ficar com Judas, o traidor. Porque era o que mais se enquadrava nos seus  padrões. Era o que mais se parecia e se identificava com os membros  daquela igreja.

10) - O problema do insatisfeito então é que ele escolhe, escolhe, escolhe e termina ficando com a pior escolha. O problema do insatisfeito é que ele não aceita se submeter à autoridade de alguém,  ele sim , quer  ser a autoridade máxima sobre todos ao seu redor.

Tem gente que vê defeito em tudo e em todos. Porque acha que só ele é perfeito, se torna aquela pessoa insatisfeita que reclama de tudo. Nada, absolutamente nada o agrada. Nem Deus o agrada, como no exemplo negativo de Judas Iscariotes, nem Jesus conseguiu agradá-lo. O deus dele era o dinheiro.
Você conhece gente assim na sua igreja?

Você conhece alguém que critica a tudo e a todos na igreja? Fique longe deles.

11) - Muito cuidado para não se corromper também; a ganância por dinheiro, fama e posição social tem derrubado muitos do seu pedestal de luxúria e ganância. É o tal ditado se cumprindo: quanto maior a árvore ( traição), maior é o tombo (rombo) ou roubo mesmo. A traição ministerial tem trazido muito desgaste aos verdadeiros pastores que amam de verdade seus rebanhos e suas ovelhas. Mas fazer o quê ? Deixe que os beijoqueiros e traidores um dia vão encontrar seu destino de perdição eterna.

Deus abençoe você e sua família.

Pr. Waldir Pedro de Souza
Bacharel em Teologia, Pastor e Escritor.


Nenhum comentário:

Postar um comentário