A VINDA DO FILHO DO HOMEM
Quando começará o princípio das dores? Quando
começará a grande tribulação? Quando terminará a grande tribulação? Estes e outros assuntos da Escatologia você vai encontrar aqui neste postagem de uma
maneira bem simplificada.
Quem é o Filho do homem? Mateus 25.31-46.
Neste texto o próprio Senhor Jesus nos ensina que Ele é o Filho do homem.
31. E, quando o Filho do Homem vier em sua
glória, e todos os santos anjos, com ele, então, se assentará no trono da sua glória;
32. e todas as nações serão reunidas diante
dele, e apartará uns dos outros, como o pastor aparta dos bodes as ovelhas.
33. E porá as ovelhas à sua direita, mas os bodes à esquerda.
34. Então, dirá o Rei aos que estiverem à sua
direita: Vinde, benditos de meu Pai, possuí por herança o Reino que vos está
preparado desde a fundação do mundo;
35. porque tive fome, e destes-me de comer;
tive sede, e destes-me de beber; era estrangeiro, e hospedastes-me;
36. estava nu, e vestistes-me; adoeci, e
visitastes-me; estive na prisão, e fostes ver-me.
37. Então, os justos lhe responderão,
dizendo: Senhor, quando te vimos com fome e te demos de comer? Ou com sede e te
demos de beber?
38. E, quando te vimos estrangeiro e te
hospedamos? Ou nu e te vestimos?
39. E, quando te vimos enfermo ou na prisão e fomos ver-te?
40. E, respondendo o Rei, lhes dirá: Em
verdade vos digo que, quando o fizestes a um destes meus pequeninos irmãos, a
mim o fizestes.
41. Então, dirá também aos que estiverem à
sua esquerda: Apartai-vos de mim, malditos, para o fogo eterno, preparado para
o diabo e seus anjos;
42. porque tive fome, e não me destes de
comer; tive sede, e não me destes de beber;
43. sendo estrangeiro, não me recolhestes;
estando nu, não me vestistes; e estando enfermo e na prisão, não me visitastes.
44. Então, eles também lhe responderão,
dizendo: Senhor, quando te vimos com fome, ou com sede, ou estrangeiro, ou nu,
ou enfermo, ou na prisão e não te servimos?
45. Então, lhes responderá, dizendo: Em
verdade vos digo que, quando a um destes pequeninos o não fizestes, não o
fizestes a mim.
46. E irão estes para o tormento eterno, mas
os justos, para a vida eterna.
O Que a Bíblia Diz sobre a vinda do
filho do homem. O que quer dizer "Filho do homem"?
A expressão "filho do homem"
é encontrada muitas vezes, tanto no Velho como no Novo Testamento.
Originalmente, foi usada como sinônimo de "homem". Isaías 51:12
diz: "Eu, eu sou aquele que vos consola; quem, pois, és tu, para que
temas o homem, que é mortal, ou o filho do homem, que não passa de
erva?" (Veja, também, Jó 16:21; 25:6; 35:8; Salmos 8:4; 80:17; 144:3;
Isaías 56:2).
No livro de Ezequiel, escrito no sexto século
a.C., a frase foi uma maneira que Deus, muitas vezes, identificou o profeta
Ezequiel (2:1,3,6 e muitos outros versículos em Ezequiel).
A expressão aparece duas vezes no livro de Daniel, com dois sentidos
diferentes. Em Daniel 8:17, o profeta é chamado de "filho do homem".
Mas, em 7:13, desce do céu (numa visão) "um como o Filho do
Homem" que recebeu do Ancião de Dias autoridade para reinar para
sempre. Nesta visão profética, a frase claramente se refere a Cristo.
Chegando ao Novo Testamento, o tema
"filho do homem" é usado quase que exclusivamente para falar sobre
Jesus. O próprio Cristo utilizou esta expressão (segundo os quatro relatos dos
evangelhos) para se identificar inúmeras vezes (Mateus 8:6; 9:20; etc.). Assim,
ele enfatiza sua própria humanidade, o fato que ele se fez carne e habitou
entre homens (João 1:14). Mas esta descrição jamais é usada para sugerir que
Jesus era mero homem. Sem dúvida, o uso no Novo Testamento elabora o tema
introduzido em Daniel 7:13. O "Filho do Homem" não é alguém que surge
da terra (como a erva de Isaías 51:12). Ele veio nas nuvens do céu
(Daniel 7:13, compare Mateus 20:28; Lucas 19:10; João 3:13). Contra as
doutrinas humanas que sugerem que Jesus era um homem glorificado, a Bíblia
ensina que ele é Deus que se humilhou. Em João 6:62 ele diz: "Que
será, pois, se virdes o Filho do Homem subir para o lugar onde primeiro estava?" Paulo
confirma a mesma coisa em Filipenses 2:5-8.
Assim, o Filho do Homem mostrou sua
autoridade na terra, (Marcos 2:10,28). Depois de sua morte e ressurreição, ele
afirmou que tinha recebido toda autoridade (Mateus 20:28; veja Lucas 22:69).
Como Daniel o viu descendo nas nuvens, Jesus prometeu vir nas nuvens em
julgamento e juízo de condenação para as nações soberbas e incrédulas. (Marcos
13:26; 14:62; etc.). Algum tempo depois da ascensão de Jesus, Estevão foi
privilegiado em ver "o Filho do Homem, em pé à destra do trono de
Deus". (Atos 7:56). Vamos obedecer ao Filho do Homem, que tem toda
autoridade.
Jesus, a seguir, faz referência ao princípio das dores. O que é o princípio das dores na Bíblia?
Embora haja muitas restrições vindas do
Estado em relação às reuniões cristãs, um certo ministro de Deus é otimista o
bastante ao dizer que ainda está tudo bem. “Mas há rumores de que haverá mais
interferências, e isso se dará no tempo da grande tribulação”, citou. “Nada
disso se compara com o que virá”.
Apesar dos tempos difíceis que vivemos hoje,
nada se compara com o que está para acontecer. A perseguição aos cristãos será
multiplicada, e já é intensa no mundo inteiro, haverá mais fomes e mortes como
nunca se viu.
“Haverá e se estabelecerá uma dinastia, um
governo mundial de dominação sobre a Igreja de Cristo. Os sinais que vivemos
hoje são muito difíceis e trazem angústia, mas Jesus disse que não era para as
pessoas se assustarem”, destacou.
Apesar das guerras e rumores de guerra,
colapso econômico sem precedentes, milhões de infectados pelos vírus que matam
as pessoas sem dó em todo o mundo, um pastor repete as palavras de Jesus
dizendo: “Não se assustem”. E ainda frisou: “Guarde a sua energia, tem coisa
pior vindo em breve”. “Nós já entramos em uma nova era de um governo político
religioso mundial”.
Tudo aponta para uma nova configuração do
mundo político religioso e estamos vendo e vivendo já em nosso tempo aquilo que
diziam que estava para acontecer, mas já está acontecendo. Diziam: “Haverá
outro formato mundial de governo, um governo único mundial e tudo já está sendo
preparado. Toda a sociedade mundial e todas as nossas vidas serão afetadas. Teremos
que viver sob a égide da “NOM" que é a Nova Ordem Mundial com um novo
mandatário, um presidente mundial. E, por mais sutil que pareça, tudo o que
está acontecendo no mundo tem um ponto de convergência para acabar com a igreja
e condenar os Cristãos à prisão e à morte”, disse certo líder crente ao se referir à Igreja.
Segundo um líder cristão, a Igreja será afetada
em cheio e em sua essência de adoração a Deus, que será totalmente proibida de
falar em Deus e das coisas de Deus, principalmente da Bíblia que é a palavra de
Deus. “A Bíblia diz que ele (o Anticristo) se levanta e se opõe contra tudo o
que é de Deus, ou seja, a Igreja. Ele vai tirar toda a liberdade da igreja de
falar do amor de Deus. Vai tentar calar, ridicularizar, perseguir, humilhar,
martirizar e matar” Cristãos aos milhares no mundo inteiro, especificou.
Prepare a sua família, prepare a sua vida. Breve
Jesus vai voltar.
“Hoje em dia não adianta apenas ensinar a
família. É preciso ‘treinar’ a família para os tempos difíceis que vivemos e
viveremos. Treine seus filhos para não negar a Cristo. Treine no seu lar com
cultos domésticos, mostre a todos que o maior valor que existe é a santa
Palavra de Deus, é Jesus”, frisou.
Lembremos de Daniel, Sadraque, Mesaque e Abedenego,
quando foram deportados para a Babilônia, seus nomes originais em hebraico eram
Daniel, Ananias, Misael e Azarias e foram mudados para nomes babilônios segundo
a tradição dos deuses da babilônia. “O dia mal chegou para eles, foram
separados de suas famílias em tempos difíceis. Daniel tinha entre 14 e 16 anos
e como podia ter tanta convicção? Ele correu risco de passar pelo fio da
espada, mas não negou sua fé em Deus”.
“Daniel recebeu uma instrução tão boa e tão
profunda dos pais, em Israel, que lá na Babilônia ele não rejeitou os
ensinamentos dos seus pais”, e ainda estudou mais e mais sobre os costumes, sobre
o idioma e sobre as leis dos babilônios, ou seja Daniel se preparou para ser um
vencedor até em um outro país.
“Pastores, preparem a Igreja, não escondam
nada dos fiéis. Conscientizem as pessoas os crentes sobre a realidade do
momento que vivemos e ensinem a igreja do Senhor Jesus como vencer e não negar e
não negociar a fé em Deus”. Só existem dois caminhos: um leva para a vida
eterna e o outro para a perdição eterna; cada pessoa tem a liberdade
individualmente de escolher para onde quer ir viver na eternidade.
Ministros e líderes evangélicos apontam para
os crentes que têm dificuldade em lidar com a morte, com as perdas ocasionais,
com o desemprego e tudo o que é ruim, para lhes subjugar e transformá-los em
irracionais de plantão à sua disposição. Como se isso tudo não estivesse já sido
ventilado na Bíblia.
Há um repúdio pelo sofrimento e pela dor que
é inexplicável, porém ninguém deve ceder à tentação de trocar seu aparente
sofrimento pelas benesses da escravidão do pecado. Salomão disse que há tempo
de rir e de chorar. E agora é um tempo de chorar, convém passarmos por isso de
cabeça erguida e crendo que Jesus está no controle e no comando de nossas vidas.
Eclesiastes 3.
O Evangelho não se limita só a bênçãos. Agora
é um tempo de luta, de dor e de escassez. Se você não está vendo o que está
acontecendo, é bom você pedir ao Espírito Santo que abra os seus olhos
espirituais para você ver como as multidões estão caminhando a passos largos para a perdição. Temos
que respeitar os tempos e as estações e este tempo é de uma estação escura e
prevista pela Bíblia. Faça tudo pela Igreja, treine a todos com as doutrinas
conservadoras para a igreja ser edificada em sua fé. Vamos voltar ao primeiro
amor e ser uma Igreja robusta, sem rodeios, sem um evangelho frágil que permite
tudo, que aceita tudo. Tudo na vida do Cristão tem seus limites e estes limites
devem ser do agrado de Deus. A Bíblia e as doutrinas bíblicas são o melhor
remédio contra o pecado.
Falando sobre a morte, o crente deve ter medo
de morrer? “Onde já se viu crente com
medo de morrer? Onde a gente vai parar com isso? Como diz um certo irmão:
morrer é um salto para a vida, um salto para o céu, um salto para as moradas
eternas. Morrer é estar com Cristo eternamente. Vamos avaliar a nossa
conversão, desenvolver a nossa vida espiritual, a nossa comunhão com Deus e a
nossa intimidade com Deus, treinar a nós mesmos, treinar a família e preparar a
Igreja, porque o dia da nossa partida chegará individualmente ou coletivamente
no dia do arrebatamento da igreja. O dia da nossa redenção está próximo.
A igreja passará pela grande tribulação ou
vai ser arrebatada antes?
O que é pre-tribulacionismo?
O que é meso-tribulacionismo?
O que é pós-tribulacionismo?
Existem três escolas teológicas de defesa de
suas teses sobre o assunto. Analisando friamente, a Bíblia é bem clara ao
afirmar que o arrebatamento da igreja será como um relâmpago, será como num
piscar de olhos, será num abrir e fechar de olhos. Tudo isso acontecerá pouco
antes de começar a grande tribulação. Depois do arrebatamento da igreja haverá
uma busca muito grande das coisas de Deus, as igrejas que até então estavam
vazias, vão lotar de pessoas, porém será tarde demais. Haverá um tempo de
aparente paz de três anos e meio, depois os outros três anos e meio será de
blasfêmias contra Deus e perseguição destruidora contra os Judeus, serão
cassado no mundo inteiro para serem mortos. Você já leu na bíblia sobre as duas
testemunhas do apocalipse? Leia em Apocalipse capítulo 11.3.
Em Mateus capítulos 24, 25 e 26, o próprio Senhor
Jesus definiu que os acontecimentos depois do Arrebatamento da igreja serão
assustadores e aterrorizantes como está definido no livro de Apocalipse.
Então vocês acham ou acreditam que o
sacrifício de Jesus na cruz do calvário foi em vão, ao ponto de Jesus nos
deixar passar pelo dia da ira do Senhor? Claro que não. Jesus fez um sacrifício
perfeito. A igreja fiel não passará pela grande tribulação, o Senhor Jesus
voltará para arrebatar a sua igreja antes da grande tribulação.
Vejamos o que pensam os teólogos sobre o
assunto. Existem três escolas ou linhas teológicas e cada uma defende sua
posição. Porém é público e notório que Jesus
não deixará a igreja passar pela grande tribulação, a prova disso é que o
Espírito Santo será levado junto com a igreja no dia do arrebatamento, a graça
salvadora de Jesus cessará e a porta da graça será fechada.
1. O que
é o Prétribulacionismo: Essa
escola de interpretação defende o arrebatamento da Igreja antes do início da
Grande Tribulação. Os pretribulacionistas utilizam simbolismos e exemplos
bíblicos, como a história de Enoque e Elias, para sustentar sua posição. Esses
exemplos mostram que, através de sua fidelidade a Deus, esses indivíduos
escaparam dos eventos de julgamento que ocorreram em seus tempos. Da mesma
forma, a Igreja, como a coluna e firmeza da verdade, seria arrebatada antes do
período de trevas que virá após o seu arrebatamento.
2. O que é o Mesotribulacionismo: Essa
perspectiva afirma que a Igreja passará pela primeira metade da Grande
Tribulação, mas será arrebatada antes da segunda metade, que será caracterizada
pelos eventos mais intensos e pela manifestação plena do Anticristo contra
Israel.
Os mesotribulacionistas apontam para
passagens como Apocalipse 19, que retrata a Noiva de Cristo no céu enquanto a
Grande Tribulação ocorre na Terra, como evidência de sua interpretação.
3. O quê é o Póstribulacionismo: Os póstribulacionistas
acreditam que a Igreja passará por toda a Grande Tribulação e será arrebatada
imediatamente antes do término do período da grande tribulação em sua segunda
parte, para eles, só acontecerá a segunda vinda de Cristo depois de a igreja passar
por todo o período da grande tribulação esperando Jesus Cristo voltar para
arrebatar a sua igreja. Eles argumentam que a Bíblia menciona a ressurreição
dos santos e seu arrebatamento somente logo após a grande tribulação, como indicado
em passagens como 1 Tessalonicenses 4:16-17 e Mateus 24:29-31.
Visualizando a defesa teológica de cada
escola de pensamento sobre o arrebatamento da igreja, você acha que Jesus fez o
Seu sacrifício em vão e deixará a Sua Igreja, a Sua noiva, a noiva do Cordeiro,
ficar aqui para passar pela grande tribulação? A parábola das dez virgens de
Mateus 25 é um exemplo de que Jesus vem buscar a Sua Igreja antes da grande
tribulação.
Mas a pergunta continua: A Igreja Passará
Pela Grande Tribulação? Essa é uma pergunta que certamente já tirou o sono de
muita gente. Muitos afirmam, como nós, que a Igreja não passará pela Grande
Tribulação, o que é correto e defendem um Arrebatamento Pretribulacionistas, ou
seja antes de começar a grande tribulação, enquanto outros afirmam exatamente o
contrário e defendem que Jesus só vem no meio da grande tribulação pra fazer um
Arrebatamento Mesotribulacionistas, ou seja no meio da grande tribulação e por
fim outros acreditam que o arrebatamento da igreja será depois da grande
tribulação e que este arrebatamento será
doloroso para a igreja, é o arrebatamento chamado de Póstribulacionistas.
Quem ficar em cima do muro e acreditar que o
Arrebatamento ocorrerá no meio da Grande Tribulação ou no final da grande
tribulação é porque não tem certeza se vai ser salvo ou se está preparado para
ser salvo.
A
Igreja passará pela Grande Tribulação ou não? Quem está certo?
Não podemos tratar essa questão como certo ou
errado, pelo simples fato de que trata-se de um evento futuro e que ainda não
ocorreu, porém o Senhor Jesus deixou bem claro quando isso vai acontecer, tanto
o Senhor Jesus bem como os seus apóstolos, e principalmente o apóstolo Paulo,
deixaram bem claro e definido esta questão. Então, analisando pela coerência,
ou seja pela lógica, qual posição é mais coerente com as Escrituras, apenas
aplicando com a Bíblia o que Jesus falou sobre este assunto; não vale consultar
livros de ficção científica ou qualquer definição teológica dos homens, por
mais dignos e privilegiados que sejam, mas que não acreditam em milagres e nem
no Espírito Santo de Deus para definir espiritualmente o que é em sua essência a Escatologia bíblica definida pelo Espírito
Santo de Deus, que é o Consolador Amado enviado por Jesus no pentecoste, logo
após a Sua ascensão aos céus.
Quem não acredita no Batismo com o Espírito
Santo, quem não acredita em milagres, quem não é batizado nas águas por imersão
do corpo inteiro como Jesus Cristo foi batizado, você acha mesmo que essas
pessoas estão aptas para dizer quando será o arrebatamento da igreja?
Você acha mesmo que quem inventou a doutrina
do Cessacionismo crê verdadeiramente que
Jesus vai voltar num momento, num abrir e fechar de olhos, antes da grande
tribulação, num arrebatamento invisível quando “num abrir e fechar de olhos os
mortos ressuscitarão primeiro e nós os que estivermos vivos seremos transformados
e receberemos um corpo glorioso, incorruptível”, como o corpo que Jesus recebeu
ao ressuscitar dentre os mortos, tornando-se “as primícias dos que dormem”, e que
só os salvos o verão quando a trombeta de Deus tocar? 1 Coríntios 15.51-53.
Eles, os Cessassionistas não acreditam, mas acontecerá.
Que nos chamem de loucos ou qualquer outro
nome mas, nós temos o dever, como pentecostais, de pensar e acreditar que a
nossa conversão verdadeira vai nos capacitar para termos o verdadeiro
discernimento destas questões porque as coisas de Deus que são espirituais só se
definem e se discernem espiritualmente. Atos dos apóstolos capítulos 1,2 e 3 é
um exemplo de fé dos Cristãos e crentes da época da igreja que nasceu em
Jerusalém.
Particularmente, creio que a posição que mais
condiz com o ensino bíblico do arrebatamento da igreja é o Pre-tribulacionismo,
ou seja, o Arrebatamento da Igreja ocorrerá antes do período de Grande
Tribulação. Se a igreja tiver que passar, como realmente vai passar, pelo
período das dores antes de ser arrebatada, é somente para testar a fé de cada
um.
Como acredito na inerrância da Bíblia, que é
a palavra de Deus, que é viva e eficaz e que penetra em nós até a divisão da
alma e do espírito e das juntas e medulas, não posso considerar que ela se contradiz em
determinados textos para considerar que o Arrebatamento da igreja será no meio
da grande tribulação ou no final da grande tribulação, isso sim ocasionaria uma
série de contradições que precisariam de um verdadeiro “malabarismo teológico”
para serem contornados.
O texto bíblico que descreve de forma mais
simples e objetiva o período do tempo do fim é o Sermão Escatológico de Jesus
em Mateus capítulos 24 25 e 26. O mesmo
sermão também é encontrado nos Evangelhos de Marcos e de Lucas. Nele, Jesus
anuncia detalhadamente os últimos dias, e deixa claro que a Sua vinda será em
duas fases distintas:
Na primeira fase, será invisível aos olhos
humanos e será antes da grande tribulação por que Jesus vem buscar a Sua noiva, a igreja, repito
Jesus vem para arrebatar a Sua Igreja. O mundo inteiro vai saber que um povo
desapareceu da terra em todos os lugares no mesmo dia, na mesma hora e no mesmo
instante, e ninguém terá os corpos de seus parentes para serem sepultados. Vão
dizer que era um povo diferente e eram chamados de “os crentes” que sumiram da
terra.
Na segunda fase que será no final da grande
tribulação, e daí sim todo olho O verá. Então Jesus virá lutar por Israel e algumas
nações do mundo, que serão poucas e estarão lutando em favor de Israel, para
libertar Israel, para vencer o Anticristo, para vencer a Besta, para vencer o Falso
Profeta. No Apocalipse capítulos 18, 19
20 e 21 vemos que Jesus virá para dar livramento para Israel que estará
sendo esmagado pelas forças malignas do Anticristo e das nações confederadas com
ele. Feito isso, Jesus prenderá por mil anos o Anticristo, a Besta e o Falso
Profeta e todas as potestades malignas e estabelecerá o seu Reino Milenial na
terra, Ele governará com Sua igreja e seus apóstolos, todas as nações, a partir
de Jerusalém durante este período do milênio.
A grande tribulação é um tempo definido como
algo nunca visto como algo nunca
acontecido na terra, por isso que Jesus vem arrebatar a Sua igreja. A igreja
passará sim pelo período do princípio das dores mas suportaria passar pela
grande tribulação. Somente por um motivo principal nós podemos definir que
nenhum cristão de verdade suportaria passar aquele período: qual será ou seria
este motivo: “é porque o Espírito Santo de Deus será retirado da terra junto com
a igreja no arrebatamento”.
Em nenhum momento Jesus considera a ideia de
que os salvos estarão na terra no período da grande tribulação, antes,
adverte-nos que serão dias de muito sofrimento, um sofrimento como nunca foi
visto na terra, quem estiver preparado vai ser arrebatado, a igreja passará ou
já está passando pelo princípio das dores, quem não estiver preparado vai ficar
e sofrer muito mais na grande tribulação e se quiser ser salvo no período da
grande tribulação, pagará o preço da sua salvação com o derramamento do seu
próprio sangue, porque rejeitaram o sacrifício vicário de Jesus na cruz do
calvário, (Mc 13:19).
Mas, por amor aos santos e aos fiéis, Jesus
vai amenizar o sofrimento da igreja até no período antes do arrebatamento da
igreja, período esse chamado de princípio das dores, aqueles dias serão
abreviados. (Mc 13:20). Cada crente deve estar aguardando a volta de Jesus para
ser arrebatado e não estar aguardando a grande tributação para saber se vai ser
salvo.
Quando Jesus descreve o momento da Sua segunda
vinda, Ele se refere a um evento único em duas fases distintas.
Na primeira fase Ele virá antes da grande
tribulação e o período será de três anos e meio de aparente paz no mundo
inteiro, porém o Anticristo enganará Israel e vai se assentar no trono do
templo de Salomão em Jerusalém, que já terá sido reconstruído, e vai declarar
que ele é Deus e vai exigir que todos os Judeus e todas as nações da terra o
adorem como Deus, então Israel descobrirá que foi enganado e romperá o “pacto
de paz” que será de aparente paz, que fizera com o Anticristo sem saber que ele
é o Anticristo. Daí por diante será somente perseguição e morte aos Judeus e dos
que o apoiarem. A Igreja já estará com Jesus nos ares celestiais e Jesus estará
celebrando a grande ceia da distribuição dos galardões para os fiéis
arrebatados.
Jesus Cristo retornará à terra no final da
grande tribulação acompanhado da igreja que fora arrebatada. Jesus descreve
esse momento como um momento de grande glória, de muita alegria para os salvos
e para o Israel de Deus e vem socorrer a nação que Deus a chamou de “a menina
dos olhos de Deus “; ao Jesus voltar será o momento de terror para os ímpios
infiéis, para os incrédulos, para os abomináveis e dominadores e para todos os
mentirosos, Ap.21.8, onde todos verão o Filho do Homem, este será o momento em
que todo olho o verá. (Mt 24:30).
Como em partes do texto Jesus também se
refere a destruição de Jerusalém em 70 d.C., compreendo que algumas pessoas
possuem algumas dificuldades com esta passagem bíblica e o que ela revela,
porém Jesus faz referência ao que aconteceria num futuro bem próximo.
O dia do Senhor é o dia em que a igreja será
arrebatada e os ímpios serão levados para julgamento e por fim receberão a
condenação eterna no dia do juízo eterno, no tempo final do Julgamento do Juízo
do Grande trono Branco depois do milênio.
Notemos que no versículo 39 de Mateus 24 em
uma comparação com os dias de Noé, não foram os justos que foram levados a
julgamento, Noé e sua família foram salvos pela potente mão de Deus dentro
daquela arca, mas os ímpios, os incrédulos e todos os que zombaram de Noé,
pereceram pelas águas do Dilúvio. Deus fechou a porta da arca pelo lado de fora
para que ninguém que estava lá dentro abrisse a porta.
Apocalipse 3:10 talvez seja o texto mais
utilizado para defender o Arrebatamento antes da Grande Tribulação. A afirmação
“te guardarei da hora da provação” não está se referindo ao fato de a Igreja
ser tirada do mundo nesse momento e, sim, de ser preservada em meio ao
sofrimento que virá sobre a terra e, sobretudo, da perseguição do mundo iníquo,
este momento é o chamado princípio das dores.
Uma passagem correlata a essa é Gálatas 1:4
onde Paulo diz que o Senhor Jesus “se deu a si mesmo por nossos pecados, para
nos livrar do presente século mau”. Na oração de Jesus em João 17, o pedido
dEle foi para o Pai “guardar” os que são seus, isso não significa “tira-los do
mundo, mas que os livrasse eles de todo mal”, (Jo 17:15). Essa mesma promessa
também é encontrada em 2 Pedro 2:9. Deus fez de tudo e continua fazendo para
salvar os que querem ser salvos. Isso implica que cada um que quer ser salvo
deve fazer da sua parte, ser fiel e obediente ao Senhor Jesus.
A sequência desta passagem bíblica é de total
interesse de quem procura saber mais sobre os acontecimentos do tempo do fim em
2 Pedro 2.9-22 que diz:
9. Assim, sabe o Senhor livrar da tentação os
piedosos e reservar os injustos para o Dia de Juízo, para serem castigados,
10. mas principalmente aqueles que segundo a
carne andam em concupiscências de imundícia e desprezam as dominações.
Atrevidos, obstinados, não receiam blasfemar das autoridades;
11. enquanto os anjos, sendo maiores em força
e poder, não pronunciam contra eles juízo blasfemo diante do Senhor.
12. Mas estes, como animais irracionais, que
seguem a natureza, feitos para serem presos e mortos, blasfemando do que não
entendem, perecerão na sua corrupção,
13. recebendo o galardão da injustiça; pois
que tais homens têm prazer nos deleites cotidianos; nódoas são eles e máculas,
deleitando-se em seus enganos, quando se banqueteiam convosco;
14. tendo os olhos cheios de adultério e não
cessando de pecar, engodando as almas inconstantes, tendo o coração exercitado
na avareza, filhos de maldição;
15. os quais, deixando o caminho direito,
erraram seguindo o caminho de Balaão, filho de Beor, que amou o prêmio da
injustiça.
16. Mas teve a repreensão da sua
transgressão; o mudo jumento, falando com voz humana, impediu a loucura do
profeta.
17. Estes são fontes sem água, nuvens levadas
pela força do vento, para os quais a escuridão das trevas eternamente se
reserva;
18. porque, falando coisas mui arrogantes de
vaidades, engodam com as concupiscências da carne e com dissoluções aqueles que
se estavam afastando dos que andam em erro,
19. prometendo-lhes liberdade, sendo eles
mesmos servos da corrupção. Porque de quem alguém é vencido, do tal faz-se
também servo.
20. Porquanto se, depois de terem escapado
das corrupções do mundo, pelo conhecimento do Senhor e Salvador Jesus Cristo,
forem outra vez envolvidos nelas e vencidos, tornou-se-lhes o último estado
pior do que o primeiro.
21.
Porque melhor lhes fora não conhecerem o caminho da justiça do que,
conhecendo-o, desviarem-se do santo mandamento que lhes fora dado.
22. Deste modo, sobreveio-lhes o que por um
verdadeiro provérbio se diz: O cão voltou ao seu próprio vômito; a porca
lavada, ao espojadouro de lama.
Entendendo o quê é o princípio das dores e o
fim dos tempos.
Neste texto falaremos sobre o Princípio das
Dores que é mencionado em Marcos 13, Lucas 21 e Mateus 24. Entender o que Jesus
disse nestes textos é base para compreendermos todos os aspectos do tempo em
que vivemos e assim buscar as chaves para entender a chegada do tempo do fim.
Sabemos que ninguém tem palavras para definir
como será a glória do momento em que Jesus voltará, Jesus disse que ninguém
sabe, nem Ele, somente o Pai celestial é quem sabe, (Marcos 13:32).
Entretanto, a palavra de Deus nos ensina a
vigiar para não sermos pegos de surpresa.
O livro de Daniel também nos fala algo
interessante: "Muitos serão purificados, e embranquecidos, e
provados; mas os ímpios procederão impiamente, e nenhum dos ímpios entenderá,
mas os sábios entenderão". Daniel 12:10.
Devemos buscar a sabedoria que vem do alto
para poder entender o tempo em que vivemos, conforme cita o livro de Daniel. O
homem vestido de linho, que estava sobre as águas do rio, na visão de Daniel,
profetizou não que os sábios saberiam o dia exato da volta de Cristo, mas que
eles entenderiam os sinais daquele tempo. Eles entenderiam o tempo do
cumprimento de todas as coisas, assim como o próprio Daniel compreendeu o tempo
em que viveu e pôde servir ao Senhor de forma extremamente útil.
A Bíblia é bem clara sobre o princípio das
dores. O princípio das dores é um prelúdio da Grande Tribulação, uma
série de acontecimentos que nos indicam a chegada do tempo do fim.
Para entender o verdadeiro significado do
princípio das dores podemos utilizar o texto no original grego para compreender
o que essa expressão "princípio das dores" quer dizer. O sentido
original traz uma ideia de "primeiras dores" ou "princípio das
dores de parto", como se este fosse o início de um longo caminho de dores
de parto e tribulações que os cristãos enfrentariam ou que, na verdade vão
enfrentar.
Quando vemos que o significado deste tema até
parece que ainda está bem longe daquilo que sempre acreditamos, mas acreditemos
ou não, o tempo do fim já chegou, os acontecimentos materiais, espirituais e
naturais denunciam que o mundo não tem solução mais porque está dominado por
forças malignas que vão destruir tudo, somente o que impede isso é o Espírito
Santo de Deus que ainda está aqui. Enquanto a igreja estiver aqui na terra, o
Espírito Santo estará aqui, no momento do arrebatamento da igreja em que os
salvos serão levados para os ares celestiais para as bodas do Cordeiro, então o
Espírito Santo também será tirado da terra. Leia 2 Tessalonicenses 2.1-10.
Podemos até imaginar que talvez o sentido
tenha se perdido pela tradução ou pelo entendimento social que temos do termo
"princípio das dores". Mas todos os sinais proféticos sobre os tempos
do fim são perceptíveis. É comum os cristãos entenderem que o princípio das
dores já é o tempo do fim, e como tal, já podemos dizer que os tempos do fim chegaram
com o inicio de tamanha perseguição mundial contra os Cristãos. Estes são
sinais que precedem a Grande Tribulação.
Ainda sobre o princípio das dores, também
podemos citar o capítulo 12 de Apocalipse, que fala sobre as dores de parto:
"Viu-se grande sinal no céu, a saber, uma mulher vestida do sol com a lua
debaixo dos pés e uma coroa de doze estrelas na cabeça, que, achando-se
grávida, grita com as dores de parto, sofrendo tormentos para dar à luz". Apocalipse
12:1-2.
"Nasceu-lhe, pois, um filho varão, que
há de reger todas as nações com cetro de ferro. E o seu filho foi arrebatado
para Deus até ao seu trono". Apocalipse 12:5.
Neste texto vemos uma mulher, que representa
figurativamente a Igreja, e ela está com dores de parto sofrendo tormentos para
dar à luz. Este é mais um texto que nos leva a compreender o real sentido dos
textos dos evangelhos sobre o princípio das dores. Para entendê-lo devemos
diferenciar o fato da mulher sofrer as dores de parto com o nascimento do filho
varão. Quando lemos as cartas às Igrejas da Ásia, nos primeiros capítulos de
Apocalipse, vemos que desde o início o Senhor está levantando cristãos vencedores,
que representam este filho varão.
Consequentemente, devemos entender que esta
mulher está "sofrendo tormentos para dar à luz" desde os
tempos da igreja primitiva. O nascimento do filho representa o nascimento de Jesus nos corações e que estão esperando
Jesus voltar para arrebatar a sua igreja.
O dragão, a mulher e seu filho prestes a
nascer, de Apocalipse capítulo 12 são figuras representativas. O Dragão é Satanás
que faz e fará de tudo para destruir a mulher (Israel) e seu filho (Jesus) para
que as nações do mundo inteiro não conheçam a Jesus Cristo que nasceu de mulher
(Maria), para salvar a todos que se haviam perdidos e não tinham mais nenhuma
esperança de serem salvos.
Neste capítulo 12 de Apocalipse vemos
que o propósito principal do dragão é destruir o filho da
mulher (Cristo). Por conta disso, a mulher é perseguida por ele, a fim de
que o nascimento do menino fosse evitado. Esse conflito é anunciado ainda
no livro de Gênesis 3:15 que diz: “E porei inimizade entre ti e a
mulher, e entre a tua semente e a sua semente; esta te ferirá a cabeça, e tu
lhe ferirás o calcanhar”. (Gênesis 3:15).
A “semente” da mulher em Gênesis 3.15 é o
“filho varão” em Apocalipse 12, bem como a “serpente” é o “dragão”, (Ap 12:9).
Podemos ver a realidade desse conflito anunciado no primeiro livro da Bíblia e
por todo o Antigo Testamento, com a tentativa de Satanás em frustrar a promessa
inicial de Gênesis para não se cumprir.
Ainda no Antigo Testamento temos várias
referências que comprovam que o simbolismo da mulher no Apocalipse é uma
referência à Igreja, (Is. 50:1;54:1; Os 2:1;), e essa Igreja forma um só povo
escolhido em Cristo, um só rebanho, um só corpo, uma só esposa, uma única nação
santa, um povo de propriedade exclusiva de Deus. (Is 54; Am 9:11; Mt 21:33; Rm
11:15-24; Gl 3:9-16,29; Ef 2:11; Ef 5:32; 1Pe 2:9; Ap 4:4; 21:12-14).
As setenta semanas de Daniel descrita no
capítulo 9 do seu livro.
Nos mostra que ainda falta um semana de anos
na história bíblica para se completar as setenta semanas reveladas ao profeta
Daniel sobre o fim dos tempos. Até o nascimento de Jesus se passaram 69
(sessenta e nove) semanas de anos e a história ficou para até chegar o tempo em
que haverá o arrebatamento da igreja para se completar as 70 semanas de anos,
sendo esta última a semana de sete anos da grande tribulação.
Daniel então orou a Deus, pedindo perdão
pelos pecados de seu povo, (Daniel 9:2-3). Enquanto ainda estava orando, o
anjo Gabriel apareceu e lhe deu uma mensagem importante.
O anjo Gabriel falou que as 70
semanas de anos estavam decretadas para acabar com o pecado e a
transgressão, tirar a culpa, estabelecer justiça, cumprir toda visão e profecia
e ungir o santíssimo, (Daniel 9:24).
As 70 semanas de Daniel seriam divididas assim:
7 semanas, começando a partir da ordem para
reconstruir Jerusalém, Daniel 9:25.
62 semanas, o Ungido (que em hebraico é
Messias) viria e seria morto no fim desse tempo, depois Jerusalém seria
destruída e haveriam muitas guerras, Daniel 9:26.
1 semana, nessa semana o “governante que
virá” fará uma aliança com os israelitas mas o quebrará no meio da semana,
acabará com os sacrifícios e colocará o “sacrilégio terrível” no templo, Daniel
9:27.
Até podemos não entender completamente a
profecia das 70 semanas de anos, mas podemos ver que Deus está agindo. As
partes já cumpridas da profecia nos dão esperança, porque confirmam que
Deus vai acabar com o pecado e estabelecer completamente a justiça em Israel. Isso
porque a justiça não funcionou como verdadeira justiça para Jesus Cristo o
Filho de Deus. Tal como prometido, Jesus veio e ele vai acabar seu trabalho de
restauração completa de Israel e todo olho O verá quando Ele voltar na segunda
fase dos três anos e meio finais da grande tribulação. 2 Pedro 3:14-15.
Vejamos
aqui um resumo do quê a Bíblia diz sobre o princípio das dores, do Arrebatamento
da igreja e quando será?
A Bíblia diz que quando os mortos em Cristo
ressuscitarem, todos os cristãos que estão vivos serão arrebatados para o Céu.
Ninguém sabe quando acontecerá, mas será nos últimos tempos.
O arrebatamento é quando os salvos que estão
vivos serão levados para o Céu, junto de Jesus, sem morrerem, serão transformados
num abrir e fechar de olhos. (1
Tessalonicenses 4:17). Enoque e Elias foram arrebatados, subiram vivos ao Céu
(Gênesis 5:24; 2 Reis 2:11). Também Jesus, depois que ressuscitou, subiu ao
Céu, enquanto seus discípulos olhavam para Ele (Atos dos Apóstolos 1:9-10).
Quando vai ser o arrebatamento?
O arrebatamento vai acontecer quando Jesus
voltar para buscar os salvos, nos últimos tempos, (João 14:2-3).
Jesus dará a ordem, uma trombeta soará, Jesus descerá à terra, os mortos
ressuscitarão e depois os vivos serão arrebatados, (1 Tessalonicenses 4:16-17).
Ninguém sabe quando isso será e poderá acontecer em qualquer momento, por isso
temos de estar sempre preparados.
Há muito debate sobre se acontecerá antes,
durante ou depois da grande tribulação mencionada em Mateus 24:21. As duas
teorias principais são: (não consideramos aquilo que ensinam os
Meso-tribulacionistas).
Sobre os Pré-tribulacionistas.
Algumas pessoas acreditam, a maioria absoluta dos crentes, que o arrebatamento da igreja vai acontecer antes da grande tribulação, deixando todos que não creem na terra para sofrerem as dores da perca da salvação e da grande tribulação. Também acreditam que alguns ainda poderão ser salvos depois do arrebatamento. Nesse caso, a segunda vinda de Jesus aconteceria em outra ocasião, bastante tempo depois do arrebatamento. Porém a segunda vinda de Jesus, no arrebatamento da igreja acontecerá em segredo, deixando muitas pessoas para trás. Você já viu o filme "Deixados para trás". Compensa ver.
O Arrebatamento da Igreja é descrito na
Bíblia em 1 Tessalonicenses 4.15-18.
O arrebatamento da Igreja é um dos
eventos proféticos mais empolgantes da Bíblia. Ele é ensinado em 1
Tessalonicenses 4:15-18, onde o apóstolo Paulo nos fornece os seguintes
detalhes: Dizemo-vos, pois, isto, pela palavra do Senhor: que nós, os que
ficarmos vivos para a vinda do Senhor, não precederemos os que dormem. Porque o
mesmo Senhor descerá do céu com alarido, e com voz de arcanjo, e com a trombeta
de Deus; e os que morreram em Cristo ressuscitarão primeiro. Depois nós, os que
ficarmos vivos, seremos arrebatados juntamente com eles nas nuvens, a encontrar
o Senhor nos ares, e assim estaremos sempre com o Senhor. Portanto,
consolai-vos uns aos outros com estas palavras.
Esta passagem das Escrituras define cinco
estágios do arrebatamento:
1) O
próprio Senhor descerá do céu com alarido e com som de trombeta;
2) Os
mortos em Cristo ressuscitarão primeiro;
3) Nós
que estivermos vivos e permanecermos na terra seremos “arrebatados” juntamente
com eles nas nuvens;
4) Encontraremos
o Senhor; E estaremos sempre com Ele.
5) 1 Coríntios 15:51-53 O apóstolo Paulo também revelou o que chamou de “mistério” a respeito do arrebatamento.
Em 1 Coríntios 15.51-53, ele explicou que
alguns crentes não dormiriam, mas os seus corpos seriam transformados.
Eis aqui vos digo um mistério: Na verdade,
nem todos dormiremos, mas todos seremos transformados; Num momento, num abrir e
fechar de olhos, ante a última trombeta; porque a trombeta soará, e os mortos
ressuscitarão incorruptíveis, e nós seremos transformados. Porque convém que
isto que é corruptível se revista da incorruptibilidade, e que isto que é
mortal se revista da imortalidade. 1 Coríntios 15:51-53.
Assim acontecerá no dia
do arrebatamento. Sem nenhum aviso, os corpos de todos os crentes que
morreram, antes ou depois da vinda de Jesus na terra e desde o Dia
do Pentecostes, de repente, se transformarão em novos corpos vivos e
imortais; o Apóstolo Paulo chama estes corpos como “glorificados ou glorioso ou
corpo de glória”, e idênticos ao que Jesus recebeu ao ressuscitar de entre os
mortos”. 1 Coríntios 15.51-53. Mesmo aqueles cujos corpos há muito tempo se
decompuseram, ou cujas cinzas se espalharam ou espalharão sobre os rios e oceanos, receberão um novo
corpo. Este novo corpo se reunirá com o espírito da pessoa, que Jesus trará
consigo.
Então os corpos daqueles que igualmente
aceitaram a Cristo como o Salvador, serão transformados em novos corpos.
Juntos, todos os crentes serão transportados subitamente aos céus para
encontrarem o Senhor nos ares ao soar da trombeta de Deus.
Aqueles que estiverem vivos e rejeitaram a
salvação de Jesus Cristo permanecerão na terra, ficarão para trás, na terra, e
testemunharão um evento miraculoso de proporções espantosas, o repentino
desaparecimento em massa de milhões e milhões de pessoas da face da terra.
O Arrebatamento da Igreja é chamado de “a bem aventurada
esperança”.
O arrebatamento é frequentemente
referido como “a bem-aventurada esperança” (Tt 2.13), porque concede segurança
aos crentes que estão preocupados com a grande tribulação. E oferece consolação
aos que anseiam reunir-se com os seus entes queridos que já partiram,
compartilhando a mesma fé em Cristo.
As mais de trezentas referências bíblicas
à segunda vinda de Cristo claramente mostram que a sua volta possui
duas fases distintas.
Na primeira fase, Ele virá de repente para
arrebatar a sua Igreja nos ares e levar todos os crentes para a casa do seu
Pai, em cumprimento à promessa em João 14.1-3. Ali, eles comparecerão ante
o Tribunal de Cristo (2 Co 5.8-10).
O arrebatamento da igreja será antes ou
depois da Grande Tribulação?
A Igreja não está na Terra em Apocalipse 4-18.
O termo comum do Novo Testamento para
“igreja” (gr. ekklêsia) aparece dezenove vezes em Apocalipse 1-3, e trata da
igreja histórica dos primeiros séculos.
