segunda-feira, 11 de julho de 2022

AS BÊNÇÃOS DECORRENTES DA HUMILDADE

AS BÊNÇÃOS DECORRENTES DA HUMILDADE

 

Provérbios 16.18-19.

18. A soberba precede a ruína, e a altivez do espírito precede a queda.

19. Melhor é ser humilde de espírito com os mansos do que repartir o despojo com os soberbos.

 

O que é humildade?

De acordo com a doutrina cristã, a humildade, como característica de um indivíduo, é a consciência baseada no conhecimento de si mesma, da própria nulidade diante de Deus, a exemplo de Cristo. (Filipenses 2:2-8).

Humildade é o contrário da soberba e exclui a presunção, mas não exclui o reconhecimento dos dons espirituais recebidos de Deus.

Uma pessoa humilde (palavra que em inglês é traduzida como humble) também pode ser classificada dessa forma por não possuir riquezas ou por ser desfavorecido social e economicamente. Muitas vezes, o termo pode ser utilizado de maneira pejorativa para indicar que alguém possui poucos recursos financeiros.

Exemplo: "Fulana mora em uma casa bastante humilde, mas bastante acolhedora".

No entanto, a humildade pode ser um traço do caráter de uma pessoa, o que significa que até uma pessoa milionária pode ser humilde. O oposto da humildade é a arrogância, a soberba.

Humilde é uma palavra com origem no latim humilis, que significa “que fica no chão, que não se ergue”, o que mais uma vez explica o significado da palavra.

 

Sejamos humildes sempre diante de Deus.

Em 1 Pedro 5.5 o apóstolo afirma: "Deus resiste aos soberbos, mas dá graça aos humildes”. Pedro explica claramente que Deus age apenas em favor dos humildes. Quem são os humildes? São aqueles que reconhecem suas fraquezas e debilidades e se achegam a Deus. 

 

Sejamos sempre humildes diante da sociedade. Boa parte da sociedade vive em sua própria força, capacidade e habilidade. Orgulhosamente ela não se achega a Deus, não lhe pede por orientação, sabedoria, força e discernimento. Na verdade, ela nem leva isso em conta, pois acha que depender de Deus é um sinal de fraqueza.

 

Sejamos sempre humildes porque somos limitados. Devemos ser humildes. Devemos nos dispor a reconhecer nossa limitação e buscar a Deus, pedindo por Sua ação e intervenção. Devemos focar nEle como nossa única esperança; esse é o nosso dever.

 

Sejamos sempre humildes para não sofrermos a derrota. Enquanto você decidir apoiar-se em si mesmo, você sofrerá. Provérbios 11.2 afirma: “Em vindo a soberba, sobrevém a desonra, mas com os humildes está a sabedoria”.

Todos aqueles que andam na soberba serão envergonhados, mas os que andam humildemente em Deus encontrarão nEle as soluções para a vida. O seu orgulho sempre lhe impedirá de experimentar a verdadeira vida que Deus tem planejado para você.

 

Sejamos sempre humildes porque nossa força e nossa capacitação vem de Deus. Deus trabalha apenas com os humildes. Não permita qualquer fagulha de insegurança, esperança, capacidade, força e habilidade em você mesmo. Deus sempre age naqueles que O buscam e dEle dependem.

 

Sejamos sempre humildes e não deixemos que o orgulho domine nossas vidas. Reconheça sua limitação. Entenda que seu orgulho não fará nada de bom, antes destruirá o pouco do bom que tem em sua vida.

 

A origem da humildade.

Humildade vem do latim “humilis”, que permanece na terra, não se eleva da terra, humilde, baixo. Humildade, segundo o dicionário Houaiss, é a “qualidade de humilde, virtude caracterizada pela consciência das próprias limitações; modéstia, simplicidade; reverência ou respeito para com superiores; acatamento, deferência, submissão”. Humildade não é o que muitas pessoas imaginam. A qualidade de humilde não vem de uma pessoa que anda sem tomar banho, esmolando e os outros olham e dizem: “Fulano é tão humilde”. Não, isso é desleixo. Você verá o que a Palavra tem a dizer sobre humildade e perceberá que se trata de uma característica que o Senhor espera encontrar na minha e na sua vida. É uma bem-aventurança descrita em Mateus, capítulo 5, verso 3: “Bem-aventurados os humildes de espírito, porque deles é o reino dos céus”.

Humildade é de dentro para fora e não simplesmente aquilo que mostramos exteriormente; vem da nossa história, de quem realmente somos. É na humildade que entendemos como o Senhor toca o nosso coração. Muitas vezes perdemos o que Deus tem preparado para nós por Ele não encontrar um coração humilde; um coração pronto para ouvir o Senhor quando olha as promessas dEle.


Provérbios é um livro riquíssimo de promessas, vejamos algumas delas: Provérbios 16, verso 19: “Melhor é ser humilde de espírito com os humildes do que repartir o despojo com os soberbos”.
Humildade não tem nada a ver com a pessoa ser desleixada, malcheirosa, isso é outra coisa. Humildade é o que vemos em Provérbios 29, verso 23: “A soberba do homem o abaterá, mas o humilde de espírito obterá honra”. A soberba, a empáfia é um caminho que pode levar à ruína. Provérbios 18.12: “Antes da ruína, gaba-se o coração do homem, e diante da honra vai a humildade”.

 

Provérbios 15.33: “O temor do Senhor é instrução da sabedoria, e a humildade precede a honra”. Toda expressão da nossa fé é traduzida na palavra graça. E a graça chega para os humildes. A graça é quando reconhecemos que tudo o que precisamos, não recebemos por nossos méritos, mas vem pela vontade de Deus. Recebo, não por que mereço, mas por graça. A graça vem quando há humildade, pois recebemos não por que merecemos, ela é bondade do Senhor para conosco. Aquilo que precisamos, mas não merecemos, recebemos pela graça. Os humildes e aqueles que possuem essa atitude podem experimentar da graça de Deus.

Reconheça essa verdade que está em Provérbios 15.33: “O temor do Senhor é a instrução da sabedoria, e a humildade precede a honra”. Provérbios 22.4: “O galardão da humildade”. A resposta, a bênção, o favor do Senhor. “O galardão da humildade e o temor do Senhor são riquezas, e honra, e vida”.


Isaías 66.2: “Porque a minha mão fez todas estas coisas, e todas vieram a existir, diz o Senhor, mas o homem para quem olharei é esse: o aflito e abatido de espírito e que treme na minha palavra”.


Deus quer olhar para você, o prazer dEle é encontrar um coração humilde, um coração de criança, um coração simples. “Naquela hora, aproximaram-se de Jesus os discípulos, perguntando: Quem é, porventura, o maior no reino dos céus?

E Jesus, chamando uma criança, colocou-a no meio deles. E disse: ‘Em verdade vos digo que, se não vos converterdes e não vos tornardes como crianças, de modo algum entrareis no reino dos céus’. Portanto, aquele que se humilhar como essa criança, esse é o maior no reino dos céus. E quem receber uma criança, tal como essa, em meu nome, a mim recebe”. (Mateus 18.1). Sejamos sempre humildes. Uma pessoa humilde não se vangloria de sua humildade.

 

A humildade é o oposto do orgulho.

Ser humilde significa ter uma atitude mental que jamais se deixa levar pela soberba e pela arrogância. Por toda a Bíblia a humildade é uma qualidade elogiada, e não raramente as bênçãos do Senhor são derramadas sobre os humildes.

O escritor de Provérbios diz que a humildade precede a honra. (Provérbios 15:33; 18:12). Na Bíblia a humildade aparece muitas vezes em conexão com a mansidão. Essa relação é tão profunda que em certas passagens bíblicas as palavras humildade e mansidão são usadas para traduzir os mesmos termos originais.

 

O significado de humildade analisado biblicamente.

A palavra “humildade” traduz um vocábulo bíblico que em sua derivação sugere uma intima ligação com a aflição; como sendo um resultado dela. Isso significa que muitas vezes a aflição faz parte do propósito de Deus com o intuito de produzir humildade de espírito.

A humildade é uma virtude tão fundamental que faz parte do próprio caráter de Deus. A Bíblia diz que Deus é incomparavelmente exaltado, majestoso e grandioso; mas ainda assim ele se inclina para observar a criação. (Salmo 113:5,6).

Somente o fato de o Deus Todo-Poderoso se relacionar com uma criatura tão falha e limitada quanto o homem, já demonstra tamanha humildade. Além disso, o salmista diz que a grandeza do servo de Deus é resultado da humildade que Deus demonstra para com ele. (Salmo 18:35).

Mas a humildade é uma virtude que também pode ser simulada por algumas pessoas. O apóstolo Paulo faz um alerta sobre isso e denuncia aqueles que fingem ser humildes por meio de falsas atitudes de auto-humilhação. (Colossenses 2:18,23).

 

Exemplos de humildade na Bíblia.

Há diversos exemplos de humildade na Bíblia, como também há exemplos de pessoas que padeceram pela falta de humildade. O rei Nabucodonosor foi alguém que abraçou a arrogância e desprezou a exortação divina acerca da necessidade da humildade. Por esse motivo ele foi castigado por Deus e no final teve de reconhecer a grandeza do Senhor e se humilhar debaixo da potente mão de Deus. (Daniel 5:18-21).

Mais tarde, Belsazar caiu num erro ainda pior. Ele não aprendeu nada com o exemplo de Nabucodonosor e foi repreendido pelo profeta Daniel que denunciou sua falta de humildade. (Daniel 5:22).

Por outro lado, homens como Abraão, Jó, Moisés, Jeremias, Paulo e tantos outros, refletem o que significa ter um espírito humilde. Mas sem dúvida encontramos em Jesus Cristo o exemplo supremo de humildade. Durante seu ministério terreno, Ele forneceu várias demonstrações visíveis de humildade, como por exemplo, sua atenção com as pessoas desprezadas e rejeitadas, ou quando Ele lavou os pés de seus discípulos. (João 13:3-16).

O apóstolo Paulo olhou para a própria encarnação de Cristo como o maior de todos os exemplos de humildade, e com o qual os cristãos devem aprender e imitar. O Filho de Deus deliberadamente pôs de lado sua prerrogativa divina e se esvaziou a si mesmo tomando a forma de servo. Sendo encontrado em forma humana, Ele humilhou-se a si mesmo e foi obediente até a morte e morte de cruz na mais terrível e cruel condenação daquele tempo. Mas no tempo devido Ele foi exaltado soberanamente. (Filipenses 2:5-9).

 

O cristão deve ser humilde para ser exemplo dos fiéis.

Definitivamente a humildade é uma característica cristã necessária. Há diversas passagens bíblicas que enfatizam a necessidade de se ter um espírito humilde.

A verdadeira humildade é desenvolvida no crente pela ação e habitação do Espírito Santo em sua vida. A humildade não é um mero complexo de inferioridade. Ela é uma atitude sincera que não dá lugar para a arrogância e a autossuficiência; pois aquele que é verdadeiramente humilde reconhece sua total dependência de Deus; ele sabe que tudo o que tem vem do Senhor. A Bíblia diz que Deus resiste aos soberbos, mas dá graça aos humildes. (Provérbios 3:34).

Através do profeta Isaías, o próprio Deus que é sublime e grandioso, diz que se deleita em habitar com aquele que tem um espírito contrito e humilde. (Isaías 57:15). O Senhor Jesus também disse que os humildes são bem-aventurados. (Mateus 5:3-12). Além disso, Ele mesmo declarou: “Tomai sobre vós o meu julgo, e aprendei de mim, que sou manso e humilde de coração; e encontrareis descanso para as vossas almas”. (Mateus 11:29).

Uma das parábolas de Jesus também trata exatamente dessa questão. Na Parábola dos Primeiros Lugares, Jesus ensinou uma importante lição sobre a humildade e a auto-depreciação. Essa parábola se harmoniza ao ensino de que a humildade precede a honra. Por isso Jesus concluiu a parábola dizendo que qualquer que a si mesmo se exaltar será humilhado, e aquele que a si mesmo se humilhar será exaltado. (Lucas 14:8-11).

Paulo exorta os cristãos a não fazerem nada por ambição egoísta ou por vaidade, mas por humildade. Os seguidores de Cristo devem considerar os outros superiores a si mesmos. (Filipenses 2:3).

O mesmo apóstolo aconselha os crentes a desenvolverem a verdadeira humildade, uma humildade que é acompanhada de outras virtudes como a misericórdia, a benignidade, a mansidão, a longanimidade, o perdão e, principalmente, o amor (Colossenses 3:12-14; 1 Coríntios 13). Esse amor, porém, não é qualquer tipo de amor, mas é o amor ágape, um amor desinteressado e verdadeiro.

 

Deus abençoe você e sua família.

 

Pr. Waldir Pedro de Souza

Bacharel em Teologia, Pastor e Escritor.

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário