segunda-feira, 7 de outubro de 2019

QUANTO VALE UMA ALMA

VOCÊ SABE O VALOR DE UMA ALMA?

Pois que aproveita ao homem ganhar o mundo inteiro, se perder a sua alma? Ou que dará o homem em recompensa da sua alma?
Mateus 16:26  

Me permitam dizer algo sobre líderes religiosos atuais que ensinam para os acadêmicos de Teologia, para os seminaristas, ensinam nos gabinetes pastorais e nas reuniões ministeriais próprias de obreiros pastores e líderes,  o inverso do que Jesus ensinou quanto ao trato com suas ovelhas, com relação ao valor individual da alma de cada um. 

Se você ainda não conhece e ainda não cantou um corinho sobre o valor de  uma alma, você pode consultar no YouTube “você tem um valor” e você irá encontrar esse corinho muito sugestivo sobre o assunto. Tem também um outro hino que faz uma pergunta dizendo: “irmão você sabe o valor de uma alma...?”. Vejam também no YouTube. 

O apóstolo Paulo nos ensinou em Romanos 12.15:

“Alegrai-vos com os que se alegram e chorai com os que choram”.

Quantas pessoas estão chorando e clamando por socorro, por alguém que lhes estenda a mão e lhes traga uma palavra amiga e de consolo e conforto para a alma! São milhões de pessoas crentes e descrentes. Crédulos ou incrédulos. 

Mas, a tônica dos ensinamentos teológicos do mundo moderno é que os obreiros, os pastores e líderes evangélicos em geral não devem se emocionar e nem se deixar contaminar com os manifestações emocionais espontâneas de qualquer natureza de suas ovelhas, para não atingir e nem prejudicar o seu estado emocional e o seu psiquê. 

Até certo ponto podemos considerar que este procedimento estaria correto, mas não devemos generalizar e formar uma barreira de proteção que não nos permite verificar o que realmente está acontecendo com as ovelhas, afim de neutralizar todo e qualquer envolvimento emocional com o rebanho que está aos nossos cuidados pastorais. 

Você que é líder evangélico, Pastor, obreiro, e crentes em geral já orou e chorou diante de Deus hoje para a conversão a Cristo de uma pessoa da sua família ou não? Tenho certeza que se você que é uma pessoa honesta, que é crente e tiver que cobrir um cheque ou pagar uma conta na próxima segunda-feira e não tiver as provisões necessárias, você é capaz de chorar na presença de Deus em oração a noite inteira pedindo o socorro do Senhor Jesus. Façam isso também com relação às vidas que estão indo, aos montões, para o inferno. Você é capaz sim de ganhar uma ou mais almas para o Senhor Jesus.  

“Como que um pastor, um líder evangélico de verdade não vai chorar com uma ou mais de suas ovelhas se ela ou elas está ou estão chorando de tristeza ou de alegria? Se isto não acontecer com você, é bom você repensar sua vida ministerial, sua vocação e seu chamado. A emoção das ovelhas e do rebanho devem também ser consideradas como emoções contagiantes na vida dos seus pastores e líderes. Isso é alegrar com os que se alegram e chorar com os que choram”.  By Waldirpsouza. 


A Bíblia nos ensina que uma alma vale mais do que o mundo inteiro.

A vida do justo é como árvore plantada junto à corrente das águas, mas o fruto do justo é árvore de vida, alimenta os famintos e fortalece os fracos. (Salmo 1.1-3).

Da boca do justo saem palavras de vida eterna e das mãos dele obras da bondade. O justo também é sábio e a maior expressão de sabedoria é investir na salvação dos perdidos. 

Aquele que ganha almas faz investimento eterno e ajunta tesouros que os ladrões não podem roubar nem a traça destruir. 

Da boca do justo saem palavras de vida eterna e das mãos dele obras da bondade. O justo também é sábio e a maior expressão de sabedoria é investir na salvação dos perdidos. 

Aquele que ganha almas faz investimento eterno e ajunta tesouros que os ladrões não podem roubar nem a traça destruir. 

De nada adianta ganhar o mundo inteiro e perder a sua alma. 

De nada adianta ajuntar tesouros na terra se esses bens e tesouros não estão a serviço do Reino de Deus para ganhar almas. 

O melhor investimento que podemos fazer é no Reino de Deus para a salvação de todo aquele que nEle crer. O melhor e mais sábio uso do nosso tempo é proclamar as boas novas de salvação. O evangelho é boas novas de grande alegria. 

A maior alegria que podemos ter é gerar filhos espirituais. A maior recompensa que poderemos ter é ver almas se rendendo aos pés do Senhor Jesus. 

Seja sábio, invista seu tempo, seu dinheiro e sua vida nessa grande empreitada de ganhar almas para o reino de Deus. Isso não tem preço. Isso nos trás um gozo de alegria na alma que dinheiro nenhum paga.

“O fruto do justo é árvore de vida, e o que ganha almas é sábio”.  Pv.11.30.

Quanto você pagaria pelo resgate de sua própria alma?

Que daria o homem pelo resgate (pagamento) de sua própria alma? (Marcos 8:37).

O salmista no Salmo 47.7 nos diz o seguinte: que “ao irmão, verdadeiramente, ninguém o pode remir, nem pagar por ele a Deus o seu resgate. 

Em Apocalipse 5.9 nos diz que só Jesus pode resgatar uma alma da perdição eterna. 

Dizendo: “E com o Teu sangue compraste para Deus homens de todas as tribos e línguas e povos e nações”.

Então qual será preço, o valor comercial da alma de um homem, de um ser humano?

Em Marcos 8.37 diz também: ...ou, que daria o homem pelo resgate da sua alma? Qual o valor a ser pago?

 Quem pode pagar para que um ser humano viva feli8  salvo para sempre e eternamente?

Ninguém podia e ninguém pode pagar tal preço, por isto Jesus teve que vir, viver como homem, criar um corpo para si, um corpo mortal para o dar em resgate em pagamento,  de nossas almas, pois no livro dos Salmos diz: (Salmo 49:6-10), Deus diz através do salmista que o preço de uma alma era caro demais e que ninguém poderia pagar por ela, vejamos estes versículo:

Salmo 49.6-10.

6.    Dos que confiam nos seus bens e na sua muita riqueza se gloriam?
7.    Ao irmão verdadeiramente, ninguém o pode remir, nem pagar por ele a Deus o seu resgate 
8. (pois a redenção da alma deles é caríssima, é cessará a tentativa para sempre). 
9.   Para que continue a viver perpetuamente e não veja a cova.
10.   Porque vê que os sábios morrem, que perecem igualmente o louco e o bruto e deixam a outros os seus bens. 

Porem Jesus pode, porque Ele era o unigênito filho de Deus que estava com Deus e que era Deus. (João 1).

 E como está escrito em Apocalipse 5: E cantavam um cântico novo, dizendo: Digno és de tomar o livro, é de abrir os seus selos; Porque foste morto e com o Teu sangue compraste para Deus homens de todas as tribos e línguas r nações. 

Portanto, Jesus é o único Caminho, a Verdade e a Vida.  (João 14.6), porque somente o sacrifício d’Ele pode pagar tão alto preço, porque somente o sangue dEle tinha tanto valor para pagar por todas as almas.


O valor de uma alma custou muito caro. 

Custou um preço impagável pelos seres humanos.

Mc 8.36, 37; Mt 16.26; Lc 9.25

Qual o valor que deve ser pago por uma pessoa que foi sequestrada? Satanás sequestrou, roubou a alegria da salvação eterna do ser humano.

É impossível calcular o valor de uma pessoa.

Não se pode por preço em uma alma, pois é criação de Deus e é eterna. O valor de uma alma é incalculável aos olhos de Deus.

Definição de uma alma. (Gn 2.7).

Somos mais do que vemos. Somos compostos de três partes. (1Ts 5.23).

Sobre o corpo, a alma e espírito.

Deus nos fez uma alma viva, alma vivente. Não é apenas só um corpo vivo. Somos todos tricotômicos, possuímos e somos constituídos de três partes a saber: corpo, alma e espírito. Cada uma dessas partes tem um direcionamento já pre determinado por Deus.

Sua alma é a fonte de todas as suas emoções e sua vontade, é o lugar onde os desejos do seu coração é real.

Jesus nos lembra o valor de uma alma. (Mt 16.26). 

A alma é criação única de Deus.

O homem é feito à imagem e semelhança de Deus, sua vida começou pela própria respiração do próprio Deus que soprou em suas narinas o fôlego de vida. (Gn 1.26-27; 2.7).

Deus concede e reconhece a alma de cada ser humano antes de nad3, no momento da concepção, por isso o aborto e pecado. (Sl 139.14-16; 82.16).

É a posse mais valiosa que uma pessoa tem.

“Todas as riquezas e poder que alguém possa ganhar aqui na terra não vale o preço da alma de alguém ou da alma que tem”. By.Waldirpsouza. 

Não importa o que faça ou tenha feito nessa vida, se você não procurar salvar sua própria alma, terá sido um completo fracasso sua passagem pelo planeta terra. 

O custo da alma prova que você tem um grande valor para Deus. 

O pecado separa a alma do homem, de Deus (Isaías 59.2).

O sacrifício de Jesus na cruz tornou possível para a alma do homem ser comprada de volta para Deus.  (Rm 5.6-8; 1 Pe 1.18-20).

O valor deve ser demonstrado em termos de tempo, esforço e dinheiro para se ver que uma alma teve todas as chances de não só ouvir o Evangelho, mas vir a Cristo e ser salvo gratuitamente. 

O homem deve valorizar sua alma aceitando a Jesus como único e suficiente Salvador e Senhor de sua vida; Jesus veio nos salvar do inferno e da perdição eterna.

A alma do homem tem um grande valor para Deus, prova disto é que Ele deu o que tinha de mais precioso, seu Filho unigênito, a fim de resgatar a nossa alma do inferno e da perdição. 

O valor que Deus coloca em cima de uma alma é inegável, é indiscutível e é inegociável. 

Se você ainda não aceitou Jesus Cristo como único, perfeito e suficiente Salvador de sua alma, aceite-O hoje mesmo. Jesus pagou o preço de sua salvação na cruz do calvário. Jesus te ama. 

Deus abençoe você e sua família. 

Pr. Waldir Pedro de Souza
Bacharel em Teologia, Pastor e Escritor. 






Nenhum comentário:

Postar um comentário