DOIS ESPIÕES NA PORTA DO PALÁCIO DO REI ASSUERO.
O livro de Ester relata que o rei Assuero perdeu o sono em um momento crucial. Na história, o rei não conseguia dormir e, para passar o tempo, mandou ler os registros do seu reinado. Foi durante essa leitura que ele descobriu que Mordecai, seu servo, havia denunciado um complô para matá-lo, liderado por dois eunucos, Bigtã e Teres. Essa descoberta foi um ponto de virada, pois o rei não sabia o que estava acontecendo e que um outro falso líder, seu primeiro ministro Hamã, estava prestes a executar um plano para exterminar todos os judeus do seu reino, um plano arquitetado por Hamã, que havia sido humilhado por Mordecai ao não se curvar diante dele porque ao passar em sua montaria todos deveriam se dobrar diante dele o que Mordecai não fez. A perda de sono do rei, portanto, teve consequências significativas, pois o levou a descobrir a verdade sobre Mordecai e a reavaliar suas decisões. Em resumo, o livro de Ester descreve que o rei Assuero, incapaz de dormir, mandou ler os relatos do seu reinado e, nesse processo, descobriu a traição e a lealdade de seus servos, Mordecai e Hamã, respectivamente. Hamã era outro falso amigo do rei e depois de arquitetar a morte de todos os Judeus, também foi descoberta através de Ester a sua atitude macabra, sendo ele levado à forca, a mesma forca que ele tinha feito para executar Mordecai, mas a providência de Deus através de Ester, fez com que tudo fosse descoberto pelo rei e Hamã foi morto com toda a sua família naquela forca, sendo Mordecai elevado a ser o homem da total confiança do rei e dando um grande livramento para o povo Judeu assim como à Rainha Ester que também era Judia.
A - Quem foram Bigtã e Teres na Bíblia. Bigtã e Teres eram dois eunucos, guardas da porta do palácio do rei Assuero (Xerxes I), segundo o livro de Ester na Bíblia. Eles conspiraram para matar o rei, mas foram descobertos por Mordecai, Mordecai era primo e pai adotivo de Ester. Ele cuidou dela após a morte dos seus pais, sendo o seu tutor e conselheiro na corte persa, que alertou Ester, e esta por sua vez, alertou o rei. Bigtã e Teres foram presos e executados, e o incidente foi registrado nos anais reais da Pérsia. Bigtã e Teres eram membros da guarda do palácio do rei Assuero, o poderoso monarca persa. Bigtã e Teres planejaram assassinar o rei, provavelmente devido a algum motivo de insatisfação ou ambição.
B - Mordecai, um judeu que trabalhava no palácio, ouviu a conspiração e denunciou Bigtã e Teres à rainha Ester. A rainha Ester informou ao rei, que ordenou a prisão e execução dos dois eunucos. A conspiração e a punição de Bigtã e Teres foram registradas nos anais reais como um testemunho da importância da justiça e da lealdade.
1 – Bigtã era Um oficial da corte (ou um eunuco) do rei Assuero, da Pérsia. A ele e a outros seis oficiais o rei ordenou que trouxessem a rainha Vasti perante ele e seus ministros para expor sua beleza. A rainha recusou tal ordem o que a levou a destituição de sua posição e a seleção de Ester como a nova rainha do Império Persa, (Ester 1:10).
2 – Bigtã era um dos eunucos que “guardava a porta” na corte de Assuero. Com Teres, ele conspirou contra a vida do rei. Mardoqueu (ou Mordecai) descobriu a conspiração e manteve-se em silêncio até que surgiu a oportunidade de denunciar os fatos a Ester que comunicou ao rei e os culpados foram enforcados, (Ester 2:21-23; 6:1-3).
3 – O significado do nome Bigtã no hebraico original é “Bigtha”, Bigtá provavelmente significava “no lagar”. Em algumas versões da Bíblia, o nome é traduzido para Bagata.
