segunda-feira, 4 de março de 2024

JOSAFÁ UM REI TEMENTE A DEUS

JOSAFÁ FOI UM REI TEMENTE A DEUS

 

Erros e acertos do rei Josafá. 1 Reis 15:24.

Josafá significa “Iaweh é juiz”. Filho do rei Asa, que empreendeu uma boa reforma administrativa e principalmente religiosa, recebeu este nome e teve seu caráter orientado pelo pai. 

Algumas marcas de sua vida podem nos orientar. Vejamos com atenção, pois ele é um modelo de bom administrador e de pessoa piedosa. Entre erros e acertos, ele mais acertou do que errou, por isso devemos imitar os seus acertos porque ele era temente a Deus.

Ele teve um pai, o rei Asa, que o ensinou a ser temente a Deus. 2Crônicas 14.1-5.

A oração do seu pai em 2Crônicas 14.11 demonstra que ele era um homem, rei, de oração.

Estamos vendo como um pai pode influenciar seu filho no bom caminho. Josafá andou no bom caminho: 2Crônicas 17.3-6.  Os filhos devem perseverar no bom caminho que os pais ensinam. E os pais devem ensinar bons caminhos aos seus filhos.

 Josafá e o avivamento espiritual. 

Josafá liderou um grande despertamento religioso e jurídico em Israel, trazendo segurança para o seu governo. 2. Crônicas 19:4. Ele comandou uma volta ao Senhor por parte do povo. Um governante que é exemplo para o povo. Orientou os juízes para serem pessoas corretas: 2Crônicas 19.5-7. Não usou nem torceu a justiça em seu benefício próprio, mas podia servir de orientador aos juízes. Além disso orientou os sacerdotes quanto à obediência às leis de Deus. 2Crônicas 19.8-10.

Ele confiou em Deus no momento de crise e teve vitória. 2Crônicas 20.1-3. Ele buscou ao Senhor em hora de crise. Sua fé era muito firme em Deus: 2Crônicas 20.17-18 e 20.20-21. 

E nós hoje na hora da crise mostramos a confiança em Deus que exibimos nos nossos cânticos publicamente ou nos descabelamos e desistimos de lutar e vencer em nome do Senhor dos exércitos? É fácil ser firme na igreja e no louvor e precisamos dar uma demonstração de firmeza em nossa fé em Deus nas horas mais difíceis da vida.

Mas e na hora da crise, Josafá era fiel em qualquer momento?

Josafá cometeu um erro grave, juntando-se com quem não prestava. 1 Reis 22:1-4.

Josafá fez aliança com Acabe, rei de Israel, ele era rei de Judá, era fiel e temente e Deus. Porém juntou-se com Acabe que era fraco, medroso, oportunista, idólatra e comandado pela sagaz e oportunista Jezabel  que não tinha nada para lhe ajudar e só lhe prejudicar. Em 1 Reis 22.5-6 se vê que os dois não falavam a mesma linguagem.

O que Josafá viu em Acabe para fazer aliança militar com ele? Josafá não andou no caminho de Israel, 2Crônicas 17.4 e além disso, Acabe ainda o traiu: 1Reis 22.30-33. Mas Deus ajudou a Josafá e fez justiça livrando-o daquele oportunista, enganador e traidor, 1 Reis 22:34. Tomemos cuidado com gente que ama a erro.

A biografia de Josafá se encerra em 2 Crônicas 20.31-32. As Palavras elogiosas que o versículo 32 menciona sejam também as lembranças de cada um de nós. Porém evitemos os seus erros e procuremos valorizar os seus acertos.

Deus é especialista em transformar situações desesperadoras em vitórias incríveis. A única condição é acreditar que Ele pode fazer o que for necessário para nos dar a vitória. A grande questão é se você está disposto a crer e pagar o preço para ver o milagre se realizar em sua vida. Em Deuteronômio 3:22 nos diz assim a palavra de Deus sobre os nossos inimigos: “Não os temais, porque o SENHOR, vosso Deus, é o que peleja por vós”.

Em 2 Crônicas 20.20 temos mais informações sobre o rei Josafá e nos diz quem foi o Rei Josafá.

“E, pela manhã cedo, se levantaram e saíram ao deserto de Tecoa; e, saindo eles, pôs-se em pé Josafá e disse: Ouvi-me, ó Judá e vós, moradores de Jerusalém: Crede no Senhor, vosso Deus, e estareis seguros; crede nos seus profetas e prosperareis”.

O rei Josafá era um descendente do rei Davi. Ele foi o rei de Judá na época em que Israel estava dividido em dois reinos. Josafá foi temente a Deus, mas cometeu alguns erros ao longo de sua vida.

No tempo de Josafá Israel estava dividido em dois reinos separados: Israel, ao norte, cuja capital era Samaria e Judá, a Sul, cuja capital era Jerusalém (ou Judá). Os descendentes de Davi reinavam sobre Judá. Josafá herdou o trono de seu pai Asa, outro rei temente a Deus, descendente direto de Davi, e reinou durante 25 anos.

Josafá era um rei dedicado e temente a Deus e seguiu nos passos de seu pai. Ele destruiu vários altares idólatras em Judá. Ele se recusou a participar de idolatria e adorava somente a Deus, (2 Crônicas 17:3-4). Josafá também enviou levitas e oficiais para ensinar o povo de Judá a Lei de Deus. Josafá nomeou juízes para administrarem o país com justiça, de acordo com a vontade de Deus. Ele advertiu os juízes a fazerem o seu melhor, porque seu trabalho era para Deus e Ele estaria com eles, (2 Crônicas 19:5-7).

Por causa de sua dedicação a Deus, Josafá teve um reino próspero. As nações à volta o temiam e traziam tributo. No entanto, nem todo o povo se voltou para Deus e muitos continuaram praticando idolatria.

Josafá e o relacionamento da sua família com a de Acabe.

Apesar de ser temente a Deus, Josafá cometeu um grande erro: ele se aliou a Acabe, o rei de Israel que era conhecido por perseguir os profetas de Deus. Acabe, esposo da rainha Jezabel, estava debaixo da maldição de Deus e não o ajudaria em nada.

Acabe convidou Josafá a ir com ele para a batalha contra seus inimigos. Josafá aceitou sem hesitar, mas pediu para consultar a Deus primeiro, (2 Crônicas 18:3-4). Muitos profetas disseram que os reis de Judá e Israel teriam sucesso, mas um profeta de Deus avisou que iria correr mal, porém Josafá e Acabe ignoraram o profeta de Deus.

Na batalha, Acabe se disfarçou, mas Josafá foi com suas vestes reais. De início, os inimigos pensaram que Josafá era Acabe e tentaram matá-lo. Mas quando Josafá clamou, eles viram que não era Acabe e ele conseguiu escapar, (2 Crônicas 18:30-32). No entanto, Acabe foi morto por acidente na batalha. Judá e Israel perderam a batalha, mas Josafá foi poupado.

Josafá também se aliou à família de Acabe por casamento. Seu filho Jorão casou-se com a filha de Acabe e Jezabel, chamada Atalia.

Por causa desse casamento Josafá foi repreendido por Deus porque era um casamento de aliança com Acabe, (2 Crônicas 19:1-3). Anos mais tarde, Atalia quase exterminou a descendência de Josafá.

Tempos depois, Josafá ainda se aliou a Acazias, filho de Acabe, para construir navios para comércio. No entanto, Acazias era tão ruim quanto seu pai e Deus também não se agradou desta aliança e os navios se naufragaram e foram um prejuízo muito grande para Josafá. (2 Crônicas 20:35-37).

A guerra de Josafá e sua confiança em Deus.

Certa vez, os moabitas e amonitas se aliaram contra Josafá. Seu exército era muito grande e Josafá ficou muito preocupado. Por isso, ele proclamou um jejum por todo o país e orou fervorosamente a Deus por socorro, (2 Crônicas 20:2-4). Ele colocou toda sua confiança em Deus para a vitória.

Deus respondeu a Josafá e lhe garantiu a vitória. Os judeus nem sequer iriam precisar de lutar. Deus iria lutar por eles. Josafá louvou a Deus pela resposta e animou o exército a colocar sua fé em Deus, (2 Crônicas 20:20).

Na manhã seguinte, Josafá enviou músicos à frente do exército para louvarem a Deus. Então Deus causou divisão entre os inimigos e os exércitos dos seus inimigos se mataram uns aos outros. Os israelitas somente saquearam os mortos, sem precisarem de lutar. Depois eles voltaram para Jerusalém e adoraram a Deus. (2 Crônicas 20:24-25).

Depois dessa batalha, Josafá teve paz durante o resto de seu reinado. Ele faleceu e seu filho Jorão foi seu sucessor.

Os segredos da vitória de Josafá.

Os segredos de Josafá. Em tudo Deus tem um propósito e Ele levantou Josafá com um objetivo. Josafá promoveu um grande avivamento espiritual em Judá, ele tirou todos os postes ídolos e levou o povo ao conhecimento da palavra, fazendo com que o povo servisse a Deus. Ele estabeleceu seu reinado em cima de princípios espirituais que o levaram a ter sucesso e paz.

Satanás quer transformar o homem à sua imagem. Mas Josafá, mesmo tendo todas as oportunidades, sendo príncipe e rei, não mudou seu coração, não se corrompeu. Ele permaneceu na presença de Deus.

Este é o tempo de Deus na sua vida e de vivermos um avivamento sobrenatural, mas precisamos permanecer na presença do Senhor. É tempo de nós nos levantarmos e nos posicionarmos, não temos nada a ver com o mundo.

Deus deu segredos espirituais a Josafá e estes segredos vão mudar a história da sua vida.

Os segredos de Josafá para ter um reinado e uma vida de sucesso foram:

1º) Conexão com a essência de Deus. (2ª Crônicas 17.3):

O Senhor foi com Josafá porque ele andou nos primeiros caminhos de Davi, seu pai, e não procurou outros deuses. Seu pai carnal era Asa, mas Josafá andou nos caminhos de Davi. Isso significa que ele se conectou com a essência porque sob Davi foi colocada uma unção que deveria ser passada por sucessão. Nós também devemos estar ligados  à essência e nossa essência é Jesus Cristo (Romanos 11.17; Gálatas 2.20).

2º) Aliança com a unção de Deus. (2 Samuel 9.1):

Josafá era homem de aliança, a exemplo de Davi, porque aquele que mantém aliança com a unção que o marcou tem o poder da unidade em sua vida. Aquele que mantém aliança com Deus é marcado por uma unidade espiritual. Saul recebeu a mesma unção de Davi, ambos foram ungidos por Samuel, mas Saul quebrou a aliança com a unção. Nosso Deus é um Deus de aliança e ela é eterna.

3º) Fidelidade a Deus e aos princípios espirituais estabelecidos por Deus. (Salmos 101.6):

Um dos mistérios espirituais é a fidelidade porque o princípio básico para agradar a Deus é a fidelidade, (2 Timóteo 2.13). Deseje que Deus coloque uma marca de fidelidade na sua vida. O espírito infiel vem de Satanás, a infidelidade é satânica. Como pode alguém andar com Deus e ao mesmo tempo ser infiel a Deus? O fiel habita com Deus, ele tem Deus ao seu lado. É aquele que toca o coração de Deus. Seja fiel a Deus, às pessoas que você ama, ao seu chamado. Não deixe seu coração balançar, mas seja fiel como Josafá foi. Estamos vivendo um grande mover profético e Deus vai falar com você.

4º) Submissão ao profeta de Deus. (2 Reis 3.16,17):

Como rei ele sempre se submeteu à autoridade espiritual, porque sabia que o profeta era autoridade espiritual. (Romanos 13.1). Não questione a Palavra profética, Deus vai falar com você. Não faltará para você orientação. (Isaías 55).

5º) Deixar-se guiar pelo Espírito Santo por meio da voz profética. (2 Crônicas 20.20):

Em todas as ocasiões, quando alertado e dirigido pelos profetas, ele seguiu a direção do Espírito Santo. Quando Eliseu e Jaaziel profetizaram, ele seguiu a direção profética (Romanos 8.14). Relacione-se com o Espírito Santo, peça orientação, não tome suas decisões sozinho.

6º) Amor e fé na Palavra de Deus. (Salmos 119.105):

Ele determinou que a Palavra fosse divulgada em toda Judá porque sabia que ela era o fundamento principal para que o povo preservasse a fé. Quem não tem a Palavra vive a apostasia. (1 Timóteo 4.1). Vocês já perceberam que estamos abandonando a leitura bíblica? Vocês estão fazendo esforço para ler a Bíblia? Cuidado, leiam a Bíblia. Não perca a sua ligação com Deus e com a sua Palavra. O povo está morrendo por falta de conhecimento. (Oséias 6.1). Hoje, lamentavelmente, tem pregador que nem prega mais a Bíblia. Vamos voltar à Palavra de Deus.

7º) Santidade e relacionamento com Deus. (Hebreus 12.4; 2 Crônicas 20.22):

Josafá promoveu um grande avivamento em Judá por sua relação com Deus, tão forte era essa relação que os povos vizinhos viam neles o poder de Deus. Santidade é ser honesto no nosso relacionamento com Deus. Paulo foi honesto, disse que o mal que não queria ele fazia e o bem não. Isso é clamar por santidade. Na nossa luta contra o pecado temos que resistir até o sangue. O sangue de Jesus nos purifica de todo o pecado. Quem anda com Deus não vive na mentira. Quem anda com Deus tem que ter frutos do Espírito e não as obras da carne, (Gálatas 5). Santidade passa por arrependimento e restauração. Assim podemos entrar no santo dos santos. Deus quer levantar sua vida. O milagre provém da santidade.

Josafá promoveu um grande avivamento em Judá por conta da sua comunhão com Deus, por conta da sua intimidade com Deus.

A nossa adoração a Deus é um convite ao Espírito Santo de Deus para nos orientar em nosso louvor.

O Senhor vai guerrear contra os inimigos e teremos paz, assim como Ele lutou por Josafá (2 Crônicas 20:29,30). Todos viam o poder de Deus nele que até os inimigos tinham terror de guerrear com ele. E fizeram paz com eles.

Devemos ser fiel a Deus até nas últimas consequências. Estamos debaixo de uma Palavra profética e seremos guiados em tudo pelo Espírito Santo de Deus.

O Senhor é quem nos enche com o dom da fé e dá também o dom da sua Palavra. Deus nos dá santidade em todas as áreas da nossa vida e nos faz um adorador por excelência.

O Senhor Jesus está fazendo um poderoso agitamento espiritual nas nações e está mandando um poderoso, talvez o último, avivamento sobre a Terra. No nosso tempo que se chama hoje, devemos crer e clamar por um avivamento no meio da igreja, porque os dias são maus e uns já não estão resistindo mais as lutas e perseguições.

Devemos clamar a Deus por socorro como fez o rei Josafá.

Deus disse a Josafá que marchasse para lutar mas que aquela guerra o próprio Deus lutaria por ele. 2 Crônicas 20:20.

Deus abençoe você e sua família.

 

Pr. Waldir Pedro de Souza.

Bacharel em Teologia, Pastor e Escritor.

 

 

 

 

 

 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário