sábado, 13 de janeiro de 2018

PRINCIPAIS ASPECTOS DA RESSURREIÇÃO DOS SALVOS

PRINCIPAIS ASPECTOS DA RESSURREIÇÃO DOS SALVOS

O que é Ressurreição?


Ressurreição é um substantivo feminino com origem no termo em latim “ resurrectio “ que significa o ato de ressurgir, ressuscitar, voltar à vida.

Ressurreição é diferente de reencarnação, ou seja, não tem nada a ver com o que os espiritas ensinam sobre voltar à vida ou vidas futuras através de uma ou mais reencarnações para aperfeiçoamento do corpo. A ressurreição é totalmente diferente  e implica  em que a pessoa regresse à vida como a mesma pessoa. No nosso caso aqui falamos sobre a ressurreição dos mortos em Cristo, no dia e no momento do arrebatamento da igreja. Todos receberão um corpo incorruptível e de glória, os que estivermos vivos seremos transformados num abrir e fechar de olhos. 

O termo ressurreição é um elemento que faz parte de muitas religiões, que muitas vezes anunciam a morte de deuses que posteriormente regressaram à vida segundo suas tradições.
Se a morte de Jesus está coberta de sentido e de glória, quanto mais a sua ressurreição! 

As Escrituras nos mostram vários aspectos da ressurreição de Jesus e seu amplo significado. 

Vamos ver os principais objetivos da ressurreição de Jesus que corroboram com a ressurreição dos salvos em Cristo. 

A) - A ressurreição de Jesus é a sua vitória sobre a morte.

E, quando este corpo corruptível se revestir de incorruptibilidade, e o que é mortal se revestir de imortalidade, então, se cumprirá a palavra que está escrita: Tragada foi a morte pela vitória. Onde está, ó morte, a tua vitória? (…) Graças a Deus, que nos dá a vitória por intermédio de nosso Senhor Jesus Cristo. 1Co 15.54-57.

O que é a morte? A morte não é deixar de existir. A morte física ocorre quando o espírito e a alma deixam o corpo. Quando se quebra a unidade entre o espírito, a alma e o corpo, então aconteceu a morte física.

Para vencer a morte, Jesus necessitava de uma ressurreição física, a ressurreição do corpo: Um corpo de carne e osso, e não um espírito (Lc 24.39,40). Para provar isso, Jesus comeu na presença dos discípulos (Lc 24.41-43). Esse corpo ainda tinha até as marcas da cruz (Jo 20.20,24-27), entretanto era um corpo transformado. Não estava preso ao espaço nem ao tempo, podia aparecer e desaparecer (Lc 24.31; Jo 20.19,26).

Com a ressurreição física, Jesus passou novamente a ter unidade entre seu espírito, alma e corpo. Dessa maneira Ele venceu a morte (1Co 15.54-57). No seu túmulo em Jerusalém está escrito em vários idiomas a seguinte fraze sobre Jesus: "Ele não está aqui porque Ele ressuscitou".

B) - A ressurreição é que produz a fé no Senhor Jesus. 

A fé dos discípulos “entrou em parafuso” depois da morte de Jesus (Jo 20.19,25; Lc 24.21,22). Essa fé foi restabelecida quando Jesus ressurreto apareceu aos discípulos (Jo 20.8,20).

Sem a ressurreição física quem creria no crucificado? Mas pela sua ressurreição, foi comprovado que Ele é o Filho de Deus (Rm 1.4; At 13.33) e o Juiz que julgará com equidade (At 17.31).

C) - A ressurreição de Cristo é o fundamento de nossa união com Ele.


A nossa fé em Jesus não é um simples pensamento da nossa mente, nem é uma mera aceitação mental das coisas que ouvimos sobre ele. Nossa fé n’Ele é poderosa, porque nos une a Ele. Toda nossa vida é “Em Cristo” (Paulo usa essa expressão 164 vezes). O pecador só pode ser abençoado pela obra de Cristo quando é Unido a Ele.

Entretanto, nós somos homens e a igreja, apesar de ser um organismo celestial, é um organismo humano vivo chamado de noiva de Cristo, corpo vivo do qual Ele Jesus é o cabeça.  (veja 1Co 15.48,49). Para que Jesus se tornasse o cabeça desse organismo humano, era necessário ser homem para sempre. Por isso necessitava de um corpo humano. Sem a ressurreição do corpo, Cristo teria deixado de ser humano. Pela ressurreição física, o Senhor tornou-se homem eternamente, com um corpo transfigurado e glorificado. Ele é agora o “homem do céu” (1Co 15.47), é o Filho do homem que está no meio dos candeeiros (Ap 1.13), é o Cabeça de uma nova raça (Ef 1.22,23). Aleluia.

A ressurreição de Cristo é, portanto, aquilo que faz a grande diferença entre a fé cristã e uma religião de homens.

Homens como Buda, Maomé, Alan Kardek e outros, fundaram suas religiões. Mas onde eles estão hoje? Estão mortos. Seus restos mortais estão debaixo da terra onde foram erigidos lindos mausoléus. 

Isso prova que eles não venceram o salário do pecado: a morte. Os seguidores desses homens estão sozinhos e não têm nada além de livros de regras e doutrinas. Esse livros não salvaram seus escritores, muito menos salvará seus seguidores. Mas nós não temos uma religião, um livro de doutrinas morto e sem poder. Temos uma pessoa viva que vive em nós e nós n’Ele. Essa é a esperança da glória (Cl 1.27). A Bíblia é a carta de Deus aos homens e que temos o privilégio de ler na presença do Autor que é o próprio Deus. 

D) - A ressurreição de Jesus é a base de nossa ressurreição.

A ressurreição do corpo somente é possível pela ressurreição do Senhor Jesus. Pela sua ressurreição, Ele glorificou e transfigurou a humanidade n’Ele. Ele é as primícias (1Co 15.20,23; Cl 1.18). Sua vitória sobre a morte garante a nossa própria ressurreição (Rm 8.11; 1Ts 4.14). Seu corpo de glória é o padrão de nossos futuros corpos (Fp 3.20,21; 1Co 15.48,49). Glorioso é Jesus!

E) - Quais são os principais aspectos da ressurreição de Jesus e o que significa para nós?

01) - 1Coríntios 15.17 diz que: Cristo ressuscitou e garante a nossa ressurreição.       

1Coríntios 15.17
17 E, se Cristo não foi ressuscitado, é vã a vossa fé, e ainda estais nos vossos pecados. 

02) - 1Tessalonicenses 4.16 nos esclarece como Jesus virá para buscar os seus. 

1Tessalonicenses 4.16
16 Porque o Senhor mesmo descerá do céu com grande brado, à voz do arcanjo, ao som da trombeta de Deus, e os que morreram em Cristo ressuscitarão primeiro.

03) - Filipenses 3.7-15 diz que o apóstolo Paulo nos incentiva a prosseguir olhando firme para o nosso alvo e crer no poder da sua ressurreição.      

Filipenses 3.7-15
7 Mas o que para mim era lucro passei a considerá-lo como perda por amor de Cristo;
8 sim, na verdade, tenho também como perda todas as coisas pela excelência do conhecimento de Cristo Jesus, meu Senhor; pelo qual sofri a perda de todas estas coisas, e as considero como refugo, para que possa ganhar a Cristo,
9 e seja achado nele, não tendo como minha justiça a que vem da lei, mas a que vem pela fé em Cristo, a saber, a justiça que vem de Deus pela fé;
10 para conhecê-lo, e o poder da sua ressurreição e a participação dos seus sofrimentos, conformando-me a ele na sua morte,
11 para ver se de algum modo posso chegar à ressurreição dentre os mortos.

Prosseguindo para o alvo. 
12 Não que já a tenha alcançado, ou que seja perfeito; mas vou prosseguindo, para ver se poderei alcançar aquilo para o que fui também alcançado por Cristo Jesus.
13 Irmãos, quanto a mim não julgo que o haja alcançado; mas uma coisa faço, e é que, esquecendo-me das coisas que atrás ficam, e avançando para as que estão adiante de mim,
14 prossigo para o alvo pelo prêmio da vocação celestial de Deus em Cristo Jesus.
15 Pelo que todos quantos somos perfeitos tenhamos este sentimento; e, se sentis alguma coisa de modo diverso, Deus também vo-lo revelará.

04) - 1Coríntios 15.52 diz que a ressurreição será um divisor no mundo dos seres humanos. Quem serviu a Cristo, quem esperou nEle, quem viveu com Ele e por Ele, alcançará esse bendito dia, não importa se esteja vivo ou se já estiver na campa fria; não importa quanto tempo tenha esperado aquele momento, não importa quantos anos ou quantos séculos, a ressurreição para os remidos do Senhor chegará no dia marcado e autorizado por Deus o Pai, este será grande dia do arrebatamento da igreja; tanto para os que viveram antes do nascimento de Cristo no tempo do velho testamento quanto para os que viveram e vivem em nosso tempo e no tempo futuro até aquele glorioso dia.       

1Coríntios 15.52
52 num momento, num abrir e fechar de olhos, ao som da última trombeta; porque a trombeta soará, e os mortos serão ressuscitados incorruptíveis, e nós seremos transformados.

05) - 1João 3.2  diz que a esperança e a glória de Deus se manifestarão porque assim como Ele é nós o veremos, é o que nos afirma o apóstolo João o apóstolo do amor.      

1João 3.2
2 Amados, agora somos filhos de Deus, e ainda não é manifesto o que havemos de ser. Mas sabemos que, quando ele se manifestar, seremos semelhantes a ele; porque assim como Ele é o veremos.

 Deus abençoe você e sua família.


Pr. Waldir Pedro de Souza 
Bacharel em Teologia, Pastor e Escritor. 



Nenhum comentário:

Postar um comentário