segunda-feira, 11 de março de 2024

NOSSA SEGURANÇA PLENA ESTÁ EM JESUS

NOSSA SEGURANÇA PLENA ESTÁ EM JESUS.

 

A nossa segurança plena está no Senhor Jesus, nosso Salvador.

Salmo 4:8 – “Em paz também me deitarei e dormirei, porque só tu, Senhor, me fazes habitar em segurança”.

Ao justo nasce luz nas trevas. Em Eclesiastes 9:8 temos um parâmetro daquilo que acontece com aqueles que amam a Deus, “Em todo tempo sejam alvas as tuas vestes e nunca falte o óleo (unção do Espírito Santo) sobre a tua cabeça”.

O que é segurança na Bíblia? Em um mundo cada vez mais inseguro, as pessoas buscam segurança e proteção. Exércitos se enfrentam em vastos desertos, países se equipam com armas nucleares, ideias revolucionárias colocam em risco milhões de pessoas. Em nosso ambiente, enfrentamos cada vez mais ameaças à nossa segurança e à de nossas famílias.

A segurança física é a coisa mais importante para muitos. A Bíblia tem muito a dizer sobre a segurança, tanto física quanto espiritual.

No Velho Testamento, Deus prometeu aos israelitas que viveriam em segurança na terra se obedecessem a Seus mandamentos (Levítico 25:18-19; 26:3-5; Deuteronômio 12:10). Quando o povo de Deus se afastou dEle e seguiu outros deuses, sua segurança foi ameaçada, levando-os ao desastre. Os altos e baixos registrados no Livro dos Juízes claramente vinculam a segurança nacional do antigo Israel à sua obediência à Palavra de Deus. A palavra hebraica traduzida como "segurança" no Antigo Testamento significa "um lugar de refúgio; proteção, confiança, esperança". Provérbios 18:10 descreve o nome do Senhor como uma torre forte para a qual os justos correm e encontram refúgio. De acordo com Provérbios 29:25, a segurança também inclui a confiança plena no Senhor.

O Novo Testamento não negligencia a segurança física. Jesus falou sobre carregar uma espada para proteção, (Lucas 22:36), e Paulo manteve-se a salvo daqueles que queriam feri-lo fisicamente em várias ocasiões, (Atos 9:25; 17:10; 19:30; 23:10), no entanto, o Novo Testamento se concentra mais na segurança espiritual, ou seja, na salvação. Jesus e os escritores do Novo Testamento tinham muito a dizer sobre a segurança.

A segurança espiritual é encontrada em apenas um lugar. A nossa fé no sangue derramado de Jesus Cristo como pagamento por nossos pecados e em Sua ressurreição, (Hebreus 11:1, João 3:17; Atos 2:21; 4:12; Romanos 10:9; Efésios 2:8). Jesus veio ao mundo para dar segurança espiritual e segurança eterna a todos os que crêem nEle. A necessidade de segurança física é mínima comparada à nossa necessidade de segurança espiritual, porque a nossa luta não é contra a carne e o sangue, mas contra as hostes espirituais nos ares celestiais.

Os nossos instrumentos de luta e de defesa veem de Deus. Efésios 6:10-20.

10. No demais, irmãos meus, fortalecei-vos no Senhor e na força do seu poder.

11. Revesti-vos de toda a armadura de Deus, para que possais estar firmes contra as astutas ciladas do diabo;

12. porque não temos que lutar contra carne e sangue, mas, sim, contra os principados, contra as potestades, contra os príncipes das trevas deste século, contra as hostes espirituais da maldade, nos lugares celestiais.

13. Portanto, tomai toda a armadura de Deus, para que possais resistir no dia mau e, havendo feito tudo, ficar firmes.

14. Estai, pois, firmes, tendo cingidos os vossos lombos com a verdade, e vestida a couraça da justiça,

15. e calçados os pés na preparação do evangelho da paz;

16. tomando sobretudo o escudo da fé, com o qual podereis apagar todos os dardos inflamados do maligno.

17. Tomai também o capacete da salvação e a espada do Espírito, que é a palavra de Deus,
18. orando em todo tempo com toda oração e súplica no Espírito e vigiando nisso com toda perseverança e súplica por todos os santos

19. e por mim; para que me seja dada, no abrir da minha boca, a palavra com confiança, para fazer notório o mistério do evangelho,

20. pelo qual sou embaixador em cadeias; para que possa falar dele livremente, como me convém falar.

Podemos estar em grande perigo de danos físicos e materiais neste mundo e ainda ter a certeza de uma eternidade de segurança no céu. Não há necessidade de temer aqueles que só podem prejudicar o corpo, a carne e o sangue, mas não podem tocar na alma, (Lucas 10:19,  Mateus 10:28).

Lucas 10:19 resume bem a segurança que Jesus deu aos seus apóstolos quando enviou os 70 para evangelizar as cidades em que Ele haveria de passar.

“19. Eis que vos dou poder para pisar serpentes e escorpiões, e toda a força do Inimigo, e nada vos fará dano algum”.
Infelizmente muitos se iludem pensando que a verdadeira segurança vem das coisas do mundo: armas poderosas, dinheiro, fama, conforto, posição social, formação secular, diplomas e poder. No entanto, a segurança que estas coisas oferecem é temporária e passageira. As riquezas "abrem suas asas e voam", (Provérbios 23:5). Nada é certo neste mundo. Salomão nos dá instruções sobre isso: "Vi ainda debaixo do sol que os mais rápidos nem sempre ganham a corrida, que os mais fortes nem sempre vencem a batalha, que os sábios nem sempre têm pão, que os prudentes nem sempre têm riquezas, que os inteligentes nem sempre são honrados, mas que tudo depende do tempo e do acaso", (Eclesiastes 9:11). Nenhum argumento no mundo pode fornecer segurança espiritual no céu. Paulo falou de um tempo vindouro quando o Senhor retornará à Terra. Naquele momento, aqueles que confiam em outra coisa que não seja Cristo perceberão que não têm paz nem segurança: “Porque vocês sabem perfeitamente que o Dia do Senhor vem como ladrão de noite. Quando andarem dizendo: ‘Paz e segurança’, eis que lhes sobrevirá repentina destruição, como vêm as dores de parto à mulher que está para dar à luz; e de modo nenhum escaparão". (1 Tessalonicenses 5:2-3).

Os que têm a verdadeira sabedoria temerão ao Senhor, o único que pode dar a verdadeira segurança, “Então você andará seguro no seu caminho, e o seu pé não tropeçará.

Quando se deitar, você não terá medo; sim, você se deitará e o seu sono será tranquilo. Não temerá o pavor repentino, nem a desgraça dos ímpios, quando vier. Porque o Senhor será a sua segurança e ele não deixará que os seus pés sejam presos”. (Provérbios 3:23-26).

A nossa segurança plena está em nós servirmos ao Senhor com toda a nossa alma e com todo o nosso entendimento.

Deus é a nossa plena confiança e segurança.  O Salmo 118 que é um Salmo de Davi nos diz muitas coisas concernentes ao assunto segurança.

Este Salmo está entre o menor Salmo da Bíblia que é o 117, e o maior Salmo da Bíblia que é o 119. Destaca-se do Salmo 118 o versículo 8 que está exatamente no centro da Bíblia e que diz: Salmo 118.8:

“8. É melhor confiar no Senhor do que confiar no homem”.

Este versículo era o preferido de Martinho Lutero, ele dizia mais ou menos assim: “que a segurança do homem perece com o tempo, mas a segurança de Deus e viva, eficaz e permanente”.

O Salmo 118 Serve como um lembrete para confiarmos no amor inabalável e na fidelidade de Deus para conosco; serve também para darmos graças pela Sua salvação e para viver uma vida de louvor e obediência ao Senhor Jesus. Ela nos incentiva a confiar no Senhor em tempos difíceis e a compartilhar nosso testemunho de Sua bondade com outras pessoas.

O centro da mensagem ou a mensagem central do Salmo 118:1-29 é “deem graças a Deus”. Este é um salmo cantado em culto de gratidão, pela ajuda recebida de Deus dando a vitória sobre os inimigos. Este é também o último salmo do grupo cantado nas festas, no Templo ou a caminho dele, que lembra a saída do povo judeu do Egito, (Sl 113, meditando também no Salmo 3 e na mensagem “Quem são os nossos inimigos” do, Salmo 17).

Vejamos a explicação de alguns versículos do Salmo 118.

Salmo 118:1 nos diz: Porque o seu amor dura para sempre. O grande motivo para nos alegrarmos e agradecermos a Deus: ele é bom, e seu misericordioso amor nunca tem fim. As experiências por que passamos nesta vida, se servirem para nos revelar essa verdade sobre Deus, já terão valido a pena.

Salmo 118:2-4 nos diz: Que o povo de Israel diga. Provavelmente estes versos eram cantados responsivamente, alternando entre os sacerdotes e o povo.

Salmo 118:5-14 nos diz que: Na minha aflição o Senhor não me abandona. Este salmo pode nos ensinar uma boa forma de lidar com nossas aflições: começamos por nos conscientizarmos de que Deus é bom e misericordioso (vs. 1-4), fazendo isso em oração, agradecendo ao próprio Deus. Então será a hora de pedirmos a ajuda dele: eu clamei ao SENHOR. Possivelmente nas celebrações era o rei quem recitava estes versos (e também os vs. 17-21), e o fazia como representante da nação e de todo o povo. Assim também o Messias “encarnou” este salmo, e os vs. 22-24 são citados no Novo Testamento como se referindo a Jesus. Veja o quadro “Salmos Reais e Messiânicos”, (Sl 22).

Salmo 118:5-6 nos diz que: Ele me livrou da angústia. Aprendemos com o rei e com o Messias a clamar a Deus por socorro em nossas dificuldades. Ele nos atende e nos faz vencer o medo, através do seu amor que dura para sempre. ( 1Jo 4:18).

Salmo 118:7 nos diz: Por isso verei a derrota dos meus inimigos. A fidelidade de Deus para conosco nos anima a crer que, mesmo quando estamos cercados e em grande perigo, ele nunca perde o controle da situação. No Novo Testamento, após a morte e ressurreição de Cristo, esse “otimismo básico” continua válido, na verdade fica ampliado e ainda mais realista, inclusive levando em conta a possibilidade da morte. 2Co 1:8-10; 4.7 a 5.10.

Salmo 118:8-9 nos diz que: É melhor confiar no SENHOR. O fato de o salmista afirmar por duas vezes que Deus ajudará muito mais do que os seres humanos e seus líderes indica que haverá situações em que nossa tendência será o contrário, isto é, apegar-nos a ajudas humanas, visíveis, em vez de confiar no amor de Deus.

Salmo 118:10-16 nos diz que venceremos sempre: Pelo poder do SENHOR. A vitória já aconteceu, estamos em plena celebração. Mas o salmista, também o rei, sabe muito bem que foi Deus, e não ele próprio, o responsável pelo sucesso: o Senhor é quem nos faz ter forças para lutar e nos salva. (v. 14).

Salmo 118:17 nos diz que: Vou viver e anunciar as grandezas de Deus. Numa abordagem bastante realista, o salmista sabe que havia a possibilidade da sua morte, mas se alegra por Deus ter escolhido mantê-lo vivo. Assim, não guardará a ação de Deus como se fosse um segredo.

Salmo 118:18-21 nos diz que: Ele me castigou com dureza porque foi necessário a correção. A disciplina severa tem lugar num contexto amoroso, lembrando que o amor de Deus dura para sempre. Como bons pais e mães fazem, Deus nos ama muito, e não vai simplesmente nos largar soltos vivendo de qualquer jeito. Mas também não vai nos castigar sem limites. Seu propósito é nos formar na justiça e na obediência, de modo a chegarmo-nos à sua presença sem constrangimentos, (Ef 6:1-4,). Este é o portão do SENHOR. Nas celebrações, os fiéis nesta hora chegavam às portas do Templo. porque me escutaste. É hora de reconhecer que o cuidado amoroso de Deus, incluindo a disciplina rigorosa, nos fez bem e nos deu a vitória.

