terça-feira, 19 de junho de 2018

DEUS FEZ O HOMEM PARA SER A GLÓRIA DE TODA A CRIAÇÃO

DEUS FEZ O HOMEM PARA SER A GLÓRIA DE TODA A CRIAÇÃO 


"Que é o homem, para que te lembres dele? E o filho do homem, para que o visites? Contudo, pouco abaixo de Deus o fizeste; de glória e de honra o coroaste. Deste-lhe domínio sobre as obras das tuas mãos; tudo puseste debaixo de seus pés: todas as ovelhas e bois, assim como os animais do campo, as aves do céu, e os peixes do mar, tudo o que passa pelas veredas dos mares." Sl 8:4-8.

Deus quando criou o homem tinha uma grande expectativa. Deus tinha um projeto determinado para o ser humano. O homem é a obra prima da criação. Ele é diferente de tudo que existe. Nenhuma criatura de Deus foi feita a sua imagem e semelhança, só o homem.

“Então disse Deus: “Façamos o homem à nossa imagem, conforme a nossa semelhança. Domine ele sobre os peixes do mar, sobre as aves do céu, sobre os grandes animais de toda a terra e sobre todos os pequenos animais que se movem rente ao chão”.” Gn ‭1:26‬‬‬‬.

Deus deu ao homem a posição mais destacada de toda a criação, Ele constituiu o homem rei e governante deste planeta e deu autoridade sobre toda a criação. Ele estabeleceu que só o homem poderia reinar na terra. E tudo seria feito através do homem.

“Os mais altos céus pertencem ao Senhor, mas a terra, ele a confiou ao homem.” Sl‬ ‭115:16‬‬‬‬‬.

Portanto, ninguém pode governar a terra a não ser o homem. Ele recebeu a mordomia de Deus para cuidar da terra. Deus é o proprietário e o homem aquele que tem a posse. Veja que o homem na sua condição natural era um pouco menor do que Deus. Ele estava com sua capacidade plena, tanto é assim que nomeou todos os animais da terra.

“Assim o homem deu nomes a todos os rebanhos domésticos, às aves do céu e a todos os animais selvagens. Todavia não se encontrou para o homem alguém que o auxiliasse e lhe correspondesse.”‭‭ Gn ‭2:20‬‬‬‬‬‬‬.

O homem não podia morrer, era completo: espírito, alma e corpo e toda a criação estava vinculada à ele, tanto os animais quanto as plantas. O homem era tão importante para Deus que toda a tarde o Senhor passeava com ele.
“Ouvindo o homem e sua mulher os passos do Senhor Deus, que andava pelo jardim quando soprava a brisa do dia, esconderam-se da presença do Senhor Deus entre as árvores do jardim.” ‭‭Gn‬ ‭3:8‬‬‬‬‬‬‬.

Deus planejava não só visitar o homem todos os dias, mas muito além disso, Deus desejou uma posição de mais intimidade para o homem de poder visitá-lo quando quisesse. Para isso Deus preparou uma porta, um portal por onde o homem podia ter acesso ao céu.

“Esta é a porta do Senhor, pela qual entram os justos.” Sl‬ 118:20‬‬.

Porém, o homem se deixou tentar pelo diabo, caiu na tentação e traiu a confiança de Deus, desobedecendo a sua Palavra. Esta atitude causou a separação do homem do seu Criador.

E a porta do céu ficou fechada, por milhares e milhares de anos, lacrada porque o homem não pôde mais adentrá-la. O pecado contaminou o homem e impediu que o desejo de Deus de permitir o seu acesso ao céu se concretizasse.

“Abram-se, ó portais; abram-se, ó portas antigas (eternas), para que o Rei da glória entre. Quem é o Rei da glória? O Senhor forte e valente, o Senhor valente nas guerras. Abram-se, ó portais; abram-se, ó portas antigas (eternas), para que o Rei da glória entre. Quem é esse Rei da glória? O Senhor dos Exércitos; ele é o Rei da glória!” ‭Sl‬ ‭24:7-10‬‬‬‬‬.

Porém, os planos de Deus não podem ser frustrados. Não existe poder no universo que frustre a concretização dos planos de Deus.
Então, milênios depois, o “homem” Jesus entrou por essa porta, inaugurando uma nova etapa no relacionamento de Deus com os homens. Jesus foi o primeiro homem a entrar por aqueles portais e não será o último. Quando Jesus chamar a sua igreja no dia do arrebatamento todos os homens salvos vão entrar por aquele portão para se encontrarem com o seu Deus, como Ele tinha planejado. 

Pr. Waldir Pedro de Souza 
Bacharel em Teologia, Pastor e Escritor. 




Nenhum comentário:

Postar um comentário