terça-feira, 16 de janeiro de 2018

PROVA DE FÉ

 PROVA DE FÉ

O QUE É  A FÉ?


Vamos abordar a “prova” de fé não no sentido de “provação“ mas de aprovação pela persistência em crer na realização do impossível pela fé. 

Fé é a firme opinião, com convicção, de que algo é verdade sem qualquer tipo de comprovação e ou de objeção; A fé não é passível de verificação daquilo que se crê que exista ou que vá existir. Pois a fé nos faz sentir pelo poder de Deus que Cristo Jesus vai fazer que as coisas existam e aconteçam sem que elas ainda tenham existido e acontecido naquela vida que tem fé. Como disse o escritor aos Hebreus 11.1: A  fé é  o firme fundamento das coisas que se esperam e a convicção daquilo que se não vêem. 

“Fé então é acreditar no inacreditável, imaginar o inimaginável, ver o invisível, penetrar no impenetrável e mensurar o imensurável”. Este é o meu pensamento sobre a fé.

Quem tem fé se abstêm por completo da dúvida; a dúvida não combina com fé, a dúvida acaba com o prazer da fé, a dúvida acaba com a certeza da fé, não há possibilidades de se ter fé com dúvidas. A fé gera confiança, a fé gera no Cristão um comportamento totalmente confiável em Cristo Jesus como Salvador e Senhor de sua vida. 

A fé gera confiança inabalável nas promessas bíblicas de que os milagres possam acontecer na nossa vida em qualquer instante, porque milagre é milagre e quem tem fé para alcançar seus objetivos e ver seus sonhos serem realizados, certamente alcançarão o milagre e verão a vitória da sua fé. 

O apóstolo Paulo diz em Hebreus 10.33 que a fé nos leva a ser espetáculo para o mundo; por isso a nossa fé em Deus tem que ser inabalável, tem que crer de verdade nas realidades espirituais dos milagres de Jesus Cristo e na operosidade do Espírito Santo de Deus em nossas vidas que são alcançados somente pela fé. 

Em Hebreus 10.38 diz o seguinte: ‘Mas, o justo viverá da fé; e, se ele recuar, a minha alma não tem prazer n’Ele’. Outras referências correlatas poderão serem verificadas, tais como: Romanos 1.17; Habacuque 2.4; Gálatas 3.11.

No capítulo 11 do livro aos Hebreus encontramos a natureza da fé  que é  aceita por Deus e o exemplo de grandes personagens da Bíblia que realizaram grandes feitos pela fé, são os chamados heróis da fé. Leia na sua Bíblia este capítulo e veja a galeria dos heróis da fé e que você seja também uma pessoa de fé para agradar a Deus, porque também diz a Bíblia em Hebreus 11.6: ‘De fato, sem fé é impossível agradar a Deus, porquanto é necessário que aquele que se aproxima de Deus, creia que Ele existe e que se torna galardoador dos que o buscam’.

Tenha sempre em sua mente que a nossa salvação é pela fé e que a Bíblia Sagrada é a nossa regra de fé. 

A Bíblia está repleta de pessoas que tiveram um relacionamento desejável com Deus, que nos incentiva a buscar mais e mais desse Deus gracioso.

A verdade é que precisamos nos cercar de pessoas que podem ter impacto na nossa vida, nos ajudando contra as distrações do dia a dia e em um apoio mútuo em busca do Reino de Deus. Pessoas que abrem mão dos seus próprios planos e projeto pelo reino estão cada vez mais raras.

1. Noé. A prova de fé de Noé. 

A História de Noé e sua arca é tão impressionante que até hoje sua veracidade é questionada pelos céticos, isso por sí só mostra o tamanho da fé desse homem o qual a Bíblia diz: Assim fez Noé; conforme a tudo o que Deus lhe mandou, assim o fez. Gênesis 6:22.

2. Jó. A prova de fé de Jó. 

Se existe alguém que sabe o que é sofrer, esse homem é Jó, muito se diz sobre ele ter “ganho tudo em dobro” no fim, mas filhos não podem ser substituídos, todos os aspectos da situação que ele viveu mostra um homem de uma fé irretocável. Fruto de um coração extremamente grato por Deus. Em tudo isto Jó não pecou, nem atribuiu a Deus falta alguma. Jó 1:22.