4 – Teres na Bíblia: Teres (também mencionado como Teres na Septuaginta) é uma figura que aparece no Livro de Ester. Ele é um eunuco, guarda do palácio do rei Assuero (também conhecido como Xerxes I), que juntamente com seu companheiro Bigtã conspiraram contra o Rei. Teres, juntamente com Bigtã, conspirou para matar o rei Assuero, mas seu plano foi descoberto por Mardoqueu, que era tio e pai adotivo da rainha Ester, um judeu que servia na corte real, e eles, os dois traidores do rei foram enforcados, como consta no livro de Ester.
5 - Qual era a trama traiçoeira contra o Rei Assuero? A trama que Bigtã e Teres, eunucos do rei Assuero, arquitetaram era um complô para assassinar o rei. Mordecai, um dos guardas do palácio, descobriu essa conspiração e comunicou a Ester, que por sua vez informou ao rei. Bigtã e Teres foram descobertos e enforcados, e o incidente foi registrado nos arquivos reais.
6 - A história de Bigtã e Teres é contada no livro de Ester da Bíblia. Eles eram eunucos que serviam no palácio real e, por algum motivo, decidiram conspirar para tirar a vida do rei. Mordecai, que estava no pátio, casualmente ouviu a conversa dos dois e ficou sabendo do plano. Mordecai, preocupado com a segurança do rei, comunicou a Ester, que por sua vez informou a Assuero. O rei, ciente da ameaça, mandou que Bigtã e Teres fossem presos e executados. A trama foi descoberta e frustrada, e a vida do rei foi salva graças à intervenção de Mordecai e Ester.
7 - A história de Bigtã e Teres é um exemplo da importância da vigilância e da ação em defesa da vida. Apesar de terem sido eunucos reais, eles se deixaram levar por um plano perverso e criminoso. Mordecai e Ester, por outro lado, agiram com coragem e sabedoria, salvando a vida do rei e evitando uma tragédia. Além disso, a história destaca a importância do registro histórico e do reconhecimento de atos de heroísmo. O incidente com Bigtã e Teres foi registrado nos arquivos reais, e Mordecai foi recompensado pelo rei por seu papel na descoberta da trama.
8 - Quais foram os reis de Israel que mais sofreram perseguições. Os reis de Israel que mais sofreram com a perseguição durante seu reinado foram, geralmente, aqueles que se afastaram do Senhor e praticaram a idolatria, contrariando as leis de Deus e causando revolta popular e dissidências. Em particular, Jeroboão, Omri, Acabe e Manassés são frequentemente lembrados como reis que foram perseguidos e criticados por sua conduta.
9 - Jeroboão, o primeiro rei de Israel após a divisão do reino, é frequentemente citado como o responsável por estabelecer a idolatria em Israel, introduzindo a adoração de bois como divindades. Isso causou profunda insatisfação entre a população e resultou em constantes guerras e conflitos, tanto internos quanto externos, marcando seu reinado como um período de grande instabilidade e perseguição.
10 - Omri e Acabe, reis de Israel após Jeroboão, foram igualmente considerados governantes que imitaram a conduta do primeiro rei e, portanto, foram criticados pela sua idolatria e práticas religiosas que contrariaram o Senhor.
11 - Manassés, rei de Judá (o reino do sul), foi acusado de ser um dos piores reis de Judá, pois praticou a idolatria e a adoração de falsos deuses, o que desagradou a Deus e causou grandes dificuldades para o reino. Sua conduta foi amplamente condenada, e ele é frequentemente lembrado como um rei que enfrentou as consequências de suas decisões erradas.
12 - Em resumo, os reis que mais foram perseguidos e criticados em seus reinados foram aqueles que se afastaram do Senhor e praticaram a idolatria, introduzindo práticas religiosas que contrariaram as leis divinas e geraram grande insatisfação entre a população e conflitos internos e externos. Na história do Reino de Israel, vários reis são lembrados por terem tido sucesso no seu reinado. Davi, por exemplo, liderou o povo com sucesso e estabeleceu Jerusalém como capital. Salomão, seu filho, é conhecido por sua sabedoria e por construir o Templo em Jerusalém. Outros reis, como Josias, também são considerados "bons reis" pela sua dedicação em seguir a Deus.
13 - Reis com sucesso: a). Davi: Ampliou o território de Israel, liderou o povo em conquistas militares e estabeleceu uma dinastia forte. b). Salomão: Conhecido pela sua sabedoria, construção do Templo e pelo seu reinado próspero. c). Josias: Reformou a vida religiosa em Judá, seguindo os caminhos de Davi e restaurando o culto a Deus. d). Asa, Ezequias, e Josafá: Esses reis de Judá também são frequentemente mencionados como exemplos de reis que fizeram o que era certo aos olhos de Deus, mesmo que não fossem reis de Israel.
14 - O primeiro rei de Israel foi Saul. Saul foi consagrado rei pelo profeta Samuel e por orientação de Deus, Saul não foi fiel a Deus e Deus mandou o profeta Samuel ungir a Davi como rei de Israel. Vamos citar os 10 reis de Israel e Judá que fizeram o que era reto perante os olhos de Deus. Antes da divisão das tribos, Israel foi reinada por 3 reis, depois da divisão, Israel e Judá tiveram 40 reis. Destes 43, somente 10 tiveram um reinado que agradou a Deus. Mas mesmo entre estes 10, alguns não reinaram como realmente Deus queria.
15 – A seguir a relação dos dez reis que mais agradaram a Deus. O 1º Rei foi Davi (Rei de Israel, quando ainda era unificado), reinou 40 anos. Davi sem dúvidas é o primeiro da nossa lista. O homem segundo coração de Deus (1 Samuel 13.14), que mais marcou a história de Israel. Foi ele o segundo rei, quando ainda o reino era unificado. O versículo de Atos 13:22 nos diz: “E, quando este foi retirado, levantou-lhes como rei a Davi, ao qual também deu testemunho, e disse: Achei a Davi, filho de Jessé, homem conforme o meu coração, que executará toda a minha vontade”. Apesar dos erros, Davi exerceu um reinado reto aos olhos de Deus. Davi reinou 40 anos sobre Israel, reino unificado, (2 Samuel 5.4). O 2º Rei foi Asa (Rei de Judá), reinou 41 anos. Asa deu início ao seu reinado mediante a idolatria; ele aboliu a idolatria e renovou o pacto com o Senhor, (2 Crônicas 15.1-19); tirou da terra os sodomitas, e removeu todos os ídolos que seus pais fizeram (1 Reis 15.12), Destruiu o ídolo Asera que Maaca, sua mãe adorava (1 Reis 15.13) e fez o que era reto aos olhos do Senhor, como Davi seu pai (1 Reis 15.11). Asa reinou 41 anos sobre Judá(2 Crônicas 16.13). O 3º rei foi Josias (Rei de Judá), reinou 31 anos. Começou a reinar com 8 anos de idade (2 Crônicas 34.1 e 2 Reis 22.1), reparou o templo do Senhor (2 Reis 22.1-7), ajuntou todo o povo e renovaram o pacto com Senhor, (2 Reis 23.1-14) e fez o que era reto aos olhos do Senhor; e andou em todo o caminho de Davi, seu pai, e não se apartou dele nem para a direita nem para a esquerda (2 Reis 22.2). Josias reinou 31 anos sobre Judá (2 Crônicas 34.1). O 4° rei foi Ezequias (Rei de Judá), reinou 29 anos. “Ele tirou os altos, quebrou as estátuas, deitou abaixo os bosques, e fez em pedaços a serpente de metal que Moisés fizera;...”, (2 Reis 18.4), “...depois dele não houve quem lhe fosse semelhante entre todos os reis de Judá, nem entre os que foram antes dele”. (2 Reis 18.5) “E fez o que era reto aos olhos do Senhor, conforme tudo o que fizera Davi, seu pai”. (2 Reis 18.3). Ezequias reinou 29 anos sobre Judá, ( 2 Crônicas 29.1). O 5º rei foi Josafá (Rei de Judá), reinou 25 anos. Josafá teve cuidado em instruir o povo de Deus (2 Crônicas 17.1-19), ”...buscou ao Deus de seu pai, andou nos seus mandamentos, e não segundo as obras de Israel”. (2 Crônicas 17.4), “...tirou os altos e os bosques de Judá. ” (2 Crônicas 17.6), “E andou no caminho de Asa, seu pai, e não se desviou dele, fazendo o que era reto aos olhos do Senhor”. (2 Crônicas 20.32). Josafá reinou 25 anos sobre Judá (2 Crônicas 20.31). O 6º rei foi Uzias (Rei de Judá), reinou 52 anos. Uzias, ou Azarias, tinha dezesseis anos quando começou a reinar sobre Judá “e fez o que era reto aos olhos do Senhor, conforme tudo o que fizera Amazias, seu pai”. (2 Reis 15.3), porém “...os altos não foram tirados; porque o povo ainda sacrificava e queimava incenso nos altos”. (2 Reis 15.4). Por este motivo “...o Senhor feriu o rei, e ficou leproso até ao dia da sua morte”. (2 Reis 15.5). Uzias reinou 52 anos sobre Judá (2 Reis 15.2). O 7º rei foi Joás (Rei de Judá), reinou 40 anos. “Tinha Joás sete anos de idade quando começou a reinar...”. (2 Crônicas 24.1), mandou reparar o templo, (2 Crônicas 24.4), “...fez Joás o que era reto aos olhos do Senhor...”, (2 Crônicas 24.2), mas teve envolvimento com a idolatria, e Joás sofreu o Juízo de Deus (2 Crônicas 24.17-27). Joás reinou 40 anos sobre Judá, (2 Crônicas 24.1). O 8º rei foi Jotão (Rei de Judá), reinou 16 anos. Jotão “...fez o que era reto aos olhos do Senhor; fez conforme tudo quanto fizera seu pai Uzias”. (2 Reis 15.34) e “Assim se fortificou Jotão, porque dirigiu os seus caminhos na presença do Senhor seu Deus“, (2 Crônicas 27.6), porém “Tão-somente os altos não foram tirados; porque o povo ainda sacrificava e queimava incenso nos altos. ...”, (2 Reis 15.35). Jotão reinou 16 anos sobre Judá (2 Reis 15.33). O 9º rei foi Amazias (Rei de Judá), reinou 29 anos. Amazias “... fez o que era reto aos olhos do Senhor...”, (2 Crônicas 25.2 a), “...porém não com inteireza de coração. ”, (2 Crônicas 25.2 b), “Então a ira do Senhor se acendeu contra Amazias...”, (2 Crônicas 25.15). Amazias reinou 29 anos sobre Judá (2 Crônicas 25.1). O 10° rei foi Salomão (Rei de Israel, quando ainda unificado), reinou 40 anos. Salomão foi escolhido por Deus para ser sucessor de Davi seu pai sobre o reinado de Israel, (1 Crônicas 22.9-10), “...em Gibeom apareceu o Senhor a Salomão de noite em sonhos; e disse-lhe Deus: Pede o que queres que eu te darei”, (1 Reis 3.5) e Salomão pediu um “...coração entendido para julgar a teu povo, para que prudentemente discirna entre o bem e o mal”, (1 Reis 3.9) “e era ele ainda mais sábio do que todos os homens...”, (1 Reis 4.31). Foi Salomão quem edificou um Templo ao Senhor (1 Reis 6.2). Porém Salomão começou a se envolver com culturas fora de Israel, casou-se com a filha pagã do Faraó do Egito (1 Reis 3.1), “...amou muitas mulheres estrangeiras...”, (1 Reis 11.1), “E tinha setecentas mulheres, princesas, e trezentas concubinas; e suas mulheres lhe perverteram o coração”. (1 Reis 11:3). “Assim disse o Senhor a Salomão: Pois que houve isto em ti, que não guardaste a minha aliança e os meus estatutos que te mandei, certamente rasgarei de ti este reino, e o darei a teu servo”, (1 Reis 11.11). Salomão reinou 40 anos sobre Israel, reino unificado, (1 Reis 11.42).
16 – O livro de Ester nos trás grandes ensinamentos com respeito à nossa vida de fé e perseverança. Deus colocou Ester lá no palácio para que houvesse um grande livramento para o povo Judeu. Não havendo profecias, diz provérbios 29:18 o povo se corrompe, mas havendo quem pregue o evangelho e seja capaz de dar a sua vida por isso, o povo aprende a se relacionar com Deus, entende que é amado e querido e que Deus não deseja o seu fim, mas sim a sua salvação.
17 - Provérbios 28:1-28 nos dá parâmetros espirituais para aprendermos a vencer e ajudar outros para também saber lidar com os falsos amigos como aconteceu com Mordecai na frente do Palácio do rei Assuero. 28:1 Os ímpios fogem sem que haja ninguém a persegui-los; mas os justos são ousados como um leão. 28:2 Pela transgressão da terra muitos são os seus príncipes, mas por homem prudente e entendido a sua continuidade será prolongada. 28:3 O homem pobre que oprime os pobres é como a chuva impetuosa, que causa a falta de alimento. 28:4 Os que deixam a lei louvam o ímpio; porém os que guardam a lei contendem com eles. 28:5 Os homens maus não entendem o juízo, mas os que buscam ao SENHOR entendem tudo. 28:6 Melhor é o pobre que anda na sua integridade do que o de caminhos perversos ainda que seja rico. 28:7 O que guarda a lei é filho sábio, mas o companheiro dos desregrados envergonha a seu pai. 28:8 O que aumenta os seus bens com usura e ganância ajunta-os para o que se compadece do pobre. 28:9 O que desvia os seus ouvidos de ouvir a lei, até a sua oração será abominável. 28:10 O que faz com que os retos errem por mau caminho, ele mesmo cairá na sua cova; mas os bons herdarão o bem. 28:11 O homem rico é sábio aos seus próprios olhos, mas o pobre que é entendido, o examina. 28:12 Quando os justos exultam, grande é a glória; mas quando os ímpios sobem, os homens se escondem. 28:13 O que encobre as suas transgressões nunca prosperará, mas o que as confessa e deixa, alcançará misericórdia. 28:14 Bem-aventurado o homem que continuamente teme; mas o que endurece o seu coração cairá no mal. 28:15 Como leão rugidor, e urso faminto, assim é o ímpio que domina sobre um povo pobre. 28:16 O príncipe falto de entendimento é também um grande opressor, mas o que odeia a avareza prolongará seus dias. 28:17 O homem carregado do sangue de qualquer pessoa fugirá até à cova; ninguém o detenha. 28:18 O que anda sinceramente salvar-se-á, mas o perverso em seus caminhos cairá logo. 28:19 O que lavrar a sua terra virá a fartar-se de pão, mas o que segue a ociosos se fartará de pobreza. 28:20 O homem fiel será coberto de bênçãos, mas o que se apressa a enriquecer não ficará impune. 28:21 Dar importância à aparência das pessoas não é bom, porque até por um bocado de pão um homem prevaricará. 28:22 O que quer enriquecer depressa é homem de olho maligno, porém não sabe que a pobreza há de vir sobre ele. 28:23 O que repreende o homem gozará depois mais amizade do que aquele que lisonjeia com a língua. 28:24 O que rouba a seu próprio pai, ou a sua mãe, e diz: Não é transgressão, companheiro é do homem destruidor. 28:25 O orgulhoso de coração levanta contendas, mas o que confia no SENHOR prosperará. 28:26 O que confia no seu próprio coração é insensato, mas o que anda em sabedoria, será salvo. 28:27 O que dá ao pobre não terá necessidade, mas o que esconde os seus olhos terá muitas maldições. 28:28 Quando os ímpios se elevam, os homens andam se escondendo, mas quando perecem, os justos se multiplicam.
Deus abençoe você e sua família.
Pr. Waldir Pedro de Souza.
Bacharel em Teologia, Pastor e Escritor.
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