terça-feira, 2 de janeiro de 2018

NÃO TEMAS QUE EU TE AJUDO

NÃO TEMAS QUE EU TE AJUDO

Isaías 41:10-14


“… não temas, porque eu sou contigo; não te assombres, porque eu sou o teu Deus; eu te fortaleço, e te ajudo, e te sustento com a minha destra fiel. Eis que envergonhados e confundidos serão todos os que estão indignados contra ti; serão reduzidos a nada, e os que contendem contigo perecerão”.

Encontramos em Isaías 41.10 promessas suficientes da parte de Deus que nos capacitam a viver vitoriosamente. Deus nos mostrou que temos que nos apropriar da provisão deste versículo extraordinário, fundamental na nossa vida, mesmo que tenhamos dias de aflição, dias de alguém atirar pedras na gente, dias para baixo e que a gente só anda cabisbaixo, para que nunca mais tenhamos um dia de derrotas.

Confessemos este versículo falando no presente do indicativo: Senhor, eu não temo. Senhor, Tu és comigo. Senhor, eu não me assombro, porque tu és o meu Deus. Tu me fortaleces, e me ajudas, e me sustentas com a Tua destra fiel. Não podemos apenas ler a Bíblia, ouvir a mensagem, precisamos  memorizar, confessar aquilo que foi fixado na nossa mente.

A Palavra de Deus nos fala em 1 Pedro 5:8 “Sede sóbrios e vigilantes. O diabo, vosso adversário, anda em derredor, como leão que ruge procurando alguém para devorar…” Olha o que Pedro está dizendo: 

“Sede sóbrios e vigilantes”. 

‘Fique esperto’, fique alerta, não tem como tirar férias espirituais. O inimigo anda em derredor tentando nos atingir. Tentando derrubar a quem possa tragar.

O Salmista diz em Salmos 16:11 “Tu me farás ver os caminhos da vida; na tua presença há plenitude de alegria, na tua destra, delícias perpetuamente”. Na Destra do Senhor, no pleno Poder de Deus, há delícias perpetuamente. Quando crês neste poder total de Deus a teu favor, tens, na realidade, uma garantia de que o “rugido de satanás” não vai te assustar.

Como disse o Apóstolo Pedro “… O diabo, vosso adversário, anda em derredor, como leão que ruge…”. Ele ameaça: ‘Você está com câncer, você não vai ser próspero; seu marido não vai amá-la…’ Ele anda em derredor, porque não pode nos tocar.

Conosco está o Leão da tribo de Judá. Jesus Cristo é o Senhor e dono das nossas vidas.

A garantia da nossa vitória está apenas na nossa fidelidade a Deus. Essa é a verdadeira garantia da nossa vitória, a nossa fidelidade integral a Deus, porque Ele é e sempre será fiel. Porque Deus não falha, nunca falhou e nunca falhara.

Vejamos o que diz Filipenses 1:6: “Estou plenamente certo de que aquele que começou a boa obra em vós há de completá-la até ao dia de Cristo Jesus”. Então, a responsabilidade da realização é do Senhor. Diz ainda em: Filipenses 2:13 “… porque Deus é quem efetua em vós tanto o querer como o efetuar, segundo a sua boa vontade.” Em tempos bons ou em tempos ruins Deus tem sustentado os seus com mão forte porque a sua Destra é Fiel. Ele continua sustentando a sua obra na face da terra. 

O Senhor continua em Isaías 41:11 “Eis que envergonhados e confundidos serão todos os que estão indignados contra ti; serão reduzidos a nada, e os que contendem contigo perecerão.” Eu sei que o inimigo fica indignado quando uma igreja se põe a arvorar uma bandeira de vitória, tirando pessoas da miséria, da doença, do caos, para gerar nelas beleza, bem estar, felicidade, amor. Nós vimos isto na história de Esdras, de Neemias, de José. 

Toda vez que se levantam muros, se fecham brechas, se reedificam vidas, você pensa que o inimigo fica feliz? Ele vem no contra-ataque, mas a Palavra de Deus diz que “… envergonhados e confundidos serão todos os que se levantarem contra ti; serão reduzidos a nada, e os que contenderem contigo, perecerão”. Você tem que crer nisto para ser vitorioso. ( Isaías 64:4).

O Senhor diz em: Isaías 41:12 “Aos que pelejam contra ti, buscá-los-ás, porém não os acharás; serão reduzidos a nada e a coisa de nenhum valor os que fazem guerra contra ti”. Os que trazem sofrimento, os que fazem guerra contra nós não são nada, perecerão no tempo determinado por Deus. 

Às vezes, a provação é tão grande, que você deve e precisa trazer à memória esta Palavra: “Aos que pelejam contra ti, buscá-los-ás, porém não os acharás…”. Deus mesmo Se encarrega de tirá-los da tua vida.

E o Senhor diz em Isaías 41:13 “Porque eu, o SENHOR, teu Deus, te tomo pela tua mão direita e te digo: Não temas, que eu te ajudo”. Olha Deus dizendo outra vez à igreja e a nós todos que cremos: “Eu te ajudo, não temas”.

