segunda-feira, 21 de setembro de 2020

ESPERANDO O ARREBATAMENTO DA IGREJA

 ESPERANDO O ARREBATAMENTO DA IGREJA

 

VOCÊ ESTÁ ESPERANDO O ARREBATAMENTO DA IGREJA OU A GRANDE TRIBULAÇÃO?

Estudaremos nesta postagem um pouco do ensino bíblico acerca do Arrebatamento da Igreja.


Depois disso, (depois dos mortos em Cristo ressuscitarem instantaneamente), os que estiverem vivos serão (transformados também instantaneamente, num abrir e fechar de olhos), arrebatados juntamente com eles nas nuvens, para o encontro com o Senhor nos ares. E assim estaremos com o Senhor para sempre. 1 Tessalonicenses 4:17.


Irmãos, não queremos que vocês sejam ignorantes quanto aos que dormem, para que não se entristeçam como os outros que não têm esperança.

Se cremos que Jesus morreu e ressurgiu, cremos também que Deus trará, mediante Jesus e juntamente com ele, aqueles que nele dormiram.

Dizemos a vocês, pela palavra do Senhor, que nós, os que estivermos vivos, os que ficarmos até a vinda do Senhor, certamente não precederemos os que dormem.

Pois, dada a ordem, com a voz do arcanjo e o ressoar da trombeta de Deus, o próprio Senhor descerá do céu, e os mortos em Cristo ressuscitarão primeiro.

Depois disso, os que estivermos vivos serão arrebatados juntamente com eles nas nuvens, para o encontro com o Senhor nos ares. E assim estaremos com o Senhor para sempre.

Consolem-se uns aos outros com estas palavras. 1 Tessalonicenses 4:13-18.


O Arrebatamento da Igreja é um tema de suma importância para todos os cristãos e deve ser o momento mais esperado pela Igreja de Cristo, quando nosso Senhor Jesus virá nos buscar. 

Como qualquer assunto dentro da Escatologia, existem diferentes interpretações acerca deste evento, porém nada que altere o fato de que Cristo voltará e que viveremos eternamente com Ele.

Todos os salvos serão arrebatados. Todos os que creram serão salvos. Antes do nascimento de Jesus, todos os que creram na palavra de Deus e na promessa de que nasceria o Salvador e depois do nascimento de Jesus, sua morte e ressurreição, Ele mesmo fez a promessa de que voltaria para buscar (arrebatar, resgatar) os seus para Suas moradas eternas. João 14.

Existem outras interpretações diferentes acerca do Arrebatamento da Igreja, porém vamos analisar somente na ótica mais voltada para o que acreditamos como Cristãos pentecostais.  

O arrebatamento será iminente. Logo após iniciará a segunda vinda de Cristo. Será quase que um único evento, porém a segunda vinda de Cristo iniciar-se-á em seguida ao arrebatamento. A grande tribulação será iniciada sendo um único evento dividido em duas fases de três anos e meio cada uma e distintas em suas funções e ações. Quando acontecer o arrebatamento da igreja, já terá instantaneamente acontecido o início da segunda vinda de Cristo. Este evento dará início também à septuagésima semana de anos descrita pelo profeta Daniel. Será o início da grande tribulação, como já disse, a grande tribulação será dividida em duas fases de três anos e meio cada uma.  Na primeira fase o Senhor Jesus virá nas nuvens com os anjos para arrebatar a Sua igreja. 

Será o rapto da igreja, não será visível aos olhos humanos. Todos os que estiverem vivos e em plena comunhão com Cristo serão transformados num abrir e fechar de olhos, pouco antes e quase no mesmo instante acontecerá a ressurreição dos mortos que dormem ou que morreram em Cristo. O arrebatamento será precedido da ressurreição dos que morreram em Cristo e num abrir e fechar de olhos também os que tiverem vivos serão transformados, todos receberão um corpo glorioso como Jesus recebeu quando ressuscitou, sendo Ele as primícias dos que dormem. 

Depois desse acontecimento haverá muitas convulsões sociais, políticas e religiosas na terra, quando o mundo inteiro já estará sob o domínio do anticristo, o qual estabelecerá um governo único, uma única religião e será o único mandatário mundial, e tudo, segundo ele, para estabelecer a paz mundial. Com isso ele, o Anticristo, conseguirá enganar o povo de Israel até que ele declare e exija publicamente e mundialmente a adoração somente à ele, o qual assumirá o trono do templo, chamado de o terceiro templo de Salomão, que já estará pronto para os Judeus adorarem a Deus, mas, o Anticristo com toda a sua astúcia e força maligna, exigirá a adoração mundial, inclusive dos Judeus, à sua pessoa. Então Israel descobrirá que foi enganado, não aceitando essa condição e desfazendo o pacto de paz realizado anteriormente.   

A segunda fase dos sete anos será também de três anos e meio e serão anos de grande tribulação, será dominada mais fortemente pelo Anticristo.

Jesus virá no final da grande tribulação (no final dos sete anos) e Sua vinda será visível a todos, quando todo olho o verá, momento em que Jesus virá com grande poder e glória e vencerá o Anticristo, libertando Israel e povo Judeu das garras malignas da trindade satânica cessando o derramamento de sangue dos que declararam sua fé em Deus.  

A segunda vinda de Cristo será, como já demonstramos acima, dividida em duas fases, sendo que logo imediatamente  ao Arrebatamento, começará a contagem da primeira fase da grande tribulação. O arrebatamento da igreja, então, será de surpresa e ocorrerá num momento, num abrir e fechar de olhos,  ou seja, não será um evento público, porém todos saberão que aconteceu porque um grande número, milhares, milhões, de pessoas de todas as idades, inclusive as crianças, sumirão literalmente, desaparecerão da face da terra, não levarão nada, todos os seus bens e todos os seus pertences ficarão intactos onde eles estiverem. Vai ser um alvoroço mundial à procura dos que sumiram.


Sobre o Arrebatamento podemos ainda considerar alguns pontos importantes. 

O que a Bíblia diz sobre o Arrebatamento?


A palavra traduzida como “arrebatamento”, vem do termo grego harpazo, que significa “pegar”, “levar pela força”, “agarrar”, “raptar” ou “arrebatar”. Esse não é o único termo utilizado para descrever o momento da volta de Cristo. 

Os termos gregos parousia (que significa vinda, presença), epiphaneia (aparecimento, manifestação) e o apokalypsis (revelação), são utilizados também de forma intercambiáveis nos originais da Bíblia  para se referir a esse evento.


Será um momento misterioso, porém glorioso. 

o Arrebatamento da Igreja será um evento invisível e glorioso, e o nosso Senhor virá nas nuvens com grande poder e glória. (Mt 24:30; 26:64; Mc 13:26; Lc 21:27; At 1:11; Hb 9:28; Ap 1:7).


Também será um dia de alegria para os que esperam Sua vinda e de pavor e desespero para os desviados, desigrejados, incrédulos, dentre outros que não creem e zombam das coisas de Deus.

Quando a Bíblia descreve esse dia, ela nos ensina que será um momento de grande alegria para os salvos e de terrível pavor para os ímpios. Os incrédulos serão surpreendidos por uma repentina destruição que virá sobre eles. 

Apenas os cristãos verdadeiros que permaneceram  e permanecerem fiéis  até o fim, reinarão eternamente com Cristo.

Discordamos de uma posição defendida por muitos cristãos que querem justificar sua falta de fé e com muita fraqueza espiritual acabam sendo vencidos pela carne, pelo mundo e por Satanás, que criticam quem está se preparando para a volta de Jesus. Se estes são vencidos é porque nunca foram salvos, nunca tiveram a verdadeira fé salvadora, ou seja, sempre foram cristãos nominais e exerceram apenas uma fé histórica. Para aqueles que verdadeiramente nasceram de novo o próprio Deus é quem os preserva e os justifica para esse dia tão glorioso.

Pois nele vocês foram enriquecidos em tudo, em toda palavra e em todo conhecimento,

porque o testemunho de Cristo foi confirmado entre vocês, de modo que não lhes falta nenhum dom espiritual, enquanto vocês aguardam que o nosso Senhor Jesus Cristo seja revelado.

Ele os manterá firmes até o fim, de modo que vocês serão irrepreensíveis no dia de nosso Senhor Jesus Cristo. 1 Coríntios 1:5-8.


Como será o arrebatamento da igreja e como será a ressurreição dos mortos.

No início da igreja primitiva houve muita perseguição aos cristãos e diante de tantas mortes e sofrimento uma questão começou a preocupar as pessoas: o que seria dos mortos na volta de Cristo? Pelos ensinos do Apóstolo Paulo, podemos perceber que muitos irmãos tinham medo de que a morte os privasse desse grande momento. Porém Paulo os ensina que não havia motivos para se preocupar, pois de maneira alguma os que já partiram serão prejudicados na vinda do Senhor. Paulo ainda utiliza a explicação que eles poderiam ficar seguros quanto a isso, pois a garantia da ressurreição dos mortos está na ressurreição de Cristo. 1 Coríntios 15.

Mas de fato Cristo ressuscitou dentre os mortos, sendo as primícias dentre aqueles que dormem no Senhor.

Visto que a morte veio por meio de um só homem, também a ressurreição dos mortos veio por meio de um só homem.

Pois da mesma forma como em Adão todos morrem, em Cristo todos serão vivificados.

Mas cada um por sua vez: Cristo, o primeiro; depois, quando ele vier, os que lhe pertencem. 1 Coríntios 15:20-23.

Da mesma forma com que os mortos serão ressuscitados, os que estiverem vivos também serão transformados, em um processo incompreensível ao raciocínio humano, tanto que Paulo descreve esse momento como um “mistério”, que ocorrerá repentinamente como “num abrir e fechar de olhos”.

Eis que eu lhes digo um mistério: nem todos dormiremos, mas todos seremos transformados, num momento, num abrir e fechar de olhos, ao som da última trombeta. 

Pois a trombeta soará, os mortos ressuscitarão incorruptíveis e nós seremos transformados. 1 Coríntios 15:51,52.


Como será a vida dos Cristãos antes do arrebatamento e depois dele.

A Bíblia nos ensina que devemos aguardar esse dia maravilhoso em que encontraremos com nosso Senhor com muita vigilância. 

O próprio Senhor Jesus nos alertou sobre a importância da vigilância. Algumas pessoas entendem tais exortações como uma espécie de ameaça porém são verdades incontestáveis e absolutas para nos capacitar a estarmos aptos ao arrebatamento. Este momento é verdadeiro e acontecerá num futuro bem próximo. O ensino a respeito desse assunto é desprezado nos dias atuais, mas extremamente necessário porque em breve Jesus voltará e Ele mesmo nos da um renovo diariamente para termos o azeite, a unção do Espírito Santo para que a verdadeira igreja que o aguarda esteja firme aguardando a Sua vinda de forma ativa e não relaxadamente. A parábola das dez virgens de Mateus 25 nos inspira a sermos vigilantes. 

Os verdadeiros cristãos almejam a volta de Cristo incansavelmente. Vigiar não significa esperar o dia da volta Jesus a qualquer momento, mas esperá-lo em todos os momentos. Embora pareça ser a mesma coisa, acredite, são coisas totalmente diferentes. Mais uma vez devemos meditar nas palavras da parábola das dez virgens que nos ensinam perfeitamente sobre isso.

Após esse dia a igreja viverá eternamente com Cristo, em uma satisfação indescritível, não haverá mais o pecado, a dor, a tristeza e nem a morte. Viveremos eternamente com nosso Deus, e O serviremos com uma natureza transformada e um coração libertado.

O dia da volta de Jesus deve ser, para nós, os verdadeiros Cristãos, o momento mais aguardado de nossas vidas. Esse momento será o clímax do plano soberano do nosso Deus, será a consumação da história, um dia de grande alegria para os santos e de assombroso terror e desespero para os ímpios.

Naquele dia, tanto os que já partiram para o Senhor quanto os que estiverem vivos, todos, serão transformados e o que é corruptível se revestirá de incorruptibilidade, seremos glorificados, isto é, será removido de nós todo o pecado e seremos colocados em um estado de perfeita comunhão com Deus, num corpo glorioso. Realmente será um momento sem precedentes na história do mundo, e nem mesmo se usássemos todas as palavras que conhecemos, ainda assim, não seriamos capazes de descrever esse momento.

Agora, pois, vemos apenas um reflexo obscuro, como em espelho; mas, então, O veremos face a face. Agora conheço em parte; então, conhecerei plenamente, da mesma forma como sou plenamente conhecido. 1 Coríntios 13:12. 

Se você gosta de louvar ao Senhor, cante os hinos 401 e 442 da harpa cristã, vai ser um refrigério e um alento renovador para sua alma que aguarda ansiosamente pela volta de Jesus. 


Deus abençoe você e sua família. 


Pr. Waldir Pedro de Souza 

Bacharel em Teologia, Pastor e Escritor. 



Nenhum comentário:

Postar um comentário