3. Abraão. A prova de fé de Abraão. 

Se perder filhos para desastres naturais já é uma dor incalculável, imagina tirar a vida do seu filho único. Abraão já havia duvidado de Deus uma fez, é provável que esse fato o consumia, era necessário colocar a sua fé a prova novamente. Estar disposto a fazer o impensável é uma das características de um homem de fé. E aconteceu depois destas coisas, que provou Deus a Abraão, e disse-lhe: Abraão! E ele disse: Eis-me aqui. Gênesis 22:1.

4. José. A prova de fé de José. 

Se a traição dos próprios irmãos não é suficiente para provar uma fé, que tal ser preso e tentado pela mulher do homem mais poderoso. Quando sabemos exatamente contra quem estamos pecando, e quem de fato é o Senhor de nossas vidas podemos expressar como ele: Ninguém há maior do que eu nesta casa, e nenhuma coisa me vedou, senão a ti, porquanto tu és sua mulher; como pois faria eu tamanha maldade, e pecaria contra Deus? Gênesis 39:9.

5. Raabe. A prova de fé de Raabe.

Imagina uma cidade inteira prestes a ser destruída, quem se salvaria, os poderosos? os ricos? os religiosos? não, uma prostituta, ela de ouvir falar das histórias de um Deus que ela desconhecia, acreditou, sua fé era tamanha que arriscou a própria vida pelo intento dos Hebreus. O escritor de Hebreus dentro de tantos exemplos do Velho Testamento colocou Raabe no roll da fama: Pela fé Raabe, a meretriz, não pereceu com os incrédulos, acolhendo em paz os espias. Hebreus 11:31.

6. Rute. A prova de fé de Rute.

Uma mulher moabita, que deixou tudo o que tinha para algo maior do que qualquer coisa que ela já tinha imaginado. Disse, porém, Rute: Não me instes para que te abandone, e deixe de seguir-te; porque aonde quer que tu fores irei eu, e onde quer que pousares, ali pousarei eu; o teu povo é o meu povo, o teu Deus é o meu Deus; Onde quer que morreres morrerei eu, e ali serei sepultada. Faça-me assim o Senhor, e outro tanto, se outra coisa que não seja a morte me separar de ti. Vendo Noemi, que de todo estava resolvida a ir com ela, deixou de lhe falar. Rute 1:16-18.

7. Ester. A prova de fé de Ester.

A história de Ester é fascinante, cheia de reviravoltas, o general do Rei Assuero estava determinado a destruir os judeus, que na época estava sob domínio dos persas. Mas a vida dessa grande mulher mudaria todos os planos. E disse: Se bem parecer ao rei, e se eu achei graça perante ele, e se este negócio é reto diante do rei, e se eu lhe agrado aos seus olhos, escreva-se que se revoguem as cartas concebidas por Hamã filho de Hamedata, o agagita, as quais ele escreveu para aniquilar os judeus, que estão em todas as províncias do rei. Ester 8:5.

8. Daniel. A prova de fé de Daniel. 

Um homem cuja integridade e vida de oração o ajudou a ver milagres inacreditáveis e diversos mistérios proféticos. 
Mesmo estando no cativeiro babilônico conquistou a simpatia do Rei. Daniel, pois, quando soube que o edito estava assinado, entrou em sua casa (ora havia no seu quarto janelas abertas do lado de Jerusalém), e três vezes no dia se punha de joelhos, e orava, e dava graças diante do seu Deus, como também antes costumava fazer. Daniel 6:10.

9. Elias. A prova de fé de Elias. 

Ressuscitou os mortos, fez chover fogo dos céus, e foi levado por um redemoinho (acompanhado por uma carruagem e cavalos), e ainda colocou a sua vida em risco quando enfrentava o Rei Acabe, contra o culto idólatra de Baal. Eis que fogo desceu do céu, e consumiu aqueles dois primeiros capitães de cinquenta, com os seus cinquenta; porém, agora seja preciosa aos teus olhos a minha vida. Então o anjo do Senhor disse a Elias: Desce com este, não temas. E levantou-se, e desceu com ele ao rei. 2 Reis 1:14,15.

10. Paulo. A prova de fé de Paulo.

Um homem tão apaixonado pelos perdidos, que ele literalmente teria pisado vidro quebrado apenas para alcançar a próxima pessoa. Mas Paulo respondeu: Que fazeis vós, chorando e magoando-me o coração? Porque eu estou pronto não só a ser ligado, mas ainda a morrer em Jerusalém pelo nome do Senhor Jesus. Atos 21:13.

11. Os doze Apóstolos.  

A prova de fé dos doze Apóstolos segundo as tradições seculares, já que não constam na Bíblia. 

“Então, disse Jesus a seus discípulos: Se alguém quer vir após mim, a si mesmo se negue, tome a sua cruz e siga-me.”(Mateus 16:24) “Então, sereis atribulados, e vos matarão. Sereis odiados de todas as nações, por causa do meu nome.”(Mateus 24:9).

Veja neste abaixo como foi a morte de cada discípulo que serviu a Jesus Cristo. Cada um foi provado na fé até o último segundo, mas não perderam a fé, a esperança e a salvação em Jesus Cristo. Sofreram aqui na terra e foram promovidos para a vida eterna nas mansões celestiais.

ANDRÉ.

 Foi discípulo de João Batista, de quem ouviu a seguinte afirmação sobre Jesus: “Eis aqui o Cordeiro de Deus”. André comunicou as boas notícias ao seu irmão Simão Pedro: “Achamos “o Messias”, o Mestre.” (João 1.35-42; Mateus 10.2). O lugar do seu martírio foi em Acaia (província romana que, com a Macedônia, formava a Grécia). Diz a tradição que ele foi amarrado a uma cruz em forma de xis (não foi pregado) para que seu sofrimento se prolongasse.

BARTOLOMEU

Tem sido identificado com Natanael. Natural de Caná de Galiléia. Recebeu de Jesus uma palavra edificante: “Eis aqui um verdadeiro israelita, em quem não há dolo” (Mateus 10.3; João 1.45-47) Exerceu seu ministério na Anatólia, Etiópia, Armênia, Índia e Mesopotâmia, pregando e ensinando. Foi esfolado vivo e crucificado de cabeça para baixo. Outros dizem que teria sido golpeado até a morte.

FILIPE

Natural de Betsaida, cidade de André e Pedro. Um dos primeiros a ser chamado por Jesus, a quem trouxe seu amigo Natanael (João 1.43-46). Diz-se que pregou na Frigia e morreu como mártir em Hierápolis.

JOÃO (apóstolo do amor).

O apóstolo que recebeu de Jesus a missão de cuidar de Maria. “O discípulo que Jesus amava” (João 13.23). Pescador, filho de Zebedeu (Mateus 4.21) o único que permaneceu perto da cruz (João 19.26-27). O primeiro a crer na ressurreição de Cristo (João 20.1-10). A tradição relata que João residiu na região de Éfeso, onde fundou várias igrejas. Na ilha de Patmos, no mar Egeu, para onde foi desterrado, teve as visões referidas no Apocalipse (Apocalipse 1.9). Após sua libertação teria retornado a Éfeso. Teve morte natural com idade de 100 anos.

JUDAS TADEU

Foi quem, na última ceia, perguntou a Jesus: “Senhor, por que te manifestarás a nós e não ao mundo?” (João 14:22-23). Nada se sabe da vida de Judas Tadeu depois da ascensão de Jesus. Diz a tradição que pregou o Evangelho na Mesopotâmia, Edessa, Arábia, Síria e também na Pérsia, onde foi martirizado juntamente com Simão, o Zelote.

JUDAS ISCARIOTES (o traidor).

Filho de Simão, traiu a Jesus por trinta peças de prata, enforcando-se em seguida.(Mateus 26:14-16; 27:3-5). 

MATEUS ( ex cobrador de impostos).

