segunda-feira, 17 de junho de 2019

QUEM FORAM ACABE E JEZABEL SEGUNDO A HISTÓRIA BÍBLICA.

Quem foram Acabe e Jezabel segundo a história bíblica?


Vamos conhecer um pouco  da história de Acabe e Jezabel; faremos uma simples análise de quem foram o rei Acabe desde suas origens e também de Jezabel. 

Jezabel era filha de Etbaal, rei dos sidônios, de uma região conhecida também como Siro Fenícia envolvendo o Líbano e parte da Síria. 

Foi casada com Acabe, rei de israel. (1 Rs 16.31).

Esta princesa introduziu no reino de Samaria a forma siríaca do culto a Baal, a Astarte, Astarote, Aserate ou Aserá, e a outras divindades Siro fenícias. 

Com estes cultos aos seus deuses pagãos e suas imagens grandes e pequenas (é o caso da venda insistente dos baalins e imagens pequenas de Aserate ou Aserá). 

Às vezes o nome de Astarte é substituito pelo de Aserá, outra divindade feminina do mesmo carácter. (Juízes 3,7; 2Reis 23,4).

As duas divindades, segundo a tradição dos seus adoradores, era que os dois formavam um casal sendo que Baal representava um homem e Aserate e ou Aserá, representava uma mulher; trouxe ela também para os israelitas muitas outras abominações costumeiras da idolatria dos seus deuses como por exemplo o sacrifício de crianças vivas no templo dessas divindades e incorporou-os no dia a dia dos Israelitas, assim também muitas outras coisas que eles não conheciam,  porém as adotaram em flagrante rebeldia contra Deus e seus profetas. 

Isso só aumentou a confusão no meio de Israel porque não entendiam o “porquê” do rei Acabe ter permitido e forçado esta aliança idólatra porque sabiam através dos profetas do Senhor  que tinham chamado para si e para toda a nação e todas as tribos de Israel e seus termos a  ira de Deus. 

Também a ira de Deus foi manifestada duramente contra eles e contra os cananeus; 

O profeta Elias desafiou Jezabel, Acabe os profetas de Baal e de Aserate dizendo (profetizando) diante de todos dentro do Palácio real que daquele dia em diante não choveria mais em Israel e que só voltaria a chover diante de uma palavra profética sua para chover. 

Tão fanatizada estava Jezabel em sua religião e em suas idolatrias, que em volta da sua mesa reunia ela 450 profetas ou sacerdotes de Baal, e 400 sacerdotes de Aserate (chamada também de poste-ídolo). (1 Rs 18.19). 

Foi um mau dia para os israelitas aquele em que Acabe trouxe uma mulher estrangeira para partilhar do trono de Israel e ofender com tamanha ofensa o Deus de Israel. 

Salomão tinha colocado cada uma das suas mulheres pagãs longe dos negócios do Estado; mas Acabe procedeu de modo contrário, permitindo que ela tomasse parte no governo, e até algumas vezes com exclusão dele próprio. (1 Rs 21.25). 

A terrível perseguição contra os profetas do Senhor (1 Rs 18.13; 2 Rs 9.7) deu causa a um forte levante do povo, por instigação de Elias, sendo destruídos quase inteiramente os que adoravam o deus Baal. (1 Rs 19.1).

Mas ele próprio, o forte Elias, caiu em abatimento quando lhe constou que Jezabel ficara ferozmente irritada ao receber a notícia da mortandade dos seus sacerdotes; e então tratou de fugir, por mandado e orientação de Deus, para salvar a sua vida. (1 Rs 19.3). 

Jezabel era mulher de desígnios mais firmes do que o seu marido, porém seus desígnios eram somente malignos. Sem escrúpulos, no uso daquele poder que o rei devia conservar nas suas próprias mãos, ela ocasionou a morte de Nabote (1 Rs 21.14), e mandou a seu marido que se apoderasse das cobiçadas terras do assassinado, as vinhas de Nabote.

Provavelmente a rainha pouca importância dava à vinha ou ao seu proprietário; mas para ela o poder era tudo, e foi pelo fato de o exercer cruelmente que a maldição do profeta caiu sobre ela. (1 Rs 21.23). 

A descrição do seu terrível fim, sendo Jeú o seu implacável executor, é feita de modo inteiramente dramático em 2 Rs 9.30 a 37.

As palavras de Jeú, quando o mensageiro que tinha sido encarregado de a enterrar, porque é filha de rei, voltou, informando-o do que tinha acontecido ao corpo, foram uma recordação da profecia de Elias. (2 Rs 9.36,37). 

Ele havia considerado que, deixando a rainha sem sepultura, seria um insulto ao rei de Tiro. Jezabel deve ter sido de avançada idade quando morreu, porque ela sobreviveu a Acabe pelo espaço de quatorze anos, sendo proeminente o seu lugar na corte de seus filhos, como o tinha sido junto do trono do seu marido. Considerada em seu todo, foi Jezabel a mais perversa das rainhas de Israel, sendo também a mais inteligente e notável.

Quem foi o rei Acabe segundo a Bíblia.  

1.   Filho de onri, sétimo rei de Israel, e o segundo de sua família, que se sentou naquele trono. A história do seu reinado vem no livro 1 dos Reis, caps. 16 a 22. Casou-se com Jezabel, filha de Etbaal, rei de Tiro, que era adorador do deus Baal, e tinha sido sacerdote da deusa Astarote (Aserá), antes de ter deposto seu irmão e tomado as rédeas da governo. O reinado de Acabe distinguiu-se pela ação do profeta Elias, que se opôs fortemente a Jezabel, quando esta introduziu em Israel o culto de Baal e Astarote. 

2.    A rainha Jezabel não somente levou o seu marido para a idolatria, mas também o fez viver uma vida maléfica. Foi ela quem instigou Acabe a cometer um grande crime contra Nabote, cuja vinha o rei ambicionou para juntar a outros aprazíveis terrenos que faziam parte do seu novo palácio de Jezreel. 

Nabote recusou vender o terreno da sua propriedade baseando-se na lei de Moisés, segundo a qual a vinha era a herança de seus pais. Pela sua declaração foi acusado de blasfêmia, sendo ele e seus filhos mortos por apedrejamento. (2 Rs 9.26). 

Elias então disse que a destruição da casa de Acabe seria a consequência desta atrocidade.

Uma grande parte do reinado de Acabe foi ocupada com três campanhas em confronto de guerra contra Ben-Hadade II, rei de Damasco. Das duas primeiras guerras ele saiu completamente vitorioso. No fim da segunda, o rei Ben-Hadade caiu nas mãos de Acabe, mas foi libertado sob a condição de restituir todas as cidades de Israel, que tinha em seu poder, e fazer bazares, um tipo de comércio, para Acabe em Damasco. (1 Rs 20.84).

A bênção de Deus foi retirada da terceira campanha. o profeta Micaías (ou Mica) avisou Acabe de que não teria agora a proteção divina, dizendo que os profetas que o tinham aconselhado estavam apressando a sua ruína. 

Acabe foi à batalha e disfarçou-se para não ser conhecido pelos frecheiros de Ben-Hadade. 

Apesar disso foi morto por certo homem que arremessou a flecha aleatoriamente sem saber onde ela iria cair ou acertar. Aquela flecha acertou ao Rei Acabe mesmo o flecheiro não sabendo que era ele porque havia se disfarçado e estava no meio da multidão de soldados. Seu corpo foi levado para Samaria, para ser sepultado, e na ocasião em que um criado estava lavando o carro, lamberam os cães o seu sangue. (1 Rs 22.37,38).

Nota importante: A Bíblia registra também outra pessoa com nome de Acabe que era filho do falso profeta Colaías, que guiou mal os israelitas em Babilônia. Foi condenado à morte pelo rei Nabucodonosor. (Jr 29.21).

A sentença que o profeta Elias proferiu para Acabe e Jezabel vieram através do Rei de Jezreel (o vale de Jezreel erá o vale mais fértil das terras de Israel, onde ficava a vinha de Nabote e que Jezabel exigiu que se construísse o seu luxuoso Palácio) chamado Jeú. Outro profeta que não pode ser esquecido é Micaias. Vejamos 2 Reis 10 (todo o capítulo).

2Reis Capítulo 10, Nova Traduҫão na Linguagem de Hoje, nos diz o seguinte:

Os filhos de Acabe são mortos. (Dentre eles os filhos dele com Jezabel).

1 Na cidade de Samaria moravam setenta filhos do rei Acabe. Jeú escreveu cartas e as mandou às autoridades da cidade, aos líderes e às pessoas que tomavam conta dos filhos de Acabe. A carta dizia assim: 2 “Vocês estão encarregados de tomar conta dos filhos do rei e têm carros de guerra, cavalos, armas e cidades cercadas de muralhas. Portanto, assim que receberem esta carta, 3 escolham o melhor e o mais capaz dos filhos do rei, ponham no trono do pai e lutem para defendê-lo”.
4 As autoridades de Samaria ficaram apavoradas e disseram:
Como poderemos ir contra Jeú, se nem o rei Jorão nem o rei Acazias conseguiram fazer isso?
5 Aí o oficial encarregado do palácio e o oficial encarregado da cidade, junto com os líderes e as pessoas que tomavam conta dos filhos de Acabe, mandaram a Jeú esta mensagem: “Nós somos seus criados e estamos prontos para fazer tudo o que o senhor disser. Porém não vamos colocar ninguém como rei; faça o que achar melhor”.
6 Então Jeú escreveu outra carta, em que dizia o seguinte: “Se vocês estão do meu lado e estão prontos para seguir as minhas ordens, tragam as cabeças dos filhos do rei Acabe para mim, aqui em Jezreel, amanhã a esta hora”.
Os setenta filhos de Acabe moravam com os principais cidadãos de Samaria, que os estavam criando. 
7 Quando receberam a carta de Jeú, os líderes de Samaria mataram todos os setenta príncipes. Depois puseram as cabeças deles em cestos e as mandaram para Jeú, em Jezreel.
8 Foram contar a Jeú que as cabeças dos filhos de Acabe haviam sido trazidas. Então Jeú ordenou:
Façam com elas dois montões no portão da cidade e deixem que fiquem lá até amanhã cedo.
9 Ele saiu de manhã, foi até o portão e disse ao povo que estava ali:
Fui eu que fiz uma revolta contra o rei Jorão e o matei; vocês não são culpados disso. Mas quem foi que matou todos estes? 
10 Isso prova que vai acontecer tudo aquilo que o Senhor Deus disse a respeito dos descendentes de Acabe. O Senhor fez aquilo que prometeu por meio do seu servo Elias.
11 Então Jeú mandou matar todos os outros parentes de Acabe que moravam em Jezreel e também todas as autoridades do seu governo, amigos íntimos e sacerdotes. Não escapou nenhum deles.
Os parentes do rei Acazias (Acazias era filho de Acabe com Jezabel) são mortos. 
12 Jeú saiu de Jezreel para ir até Samaria. No caminho, num lugar chamado “Campo dos Pastores”, 
13 ele encontrou alguns parentes do falecido rei Acazias, de Judá, e lhes perguntou:
Quem são vocês?
Eles responderam:
Somos parentes de Acazias. Estamos indo para Jezreel a fim de cumprimentar os filhos da rainha Jezabel e o resto da família do rei.
14 Então Jeú ordenou aos seus homens:
Peguem essa gente! Quero todos vivos!
Eles os prenderam e os mataram perto de um poço que havia ali. Eram quarenta e dois ao todo, e nenhum deles foi deixado vivo.
Os outros parentes de Acabe são mortos
15 Jeú saiu dali e no caminho encontrou-se com Jonadabe, filho de Recabe, que havia ido falar com ele. Jeú o cumprimentou e disse:
Será que nós dois estamos pensando do mesmo jeito?
Sim! respondeu Jonadabe.
Então me dê a sua mão! disse Jeú.
Eles apertaram as mãos, e Jeú ajudou Jonadabe a subir no seu carro de guerra. 
16 Jeú disse:
Venha comigo e veja você mesmo como sou dedicado a Deus, o Senhor.
E Jeú o levou no seu carro para Samaria. 
17 Quando chegaram lá, Jeú matou todos os parentes de Acabe. Não deixou nenhum vivo, conforme o Senhortinha dito a Elias que ia acontecer.
Os adoradores de Baal são mortos
18 Jeú reuniu o povo de Samaria e disse:
O rei Acabe serviu pouco o deus Baal, mas eu o servirei muito. 
19 Portanto, reúnam agora todos os profetas de Baal, todos os seus adoradores e todos os seus sacerdotes. Que não falte nenhum, pois eu vou oferecer um grande sacrifício a Baal, e quem não vier será morto!
Mas esse era um jeito de Jeú enganar os adoradores de Baal para poder matá-los.
20 Então Jeú deu a seguinte ordem:
Anunciem um dia de adoração em honra do deus Baal!
O aviso foi feito, 
21 e Jeú mandou mensageiros por toda a terra de Israel. Então vieram todos os adoradores de Baal; não faltou nenhum. Eles entraram no templo de Baal, que ficou completamente cheio. 
22 Então Jeú mandou que o sacerdote encarregado dos mantos sagrados trouxesse os mantos e os entregasse aos adoradores. 
23 Depois disso, Jeú entrou no templo com Jonadabe, filho de Recabe, e disse às pessoas que estavam ali:
Vejam bem que somente adoradores de Baal estejam aqui e que nenhum adorador de Deus, o Senhor, tenha entrado.
24 Aí ele e Jonadabe entraram para oferecer sacrifícios e queimar ofertas a Baal. Jeú havia mandado que oitenta homens ficassem do lado de fora, dando-lhes a seguinte ordem:
Matem todas essas pessoas que vou entregar a vocês; quem deixar uma delas escapar pagará com a vida por isso!
25 Assim que Jeú apresentou as ofertas, disse aos guardas e aos oficiais:
Entrem e matem todos; não deixem que nenhum escape!
Eles entraram com as espadas na mão, mataram todos e jogaram os corpos para fora. Então entraram no santuário interior do templo, 
26 levaram para fora as colunas que estavam no templo de Baal e as queimaram. 
27 Também destruíram a coluna de Baal e o seu templo e fizeram esse templo virar uma privada, que existe até hoje.
28 Foi assim que Jeú acabou com a adoração de Baal em Israel. 
29 Mas ele não abandonou os pecados do rei Jeroboão, filho de Nebate, que levou o povo de Israel a cometer o pecado de adorar os touros de ouro que ele havia colocado em Betel e em Dã. 
30 O Senhor Deus disse a Jeú:
Você fez com os descendentes de Acabe tudo aquilo que eu queria que fizesse. Por isso, prometo que até a quarta geração os seus descendentes serão reis de Israel.
31 Mas Jeú não obedeceu de todo o seu coração à Lei do Senhor, o Deus de Israel, nem abandonou aqueles mesmos pecados que Jeroboão havia feito o povo de Israel cometer no passado.
A morte de Jeú
32 Nesse tempo o Senhor Deus começou a diminuir o território de Israel. O rei Hazael, da Síria, conquistou todas as terras israelitas 
33 que ficavam a leste do rio Jordão, até a cidade de Aroer, no rio Arnom, no Sul. Isso incluía as regiões de Gileade e Basã, onde moravam as tribos de Gade, Rúben e Manassés do Leste.
34 Todas as outras coisas que Jeú fez e também os seus atos de coragem estão escritos na História dos Reis de Israel. 
35 Ele morreu e foi sepultado em Samaria, e o seu filho Jeoacaz ficou no lugar dele como rei. 
36 Jeú governou vinte e oito anos em Samaria como rei de Israel.


A história que consta na Bíblia sobre Jezabel. 

Quem foi Jezabel segundo a Bíblia?

Jezabel foi a esposa de Acabe, o rei de Israel entre anos de 874 a 853 a.C. Jezabel era filha de Etbaal, rei e sacerdote de Tiro e Sidom. A história de Jezabel na Bíblia está registrada nos livros de 1 e 2 Reis no Antigo Testamento.

A rainha Jezabel ficou conhecida principalmente por ser uma mulher má e perversa que perseguiu e matou muitos dos profetas do Senhor e trouxe a idolatria para dentro de Israel. Falar sobre quem foi Jezabel é falar numa das pessoas mais lembradas dentre todos os personagens bíblicos, não por boas ações, mas por sua maldade contumaz contra os profetas do Senhor, o Deus de Israel. Por isso frequentemente ela é citada em pregações e estudos bíblicos como exemplo que não deve ser seguido por ninguém. 

A história de Jezabel.

Jezabel era uma princesa dos sidônios que se casou com o rei Acabe. Esse casamento ocorreu como um tipo de compensação pela hostilidade de Damasco contra Israel, num acordo promovido por Onri, pai de Acabe, para reafirmar uma aliança entre Tiro e Israel. (cerca de 880 a.C.).

Jezabel foi uma devota de Baal-Melcarte, o deus cultuado na Fenícia. Quando casou-se com Acabe, foi feito um tratado para que ela pudesse continuar adorando o seu deus nativo também em Samaria, seu novo lar. (1 Reis 16:31-33).

Jezabel convenceu Acabe para que ele edificasse santuários para o culto ao seu deus. Com isso, ela trouxe centenas de sacerdotes e profetas de sua religião pagã para dentro de Israel. Ela contava com quatrocentos e cinquenta profetas de Baal, e quatrocentos profetas da deusa Asera. (1 Reis 18:19).

A rainha Jezabel tinha personalidade forte e dominante. Além de seu fanatismo religioso, ela era impulsiva e violenta. Sua principal exigência era que seu deus tivesse os mesmos direitos do Deus de Israel perante o povo. Jezabel então começou a perseguir os profetas do Senhor. Assim, ela mandou matar todo aquele que se pusesse contra suas práticas idólatras. (1 Reis 18:4).

A narrativa bíblica claramente nos mostra que ela exercia forte influência sobre Acabe, pois o rei permitia que Jezabel agisse conforme desejasse. Ela teve três filhos com o rei de Israel: Acazias, Jorão e Atalia (existe uma discussão se Jezabel realmente foi a mãe de Atalia). 

Ela também instruiu seus filhos de acordo com suas práticas. Atalia, por exemplo, levou seus costumes reprováveis para Judá quando se casou com o Jeorão, filho de Josafá. (2 Reis 8:18).

Jezabel e o profeta Elias.

O principal desafeto de Jezabel foi o profeta Elias, que reprovava seus costumes. Num dos episódios mais conhecidos da Bíblia, o profeta Elias realizou uma disputa no Monte Carmelo, a fim de provar quem era o verdadeiro Deus. Então caiu fogo do Senhor, e os profetas de Baal acabaram massacrados. (1 Reis 18:17-40).

Mesmo com a prova real do poder de Deus, e com o massacre de seus profetas, Jezabel não diminuiu sua idolatria. Muito pelo contrário! Seu ódio perseguidor se intensificou. Ela ameaçou o profeta Elias, que precisou fugir para o Monte Horebe.

Jezabel e Nabote.

Jezabel foi a pessoa que conduziu as ações no caso da vinha de Nabote, agindo de maneira inescrupulosa. Nabote era um homem que possuía uma vinha na vizinhança do palácio de Acabe em Jezreel. Acabe desejou a vinha de Nabote, mas o homem não quis negociá-la. 

No começo Acabe até respeitou o direito de posse de Nabote que desejava manter a terra de sua herança.

Porém, Jezabel, de forma violenta e impiedosa, acabou tramando um julgamento que culminou na morte de Nabote (1 Reis 21:10). 

Entretanto, esse evento, combinado com os outros atos de crueldade de Jezabel, trouxeram terríveis consequências à casa de Acabe, que acabou sendo exterminada. (2 Reis 9:7-26).

A morte de Jezabel.

Depois que Acabe faleceu, Jezabel ainda continuou tendo grande poder e influência em Israel durante os reinados de seus filhos Acazias e Jorão. Mas, Jeú, um oficial do exército, assassinou Jorão, limpou a casa de Acabe do reino e ascendeu ao trono. Jeú erradicou o culto a Baal em Israel.

Após ter matado Jorão, Jeú se dirigiu ao palácio em Jezreel. No palácio, Jezabel estava vestida esplendorosamente esperando por Jeú com a intenção de afrontá-lo (2 Reis 9:30). 

Então Jeú deu ordens para que oficiais a lançassem pela janela da torre do palácio. Depois Jeú ainda atropelou o corpo de Jezabel. (2 Reis 9:33).

Depois de ter feito uma refeição, Jeú ordenou que seus homens sepultassem Jezabel, pois ela era filha de rei. É interessante perceber pela narrativa bíblica que Jeú não lhe atribuiu o título de “rainha de Israel”, mas apenas se referiu a ela como “filha de rei”, por ter sido filha de Etbaal, o rei sidônico.

Mas quando foram sepultar a esposa de Acabe, os homens de Jeú encontraram apenas seu crânio, seus pés e suas mãos. Sua carne havia sido devorada por cães. (2 Reis 9:36). 

Vale lembrar que os cães também figuraram na morte de Acabe. Eles lamberem o sangue do rei que ficou no carro em que ele estava quando foi mortalmente ferido (1 Reis 22:38).

A morte de Jezabel havia sido profetizava pelo profeta Elias, e se cumpriu exatamente conforme a profecia: “E também acerca de Jezabel falou o Senhor, dizendo: Os cães comerão a Jezabel junto ao antemuro de Jizreel” (1 Reis 21:23). “Então voltaram e contaram isso a Jeú, que disse:

Cumpriu-se a palavra do Senhor, anunciada por meio do seu servo Elias, o tesbita: Num terreno em Jezreel cães devorarão a carne de Jezabel”. (2 Reis 9:36).

Jezabel no Novo Testamento.

O nome “Jezabel” aparece no livro do Apocalipse, na carta à igreja de Tiatira. (Apocalipse 2:20-23).

A designação “essa mulher, Jezabel” refere-se à certa pessoa autointitulada profetisa, que ensinava e promovia a imoralidade e a idolatria, dois dos mais importantes costumes do paganismo na Ásia Menor.

Não se sabe exatamente se tal designação referia-se a uma pessoa específica ou a um grupo de pessoas dentro daquela igreja, que induzia os cristãos às práticas pecaminosas como uma forma de religião. 

Seja como for, o uso do nome “Jezabel”, nesse contexto, tornou-se um símbolo de apostasia para todas as pessoas daquele tempo em diante. 


Pr. Waldir Pedro de Souza 
Bacharel em Teologia, Pastor e Escritor 









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