segunda-feira, 21 de outubro de 2019

ENCHEI-VOS DO ESPÍRITO SANTO

ENCHEI-VOS DO ESPÍRITO SANTO 


A Pneumologia é a matéria de Teologia que trata da doutrina do Espírito Santo.


A Efusão, ou o abundante derramamento,  do Espírito Santo no dia de pentecostes foi a maior experiência dos apóstolos depois da partida, assunção, do Senhor Jesus para os céus. 


Esse derramamento do Espírito Santo no dia de Pentecostes mudou totalmente a ação da igreja apostólica que estava nascendo naquele momento. 


A plenitude do Espírito Santo que aconteceu ali no cenáculo do templo é chamada de a promessa do Pai.

Há muitas promessas no texto bíblico, mas esta promessa específica tem a ver diretamente com o derramamento do Santo Espírito.

Profetas como:

Ezequiel.39:29. nem lhes esconderão mais o meu rosto; pois derramei o meu Espírito sobre a casa de Israel, diz o Senhor Deus.

Joel.2:28.Acontecerá depois que derramarei o meu Espírito sobre toda a carne; vossos filhos e vossas filhas profetizarão, os vossos anciãos terão sonhos, os vossos mancebos terão visões.

Isaías.32:15. Quando estenderem as vossas mãos, esconderei de vós os meus olhos; e ainda que multipliqueis as vossas orações, não as ouvirei; porque as vossas mãos estão cheias de sangue.

Isaías.44:3. Porque derramarei água sobre o sedento, e correntes sobre a terra seca; derramarei o meu Espírito sobre a tua posteridade, e a minha bênção sobre a tua descendência.

João Batista.

Mt.3:11; Lc.3:16, proclamaram, durante seus ministérios, um futuro derramamento do Espírito Santo sobre a casa de Israel, e sobre toda a carne, como o evento que marcaria os últimos dias.

Essa promessa foi corroborada pelo Rei dos reis e o maior de todos os profetas: Jesus Cristo. At.1:4-8.

Atualmente diversos estudiosos, negam o batismo com o Espírito Santo com a evidência inicial de falar em outras línguas, bem como a atualidade dos dons espirituais.

Porém, as supostas provas apresentadas por eles não se sustentam ante a hermenêutica bíblica.

Sobre o batismo com o Espírito. 

Um teólogo pentecostal inglês testemunha-nos acerca de sua experiência pentecostal dizendo o seguinte: 
“Um louvor crescente afluía agora em minha alma, até que comecei a falar em outras línguas publicamente. Cantava muito em línguas. Toda a minha experiência cristã foi revolucionada”. 

Mas o que é o batismo com o Espírito Santo?

Prometido pelo Senhor Jesus Cristo, o batismo com o Espírito Santo é o revestimento de poder que nos introduz numa nova dimensão espiritual, habilitando-nos a proclamar o evangelho com mais eficácia, a devotar a Deus um amor mais ardente e sacrifical e a ter uma vida mais santa e irrepreensível .Lc.24:49; At.1:8.

A evidência inicial e física do batismo com o Espírito Santo.

O batismo com o Espírito Santo é evidenciado pelo falar noutras línguas. Lucas realça o fato em pelo menos três ocasiões distintas At.2:1-3; 10:45-48; 19:1-7.

Fundamentos do batismo com o Espírito Santo.

Ao contrário do que supõem os inimigos da Obra Pentecostal, o batismo com o Espírito Santo não é uma prática destituída de doutrina.

Os escritores do Antigo e do Novo Testamento referem-se ao derramamento do Espírito Santo nestes últimos dias que começaram no Pentecostes.

Moisés.

Pressionado pelos encargos de sua missão, Moisés queixa-se a Deus para que o alivie daquele insuportável fardo.

Nm.11:24-25. Responde-lhe o Senhor, então, que haverá de repartir-lhe o Espírito entre setenta varões idôneos e incorruptíveis.

E os setenta puseram-se a profetizar, inclusive Eldade e Medade, que se encontravam fora do arraial.

Josué, porém, já enciumado pelo profeta, fez-lhe uma recomendação carente de oportunidade acerca de ambos: Senhor meu, Moisés, proíbe-lho. Nm.11:28.

Voltando-se para seu valoroso servo, o servo de Jeová repreendeu-o:

Tens tu ciúmes por mim? Tomara que todo o povo do SENHOR fosse profeta, que o SENHOR lhes desse o seu Espírito! Nm.11:29.

Nesta passagem de Números, os israelitas já podiam ter um vislumbre, embora pálido, do que seria o Pentecostes.

Isaías.

Conhecido como o evangelista do Antigo Testamento, Isaías vaticina a efusão do Espírito Santo:

Porque derramarei água sobre o sedento e rios, sobre a terra seca; derramarei o meu Espírito sobre a tua posteridade e a minha bênção, sobre os teus descendentes. Is.44:3.

Joel.

Ele recebe o justo Espirito de profeta pentecostal, descerra a História da Salvação e mostra a descida do Espírito Santo como a inauguração do período conhecido como os derradeiros dias:

E há de ser que, depois, derramarei o meu Espírito sobre toda a carne, e vossos filhos e vossas filhas profetizarão, os vossos velhos terão sonhos, os vossos jovens terão visões. Há-de ser que todo aquele que invocar o nome do Senhor será salvo Jl.2:28,32.

João Batista.

O predecessor de Nosso Senhor Jesus Cristo prediz o batismo com o Espírito Santo: E eu, em verdade, vos batizo com água, para o arrependimento; mas aquele que vem após mim é mais poderoso do que eu; não sou digno de levar as suas sandálias; ele vos batizará com o Espírito Santo e com fogo Mt.3:11.

Jesus.

O Filho de Deus promete a efusão do Espírito:

E, estando com eles, determinou-lhes que não se ausentassem de Jerusalém, mas que esperassem a promessa do Pai, que disse ele, de mim ouvistes. Porque, na verdade, João batizou com água, mas vós sereis batizados com o Espírito Santo, não muito depois destes dias At.1:4-5.


O que é Glossolália: É O transbordar em línguas, é o falar em línguas estranhas. 

Do Gr. Glôssa: língua e laliá: dialeto.


A glossolália é um dom sobrenatural concedido aos apóstolos no dia de Pentecostes, pelo qual se tornaram capazes de falar várias línguas;

É a faculdade de falar em línguas estrangeiras ou estranhas sem nunca as ter estudado.

A glossolália é comumente encontrada em reuniões religiosas por praticantes do evangelho pentecostal até nos dias atuais. É só crer e buscar que a pessoa vai receber o batismo com o Espírito Santo com a evidência de falar em outras línguas. 

Atos 2.1-13.

1. Cumprindo-se o dia de Pentecostes, estavam todos reunidos no mesmo lugar;

2. e, de repente, veio do céu um som, como de um vento veemente e impetuoso, e encheu toda a casa em que estavam assentados. 

3. E foram vistas por eles línguas repartidas, como que de fogo, as quais pousaram sobre cada um deles. 


4. E todos foram cheios do Espírito Santo e começaram a falar em outras línguas, conforme o Espírito Santo lhes concedia que falassem.


5. E em Jerusalém estavam habitando judeus, varões religiosos, de todas as nações que estão debaixo do céu.


6. E, correndo aquela voz, ajuntou-se uma multidão e estava confusa, porque cada um os ouvia falar na sua própria língua. 


7. E todos pasmavam e se maravilhavam, dizendo uns aos outros: Pois quê! Não são galileus todos esses homens que estão falando? 


8. Como pois os ouvimos, cada um, na nossa própria língua em que somos nascidos?


9. Partos e medos, elamitas e os que habitam na Mesopotâmia, e Judeia, e Capadócia, e Ponto, e Ásia, 

10. e Frígia, e Panfília, Egito e partes da Líbia, junto a Cirene, e forasteiros romanos (tanto judeus como prosélitos),


11. e cretenses, e árabes, todos os temos ouvido em nossas próprias línguas falar das grandezas de Deus.

12. E todos se maravilhavam e estavam suspensos, dizendo uns para os outros: Que quer isto dizer?


13. E outros, zombando, diziam: Estão cheios de mosto.


Em  Efésios 5:18 diz o seguinte: E não vos embriagueis com vinho, em que há contenda, mas enchei-vos do Espírito Santo. 

A frase “Mas enchei-vos do Espírito Santo”, no grego faz uma referencia contínua, isso nos deixa claro que  sermos cheios do Espírito Santo não pode ser  uma experiência isolada, mas devemos nos encher do Espírito Santo em todos os dias, todas as horas, todos os minutos a cada segundo de nossas vidas. 

Para nos enchermos do Espírito Santo é preciso nos revestirmos da armadura do poder e da autoridade do nome de nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo. Ele nos capacitará a sermos cheios do Espírito Santo. 

Efésios, 6.10-20.

10. No demais, irmãos meus, fortalecei-vos no Senhor e na força do seu poder.


11. Revesti-vos de toda a armadura de Deus, para que possais estar firmes contra as astutas ciladas do diabo;

12. porque não temos que lutar contra carne e sangue, mas, sim, contra os principados, contra as potestades, contra os príncipes das trevas deste século, contra as hostes espirituais da maldade, nos lugares celestiais. 

13. Portanto, tomai toda a armadura de Deus, para que possais resistir no dia mau e, havendo feito tudo, ficar firmes.

14. Estai, pois, firmes, tendo cingidos os vossos lombos com a verdade, e vestida a couraça da justiça,

15. e calçados os pés na preparação do evangelho da paz; 

16. tomando sobretudo o escudo da fé, com o qual podereis apagar todos os dardos inflamados do maligno. 

17. Tomai também o capacete da salvação e a espada do Espírito, que é a palavra de Deus,

18. orando em todo tempo com toda oração e súplica no Espírito e vigiando nisso com toda perseverança e súplica por todos os santos 

19. e por mim; para que me seja dada, no abrir da minha boca, a palavra com confiança, para fazer notório o mistério do evangelho,

20. pelo qual sou embaixador em cadeias; para que possa falar dele livremente, como me convém falar.

O Senhor nos disse que seríamos revestidos com poder do alto, para curar os enfermos, expulsar demônios, falar novas línguas, etc. Marcos16:17-18.

Como eu posso me encher ou ser cheio do Espírito Santo?

A Bíblia nos diz que somos vasos criados por Deus. O Profeta Jeremias teve uma experiência incrível quando viu um oleiro fazendo um vaso de barro.

Como o vaso, que ele fazia de barro, quebrou-se na mão do oleiro, tornou a fazer dele outro vaso, conforme o que pareceu bem aos olhos do oleiro fazer. (Jeremias 18: 4).

Deus levou Jeremias à casa do oleiro para ensinar a ele uma lição. Jeremias observa o oleiro e repara que quando o vaso se quebrava, sendo do mesmo material, ele fazia outro vaso.

Eu e você estamos sendo moldados por Deus. Um vaso pode parecer perfeito aos olhos das pessoas, mas quem nos criou tem um olhar diferente. Ele sabe aonde estão os defeitos. As vezes, até parece que somos perfeitos, mas Deus é quem nos avalia.

Nós fomos criados à imagem e semelhança de Deus, mas o pecado e as muitas experiências que tivemos desconfiguraram a nossa imagem. Por isso, de vez em quando parece que Deus literalmente desmonta a nossa vida e, com o mesmo material, começa uma obra nova. E Ele vai fazer isso até que cheguemos à perfeição.

Como saberemos se somos cheios do Espírito Santo: Gálatas 5:22 nos fala sobre o fruto do Espírito. Todas estas palavras deste versículo fazem parte do fruto do Espírito. 

Exemplificando isso como uma laranja: todos os gomos fazem parte da mesma fruta e estão todos ligados uns aos outros e a gente só sabe a doçura daquela fruta quando descascamos para chupa-la. 

Mas o fruto do Espírito é: amor, alegria, paz, longanimidade, benignidade, bondade, fidelidade, mansidão, domínio próprio.

Será que nós temos estes frutos em nossas vida?

Para termos a vida cheia do Espírito Santo, temos que conhecer algumas situações importantes. 

Vou considerar 3 situações muito importantes para sermos cheios do Espírito Santo.  

A primeira é: Temos que nos esvaziar de nós mesmos e de todas as coisas ruins em nossa vida.

Amados, o Senhor quer nos encher de Seu Espírito, ele quer nos encher da sua água da vida, pois ele mesmo disse em João 4:14. 

Aquele, porém, que beber da água que eu lhe der nunca mais terá sede; pelo contrário, a água que eu lhe der será nele uma fonte a jorrar para a vida eterna.

Porém, o Senhor nos disse que de uma mesma fonte não pode sair água doce e salgada. Muitas vezes nos enchemos de maus pensamentos, de brigas, rixas, etc.

Ai pedimos ao Senhor, “Encha-me”; mas será que temos espaço para sermos cheios? Será que nosso coração e nossa mente tem lugar preferencial para as coisas de Deus?

Assim para nos enchermos do Espírito Santo temos que esvaziar nossos corações de todas as nuances do pecado.

Mas como esvaziar nossos corações do pecado e de todas as suas mazelas como: ira, cólera, sentimentos de vingança, falta de perdão, etc.?

Simplesmente reconhecendo e renunciando nossas amarguras, nossos rancores e resumindo, temos que renunciar tudo que é contrário a Deus confessando e entregando a Deus todos os nossos pecados e nossas culpas.  1 João 1:9.

Se confessarmos os nossos pecados, ele é fiel e justo para nos perdoar os pecados e nos purificar de toda injustiça.

E se ou quando vierem os problemas vou continuar cheio do Espírito Santo?

É claro que em nossas vidas sempre aparecem problemas, mas temos que ter a convicção que Deus está no controle de nossas vidas.

A segunda é: para nos enchermos do Espírito Santo temos que renovar diariamente os nossos pensamentos e nosso coração.

Romanos 12:1-2. E não vos conformeis com este mundo, mas transformai-vos pela renovação do vosso entendimento, para que experimenteis qual seja a boa, agradável e perfeita vontade de Deus.

O Senhor nos disse que este mundo tem um sistema, uma forma, um esquema, um estilo de vida o qual ele nos diz para não nos conformarmos com este mundo.

Temos que nos renovar através do Seu poder, deixamos  que a palavra de Deus limpe nossos pensamentos.

Filipenses 4:8. Quanto ao mais, irmãos, tudo o que é verdadeiro, tudo o que é honesto, tudo o que é justo, tudo o que é puro, tudo o que é amável, tudo o que é de boa fama, se há alguma virtude, e se há algum louvor, nisso pensai.

Devemos meditar em Efésios 6.10ss sobre a armadura espiritual, a armadura de Deus. 

Todo soldado quando sai para a batalha tem que estar revestido. Os soldados da antiguidade cobriam suas cabeças com capacetes, porque a cabeça, o celebro, o pensamento é o mais importante em uma batalha, pois sem raciocinar, sem pensar direito o soldado perde a noção do tempo e também a batalha.

O diabo sabe que se ele acertar a nossa mente fica mais fácil de nos vencer, por isso ele fica 24 horas por dia jogando dardos com pensamentos malignos para nos atingir.

Ele pode jogar dardos de incredulidade, de medo, de fornicação, de adultério, etc. depois ele mesmo nos acusa dizendo, olha o que ele está pensando, olha o que ele (a) está fazendo!

Não devemos dar lugar em nossa mente ao diabo, temos que ter bem claro que o diabo veio somente para matar, roubar e destruir.

Quando tivermos pensamentos ruins temos que repreendê-los em nome de Jesus e pedir discernimento ao Espírito Santo Parabéns não incorrermos mais nesses erros. 

Temos que marcar com o sangue de Jesus o nosso território, nossa mente, nossa casa, nossa família, nossos filhos, nosso casamento, etc, dizendo: satanás, você não tem lugar neste território por que entreguei a minha vida a Jesus Cristo e estou cheio do Espírito Santo.


A terceira é: Para vivermos cheios do Espírito Santo temos que estar declarando que somos de Deus como está no Salmo 23.

O Senhor é o meu pastor. Temos que estar seguros quem realmente é Deus para ti e para nós. É o nosso pastor, Deus é o nosso maior tesouro. nada me faltará. Deus é a sua provisão, não importa em que situação se encontra o nosso pais, Deus é quem cuida.

Deitar-me faz em verdes pastos, guia-me mansamente a águas tranquilas. Refrigera a minha alma; Essa é a nossa posição, como disse em Efésios 1:3. Bendito o Deus e Pai de nosso Senhor Jesus Cristo, o qual nos abençoou com todas as bênçãos espirituais nos lugares celestiais em Cristo.

Guia-me pelas veredas da justiça por amor do seu nome. O senhor vai te guiar por toda sua vida, não importa o que passamos neste mundo, mas é ele quem nos guia.

Ainda que eu andasse pelo vale da sombra da morte, não temeria mal algum, porque tu estás comigo; a tua vara e o teu cajado me consolam. Não importa por onde andemos com ele estamos seguros. Não temerei, é sinal de paz o Senhor é a sua Paz, com Deus não há temor.

Preparas uma mesa perante mim na presença dos meus inimigos, – Deus é quem nos alimenta e coloca nossos inimigos de baixo de nossos pés, mas não esqueça que sua luta não é contra a carne mas contra os espíritos e potestades do mal.

Unges a minha cabeça com óleo, o meu cálice transborda. Certamente que a bondade e a misericórdia me seguirão todos os dias da minha vida; Deus é a nosso plenitude todos os dias de nossas vidas, é Ele que nos enche do espírito santo.

E habitarei na Casa do Senhor por longos dias. Esta é uma promessa que temos de Deus, não importa que se a terra se move, se as coisas trocam de lugar mas temos que estar firmados  em Jesus.

Devemos entregar nossas vidas todos os dias nas mãos do Senhor Jesus.

Temos que nos renovar todos os dias através da oração, através dos louvores  e através da adoração a Deus, Deus vai limpar nossos corações.

Não se esqueçam, vivamos nos enchendo do Espírito Santo diuturnamente e as bênçãos do Senhor Jesus se multiplicarão em nossas vidas. 


1 Tessalonicenses, 5.16-24

16. Regozijai-vos sempre.

17. Orai sem cessar. 

18. Em tudo dai graças, porque esta é a vontade de Deus em Cristo Jesus para convosco. 

19. Não extingais o Espírito.

20. Não desprezeis as profecias.

21. Examinai tudo. Retende o bem.

22. Abstende-vos de toda aparência do mal.

23. E o mesmo Deus de paz vos santifique em tudo; e todo o vosso espírito, e alma, e corpo sejam plenamente conservados irrepreensíveis para a vinda de nosso Senhor Jesus Cristo.

24. Fiel é o que vos chama, o qual também o fará.



Deus abençoe você e sua família.


Pr. Waldir Pedro de Souza 
Bacharel em Teologia, Pastor e Escritor. 



Nenhum comentário:

Postar um comentário