Filho de Alfeu, e também chamado de Levi. Cobrador de impostos nos domínios de Herodes Antipas, em Cafarnaum (Marcos 2.14; Mateus 9.9-13; 10.3; Atos 1.13). Percorreu a Judéia, Etiópia e Pérsia, pregando e ensinando. Há várias versões sobre a sua morte. Teria morrido como mártir na Etiópia.

MATIAS (substituto de Judas).

Escolhido para substituir Judas Iscariotes (Atos 1.15-26). Diz-se que exerceu seu ministério na Judéia e Macedônia. Teria sido martirizado na Etiópia.

PAULO (maior missionário da igreja primitiva).

Israelita da tribo de Benjamim (Filipenses 3.5). Natural de Tarso, na Cilícia (hoje Turquia). Nome romano de Saulo, o Apóstolo dos Gentios. De perseguidor de cristãos, passou a pregador do evangelho e perseguido. Realizou três grandes viagens missionárias e fundou várias igrejas. Segundo a tradição, decapitado em Roma, nos tempos de Nero, no ano 67 ou 70 (Atos 8.3; 13.9; 23.6; 13-20).

PEDRO (estava sempre um passo a frente dos demais).

Pescador, natural de Betsaida. Confessou que Jesus era “o Cristo, o Filho do Deus vivo”(Mateus 16.16). Foi testemunha da Transfiguração (Mateus 17.1-4). 
Seu primeiro sermão foi no dia de Pentecostes. Segunda a tradição, sua crucificação verificou-se entre os anos 64 e 67, em Roma, por ordem de Nero. 
Pediu para ser crucificado de cabeça para baixo, por achar-se indigno de morrer na mesma posição de Cristo.

SIMÃO (o Zelote)

Dos seus atos como apóstolo nada se sabe. Está incluído na lista dos doze, em Mateus 10.4, Marcos 3.18, Lucas 6.15 e Atos 1.13. Julga-se que morreu crucificado.

TIAGO (o maior).

Filho de Zebedeu, irmão do também apóstolo João. Natural de Betsaida da Galiléia, o pescador (Mateus 4.21; 10.2). Por ordem de Herodes Agripa, foi preso e morto a espada em Jerusalém, entre os anos 42 e 44.

TIAGO (o menor).

Filho de Alfeu (Mateus 10.3). Missionário na Palestina e no Egito. Segundo a tradição, martirizado provavelmente no ano 62.

TOMÉ (que só acreditava no que via).

Só acreditou na ressurreição de Jesus depois que viu as marcas da crucificação (João 20.25). Segundo a tradição, sua obra de evangelização se estendeu à Pérsia (Pártia) e Índia. Consta que seu martírio se deu por ordem do rei de Milapura, na cidade indiana de Madras, no ano 53 da era cristã.

Obs: O único apóstolo cuja morte está registrada na Bíblia é Tiago (Atos 12:2). O rei Herodes “fez Tiago passar a fio de espada” – aparentemente uma referência à decapitação. 

As circunstâncias das mortes dos outros apóstolos só podem ser conhecidas baseadas em tradições da igreja medieval, livros de estudos teológicos, livros apócrifos e outras literaturas seculares. 

12. A nossa constante prova de fé. 

E quanto à nossa prova de fé no dia a dia de nossas vidas? Vamos travar a luta espiritual com as armas espirituais à nossa disposição e quem nos ajuda a vencer é o Espírito Santo de Deus. Os mártires da prova de fé da igreja destes tempos do fim também são destemidos sem nomes na história,  seus nomes estão escritos no livro da vida.

13. Sem fé é impossível agradar a Deus.

A prova de fé desses e outros heróis estão registrados na Bíblia Sagrada, nos anais da historia da igreja e na história secular,  como quem venceram pela fé.

Seus exemplos nos impulsionam e nos incentivam a viver pela fé. Deus vos abençoe ricamente e pelos olhos da fé vocês possam ver as grandes e firmes revelações de vitórias e de sucesso que Deus tem reservado para vocês em sua trajetória de vida assim como os heróis da fé venceram todos os obstáculos ao passarem pela prova de fé. Maranata.

Deus abençoe você e a sua família.

Pr. Waldir Pedro de Souza 
Bacharel em Teologia, Pastor e Escritor



Nenhum comentário:

Postar um comentário