O que são as tribulações? Tribulações são aflições fortes, são coisas estressantes. Paulo explicou isto em 2 Coríntios 11:23-27 “São ministros de Cristo? (Falo como fora de mim.) Eu ainda mais: em trabalhos, muito mais; muito mais em prisões; em açoites, sem medida; em perigos de morte, muitas vezes. Cinco vezes recebi dos judeus uma quarentena de açoites menos um; fui três vezes fustigado com varas; uma vez, apedrejado; em naufrágio, três vezes; uma noite e um dia passei na voragem do mar; em jornadas, muitas vezes; em perigos de rios, em perigos de salteadores, em perigos entre patrícios, em perigos entre gentios, em perigos na cidade, em perigos no deserto, em perigos no mar, em perigos entre falsos irmãos; em trabalhos e fadigas, em vigílias, muitas vezes; em fome e sede, em jejuns, muitas vezes; em frio e nudez”.

Veja quantas tribulações Paulo passou. Ele teria todos os motivos para dizer: ‘Este cristianismo não é para mim.’ Mas, vê como ele responde em 2 Coríntios 12:10 “Pelo que sinto prazer nas fraquezas, nas injúrias, nas necessidades, nas perseguições, nas angústias, por amor de Cristo. Porque, quando sou fraco, então, é que sou forte”.

Veja o que diz a Palavra em Romanos 8:35-37 “Quem nos separará do amor de Cristo? Será tribulação, ou angústia, ou perseguição, ou fome, ou nudez, ou perigo, ou espada? Como está escrito: Por amor de ti, somos entregues à morte o dia todo, fomos considerados como ovelhas para o matadouro. Em todas estas coisas, porém, somos mais que vencedores, por meio daquele que nos amou”.

O Senhor diz em Zacarias 4:6-7 “Prosseguiu ele e me disse: Esta é a palavra do SENHOR a Zorobabel: Não por força nem por poder (violência), mas pelo meu Espírito, diz o SENHOR dos Exércitos. Quem és tu, ó grande monte? Diante de Zorobabel serás uma campina; porque ele colocará a pedra de remate, em meio a aclamações: Haja graça e graça para ela”.

O Profeta Zacarias fala ao governador Zorobabel, da parte de Deus: “Não por força nem por violência, mas pelo meu Espírito”. É vontade do Senhor que seu povo viva vitoriosamente. Deus diz para os problemas: “Quem és tu, ó grande monte? Diante de Zorobabel serás uma campina…”.

Tu sabes que existem provações e tribulações que nós devemos compartilhar com os outros, mas existem lutas e provações que, às vezes, tu não devemos compartilhar com ninguém. Deve ser uma coisa pessoal com Deus. É melhor  ficar quieto, não falar nada, porquê cada vez que você fala o inimigo ouve.

Paulo disse em 2 Coríntios 1:4 “É ele que nos conforta em toda a nossa tribulação, para podermos consolar os que estiverem em qualquer angústia, com a consolação com que nós mesmos somos contemplados por Deus”.

A Palavra nos diz em 2 Coríntios 1:8-9 “Porque não queremos, irmãos, que ignoreis a natureza da tribulação que nos sobreveio na Ásia, porquanto foi acima das nossas forças, a ponto de desesperarmos até da própria vida. Contudo, já em nós mesmos, tivemos a sentença de morte, para que não confiemos em nós, e sim no Deus que ressuscita os mortos…”. Você confia no Deus que ressuscita os mortos? Se sim, Glórias a Deus. E o que diz o versículo 10? “… o qual nos livrou e livrará de tão grande morte; em quem temos esperado que ainda continuará a livrar-nos…”. A Deus toda honra,  a Deus toda Glória.

Devemos refletir sobre o  Salmo 15 que diz:  “Quem, SENHOR, habitará no teu tabernáculo? Quem há de morar no teu santo monte? O que vive com integridade de vida, e pratica a justiça, e, de coração, fala a verdade; o que não difama com sua língua, não faz mal ao próximo, nem lança injúria contra o seu vizinho; o que, a seus olhos, tem por desprezível ao réprobo, mas honra aos que temem ao SENHOR; o que jura com dano próprio e não se retrata; o que não empresta seu dinheiro com usura, nem aceita suborno contra inocente. Quem deste modo procede, não será jamais abalado”.

Terminamos com Isaías 41:14 “Não temas, ó vermezinho de Jacó, povozinho de Israel; eu te ajudo, diz o SENHOR, e o teu Redentor é o Santo de Israel.

O Senhor continua dizendo: “NÃO TEMAS”. 

Por 365 vezes o Senhor Deus diz na Bíblia as palavras “não temas" nos dando a segurança de que estamos plenamente e cabalmente seguros nEle.

Deus abençoe você e sua família.


Pr. Waldir Pedro de Souza
Bacharel em Teologia, Pastor e Escritor.


Nenhum comentário:

Postar um comentário