quinta-feira, 18 de janeiro de 2018

NOSSA SOLICITUDE PELA VIDA

 NOSSA SOLICITUDE PELA VIDA

Solicitude é cuidado, é diligência. 


Significados práticos do que é solicitude:

É um substantivo feminino que nos dá a idéia de: Empenho, cuidado ou zelo com que se pretende fazer ou obter algo.

É Diligência; demonstração de interesse, de atenção para cumprir um pedido ou uma solicitação da melhor forma possível.

É  Esmero ou zelo ao dar qualquer tipo de ajuda ou assistência.

Característica do que é solícito ou de quem oferece prontamente ajuda.

Etimologia da palavra:  

Origem da palavra solicitude: ela procede do latim sollocitudo.inis.

Por isso, vos digo : não andeis ansiosos pela vossa vida, quanto ao que haveis de comer ou beber; nem pelo vosso corpo, quanto ao que haveis de vestir. Não é a vida mais do que o alimento, e o corpo, mais do que as vestes ? "  Mateus 6.25. 

A palavra do Senhor tem que ser lida com muita atenção e respeito, meditando profundamente em tudo o que nela está escrito.  Todas as palavras possuem objetivos  e nada está escrito por acaso.  

O Apóstolo Paulo, ao escrever a Timóteo, ensinou: "Toda a Escritura é inspirada por Deus e útil para o ensino, para a repreensão, para a correção, para a educação na justiça, a fim de que o homem de Deus seja perfeito e perfeitamente habilitado para toda boa obra”. (2Tm.3.16-17).

A etimologia da expressão " inspirada por Deus"  nos traduz a palavra grega theopneustos que literalmente significa "tendo assimilado  ou tendo atraido Deus (para dentro de mim)". (o grifo é meu).
Ela caracteriza-se como a própria expressão de Deus, onde cada palavra foi inspirada pelo Espírito Santo.  O Apóstolo Pedro esclarece mais ainda: " ... sabendo, primeiramente, isto “que nenhuma profecia da Escritura provém de particular interpretação; porque nunca jamais qualquer profecia foi dada por vontade humana; entretanto, homens (santos) falaram da parte de Deus, movidos pelo Espirito Santo”. (2Pe.1.20-21). 

É impossível quantificar o seu valor, porque Suas palavras são eternas e inerrantes, motivo pelo qual devemos ter o nosso prazer nela, meditando sobre  seus ensinos de dia e de noite. (Sl.1.2).  
Certa feita Jesus estava proferindo o Sermão do Monte no evangelho de Mateus capítulos 5 a 7 e, entre tantos ensinos, afirma que não devemos andar ansioso pela nossa vida, nem pelo que comeremos ou beberemos, muito menos com o que vestiremos para cobrir o nosso corpo.

Todos precisamos comer e beber e vestir porque é vital para qualquer ser humano, bem como necessitamos cobrir nossa nudez com vestes e outros apretrechos da vaidade de cada ser humano. Deus sabe de tudo.  Ele sabe que precisamos de tudo isso, porque foi Ele quem nos criou. Mas Ele afirma que a vida é muito mais importante do que o alimento, e o corpo mais importante do que colocamos sobre o corpo.  Não adianta ter comida e bebida com fartura, se não há vida no corpo, bem como ter roupas exuberantes se não há corpo. 

O Pai sabe que precisamos comer, beber e ter roupas. (Mt.6.32b). Antes de buscarmos estas coisas, devemos, em primeiro lugar fazer o que Ele nos ensinou e vivenciou: buscar o Seu reino e a Sua justiça de Mt.6.33 sempre em primeiríssimo lugar. Foi o que Jesus fez ao ser tentado pelo diabo no deserto, ao incitá-lO a transformar pedras em pães:  Jesus estava com fome, porém respondeu-lhe :" Não só de pão viverá o homem, mas de toda palavra que (sai) procede da boca de Deus" (Mt.4.4).

 Depois de ter vencido o inimigo, vivenciando o contido na Palavra de Deus, este apartou-se dEle e os anjos do Senhor vieram servi-Lo.(Mt.4.11). 

Façamos o mesmo: Deus seja o primeiro em tudo de nossa vida, antes da bebida, comida, vestimenta, casa, carro, empresa,  emprego, família, igreja, etc. Obedecendo-O Ele nos suprirá em tudo.

O médico Dr. Lucas escritor do Evangelho de Lucas nos trás uma interpretação e informação do que  e de como o Sr. Jesus tratou este tema da “ solicitude pela vida “.


Lucas 12:22-40. A solicitude pela nossa vida.

22 E disse aos seus discípulos: Portanto, vos digo: não estejais apreensivos pela vossa vida, sobre o que comereis, nem pelo corpo, sobre o que vestireis.23 Mais é a vida do que o sustento, e o corpo, mais do que as vestes. 24 Considerai os corvos, que nem semeiam, nem segam, nem têm despensa nem celeiro, e Deus os alimenta; quanto mais valeis vós do que as aves? 25 E qual de vós, sendo solícito, pode acrescentar um côvado à sua estatura? 26 Pois, se nem ainda podeis as coisas mínimas, por que estais ansiosos pelas outras? 27 Considerai os lírios, como eles crescem; não trabalham, nem fiam; e digo-vos que nem ainda Salomão, em toda a sua glória, se vestiu como um deles. 28 E, se Deus assim veste a erva, que hoje está no campo e amanhã é lançada no forno, quanto mais a vós, homens de pequena fé? 29 Não pergunteis, pois, que haveis de comer ou que haveis de beber, e não andeis inquietos. 30 Porque os gentios do mundo buscam todas essas coisas; mas vosso Pai sabe que necessitais delas. 31 Buscai, antes, o Reino de Deus, e todas essas coisas vos serão acrescentadas.32 Não temas, ó pequeno rebanho, porque a vosso Pai agradou dar-vos o Reino. 33 Vendei o que tendes, e dai esmolas, e fazei para vós bolsas que não se envelheçam, tesouro nos céus que nunca acabe, aonde não chega ladrão, e a traça não rói. 34 Porque onde estiver o vosso tesouro, ali estará também o vosso coração.

Não adianta o ser humano correr atrás dos sonhos e projetos que vão garantir um futuro melhor com o almejado sucesso, se Deus não estiver na frente e se não for para honra e glória do Senhor Jesus. 

Siga um referencial que diz: "quem corre cansa, quem anda alcança". Então é melhor andar com Jesus dirigindo nossos passos do que correr atrás do sucesso sem que Jesus esteja na nossa frente.  É só canseira e enfado.

Deus abençoe você e sua família.


Pr. Waldir Pedro de Souza 
Bacharel em Teologia, Pastor e Escritor. 


Nenhum comentário:

Postar um comentário