Salmo 118:22-23 nos diz que: A pedra que os construtores rejeitaram, veio a ser a principal pedra da esquina. Jesus aplica este verso à sua rejeição por parte da liderança religiosa de Israel, sinalizando a criação de um novo povo de Deus a partir dEle. (Mt 21:42-43).

Salmo 118:24 nos diz que: Este é o dia da vitória para os que confiam plenamente em Deus, o criador de tudo e de todas as coisas. Literalmente, “o dia que o Senhor Deus fez”, significa que a Luz da obra principal que Deus fez foi a de Jesus Cristo como Salvador e libertador de todos os que nEle crer. Podemos celebrar a libertação definitiva da escravidão do pecado através da sua morte na cruz e da ressurreição.

Salmo 118:25 nos diz: Salva-nos, ó SENHOR e nos livre da aflição do dia a dia. Parece estranho um pedido por salvação agora, depois de a vitória já ter sido conquistada e celebrada, mas novamente à luz da nova aliança pela morte de Cristo, isso se encaixa perfeitamente com a nossa realidade atual, vivendo pela fé entre um primeiro encontro pessoal com Jesus em nosso coração e o encontro aberto e geral que só acontecerá na sua segunda vinda. Já temos a vitória garantida, mas por enquanto enfrentamos ainda muitas aflições, nas quais ainda sentimos a necessidade de pedir socorro diuturnamente ao nosso amoroso Deus. Rm 8:15-39.

Salmo 118:26 nos diz sobre “Aquele que vem em nome de Deus, que é o SENHOR dos exércitos”. Este verso é utilizado por Jesus para ilustrar suas duas vindas. A primeira é conhecida como “a entrada triunfal de Jesus em Jerusalém”, no domingo antes da Páscoa. Essa era exatamente uma das grandes celebrações em que estes Salmos eram cantados pelos israelitas, que de todas as cidades se dirigiam a Jerusalém. (Mt 21:1-11, especialmente o versículo 9). Ao cantarem este verso para Jesus, o povo da Galiléia anunciava que Ele era o Messias. Como Ele foi rejeitado pelas lideranças e pela grande maioria do povo, depois de naquela semana, Mt. 21:22-23 e de lamentar e condenar as atitudes dos Fariseus e doutores da Lei, Jesus anuncia que eles não mais o veriam até a Sua segunda vinda, quando terão de reconhecer seu erro e dizer: “Bendito aquele que vem em nome do Senhor”.

Salmo 118:27 nos diz que Ele, Jesus, é a nossa luz. Em meio às nossas aflições e na espera pela vinda do Messias, Deus ilumina nossos caminhos. Deus nos faz ser luz no meio das trevas. Um domingo   antes da Páscoa em Jerusalém, todos festejavam colocando até ramos no caminho por onde Jesus entrava na cidade e o adoravam, já na mesma semana Jesus foi preso, crucificado e sepultado, mas no domingo seguinte Jesus ressuscitou dentre os mortos e vive e reina para todo sempre. Ele mesmo disse: “Eu sou a luz do mundo, quem me segue não andará nas trevas". Isso ilustra a celebração deste Salmo. (Mt 21:8).

Salmo 118:28 nos diz: Tu és o meu Deus. Além da importante dimensão coletiva, de que Deus cuida do conjunto de seus filhos e filhas, também é importante nossa atitude individual, em que podemos dizer: “não confiarei em nenhum outro, não falarei de outros poderes e grandezas, mas somente de ti, meus Deus e meu Salvador”.

Salmo 118:29 nos diz que o Seu grande amor é infindável e dura para sempre. Muita coisa aconteceu ao longo deste salmo, mas tudo termina com a verdade, a mesma do princípio. Deus é bom e Seu amor por nós não tem fim e dura para sempre.

Deus abençoe você e sua família.

 

Pr. Waldir Pedro de Souza.

Bacharel em Teologia, Pastor e Escritor.

 

 

 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário