terça-feira, 13 de março de 2018

O DISPENSACIONALISMO E AS SETE DISPENSAÇÕES

O DISPENSACIONALISMO E AS SETE DISPENSAÇÕES

Todos os crentes que conhecemos são  dispensacionalista em algum grau. Vamos dimensionalisar exemplificando o seguinte: Se você, hoje não oferece sacrifícios de animais no templo em Jerusalém porque você corretamente discerne que não é requerido fazer exata e totalmente o mesmo que o judeu do Velho Testamento, então você crê que há diferentes tratos de Deus com o homem à medida que os séculos passam, portanto você é um dispensacionalista. Eu, tu, ele, todos nós os crentes, somos dispensacionalistas, em algum grau. A maior diferença entre os crentes é se são ou não consistentes e se sempre estão prontos a reconhecer em plena escala todas as claras modificações de tratamento de Deus com o homem através dos séculos. Nossa oração é que você e eu sejamos consistentes e plenos nisso, nem menos, nem mais do que está claro na Bíblia.

Se não tivermos sempre em mente todas as diferenças entre as dispensações, será impossível compreendermos tudo que deveríamos compreender, seria impossível interpretar corretamente muitas partes da Bíblia, estendendo-se por praticamente todas as doutrinas exaradas do Plano de Deus Através dos Séculos.

Entre as perguntas que devemos fazer a cada minuto à medida que estamos lendo a Bíblia, estão: Qual o significado literal e exato de cada palavra? Qual é o contexto imediato? Quem está falando: Será que é Deus diretamente? Será que é  Deus falando através de um profeta fiel? Será que é um homem falho, pecaminoso e idólatra que mesmo que a Bíblia o registre, Deus permitiu que ele fosse um canal profético? Será que é o Diabo? Quem será que está falando? A que dispensação isso se refere? Tem relação com os judeus e a dispensação da lei? Tem relação com os crentes da dispensação da graça? Tem relação com quem estará Tribulação? etc.? Como Jesus Cristo pode ser percebido e ser visto em cada situação? Qual a aplicação disso tudo para mim, para você e para a igreja hoje? Em que devo meditar para o rumo da minha história à luz deste conhecimento? Se há alguma ordem de Deus que preciso obedecer, devo lutar por isso e fazer de tudo para obedecer mais?

Parte I: O que é Dispensacionalismo

Os eternos princípios que nos fazem conhecer as dispensações e os propósitos de Deus quanto à sua criação dos seres humanos.  Há uma verdadeira harmonia entre esses princípios e os propósitos dispensacionalistas que Deus orquestrou para toda a criação em todos os tempos. Essas etapas são bem definidas pela Bíblia. 
Os oponentes ao dispensacionalismo têm-nos acusado muitas vezes afirmando, por exemplo que nós ensinamos que sob o Velho Testamento os homens eram salvos pelas obras da lei, enquanto que hoje são salvos pela graça por meio da fé.

Porém esta acusação é falsa, pois nenhum dispensacionalista que conhecemos crê nem ensina que as obras da lei em si mesmas jamais puderam, nem podem, nem poderão salvar. Ao contrário, cremos e pregamos o que Deus diz quanto às obras da lei:  "nenhuma carne será justificada diante de Deus pelas obras da lei, porque pela lei vem o conhecimento do pecado". (Rm. 3:20); e cremos e pregamos o que Deus diz quanto aos sacrifícios do veterotestamentários: "é impossível que o sangue dos touros e dos bodes tire os pecados". (Hb. 10:4). O homem tem sido sempre salvo pela graça de Deus, por meio da fé. (Ef 2:8-9). Nunca houve, nem há, nem haverá outro modo de ser salvo. Este é um princípio fixo do qual Hebreus 11 testemunha repetidas vezes e o próprio Senhor Jesus vaticina no evangelho de João 14.6 “Eu sou o Caminho, a verdade e a Vida".

Vejamos como Deus de fato trata dessas situações:

a) o modo de Deus tratar com os homens, e os termos de aceitação estabelecidos por Ele têm sido mudados repetidas vezes através dos séculos e;

b) portanto, a fé n’Ele seria expressa de modos diferentes através dos séculos, por exemplo, hoje não temos que sacrificar cordeiros  ou outros tipos de animais nas igrejas. De Hebreus 11 também tiramos o  testemunho consistente dos heróis da fé quando a este fato duplo, e ninguém pode contestá-lo. Cada um viveu na sua época ao modo e modelo determinado por Deus segundo cada dispensação. Assim será até a consumação dos séculos. 

Parte II: Os princípios de Deus

Um princípio é uma regra fixa de moralidade ou de conduta. Deus possui os mais elevados princípios e nunca se desvia deles.

Exemplos:

1.  Ele sempre odiou e odiará o pecado: em todos os tempos o pecado foi e sempre será contrário à Sua natureza santa.
2. Deus sempre se deleitou e sempre se deleitará na justiça, na misericórdia e no amor.
3.  Deus nunca se desviou, nem se desvia, nem se desviará no mais leve grau, destes princípios. 

Outros exemplos:

1.  O princípio da lei, ou da justiça, tem continuado imutáveis ao longo dos séculos.
Consideremos 3 situações de assassinatos:
- por Caim antes da Lei,
- por Davi durante a lei,
- e por um crente depois de Cristo.
Ora, Deus odeia estes 3 assassinatos do mesmo jeito e com a mesma intensidade. Todos eles precisaram ser pagos (quanto ao destino eterno dos crentes que cometeram este pecado, estes foram pagos na morte de Cristo). Têm que ser pagos diante das leis dos homens e diante das leis de Deus.

Os princípios da fé e ou da graça, são  igualmente imutáveis. 

1.  Antes da lei, "Abraão creu em Deus e isso lhe foi imputado como justiça". (Rm. 4:3).

2.  Sob a lei, "Assim também Davi declara bem-aventurado o homem a quem Deus imputa a justiça sem as obras" (Rm. 4:6).

3.  Depois da lei, "Aquele que não pratica, mas crê n’Aquele que justifica o ímpio, a sua fé lhe é imputada como justiça" (Rm. 4:5).

As dispensações de Deus. O que é uma dispensação?

Enquanto os princípios de Deus têm a ver com o Seu caráter, com a Sua natureza, as dispensações de Deus dizem respeito às Suas formas de tratar com os que a Ele estão sujeitos, especialmente com o homem.

Em português, nos dicionários, a palavra dispensação quer dizer: "dispensar", "distribuir". A palavra "dispensação", portanto, significa o "ato de dispensar ou de distribuir", ou "aquilo que é dispensado ou distribuído". (Por exemplo, nos dispensários médicos os medicamentos são dispensados, distribuídos aos pobres.)

No Novo Testamento em grego, a palavra "oikonomia" é usada 7 vezes e significa "administração ou governo da casa":

Três vezes a Almeida e a ACF traduziram "oikonomia" por "mordomia" (Lc. 16:2,3,4), e isto está correto, o que está errado é o que muitos fazem hoje, dando à palavra o sentido pejorativo de gozo de regalias indevidas. O sentido correto continua sendo "administração ou governo da casa".

Quatro vezes a Almeida e a ACF traduziram "oikonomia" por "dispensação" (1Co. 9:17; Ef. 1:10; 3:2; Cl. 1:25) e isto está correto, o que está errado é o que muitos fazem hoje, restringindo o sentido da palavra simplesmente a um período de tempo. O sentido correto continua sendo "administração ou governo da casa".

A definição teológica é: "Uma dispensação é uma maneira, um sistema particular de Deus administrar Seu reinar sobre o mundo, à medida que Ele progressivamente executa Seu propósito para a história do mundo e da humanidade”.

Dispensação é comumente (mas indevidamente) confundida com o período exato de tempo que lhe corresponde. Cada dispensação começou e terminou, vai começar e vai terminar no tempo de Deus e quando Deus assim quiser e fizer cumprir-se, muito embora tenhamos um aparente tempo do começo e do término de cada uma das dispensações.

As mudanças nas dispensações são obra de Deus. Isso aconteceu, acontece e acontecerá para cumprir todo o propósito salvífico de Deus para com a humanidade. 

Deve ser evidente até mesmo para o leitor menos atento das Escrituras que, na queda do homem, ocorreu uma grande mudança nos tratos de Deus com ele. Antes disso Adão e Eva tinham gozado comunhão plena e ininterrupta com Deus, habitando na inocência extática, no belo jardim do Éden. Esse tempo foi chamado de dispensação da inocência. Porém agora tudo mudou. O pecado separara todos os homens de Deus. Adão e Eva foram expulsos do jardim. Uma profunda percepção de pecado e de vergonha passou a dominá-los. Viram-se nus e tiveram de se vestir. O homem teve de começar a ganhar a vida para si e para a sua família trabalhando arduamente, e a mulher teve que ter filhos com dor. Esse período é chamado de  dispensação da consciência. E o que é pior de tudo começou a acontecer porque o pecado entrara no mundo, e a morte também entrara através do pecado. Certamente que tudo isto envolveu uma mudança nas responsabilidades dos homens para com Deus e para com os outros.

Daqui em diante os tratos de Deus com os homens foram repetidas vezes mudados. A dispensação do Reino ou do Governo Humano instituído por Deus com Noé vai da aliança que Deus fez após o dilúvio com Noé até à torre de Babel. (Gn. 9:6); a dispensação da promessa começou com Abrão (Gn. 12:1-3); portanto a dispensação da promessa vai de Abraão até Israel no monte Sinai (Êxodo 19). A dispensação da Lei  que vai da formação da nação de Israel em Êxodo 19 até o ministério de João Batista conforme Lucas 16.16. Essa dispensação da Lei tem também a confirmação no Novo Testamento através do evangelho de João, "a lei foi dada por Moisés" (João 1:17); A partir de João Batista iniciou-se á dispensação da graça que vai até  o arrebatamento. Mt. 4.17 e 1 Ts 4.16-17. 

A confirmação dessa dispensação da graça está em praticamente todo o Novo Testamento: "a graça e a verdade vieram por Jesus Cristo" (João 1;17) e foi dispensada por Paulo, o principal dos pecadores salvo pela graça. (Ef. 3:1-3). A última dispensação será a do milênio que vai do julgamento das Nações (Mt.25.31-45), no final da grande tribulação, ao fim do reinado Milenial de Cristo na terra. (Ap. 20.1-6).

Assim, enquanto os princípios de Deus nunca mudam, as Suas dispensações, os Seus tratos com os homens, mudam de tempos em tempos. Isto inclui os termos de aceitação ou não para com a vontade soberana de Deus. Vejamos:

1. No princípio eram requeridos sacrifícios cruentos. (com sangue) (Gên 17:14; Heb 11:4);

2. Depois, mais tarde, foi acrescentada a circuncisão. (Gên 17:14);

3. Posteriormente a obediência a toda a lei Mosaica foi exigida. (Exô 19:5-6; Rom 10:5);

4. Depois foi requerido "o batismo do arrependimento para a remissão de pecados". (Mar 1:4; Atos 2:38);

5. Para hoje a exigência é: " Àquele que não pratica, mas crê naquele que justifica o ímpio, a sua fé lhe é imputada como justiça”. (Rm 4:5).

Outros pontos importantes do dispensacionalismo.

1. O dispensacionalismo não pretende indicar que sempre que uma dispensação começou ela cancelou todos os tratos das dispensações anteriores e os substituiu por um trato novo e totalmente diferente. Ao contrário, a maioria das dispensações adicionam mais regulamentações enquanto mantêm muitos dos tratos das dispensações anteriores. Por exemplo: apesar da chamada de Abraão ter introduzido a dispensação da promessa, não trouxe a dispensação precedente a um fim, pois o governo humano ainda hoje se encontra em vigor. A maioria dos efeitos das dispensações são cumulativos ao invés de substitutivos.

2. Apesar de hoje Deus recusar obras para a salvação, requereu-as contudo, como evidências da verdadeira fé sob outras dispensações. Como já explicamos, isto não aconteceu, porque as obras em si mesmas pudessem salvar, mas porque elas eram a necessária expressão da fé.

3. Aos santos dos séculos passados só lhes era requerido crerem em tudo o que Deus já tinha revelado até então. Eles eram salvos simplesmente porque confiavam em Deus e criam em tudo que Ele já havia dito, mesmo eles não antevendo perfeitamente todo o plano de Deus, particularmente não antevendo perfeitamente Cristo vertendo Seu sangue por e em lugar deles, nem compreendendo tudo de todos os tipos dados por Deus.


parte III: Discorrendo sobre as sete dispensações.


1a. Dispensação: A da inocência ou Liberdade:

E criou Deus o homem à sua imagem: à imagem de Deus o criou; homem e mulher os criou.   

E Deus os abençoou, e Deus lhes disse: Frutificai e multiplicai-vos, e enchei a terra, e sujeitai-a; e dominai sobre os peixes do mar e sobre as aves dos céus, e sobre todo o animal que se move sobre a terra.  (Gênesis 1:27-28).

Mas da árvore do conhecimento do bem e do mal, dela não comerás; porque no dia em que dela comeres, certamente morrerás.  (Gênesis 2:17).
E viu a mulher que aquela árvore era boa para se comer, e agradável aos olhos, e árvore desejável para dar entendimento; tomou do seu fruto, e comeu, e deu também a seu marido, e ele comeu com ela.  (Gênesis 3:6).

E à mulher disse: Multiplicarei grandemente a tua dor, e a tua conceição; com dor darás à luz filhos; e o teu desejo será para o teu marido, e ele te dominará.    
E a Adão disse: Porquanto deste ouvidos à voz de tua mulher, e comeste da árvore de que te ordenei, dizendo: Não comerás dela, maldita é a terra por causa de ti; com dor comerás dela todos os dias da tua vida.    Espinhos, e cardos também, te produzirá; e comerás a erva do campo.  (Gênesis 3:16-18).

2a. dispensação: A da consciência ou Autodeterminação. 

E fez o SENHOR Deus a Adão e à sua mulher túnicas de peles, e os vestiu. Então disse o SENHOR Deus: Eis que o homem é como um de nós, sabendo o bem e o mal; ora, para que não estenda a sua mão, e tome também da árvore da vida, e coma e viva eternamente,  (Gênesis 3:21-22).

E Abel também trouxe dos primogênitos das suas ovelhas, e da sua gordura; e atentou o SENHOR para Abel e para a sua oferta.  (Gênesis 4:4)
E viu Deus a terra, e eis que estava corrompida; porque toda a carne havia corrompido o seu caminho sobre a terra.  (Gênesis 6:12).

E disse o SENHOR: Destruirei o homem que criei de sobre a face da terra, desde o homem até ao animal, até ao réptil, e até à ave dos céus; porque me arrependo de os haver feito.  (Gênesis 6:7).
Então disse Deus a Noé: O fim de toda a carne é vindo perante a minha face; porque a terra está cheia de violência; e eis que os desfarei com a terra.  (Gênesis 6:13).

3a. dispensação: Do governo humano ou Governo civil.

Quem derramar o sangue do homem, pelo homem o seu sangue será derramado; porque Deus fez o homem conforme a sua imagem.    Mas vós frutificai e multiplicai-vos; povoai abundantemente a terra, e multiplicai-vos nela.  (Gênesis 9:6-7).

E disseram: Eia, edifiquemos nós uma cidade e uma torre cujo cume toque nos céus, e façamo-nos um nome, para que não sejamos espalhados sobre a face de toda a terra.  (Gênesis 11:4).

Por isso se chamou o seu nome Babel, porquanto ali confundiu o SENHOR a língua de toda a terra, e dali os espalhou o SENHOR sobre a face de toda a terra.  (Gênesis 11:9).

4a. dispensação: da Promessa ou Patriarcal.

Ora, o SENHOR disse a Abrão: Sai-te da tua terra, da tua parentela e da casa de teu pai, para a terra que eu te mostrarei.    E far-te-ei uma grande nação, e abençoar-te-ei e engrandecerei o teu nome; e tu serás uma bênção.    
E abençoarei os que te abençoarem, e amaldiçoarei os que te amaldiçoarem; e em ti serão benditas todas as famílias da terra.  (Gênesis 12:1-3).
E apareceu-o SENHOR a Abrão, e disse: Å tua descendência darei esta terra. E edificou ali um altar ao SENHOR, que lhe aparecera.  (Gênesis 12:7).
E havia fome naquela terra; e desceu Abrão ao Egito, para peregrinar ali, porquanto a fome era grande na terra.  (Gênesis 12:10).
E tomaram o seu gado e os seus bens que tinham adquirido na terra de Canaã, e vieram ao Egito, Jacó e toda a sua descendência com ele;  (Gênesis 46:6).
E levantou-se um novo rei sobre o Egito, que não conhecera a José;    O qual disse ao seu povo: Eis que o povo dos filhos de Israel é muito, e mais poderoso do que nós.   
Eia, usemos de sabedoria para com eles, para que não se multipliquem, e aconteça que, vindo guerra, eles também se ajuntem com os nossos inimigos, e pelejem contra nós, e subam da terra.   
E puseram sobre eles maiorais de tributos, para os afligirem com suas cargas. Porque edificaram a Faraó cidades-armazéns, Pitom e Ramessés. Mas quanto mais os afligiam, tanto mais se multiplicavam, e tanto mais cresciam; de maneira que se enfadavam por causa dos filhos de Israel. E os egípcios faziam servir os filhos de Israel com dureza;    
Assim que lhes fizeram amargar a vida com dura servidão, em barro e em tijolos, e com todo o trabalho no campo; com todo o seu serviço, em que os obrigavam com dureza.  (Êxodo 1:8-14).

5a. dispensação: da Lei ou de Israel.

Então todo o povo respondeu a uma voz, e disse: Tudo o que o SENHOR tem falado, faremos. E relatou Moisés ao SENHOR as palavras do povo.  (Êxodo 19:8).
O presidente, porém, disse: Mas que mal fez ele? E eles mais clamavam, dizendo: Seja crucificado.  (Mateus 27:23).
E será que, assim como o SENHOR se deleitava em vós, em fazer-vos bem e multiplicar-vos, assim o SENHOR se deleitará em destruir-vos e consumir-vos; e desarraigados sereis da terra a qual passais a possuir.    
E o SENHOR vos espalhará entre todos os povos, desde uma extremidade da terra até à outra; e ali servireis a outros deuses que não conheceste, nem tu nem teus pais; ao pau e à pedra. E nem ainda entre estas nações descansarás, nem a planta de teu pé terá repouso; porquanto o SENHOR ali te dará coração agitado, e desfalecimento de olhos, e desmaio da alma.   

E a tua vida, como em suspenso, estará diante de ti; e estremecerás de noite e de dia, e não crerás na tua própria vida.  (Deuteronômio 28:63-66).
E cairão ao fio da espada, e para todas as nações serão levados cativos; e Jerusalém será pisada pelos gentios, até que os tempos dos gentios se completem.  (Lucas 21:24).

6a. dispensação: da Graça ou das igrejas, ou do Interregno.

Mas, a todos quantos o receberam, deu-lhes o poder de serem feitos filhos de Deus, aos que creem no seu nome;  (João 1:12).

Quem crê nele não é condenado; mas quem não crê já está condenado, porquanto não crê no nome do unigênito Filho de Deus.  (João 3:18).
Porque pela graça sois salvos, por meio da fé; e isto não vem de vós, é dom de Deus.    Não vem das obras, para que ninguém se glorie;    (Efésios 2:8-29).

E não quereis vir a mim para terdes vida.  (João 5:40).

Sabe, porém, isto: que nos últimos dias sobrevirão tempos trabalhosos. Porque haverá homens amantes de si mesmos, avarentos, presunçosos, soberbos, blasfemos, desobedientes a pais e mães, ingratos, profanos,    Sem afeto natural, irreconciliáveis, caluniadores, incontinentes, cruéis, sem amor para com os bons,    Traidores, obstinados, orgulhosos, mais amigos dos deleites do que amigos de Deus,    Tendo aparência de piedade, mas negando a eficácia dela. Destes afasta-te. 
   
Porque deste número são os que se introduzem pelas casas, e levam cativas mulheres néscias carregadas de pecados, levadas de várias concupiscências;    Que aprendem sempre, e nunca podem chegar ao conhecimento da verdade.(2 Timóteo 3:1-7).

Porque haverá então grande aflição, como nunca houve desde o princípio do mundo até agora, nem tampouco há de haver.  (Mateus 24:21).
Porque é vindo o grande dia da sua ira; e quem poderá subsistir?  (Apocalipse 6:17).

Com o arrebatamento dos salvos dá-se início à 70a. Semana de Daniel e a Grande Tribulação.

Sobre o arrebatamento dos salvos a Bíblia diz:

Porque o mesmo Senhor descerá do céu com alarido, e com voz de arcanjo, e com a trombeta de Deus; e os que morreram em Cristo ressuscitarão primeiro.    
Depois nós, os que ficarmos vivos, seremos arrebatados juntamente com eles nas nuvens, a encontrar o Senhor nos ares, e assim estaremos sempre com o Senhor.  (1 Tessalonicenses 4:16-17).

Sobre o diabo e seus anjos a Bíblia diz: serão arremessados de alto abaixo às maiores profundezas da terra.

E, quando o dragão viu que fora lançado na terra, perseguiu a mulher que dera à luz o filho homem.    
E foram dadas à mulher duas asas de grande águia, para que voasse para o deserto, ao seu lugar, onde é sustentada por um tempo, e tempos, e metade de um tempo, fora da vista da serpente.    
E a serpente lançou da sua boca, atrás da mulher, água como um rio, para que pela corrente a fizesse arrebatar.    
E a terra ajudou a mulher; e a terra abriu a sua boca, e tragou o rio que o dragão lançara da sua boca.    
E o dragão irou-se contra a mulher, e foi fazer guerra ao remanescente da sua semente, os que guardam os mandamentos de Deus, e têm o testemunho de Jesus Cristo.  (Apocalipse 12:13-17).

7a. dispensação: Do Reino Milenial de Cristo ou do Milênio ou do Reino prometido a Israel, o reino restaurado.

E deleitar-se-á no temor do SENHOR; e não julgará segundo a vista dos seus olhos, nem repreenderá segundo o ouvir dos seus ouvidos.    
Mas julgará com justiça aos pobres, e repreenderá com eqüidade aos mansos da terra; e ferirá a terra com a vara de sua boca, e com o sopro dos seus lábios matará ao ímpio,    E a justiça será o cinto dos seus lombos, e a fidelidade o cinto dos seus rins.  (Isaías 11:3-5).
E acontecerá que, todos os que restarem de todas as nações que vieram contra Jerusalém, subirão de ano em ano para adorar o Rei, o SENHOR dos Exércitos, e para celebrarem a festa dos tabernáculos.   

E acontecerá que, se alguma das famílias da terra não subir a Jerusalém, para adorar o Rei, o SENHOR dos Exércitos, não virá sobre ela a chuva.  (Zacarias 14:16-17).

E, acabando-se os mil anos, Satanás será solto da sua prisão,    E sairá a enganar as nações que estão sobre os quatro cantos da terra, Gogue e Magogue, cujo número é como a areia do mar, para as ajuntar em batalha.    E subiram sobre a largura da terra, e cercaram o arraial dos santos e a cidade amada; e de Deus desceu fogo, do céu, e os devorou.  (Apocalipse 20:7-9).

E vi um grande trono branco, e o que estava assentado sobre ele, de cuja presença fugiu a terra e o céu; e não se achou lugar para eles.    
E vi os mortos, grandes e pequenos, que estavam diante de Deus, e abriram-se os livros; e abriu-se outro livro, que é o da vida. E os mortos foram julgados pelas coisas que estavam escritas nos livros, segundo as suas obras.   

E deu o mar os mortos que nele havia; e a morte e o inferno deram os mortos que neles havia; e foram julgados cada um segundo as suas obras.    E a morte e o inferno foram lançados no lago de fogo. Esta é a segunda morte.    E aquele que não foi achado escrito no livro da vida foi lançado no lago de fogo.  (Apocalipse 20:11-15).

Quais lições podemos tirar desses ensinamentos bíblicos e qual a aplicação, desses assuntos tão importantes, para o nosso cotidiano e nossa vida espiritual?

a. Para o crente: Rm 11:33; Ef 2:3-10.

b. Para o descrente: dois futuros eternos devem ser decididos hoje: qual é a sua escolha?

b.a. vida eterna Jo 3:16.

b.b. condenação eterna Ap 20:15.


Deus tem sempre o melhor para o ser humano. Deus deu ao ser humano o livre arbítrio. Então a questão é de livre escolha. Escolha hoje mesmo aceitar a Jesus Cristo como seu único e suficiente Salvador. 

Aquele que testifica estas coisas diz: Certamente cedo venho. Amém. Ora vem Senhor Jesus. (Ap. 22.20).

Deus abençoe você e sua família.


Pr. Waldir Pedro de Souza 
Bacharel em Teologia, Pastor e Escritor. 




domingo, 11 de março de 2018

CHEGAMOS NO TEMPO DO FIM

CHEGAMOS NO TEMPO DO FIM


Chegamos no tempo do fim

  Está perto o grande Dia do SENHOR; está perto e muito se apressa. Atenção! O Dia do SENHOR é amargo, e nele clama até o homem poderoso. Aquele dia é dia de indignação, dia de angústia e dia de alvoroço e desolação, dia de escuridade e negrume, dia de nuvens e densas trevas, dia de trombeta e de rebate contra as cidades fortes e contra as torres altas. Trarei angústia sobre os homens, e eles andarão como cegos, porque pecaram contra o SENHOR; e o sangue deles se derramará como pó, e a sua carne será atirada como esterco. Nem a sua prata nem o seu ouro os poderão livrar no dia da indignação do SENHOR, mas, pelo fogo do seu zelo, a terra será consumida, porque, certamente, fará destruição total e repentina de todos os moradores da terra. Sofonias 1: 14-18.

Fico muito feliz em saber que as coisas não são como pensávamos antes de conhecer a Jesus. Nossa vida não termina na campa fria, lá é apenas um lugar para se depositar nosso corpo humano, porque a Bíblia diz que é pó e ao pó voltará, mas assim como o túmulo não conteve o corpo ressurreto de Cristo, tornando-se as primícias dos que dormem; nosso corpo se estiver lá ou o daqueles que dormem no Senhor, um dia ressuscitarão, no dia do arrebatamento da Igreja. Temos que ter uma firme convicção da nossa fé e crermos nas escrituras sagradas, mas crermos completamente, e assim Deus fará cumprir suas promessas sobre nós. Tudo passa menos as promessas de Deus. Um dia veremos Jesus como Ele é. Nossa vida terrena deve ser para seguir os propósitos de Deus o Criador e benfeitor da humanidade, sem negligenciarmos tão grande obra de salvação que Ele preparou para a humanidade. Temos que valorizar tão grandes maravilhas Deus fez para nos preparar lugares celestiais, moradas eternas. Temos que louvar a Deus por seu Filho amado Jesus Cristo que morreu por nós para nos abrir o caminho do Céu, o caminho da salvação e da vida e gozo eterno. 

O fim do mundo parece que já chegou; tudo de bom que tem de acontecer com os escolhidos de Deus já está acontecendo para os que creem em Deus e em seu beneplácito; e, tudo de ruim que tem de acontecer já aconteceu ou já está acontecendo para aqueles que não creem e rejeitaram ou rejeitam os planos de Deus. Basta observarmos no nosso dia a dia para entendermos quantos milagres têm acontecido para a igreja do Senhor Jesus. A noiva do Cordeiro, a igreja que crê, confia, busca e está vigilante. E, quantos desastres e catástrofes naturais têm acontecido, com permissão de Deus, para aqueles que endureceram seus corações e não aceitaram ou não aceitam as verdades da palavra de Deus. O profeta Malaquias no capítulo 3.18 diz: ‘Então, vereis outra vez a diferença entre o justo e o ímpio. Entre o que serve a Deus e o que não o serve’.

Os homens se tornaram avarentos, gananciosos, trapaceiros, amantes de si mesmos, traidores, têm aparência de bondosos nas suas obras, porém suas práticas na verdade, são pecaminosas, enganosas, tendentes a destruição, principalmente concernentes àquilo que Deus criou inclusive a si próprios; fazem e constroem hoje armas mais destruidoras dos que as de ontem. Não dão nenhum valor no que de Deus recebemos e amamos que é procedente do próprio amor de Deus, que é a vida. 

Os valores morais são considerados como nada no meio de uma sociedade viciada no engano, na devassidão, na sodomia, para eles é como se não existissem estes valores ditados por Deus em sua palavra; é como se os seres humanos fossem irracionais como os outros animais criados por Deus na natureza. A capacidade e a inteligência que Deus dotou o ser humano para pensar e fazer as coisas certas, na maioria das vezes ignoradas, são consideradas como lixo, e por isso não procuram honrar a Deus com seus corpos, com suas ações e com suas vontades. O deus deste século e o caminho largo é a preferência deles. Para os salvos existem limites, existem regras e existe um estilo de vida baseado na Bíblia; nossos sentimentos são oriundos de uma alma convertida e de um coração quebrantado pelo poder de Deus, cheio de amor e do Espírito Santo de Deus. Para os perdidos, muito embora tenham o livre-arbítrio para escolherem o que quiserem, seria de bom grado que escolhessem o mais rápido possível agradar a Deus e se submeterem a servir ao Senhor; porém não se submetem, preferindo ser escravos do pecado; eles sabem muito bem no que vai dar seus erros; não admitem viver na obediência da palavra de Deus, mas sim na dureza de seus corações. Em Apocalipse 22.11 diz: ‘ Quem é injusto faça injustiça ainda; e quem está sujo suje-se ainda; e quem é justo faça justiça ainda; e quem é santo seja santificado ainda’.

...Jesus Cristo vem... em breve Jesus voltará. Acreditem ou não, Jesus Cristo voltará. Quem tem ouvidos ouça o que o Espírito diz às igrejas. 

Nossa vida eterna começa quando termina a vida terrena; nós estamos na expectativa do próximo e mais aguardado evento profético dos nossos tempos que é o arrebatamento da igreja. Todos os outros eventos proféticos e promessas de Deus que eram para se cumprir já se cumpriram, por isso reiteramos nossa palavra: 
Prepara-te, Óh igreja querida para encontrares com o Senhor Jesus nos ares celestiais...   porque ...Jesus Cristo vem...

Os sinais do fim dos tempos descrevem acontecimentos que vão culminar na segunda vinda de Jesus para buscar a Sua igreja.

A Bíblia nos revela vários sinais que indicam que o fim dos tempos está próximo. Muitos desses sinais já se manifestam hoje, vejamos quais são.

1. Guerras - Jesus afirma em Mateus 24:7 que nos últimos tempos, antes do fim, nações entrarão em desacordo. Atualmente vemos como existem vários conflitos armados entre nações.

2. Falsos mestres e falsos "cristos" - Muitos se levantarão anunciando que são Jesus Cristo, e na realidade conseguirão enganar muitas pessoas (Mateus 24:5). Isso já acontece nos dias de hoje. Quando Jesus voltar, virá com grande glória e esplendor, e ninguém poderá negar que Ele é o Senhor.

3. Abandono da fé - Em 1 Timóteo 4:1 a Palavra de Deus nos diz que algumas pessoas abandonarão a fé porque seguirão os ensinamentos de espíritos malignos e enganadores. Por isso devemos nos manter firmes no que a Bíblia ensina.

4. Desastres naturais e fome - Outro sinal que o fim está próximo são catástrofes, como vemos em Mateus 24:7. Enchentes, secas, incêndios, tsunamis e terremotos são muito comuns nos dias de hoje, assim como a fome para muitas pessoas.

5. Má conduta do ser humano - Vemos em Mateus 24:12 e 2 Timóteo 3:2-3 que nos últimos dias o comportamento mau do ser humano vai piorar. É possível ver hoje em dia que a maldade das pessoas parece estar se agravando.

6. Esforço pela paz e segurança - 1 Tessalonicenses 5:3 afirma que haverá um falso sentimento de paz e segurança. Hoje em dia, muitas países se juntam tentando garantir a paz, o que indica que o fim está iminente.

7. Morte de cristãos - No fim dos tempos, muitas pessoas perderão a sua vida por anunciarem a sua fé, como é possível ver em Mateus 24:9-10. Este é outro sinal que já se verifica atualmente.

8 Pregação do Evangelho - A Bíblia nos diz que o fim virá quando o Evangelho for pregado em todo o mundo (Mateus 24:14). As boas novas do Evangelho têm sido anunciadas em todos os continentes, mas ainda há muitas pessoas que precisam ouvir sobre o amor de Deus e o sacrifício de Jesus.

Deus abençoe você e sua família.


Pr. Waldir Pedro de Souza
Bacharel Em teologia, Pastor e Escritor.


sexta-feira, 9 de março de 2018

COMO FUNCIONARÃO O NOVO CÉU E A NOVA TERRA

COMO FUNCIONARÃO O NOVO CÉU E A NOVA TERRA 


A funcionalidade do novo céu e da nova terra.

No Apocalipse capítulo 22 encontramos algo extraordinário sobre a funcionalidade do novo céu e da nova terra. Terão todas as provisões necessárias para o prometido gozo eterno      

Terá um rio eterno: o rio da água da vida, e a vida será eterna.

Terá a árvore da vida para a eterna vida prometida por séculos e séculos desde a fundação do mundo e proporcionará alimento eterno para os seu moradores.

Terá um governo eterno: Nela estará o trono de Deus e do Cordeiro para serem adorados eternamente. O mal e toda a maldição, hereditária ou não, não existirão mais. Só existirá santidade, naquele governo e naquela cidade e todos os que habitarem nela serão santos. 

Terá a luz da cidade que também será eterna: Não necessitarão de luz de lâmpadas, nem de luz do sol, o próprio senhor Deus alumiará a cidade com sua glória pelos séculos dos séculos, eternamente. 
     
Apocalipse 22.1-6
1 E mostrou-me o rio da água da vida, claro como cristal, que procedia do trono de Deus e do Cordeiro.
2 No meio da sua praça, e de ambos os lados do rio, estava a árvore da vida, que produz doze frutos, dando seu fruto de mês em mês; e as folhas da árvore são para a cura das nações.
3 Ali não haverá jamais maldição. Nela estará o trono de Deus e do Cordeiro, e os seus servos o servirão,
4 e verão a sua face; e nas suas frontes estará o seu nome.
5 E ali não haverá mais noite, e não necessitarão de luz de lâmpada nem de luz do sol, porque o Senhor Deus os alumiará; e reinarão pelos séculos dos séculos.

O capítulo 22 de Apocalipse analisado versículo por versículo nos explica mais sobre a funcionalidade do novo céu e da nova terra. 

1 Então, me mostrou o rio da água da vida, brilhante como cristal, que sai do trono de Deus e do Cordeiro.
A Fonte do rio: Vem do trono de Deus. Todas as nossas fontes de conforto estão em Deus. Todas as nossas Fontes provêm dEle, por meio da mediação do Cordeiro.


A qualidade do rio: Água pura e límpida como cristal flui do rio. Todas as Fontes de conforto terrenal são lamacentas ou são sujeitas a isso, Pastor e Escritor mas estas são límpidas, salutares e refrescantes.
Essa é  a fonte da agua dá vida e preserva a vida dos que dela bebem.

2 No meio da sua praça, de uma e outra margem do rio, está a árvore da vida, que produz doze frutos, dando o seu fruto de mês em mês, e as folhas da árvore são para a cura dos povos.

A árvore da vida: Existia uma árvore da vida no Jardim do Éden (Gênesis 2:9). Por causa do pecado, o ser humano foi impedido de comer dela. Haverá uma árvore da vida na cidade santa de Deus.


Sua localização: "No meio da sua praça, de uma e outra margem do rio." Ela possivelmente lembrará uma figueira, por ter mais de um tronco.

Seu fruto: Ela dá muitos tipos de frutos, são doze, pelo menos. Não é estéril e nunca esta sem frutos. Não somente produz uma variedade de frutos, como estará continuamente frutificando. Não é apenas uma árvore agradável, mas é também revigorante. Ela parece conter alguns tipos de vitaminas ou enzimas que previnem o envelhecimento. Seus poderes curativos previnem todas os tipos de doenças. Nela, os santos encontrarão saúde e felicidade, e um remédio para todas as suas antigas enfermidades. Eles serão preservados na mais saudável e vigorosa condição.

3 Nunca mais haverá qualquer maldição. Nela, estará o trono de Deus e do Cordeiro. Os seus servos o servirão.

Não haverá maldição: O pecado foi destruído e nunca mais retornará. A raça humana já terá experimentado o suficiente do pecado. Deus promete em Sua Palavra que, ao destruir o pecado, "Ele mesmo vos consumirá de todo; não se levantará por duas vezes a angústia" (Naum 1:9).

4 contemplarão a sua face, e na sua fronte está o nome dele.

Neste mundo de pecado, não temos o privilégio de ver a face de Deus. Mas na nova Terra viveremos tão perto dele que poderemos olhar para a Sua face, a qual, embora poderosa e inteligente, também é querida e amistosa. O Seu nome estará em nossa fronte, pois estaremos selados com o selo de Deus. A Sua lei estará escrita em nossa mente.

5 Então, já não haverá noite, nem precisam eles de luz de candeia, nem da luz do sol, porque o Senhor Deus brilhará sobre eles, e reinarão pelos séculos dos séculos. 

6 Disse-me ainda: Estas palavras são fiéis e verdadeiras. O Senhor, o Deus dos espíritos dos profetas, enviou seu anjo para mostrar aos seus servos as coisas que em breve devem acontecer.


7 Eis que venho sem demora. Bem-aventurado aquele que guarda as palavras da profecia deste livro.

Eis que venho sem demora: O Antigo Testamento termina com o anúncio da vinda de Jesus (Malaquias 4). O livro do Apocalipse começa com um anúncio semelhante (Apocalipse 1:7). O anúncio feito no Antigo Testamento termina com uma ameaça de maldição (Malaquias 4:6). No anuncio do Novo Testamento, temos uma promessa de que não haverá mais a maldição (Apocalipse 22:3).

8 Eu, João, sou quem ouviu e viu estas coisas. E, quando as ouvi e vi, prostrei-me ante os pés do anjo que me mostrou essas coisas, para adorá-lo.

9 Então, ele me disse: Vê, não faças isso; eu sou conservo teu, dos teus irmãos, os profetas, e dos que guardam as palavras deste livro. Adora a Deus.

Adoração de anjos: João ficou tão maravilhado com a visão, que se prostrou para adorar o anjo. É a segunda vez que ele faz isso, e a segunda vez que lhe chamam a atenção (ver Apocalipse 19:10). 

Os anjos ensinam a João mais uma vez que a adoração deve ser feita somente a Deus.

10 Disse-me ainda: Não seles as palavras da profecia deste livro, porque o tempo está próximo.
Não seles as palavras deste livro: O Apocalipse não é um livro selado. Uma parte das profecias de Daniel foi selada. Foi-lhe dito que selasse o livro para o tempo do fim (Daniel 12:4). Este é um livro aberto.

11 Continue o injusto fazendo injustiça, continue o imundo ainda sendo imundo; o justo continue na prática da justiça, e o santo continue a santificar-se.

O fechamento da porta da graça: Ao Jesus Cristo, nosso exaltado Sumo Sacerdote e Juiz, concluir o Seu ministério de intercessão, Ele pronuncia a sentença do julgamento usando essas solenes palavras. Elas definem para sempre o destino de cada pessoa que viveu sobre a face da Terra. Em nenhum lugar da Palavra de Deus existe qualquer sugestão de que haverá uma segunda chance. Seremos julgados não apenas pelo que fizemos, mas pelo que poderíamos ter feito com as oportunidades que nos foram dadas. 

Não precisamos temer a ausência de justiça, pois a Bíblia nos assegura que Deus fará o que é certo em favor de cada um de nós. "Não fará justiça o Juiz de toda a Terra?" (Gênesis 18:25).

12 E eis que venho sem demora, e comigo está o galardão que tenho para retribuir a cada um segundo as suas obras.

A cada um segundo as suas obras: Uma vez perguntaram a um servo do Senhor Jesus qual fora o mais grandioso pensamento que ocupou a sua mente em toda a sua vida. Ele respondeu: ''A minha responsabilidade diante de Deus”.


Muitos, por indiferença, procrastinação ou um falso senso de segurança, não gastam tempo preocupando-se com isso. Em seu leito de morte, um outro servo do Senhor Jesus disse erroneamente: "Está tudo bem comigo, pois sei que uma vez obtive graça e uma vez salvo serei salvo para sempre". Porém a Bíblia não diz "segundo o que ocorreu uma única vez"; mas, "segundo as suas obras, suas ações, seus frutos, se são os frutos do Espírito e assim sereis galardoados". 

Muitos crentes praticam somente as obras da carne no decorrer da vida e acham que Deus tem o dever e a obrigação  salva-los de qualquer jeito. 

13 Eu sou o Alfa e o Ômega, o Primeiro e o Último, o Princípio e o Fim.

O Primeiro e o Último: Outra vez, Cristo e identificado por este título, o que significa que Ele vai completar aquilo que começou.

14 Bem-aventurados aqueles que lavam as suas vestiduras no sangue do Cordeiro, para que lhes assista o direito à árvore da vida, e entrem na cidade pelas portas.

Duas traduções do verso 14: Em algumas traduções encontramos "bem-aventurados aqueles que guardam os Seus mandamentos". Alguns manuscritos gregos dizem: "guardam os Seus mandamentos". Outros trazem: "lavam as suas vestiduras".

Como as palavras do idioma grego são muito parecidas, não podemos estar certos de como era o original. Ambas as traduções são aceitáveis. Somente aqueles que lavaram suas vestiduras no sangue do Cordeiro são capazes de guardar Seus mandamentos. A obediência nunca é a base da graça; mas a graça de Deus é a única base para a nossa obediência. Foi a desobediência que motivou a saída dos nossos primeiros pais do Éden e os privou de desfrutar da árvore da vida. E é somente através do sacrifício de Cristo, o qual resulta numa vida de submissão e obediência, que qualquer ser humano poderá entrar na cidade e ter direito a árvore da vida.

15 Fora ficam os cães, os feiticeiros, os impuros, os assassinos, os idólatras e todo aquele que ama e pratica a mentira.

Nem todos entrarão: Outra vez, é-nos dito que a Nova Jerusalém e a nova Terra não são para todos. Os que amam mais o pecado do que a Deus não podem ser incluídos entre os que habitarão a cidade de Deus pelas seguintes razões: (1) eles não poderão ser felizes ali; (2) eles estragariam tudo para os demais.

Cães: Esta expressão é usada na Bíblia para se referir aos "maus obreiros". Paulo diz: ''Acautelai-vos dos cães! Acautelai-vos dos maus obreiros! Acautelai-vos da falsa circuncisão!" (Filipenses 3:2).

Fora ou dentro: Os que praticam a falsidade estão do lado de fora. Todos nós devemos escolher se estaremos dentro ou fora da cidade de Deus.

16 Eu, Jesus, enviei o meu anjo para vos testificar estas coisas às igrejas. Eu sou a Raiz e a Geração de Davi, a brilhante Estrela da manhã. 


17 O Espírito e a noiva dizem: Vem! Aquele que ouve, diga: Vem! Aquele que tem sede venha, e quem quiser receba de graça da água da vida.

Vem: O livro do Apocalipse termina com um convite. A última ordem de Deus para Noé, logo antes do dilúvio, foi: "Entra na arca, tu e toda a tua casa" (Gênesis 7:1). 

Um apelo semelhante é feito para toda a humanidade hoje. O Senhor Jesus diz: Entra no gozo do teu Senhor. 

As caravanas de camelos que viajavam pelo deserto nem sempre se mantinham juntas. Mas, quando o líder via água a distância, ele agitava os braços e gritava: "Venham! Água!" O homem seguinte fazia o mesmo, e também o seguinte, e o seguinte, até que todos ouvissem a notícia. Tendo ouvido a notícia, o ouvinte deve passá-la adiante.

A missão primaria da igreja não é lutar, mas convidar. Uma noiva não se veste de branco para que possa lutar, mas para ficar atraente. A noiva de Cristo esta convidando. Esse convite é feito agora não apenas pelos pregadores e evangelistas, mas por todo o povo de Deus que convida outros para beber da água da vida e encontrar a vida eterna. Por todo o mundo, pessoas estão "saindo" de todas as outras formas de religião, procurando guardar os mandamentos de Deus pela fé em Jesus.

18 Eu, a todo aquele que ouve as palavras da profecia deste livro, testifico: Se alguém lhes fizer qualquer acréscimo, Deus lhe acrescentará os flagelos escritos neste livro; 

19 e, se alguém tirar qualquer coisa das palavras do livro desta profecia, Deus tirará a sua parte da árvore da vida, da cidade santa e das coisas que se acham escritas neste livro.

Estas palavras são de admoestação: Seria uma enorme ofensa um embaixador acrescentar ou omitir palavras de qualquer edito real que ele estivesse encarregado de pronunciar. Que dizer de um farmacêutico que ousadamente adultere a prescrição de uma receita médica quando uma vida está em perigo?

Há um grande perigo em tratar a mensagem de Deus de maneira mais leviana do que você trataria um documento oficial importante. O recado de João não é apenas um alerta aos copistas e tradutores através dos tempos a serem cuidadosos em não mudarem nenhuma palavra. É também um alerta aos intérpretes, que fazem aplicações errôneas, colocando em risco seu destino eterno.

20 Aquele que dá testemunho destas coisas diz: Certamente, venho sem demora. Amém! Vem, Senhor Jesus!

21 A graça do Senhor Jesus seja com todos.

Uma promessa e uma oração: No último adeus ou até breve de Cristo à Sua igreja, Ele faz uma promessa: "Certamente, venho sem demora." Não é apenas o anúncio de algum evento profético. É a voz de Cristo que ouvimos. Sua volta é a única esperança certa para o futuro da igreja.

De coração a igreja deve fazer ecoar a promessa de Cristo declarando sua crença nela e dizendo: "Amem!  Ora vem Senhor Jesus!" Esta devia ser a oração de cada cristão.

"Amem. Ora vem Senhor Jesus”.

Deus abençoe você e sua família.


Pr. Waldir Pedro de Souza 
Bacharel em Teologia, Pastor e Escritor. 





quinta-feira, 8 de março de 2018

NOVO CEU, NOVA TERRA E GOZO ETERNO

NOVO CÉU, NOVA TERRA E GOZO ETERNO


O que serão realmente um novo céu, uma nova terra e o gozo eterno de Apocalipse 21 

I.     Novo Céu

O céu que conhecemos não existirá mais depois do juízo do grande trono branco. Teremos um novo céu; conheceremos um novo céu; será o esplendor da glória de Deus. Os remidos do Senhor verão este novo lugar que será de uma beleza imensurável.

II.     Nova Terra

Já que o primeiro céu e a primeira terra não existirão mais naquele tempo futuro, Deus o supremo arquiteto do universo criará um novo céu e uma nova terra. O primeiro céu e a primeira terra foram destruídos e a única contribuição que os seres humanos puderam dar foi apenas para sua catástrofe total. Fala-se muito em preservação da natureza, em preservação ambiental, em sustentabilidade, mas nada disso será suficiente para garantir que este próprios seres humanos não sejam os principais destruidores destes primeiro céu e primeira terra. Isso tudo são consequências do pecado. No novo céu e na nova terra não teremos estas consequências porque lá não haverá pecado. 

III.     A Cidade Santa, a Nova Jerusalém

Deus criará a nova Jerusalém para habitação eterna dos salvos. Suas medidas serão bem definidas. Seu brilho será incomensurável. Tudo isso para que a igreja, a noiva do Cordeiro e os salvos de todos os tempos possam habitá-la e nela viverem eternamente, esse será o Gozo Eterno.

Apocalipse 21.1-27
1 E vi um novo céu e uma nova terra. Porque já se foram o primeiro céu e a primeira terra, e o mar já não existe.
2 E vi a santa cidade, a nova Jerusalém, que descia do céu da parte de Deus, adereçada como uma noiva ataviada para o seu noivo.
3 E ouvi uma grande voz, vinda do trono, que dizia: Eis que o tabernáculo de Deus está com os homens, pois com eles habitará, e eles serão o seu povo, e Deus mesmo estará com eles.
4 Ele enxugará de seus olhos toda lágrima; e não haverá mais morte, nem haverá mais pranto, nem lamento, nem dor; porque já as primeiras coisas são passadas.
5 E o que estava assentado sobre o trono disse: Eis que faço novas todas as coisas. E acrescentou: Escreve; porque estas palavras são fiéis e verdadeiras.
6 Disse-me ainda: está cumprido: Eu sou o Alfa e o Ômega, o princípio e o fim. A quem tiver sede, de graça lhe darei a beber da fonte da água da vida.
7 Aquele que vencer herdará estas coisas; e eu serei seu Deus, e ele será meu filho.
8 Mas, quanto aos medrosos, e aos incrédulos, e aos abomináveis, e aos homicidas, e aos adúlteros, e aos feiticeiros, e aos idólatras, e a todos os mentirosos, a sua parte será no lago ardente de fogo e enxofre, que é a segunda morte.
9 E veio um dos sete anjos que tinham as sete taças cheias das sete últimas pragas, e falou comigo, dizendo: Vem, mostrar-te-ei a noiva, a esposa do Cordeiro.
10 E levou-me em espírito a um grande e alto monte, e mostrou-me a santa cidade de Jerusalém, que descia do céu da parte de Deus,
11 tendo a glória de Deus; e o seu brilho era semelhante a uma pedra preciosíssima, como se fosse jaspe cristalino;
12 e tinha um grande e alto muro com doze portas, e nas portas doze anjos, e nomes escritos sobre elas, que são os nomes das doze tribos dos filhos de Israel.
13 Ao oriente havia três portas, ao norte três portas, ao sul três portas, e ao ocidente três portas.
14 O muro da cidade tinha doze fundamentos, e neles estavam os nomes dos doze apóstolos do Cordeiro.
15 E aquele que falava comigo tinha por medida uma cana de ouro, para medir a cidade, as suas portas e o seu muro.
16 A cidade era quadrangular; e o seu comprimento era igual à sua largura. E mediu a cidade com a cana e tinha ela doze mil estádios; e o seu cumprimento, largura e altura eram iguais.
17 Também mediu o seu muro, e era de cento e quarenta e quatro côvados, segundo a medida de homem, isto é, de anjo.
18 O muro era construído de jaspe, e a cidade era de ouro puro, semelhante a vidro límpido.
19 Os fundamentos do muro da cidade estavam adornados de toda espécie de pedras preciosas. O primeiro fundamento era de jaspe; o segundo, de safira; o terceiro, de calcedônia; o quarto, de esmeralda;
20 o quinto, de sardônica; o sexto, de sárdio; o sétimo, de crisólito; o oitavo, de berilo; o nono, de topázio; o décimo, de crisópraso; o undécimo, de jacinto; o duodécimo, de ametista.
21 As doze portas eram doze pérolas: cada uma das portas era de uma só pérola; e a praça da cidade era de ouro puro, transparente como vidro.
22 Nela não vi santuário, porque o seu santuário é o Senhor Deus Todo-Poderoso, e o Cordeiro.
23 A cidade não necessita nem do sol, nem da lua, para que nela resplandeçam, porém a glória de Deus a tem alumiado, e o Cordeiro é a sua lâmpada.
24 As nações andarão à sua luz; e os reis da terra trarão para ela a sua glória.
25 As suas portas não se fecharão de dia, e noite ali não haverá;
26 e a ela trarão a glória e a honra das nações.
27 E não entrará nela coisa alguma impura, nem o que pratica abominação ou mentira; mas somente os que estão inscritos no livro da vida do Cordeiro.

IV.     O gozo eterno começa aqui na terra

Mateus 25.21
Disse-lhe o seu senhor: Muito bem, servo bom e fiel; sobre o pouco foste fiel, sobre muito te colocarei; entra no gozo do teu senhor.

Quem vive em novidade de vida e nasceu de novo, já sente o gozo eterno aqui na terra porque já é uma nova criatura. 

Paulo, sempre usado pelo Senhor Jesus escreveu muito bem sobre estes assuntos em todas as suas cartas nos dando exemplos do gozo celeste e da glória indizível do gozo eterno. Neste contexto aprendemos muitas e grandes lições de 2 Coríntios 4.8 e 9  e vemos que podemos sim passar por problemas, porem eles não irão nos destruir, pois Cristo está conosco, Jesus é o nosso refúgio forte, nosso libertador; podemos até ser abatidos, perseguidos, atribulados, perplexos, mas nunca e jamais destruídos; Cristo é  a nossa rocha eterna, a pedra angular da esquina, o nosso general. creia agora neste nome; nEle há poder para nos livrar e nos abençoar. 

Somos entregues a morte todos os dias, não morte física, mas algo em nós morre para vivermos a vida de Cristo Jesus nosso Senhor. Paulo diz que esta leve e momentânea tribulação produz em nós um eterno peso de glória; Ele disse isto pela fé, não apenas uma ou duas, mas várias vezes. Querido isto é viver de glória em glória, isto é viver de fé em fé, imaginamos que quando Paulo e Silas estavam presos, Paulo pode ter dito, que esta leve e momentânea tribulação produzirá em nós um eterno peso de glória, a serpente quando o picou, imagino que ele só sacudiu o braço e repetiu, esta leve e momentânea tribulação produzirá em mim um eterno peso de Glória. Convido a você a pensar agora em seus problemas e pela fé repetir: “esta leve e momentânea tribulação produzirá em mim um eterno peso de Glória em nome de Jesus”, creia que o Senhor está entrando com providências em teu favor, Ele quer te salvar, Ele quer te abençoar.

 Nossas preocupações e nossos problemas do dia a dia devemos deixá-los nas mãos do Senhor. Nosso foco principal deve ser a cruz de Cristo porque nosso gozo eterno começa aqui na terra quando nos humilhamos aos pés da cruz.

Romanos 8:18 – Porque para mim tenho por certo que as aflições deste tempo presente não são para comparar com a glória que em nós há de ser revelada.

Vivamos dia após dia num eterno peso (regozijo) da Glória do Senhor sobre nossas vidas, mesmo diante de todas as lutas e problemas da vida. Profetize isso em nome de Jesus e você viverá um eterno peso de glória sempre e cotidianamente.   

Paulo sabia que os sofrimentos cooperam para conduzir-nos à glória; por isso, ele pôde dizer: "Por isso, não desanimamos; pelo contrário, mesmo que o nosso homem exterior se corrompa, contudo, o nosso homem interior se renova de dia em dia. Porque a nossa leve e momentânea tribulação produz para nós eterno peso de glória, acima de toda comparação". 
(2 Coríntios 4:16-17). 

Ele estava dizendo que o eterno peso de glória suplanta em muito a leve e momentânea tribulação. Quaisquer que sejam os sofrimentos pelos quais passamos, são leves. Essa leve e momentânea tribulação não pode ser comparada ao eterno peso de glória. Não se incomode com seus sofrimentos. Seu sofrimento não é um peso, é leve. O verdadeiro peso é a glória. Todos os seus sofrimentos são leves, são a leve e momentânea tribulação que produz em nós eterno peso de glória. Glória é a expressão de Deus. Não é preciso esperar a eternidade para ter a expressão e a extensão da glória de Deus.

Não somente no futuro, mas hoje mesmo os sofrimentos nos introduzem a viver na expressão de Deus, na extensão da glória de Deus. Isso é o peso de glória.

Deus abençoe a todos fiquem na Paz do Senhor Jesus. Se não nos vermos aqui, um dia nos veremos lá  na glória. 

Deus abençoe você e sua família.


Pr. Waldir Pedro de Souza 
Bacharel em Teologia, Pastor e Escritor.