segunda-feira, 13 de julho de 2020

QUANDO DEUS OUVE O CHORO DE ALGUÉM

QUANDO DEUS OUVE O CHORO DE ALGUÉM?

Quando será que Deus houve o nosso choro, o nosso clamor com rios de lágrimas nos olhos?

Quais são os efeitos do choro na vida dos seres humanos?

Queremos iniciar esta postagem com a história de Agar, serva de Abrahão,  registrada no livro de Genesis capítulo 21.

Uma história bíblica e verdadeira do choro de uma mãe e de uma criança que tocou profundamente o coração de Deus. A resposta foi imediata. Deus ouviu a oração, a voz, do menino.


Em Gênesis 21, após ser despedida por Abraão, Agar saiu sem rumo para o deserto de Berseba. Tendo acabado a água, ela colocou seu filho debaixo de uma pequena árvore. Os versículos 16 e 17 afirmam que “...afastando-se, foi sentar-se defronte, à distância de um tiro de arco; porque dizia: Assim, não verei morrer o menino; e, sentando-se em frente dele, levantou a voz e chorou. Deus, porém, ouviu a voz do menino; e o Anjo de Deus chamou do céu a Agar e lhe disse: Que tens, Agar? Não temas, porque Deus ouviu a voz do menino, daí onde está”.

Como Agar e seu filho, por vezes, sua dor talvez seja imensa, a tal ponto que não aja nem palavras para expressá-la. As lágrimas podem ser identificadas como um  “pedido de ajuda”; uma oração. O choro pode se tornar, não só um meio de comunicação, mas uma forma aceitável de oração diante do Senhor. Na verdade, Ele sempre vê a dor, ouve, entende e age por aqueles que O buscam em espírito e em verdade.

Em João 11.35 a bíblia afirma que “Jesus chorou”. Ao ver a dor de suas amigas Marta e Maria, pelo fato de seu irmão Lázaro ter morrido, Ele chora. Jesus chora por causa do estrago que o pecado e a morte causaram na criação. Ele chora porque revela seu lado humano, empático, cordial e amoroso para com as pessoas. Jesus chora porque sente a dor.

Hoje, em Jesus, Deus ouve o seu choro. Ele ouve seu choro porque é capaz de não só entender seu sofrimento e chorar com você, mas porque Ele é extremamente capaz de lhe dar consolo, conforto e trazer a solução que você precisa.

Acheguemo-nos a Deus agora! Não precisa nem usar palavras. Apenas creia como Hagar e seu filho que Ele também ouve seu choro.


O choro pode durar uma noite, mas a alegria vem pela manhã. (Salmos 30:5b).

Não é fácil ser grato por alguma coisa nos dias de hoje. Num mundo egocêntrico e ingrato como de nossos dias é difícil encontrar pessoas altruístas e gratas. O salmista Davi em agradecimento ao Senhor pelo livramento da morte escreveu um salmo muito conhecido. Este salmo mostra a gratidão que tinha pelo Senhor o homem que era segundo o seu coração.

Neste salmo 30, no versículo 5 diz que o favor de Deus dura a vida inteira. Na versão da Bíblia Viva diz que “Seu interesse” e “cuidado” por nós duram a vida toda. (Sl 30:5a). O interessante de tudo isso é saber que o Senhor tem um interesse pessoal e especial com nossa vida.

Saber que o “choro” dura só um tempo me conforta, mas o fato mais marcante desta postagem é o retorno da alegria. É o retorno da alegria que me enche de ânimo e me dá esperança para prosseguir. Quando uma pessoa tem um problema, ela não busca apenas o alívio para a tribulação, mas a solução para este mal. Se o Salmo disse que o choro dura por pouco tempo, poderíamos ter o sentimento de alívio, mas quando declara que a alegria vem pela manhã, temos o sentimento de que a solução é que algo mais completo está por vir em nossa vida.


Pela manhã, significa que a “cada novo dia o Senhor renova nossas forças e transforma nossa tristezas em alegria”.

No livro de lamentações (de Jeremias) encontramos a afirmação de que:
A benignidade do Senhor jamais acaba e que as suas misericórdias não têm fim;
renovam-se a cada manhã. Grande é a tua fidelidade. (Lamentações 3:22-23).

Sobre as misericórdias do Senhor diz também o profeta Isaías:

Ó Senhor, tem misericórdia de nós; por ti temos esperado. Sê tu o nosso braço cada manhã, como também a nossa salvação no tempo da tribulação. (Isaías 33:2).

Outra palavra ministrada neste tempo está no Salmo 111:4 que diz: ninguém pode esquecer das maravilhadas operadas pelo Senhor, pois Ele é misericordioso e compassivo.

Conta as Escrituras que quem O ama, lhe obedece, o Senhor dá tudo que é necessário para viver. O Senhor dá sustento aos que o temem. Sl 111:5.

Por tudo isso devemos entender que nossas tristezas e tribulações por mais difíceis e dolorosas que sejam duram só um tempo. A “hora da angústia” é apenas um tempo, mas o Senhor é “socorro bem presente” e um alto refúgio nessas horas. (Sl 9:9,Sl 37:39; Sl 46:1).

O tempo da angústia é um tempo curto se comparado a alegria plena que Deus pode nos dar a “cada manhã”. É claro que mesmo sendo um tempo curto, essa hora, ou seja, este tempo é suficiente para tentar nos abalar. É no tempo da “noite”, das tribulações e aflições que nossa fé é sacudida e a tristeza do momento tenta nos entristecer.

Mas é pela manhã, onde o sol se impõe, alumia brilhantemente, é que vemos seu poder e suas misericórdias se renovando em nossas vidas.

O profeta Jeremias depois diz das misericórdias de Deus que se renovam e nos dá a dica de como agir em momentos como esses:

E a dica principal é esperar em Deus.

Esperar significa confiar, ter fé, ter confiança. É entregar-se totalmente aos cuidados Deus; é confiar plenamente na fidelidade de Deus.
É entregar-se inteiramente aos cuidados do Rei dos reis e Senhor dos senhores.


de à fidelidade de alguém , ou seja, depositar o crédito todo em Deus

Diz o profeta Jeremias em suas Lamentações:

A minha porção é o Senhor, diz a minha alma; portanto esperarei nele.

Bom é o Senhor para os que esperam por Ele, para a alma que o busca.


Bom é ter esperança, e aguardar em silêncio a salvação do Senhor. (Lamentações 3:24-26).

Também diz as Escrituras:

Os que confiam no SENHOR serão como o monte de Sião, que não se abala, mas permanece. (Salmos 125:1).


Contaste os meus passos quando sofri perseguições; recolheste as minhas lágrimas no teu odre: não estão elas inscritas no teu livro?” Salmos 56:8.

A alma está abatida, o mundo se fechou, não consigo enxergar nada a minha volta. Lágrimas quentes saem dos meus olhos. Elas que insistem em não me obedecer e caem.

 Não tem como segurar. É mais forte que eu.
Estou sufocado em meio a tantos sentimentos, meu coração sente-se apertado.


Só me resta deixar a lagrima rolar para aliviar minha dor e lavar minha alma.

As lágrimas verdadeiras expressam o mais puro sentimento de dor. Elas expõem meu interior ferido e abatido. Nelas também encontro alivio e retorno a ver uma luz ao fim do túnel quando aparece a solução.

Choramos de vergonha, de alegria e de tristeza. Não importa o motivo, precisamos chorar para sermos consolados. O Rei e Salmista Davi disse que sofreu e por isso chorou, mas suas lágrimas não caíram ao chão simplesmente, Deus as recolheu e trouxe a solução.

Ele inicia o texto pedindo misericórdia a Deus, ele havia experimentado o melhor de Deus e sabia que Ele o ajudaria neste momento.

Suas lágrimas vieram do fato que o salmista sabia em quem confiava, sabia que Deus estava atento a sua vida.  Assim como está atento a nós hoje. Ele não descansa e nem dormi.

A vida só pode vivida se envolver sentimento e possibilidade de sofrimento. Aquele que não enfrenta a possibilidade de perda não sabe o que é ganhar.  Deus vê e Deus guarda e recolhe cada uma de nossas lágrimas. Elas demonstram nossa fragilidade em meio a uma situação. Faz com que reconheçamos que não somos tão independentes do criador como imaginamos.

O que não chora é covarde consigo mesmo, não é feliz, pois não conhece o que é sentimento real, íntimo. Muitos choram escondido para que ninguém saiba que fracassou. Acovardam-se em meio às lutas e não conseguem pedir ajuda.

O que chora é aquele que reconhece sua fragilidade de alma. Depende de Deus vir ao seu auxilio.


Lágrimas sem valor, são aquelas egoístas, pelas perdas somente pessoais, que não leva em conta o outro. Perdas por ambição é choro sem consolo. Não há quem ajude. Devemos sim chorar de arrependimento, que evoca consolo divino, aquele que sai da alma, do mais íntimo do seu ser. Só você e Deus sabem o quanto dói.


Quando choramos descobrimos a mansidão, a bondade de Deus “mesmo quando a alma vive imersa no sofrimento e não vê razão para isso.” Deus vê, Deus sabe, Deus te conhece.

“A Mansidão é uma atitude interna de quem é rico de espírito e de quem chora”.


Ao chorarmos crescemos nos conhecemos e deixamos Deus agir por nós. Somente os que choram serão consolados.

”Bem-aventurados os que choram, porque eles serão consolados.” (Mateus 5:4). O choro nos aquieta nos faz pensar e entender boa parte dos nossos dramas do cotidiano e até de sentimentos passados. Sempre nos sentiremos renovados após as lágrimas.


Olharei o mundo através das lágrimas.

Talvez eu veja coisas que eu não veria com os olhos altivos. As lágrimas nos fazem entender o perdão, mesmo que leve tempo para isso.

Qual o valor das lágrimas? Está no valor que você da à vida, no sentido em que deixa sua vida caminhar.

Se você deixar seu coração quebrantado, ele deixará lágrimas valiosas rolarem, mas se endurecer seu coração colherá lágrimas de amargura e sofrimento. Deus resiste aos soberbos, mas aos mansos concebe graça e sabedoria.


“Porque a sua ira dura só um momento; no seu favor está a vida. O choro pode durar uma noite; pela manhã, porém, vem o cântico de júbilo.” (Salmos 30:5).

Não deixe de chorar, que seja de raiva, para alivio, que seja de alegria para expressar sentimentos, que seja de vergonha para que transpareça seu desagrado. Não viva a vida toda chorando, mas chore quando for necessário e expresse sempre o seu sorriso de alegria. Diga sempre a Deus porque você está chorando, só Ele pode recolher suas lágrimas e trazer alegria pela manhã. Que Deus em Cristo Jesus possa a cada manhã renovar suas forças e enxugar suas lágrimas.


Vamos analisar os que significa o choro no século XXI. Será que mudou alguma coisa no decorrer dos anos com relação ao choro ou continua tendo os mesmos efeitos em todo tempo?


Por que choramos? Cientistas tentam descobrir os efeitos psicológicos do choro.


Dizem os Psicólogos que chorar é humano. O ser humano foi dotado dessa capacidade de chorar expressando o momento e as emoções que está passando. É choro de tristeza, é choro de alegria, é chororô até para enganar os outros. 

Independente de sexo, cor da pele, identidade de gênero ou crenças, chorar é uma necessidade fisiológica do nosso corpo.

Inclusive, desde que, literalmente, saímos do útero de nossas mães, aderimos a essa prática que pode significar muita coisa. As lágrimas podem surgir a qualquer momento, não apenas em situações de tristeza, e isso vem sendo estudado por cientistas até hoje. Há choro por motivos de tristeza e choro por motivos de alegria.

No entanto, na fase adulta, nem todo mundo chora. Além de existirem pessoas extremamente choronas, há outras que não choram de jeito nenhum independentemente da emoção sentida. 

Isso fez com que renomados psicólogos pelo mundo afora fossem mais a fundo nos estudos para desvendar esse mistério tão antigo e milenar que são as lágrimas.

Antes de descobrir, é preciso entender que o ser humano é o único ser capaz de chorar expressando suas emoções. (No entanto tem animais que também choram, como por exemplo o gado quando vai para o abate, os animais domésticos por vários motivos, etc, mas não com o sentimento de suas emoções, como é o caso do ser humano).

Animais, sem dúvidas, têm lágrimas, mas elas funcionam apenas como uma característica normal do funcionamento ocular, uma forma de lubrificação. E para entender o propósito do choro, seguimos a premissa de que se trata de uma forma social não verbal que busca pela assistência, conforto e amparo social de outras pessoas, tendo isso surgido em uma formação da espécie em meio a diversos comportamentos sociais.

Cientistas já buscaram ainda pela explicação não-social do choro, como uma reação à tristeza e emoções negativas, fazendo com que as pessoas se sintam melhor após uma crise. Porém, quando pedirem pra você "liberar" o choro para se sentir melhor, por exemplo, isso não significa que, necessariamente, você vai se sentir aliviado, pois também existem estudos apontando o choro como algo capaz de piorar o sofrimento, bem como também é capaz de melhorar a alegria das pessoas em casos de vitórias em suas questões de busca pela satisfação de vencer na vida.


Com base nesses dois resultados, chorar fazer bem e faz mal também, chegou-se à conclusão que a explicação está em algo traduzido literalmente como "preconceito de memória". Os cientistas explicam que as pesquisas que mostraram que chorar faz bem utilizaram memórias boas em vez de ruins, ou talvez retrospectivas que, na atualidade, possam ter passado uma sensação de melhoria em comparação com o futuro.


Os pesquisadores citam como exemplo um parto, que consiste em um trauma físico e que raramente não leva ao choro, e que no futuro as mulheres tendem a repetir todo o processo, esquecendo-se de como foi a primeira vez. Acredita-se, então, que o choro pós-traumático funciona como uma reformulação da angústia. Outra pesquisa feita mostra que retrospectivas tristes acabam fazendo com que as memórias fiquem mais suaves após o choro, comprovando que houve uma mudança de vida ou do sentimento.


Já para entender as pessoas que não choram, pesquisadores se uniram, chegando à conclusão que essas pessoas se sentem menos comovidas com estímulos emocionais positivos e ou negativo, tendo experimentado na vida menos conexão e apoio de outras pessoas.

Grande parte desses indivíduos acredita que a falta de vontade de chorar acaba impactando negativamente em suas vidas.


Em relação ao choro e a saúde mental, os pesquisadores concluíram que tudo ainda segue como um mistério, com os estudos sendo dificultados por limitações metodológicas.

Os cientistas explicam que os estudos existentes trazem visões muito limitadas de estímulos, mas que em sua maioria validam a intuição popular de que as lágrimas fazem as pessoas se sentirem melhor. Ou seja, não houve nenhuma resposta surpreendente.


Filosoficamente, de acordo com os gregos antigos, o choro faz parte de um processo de reparação que ajuda a pessoa a focar na tristeza e ou na alegria que estão sentindo de uma forma mais visceral, tanto física quanto psicológica. Sendo assim, as lágrimas abrem espaço para se concentrar nos motivos que estão fazendo a pessoa chorar, e depois se lembrar que todo o processo levou a um sentimento melhor no final.

“Porque a sua ira dura só um momento, no seu favor está a vida. O choro pode durar uma noite, mas a alegria vem ao amanhecer”. Salmos 30.5.


E Deus limpará de seus olhos toda lágrima, e não haverá mais morte, nem pranto, nem clamor, nem dor, porque já as primeiras coisas são passadas. Apocalipse 21:4.


Deus abençoe você e sua família.

Pr. Waldir Pedro de Souza
Bacharel em Teologia, Pastor e Escritor. 






Nenhum comentário:

Postar um comentário