sexta-feira, 29 de junho de 2018

SALMO DA ORAÇÃO DA FÉ

SALMO DA ORAÇÃO DA FÉ 

Davi faz um clamor insistente diante de Deus, na certeza de que Deus lhe daria a resposta. 
Este Salmo é uma oração da fé feita por Davi como um clamor para alcançar as bênçãos de Deus e para que Deus desse o livramento à ele dos seus inimigos. 

Até quando, SENHOR? Esquecer-te-ás de mim para sempre? Até quando ocultarás de mim o rosto? Até quando estarei eu relutando dentro de minha alma, com tristeza no coração cada dia?

Até quando se erguerá contra mim o meu inimigo? Atenta para mim, responde-me, SENHOR, Deus meu! Ilumina-me os olhos, para que eu não durma o sono da morte; para que não diga o meu inimigo: Prevaleci contra ele; e não se regozijem os meus adversários, vindo eu a vacilar. No tocante a mim, confio na tua graça; regozije-se o meu coração na tua salvação.

Cantarei ao SENHOR, porquanto me tem feito muito bem. Salmos 13: 1-6. 

Jamais desista de lutar e de defender a fé em Deus em toda sua plenitude.

O Apóstolo Paulo fez uma afirmação de sua perseverança nos propósitos de Deus para com ele diante das dificuldades e lutas a serem enfrentadas pela fé. Já no fim dos seus dias de vida na face da terra ele declarou enfaticamente o porque de estar se despedindo deste mundo com a certeza do dever cumprido. 

Combati o bom combate, completei a carreira, guardei a fé. II Timóteo 4: 7.

No Salmo 13:1-6 – Davi se mostra cansado de tanto esperar pelas respostas e providências de Deus, mas ele não desistiu de adorar a Deus. 

Neste salmo podemos notar um coração que está aflito, que tem clamado de dia e de noite e a resposta esperada parece não ter vindo ainda, mas continua a aguardar e a orar. O final é surpreendente, pois iria se esperar uma queixa ou algo assim, mas o que vemos é um ato de adoração a Deus.

Muitas vezes temos um problemão que insiste em permanecer em nós ou em nossa casa, às vezes na nossa própria vida, às vezes nas vidas daqueles que são muito próximos a nós, por anos a fio. Parece até que nunca terá solução e quanto mais mexemos no problema, mais parece o mesmo se agravar.

São geralmente problemas longos os relacionados à saúde, às finanças, aos vícios. Aqui Davi está cansado da perseguição. Havia uma promessa na sua vida, mas esta demorava-se a se cumprir.

Vejam o que nos diz as primeiras linhas de um comentário bíblico sobre este lindo salmo de Davi:

O assunto deste salmo é quase o mesmo que o anterior. Davi, afligido, não só com o sofrimento mais profundo, mas também sentindo-se, por assim dizer, dominado por uma longa sucessão de calamidades e aflições multiplicadas, implora a ajuda e o socorro de Deus, o único remédio que lhe restava. Por fim, tendo coragem, ele entretém a esperança segura da vida a partir da promessa de Deus, mesmo em meio aos terrores e temores da morte iminente. 

Para o principal músico, uma música de Davi sobre o assunto que lhe afligia. 

“Até quando?” 
você também já orou assim?

Sl 13:1 Até quando, SENHOR?
Esquecer-te-ás de mim para sempre?

Até quando
ocultarás de mim o rosto?

Sl13:2 Até quando
estarei eu relutando dentro de minha alma,
com tristeza no coração cada dia?

Até quando
se erguerá contra mim o meu inimigo?

Sl 13:3 Atenta para mim,
responde-me, SENHOR, Deus meu!
Ilumina-me os olhos,
para que eu não durma o sono da morte;

 Sl 13:4 para que não diga o meu inimigo:
Prevaleci contra ele;
e não se regozijem os meus adversários,
vindo eu a vacilar.

Sl 13:5 No tocante a mim,
confio na tua graça;
regozije-se o meu coração
na tua salvação.

Sl 13:6 Cantarei ao SENHOR,
porquanto me tem feito muito bem.

Davi encerra o salmo em que ele vai construindo seu desespero com uma palavra final de salvação e de esperança e fazendo a declaração daquilo que mais ele gostava de fazer: adorar e cantar ao Senhor.

 Davi conhecia o Senhor e por isso poderia orar dessa forma, tão próxima. Aqui, Davi nos ensina a orar com toda a nossa alma e de todo nosso coração. 

Pr. Waldir Pedro de Souza 
Bacharel em Teologia, Pastor e Escritor. 




Nenhum comentário:

Postar um comentário