No entanto, Apocalipse usa igreja mais uma
vez no final do livro, (22.16), onde João volta a dirigir-se à igreja do século
primeiro. Mais interessante é o fato de que em nenhuma passagem durante o
período da grande tribulação o termo igreja se usa em referência aos crentes na
terra.
A mudança de João destas instruções
detalhadas à igreja para um absoluto silêncio a respeito desta por muitos
capítulos seria impressionante e totalmente inesperada, se de fato a Igreja
continuasse na terra durante a Tribulação.
Se a Igreja fosse passar pela grande
tribulação, (que é a septuagésima semana de Dn 9), então certamente o estudo
mais detalhado dos eventos da grande tribulação incluiria instruções para a
Igreja, o que
não ocorre.
A única explicação para esta frequente menção
à Igreja em Apocalipse capítulos 1 a 3 e a total ausência desta na terra até
Apocalipse 22.16 é um arrebatamento pré-tribulacional, que irá transferir a
Igreja da terra para o céu antes da grande tribulação.
Um arrebatamento depois da grande tribulação
é incoerente
Se Deus preservar miraculosamente a Igreja
durante a grande tribulação, por que haveria um arrebatamento? Se é para evitar
a ira de Deus no Armagedom, então por que Deus não continuaria protegendo os
santos na terra assim como Ele protegeu Israel da sua ira derramada sobre o
Faraó e o Egito?
Além disso, se o propósito do arrebatamento é
para que os santos vivos evitem o Armagedom, por que também ressuscitar os
santos ao mesmo tempo?
Se o arrebatamento ocorresse após a
tribulação com a manifestação da glória do nosso Senhor Jesus, a subsequente
separação entre ovelhas e bodes (Mt 25.31-46) seria redundante. A separação
ocorreria no mesmo ato da trasladação.
Se todos os crentes da era da grande
tribulação forem arrebatados e glorificados após a grande tribulação e
exatamente antes do início do reino milenar, quem então restará para povoar e
propagar o reino de Deus? As Escrituras indicam que Deus julgará os descrentes
vivos no final da grande tribulação e os removerá da terra. (Mt 13.41-42;
25.41).
No entanto, elas também ensinam que as
crianças nascerão dos crentes durante o Milênio, e que estas crianças serão
capazes de pecar quando estiverem adultas, (Is 65.20; A p 20.7-10). Isto não
seria possível se todos os crentes na terra fossem glorificados através de um
arrebatamento depois da grande tribulação. Haverá salvação no tempo da grande
tribulação? Para aqueles que nasceram antes do arrebatamento, não haverá
salvação pela graça, mas aqueles que nascerem no período da grande tribulação e
sobreviverem, o que será muito difícil porque o Anticristo vai exigir o sinal
da besta para ser colocado em todos os que estiverem vivos, e quem não tiver o
sinal da besta será eliminado sumariamente.
Um arrebatamento após a grande tribulação e o
suposto retorno imediato da Igreja à terra não deixará tempo para o
acontecimento do bema ( que é o tribunal de Cristo para galardoar os fiéis arrebatados)
(1 Co 3.10-15; 2 Co 5.10). Por estas razões, um arrebatamento depois da grande
tribulação não faz sentido e seria impossível.
O Arrebatamento e a Volta de Jesus.
Uma comparação do arrebatamento com a
manifestação da glória de Deus revela pelo menos oito contrastes ou diferenças
significativas, que exigem que o arrebatamento ocorra em um tempo
significativamente diferente da manifestação da glória de Deus.
No arrebatamento, Cristo vem nos ares e volta
para o céu com a igreja arrebatada, (1 Ts 4.17).
Na manifestação da glória de Deus, Cristo vem
para a terra no final da grande tribulação para habitar e reinar. (Mt
25.31-32).
No arrebatamento, Cristo reúne os seus fiéis
dos quatro cantos da terra, (1 Ts 4.16-17). Na manifestação da glória de Deus,
os anjos reúnem os eleitos nos ares celestiais para que sejam coroados. (Mt
24.31).
No arrebatamento, Cristo vem para dar o
galardão, (1 Ts 4.17). Na manifestação da glória, Ele vem para julgar as
nações. (Mt 25.31-46).
No arrebatamento, a ressurreição é
proeminente, (1 Ts 4.15-16). Na manifestação da glória, a ressurreição não se
menciona, porque não haverá mais ressurreição de ninguém.
No arrebatamento, os crentes salvos deixam a
terra, (l Ts 4.15-17). Na manifestação da glória de Deus os incrédulos são levados da terra, para
aguardar o julgamento de sua condenação eterna. (Mt 24-37-41).
No arrebatamento, os incrédulos permanecem na
terra. Na manifestação da glória de Deus, são os crentes que voltam com Jesus e
permanecem na terra. (Mt 25.34).
O reino de Cristo na terra não aparece no
arrebatamento. Na manifestação da glória de Deus, Cristo vem para estabelecer o
seu reino Milenial na terra. (Mt 25.31,34).
No arrebatamento, os crentes receberão corpos
glorificados, (1 Co 15.51-57). Na manifestação da glória de Deus, os
sobreviventes não receberão corpos glorificados.
O que acontecerá no Céu após o Arrebatamento?
Vamos todos comparecer perante Jesus no
tribunal de Cristo não para sermos julgados, mas para sermos galardoados.
Após o arrebatamento, os cristãos
comparecerão perante o Tribunal de Cristo, (2 Coríntios 5:10). O Tribunal
não é sobre se entraremos no céu, já estaremos lá porque nossos pecados foram
expiados na morte substitutiva e na ressurreição de Jesus Cristo para nos salvar. Será,
no entanto, um tempo para prestar contas das obras que fizemos na terra, e
seremos recompensados de acordo com nossas obras. Seremos
designados para lugares de autoridade no milênio vindouro com base em nossa
fidelidade a Deus quando estávamos na Terra, bem como na influência que
deixamos para trás.
Há tanta verdade relevante a ser descoberta
nas passagens proféticas da Bíblia que nos empolga e nos encoraja a vivermos
fielmente servindo ao Senhor.
Devemos continuar a estudar o plano de Deus
para o nosso futuro. O que você acredita sobre muitas dessas questões pode
determinar de que lado você está quando Deus decide fechar a cortina final no
drama da história. Estou confiante de que você descobrirá, como eu, que
estudar e entender o arrebatamento e os eventos de amanhã mudará sua visão de
hoje.
Deus abençoe você e sua família.
Pr. Waldir Pedro de Souza.
Bacharel em Teologia, Pastor e Escritor.