segunda-feira, 14 de fevereiro de 2022

A BÍBLIA FALA SOBRE O FIM DOS TEMPOS

A BÍBLIA FALA SOBRE O FIM DOS TEMPOS

 

O que a Bíblia nos diz sobre o fim dos tempos?

 

Mateus, 25

13. Vigiai, pois, porque não sabeis o Dia nem a hora em que o Filho do Homem há de vir.

Já é chegada a ultima hora e ela não tarda em chegar, muitos estão sob aviso, mesmo assim não vigiam e nem permanecem debaixo da santa vontade do Deus altíssimo o qual nos deu seu filho Unigênito, como único e suficiente caminho para a entrada no seu reino eterno e santo.

Jesus Cristo com seu grande amor veio ao mundo cumprir o propósito de que dEle já estava escrito na lei e pelos profetas, esteve entre os homens mesmo que, sendo em forma de homem, não teve por usurpação ser igual a Deus, mas aniquilou-se a si mesmo, tomando a forma de servo, fazendo-se semelhante aos homens; E, achado na forma de homem, humilhou-se a si mesmo, sendo obediente até a morte, e morte de cruz. Filipenses 2:6-8.

E manifestando o Senhor Deus o seu grande ato de amor e misericórdia para conosco, nos deu através do sangue de Cristo Jesus a remissão dos pecados e também através do seu sacrifício vicário a autoridade para vencermos a iniquidade que assola o mundo, como todos podemos ver agora, não há um só lugar em que você possa passar sem enxergar de alguma forma o pecado, a falta de temor ao juízo de Deus e os frutos maléficos da carne e seus desejos que nos afastam da santidade de Deus. Sede santos, porque Eu sou Santo, está escrito e assim diz o Senhor. 1 Pe 1:16.

Ser santos para que possamos andar fielmente diante de Deus e nos seus caminhos, assim amontoando tesouros no céu e para que possamos ter acesso ao reino Santo do Senhor, sempre com espírito humilde, pois há muitos que se deixam levar pela autossuficiências e acabam mais se parecendo com aquele fariseu de quem falou o nosso Salvador na parábola, que se justificava a si mesmo, mas não era justificado diante de Deus, pois aquele que a si mesmo se exaltar será humilhado e aquele que a si mesmo se humilhar será exaltado, Lucas 14:11. Antes devemos nos humilhar diante da potente mão de Deus, em nossas orações, pedindo misericórdia e confessando de coração puro, pois nada podemos esconder diante do Senhor, confessar nossas iniquidades para que possamos ser justificados pelo arrependimento e remissão dos pecados pelo sangue de Jesus.

A santidade vem através da obediência, da fé, que vem através do ouvir, praticar e obedecer a palavra de Deus, por isso, é bom não só para nosso entendimento e conhecimento mais para crescimento na fé e estarmos sempre lendo a santa palavra do Senhor, como também outros fatores importantes os quais destacar como ato de orar, sim, a santidade também se constrói com a oração, pois o homem que peca pára de orar, mas o homem que ora pára de pecar porque o Espírito Santo age de forma sobrenatural na vida de quem tem compromisso de oração.

Devemos buscar maior intimidade com o Senhor, procurar entender aos anseios do coração do Altíssimo, compreender a vontade do Deus vivo, eu não acredito na oração como um escudo, mas sim, para ser usada como uma arma poderosíssima para todos os que temem ao Senhor, mas muitos não oram o quanto deveriam, alguns dos que se dizem servos do Altíssimo nem sequer oram e buscam a Ele, as escrituras estão repletas de pessoas de constante oração, Jesus Cristo é exemplo, o filho de Deus aquele que conhecia mais do que ninguém o Pai. Estava constantemente em oração, há várias passagens em que está escrito que Jesus se retirava para orar, e ali passava noites, várias horas prostrado diante do Deus Onipotente, se o filho com toda sua Glória zelava por esse sublime ato, será que nós não deveríamos refletir sobre como esta nossa vida de oração?

Esta falta de zelo de alguns pode formular em suas mentes o comodismo e o engano próprio, não estando enganando a ninguém, nem a Deus, o que é impossível, mas a si próprio, pois se tem por servos de Deus, mas não há sequer uma hora determinada no seu dia para se humilhar e buscar a presença do Senhor, porque as coisas desse mundo vem na frente dos compromissos com Deus, andam mais ociosos a buscar a solução para os problemas daquilo que é vão e esquecem do que é eterno.

Do trabalho de atrair almas oprimidas que certamente irão cair no inferno, mas nenhum esforço faz, afinal ver um bombeiro parado e enquanto sabe que existe alguém precisando de socorro queimando em chamas não lhes é absurdo algum, e é isso que eles estão fazendo, contemplando as almas perdidas caindo no abismo, pois estão mais preocupados com outras coisas fúteis, na maioria com coisas materiais, ”bênçãos” terrenas e assim testemunham, pode ser que não em palavras, mas com suas ações, contra tudo que o Senhor Jesus Cristo nos ensinou e veio trazer e traz ao nosso conhecimento.

O Grande dia, o qual nunca houve nem jamais haverá sobre a face da terra vem e não tarda, o fim vem, e quase ninguém já teme o julgamento de Deus, mas aí você pode replicar enquanto lê: Mas por que você diz ”quase ninguém”? Eu respondo, sim, poucos há que temem, a maioria não teme verdadeiramente porque se temessem pra valer, não estariam como ”parasitas espirituais” esperando conquistar o Reino dos Céus sem o mínimo de esforço. O Reino dos Céus é tomado por força, se temessem orariam mais, buscariam mais a Deus, jejuariam mais. Será que quando o Salvador voltar achará verdadeiramente fé na terra?

Satanás plantou joio em meio a seara do Senhor e muitos só glorificam a Deus com seus lábios, mas testemunham contra o Senhor em sua obras e em suas ações, afinal não pode dar figo no pé de abrolhos, nem a árvore boa dá maus frutos e vice versa, pelo seus frutos a conhecereis, se tem por servos de Deus. Mas isso na maioria das vezes só dentro da igreja, enquanto ouvem ali a palavra de Deus e depois dali, se portam e agem como qualquer outro incrédulo e fariseu, e, assim testificam com seus frutos maus a quem realmente seguem.

Está escrito: Porque os que ouvem a lei não são justos diante de Deus, mas os que praticam a lei hão de ser justificados. Romanos 2:13.

Todo homem, pois, que escuta estas palavras e as pratica, assemelhá-lo-ei ao homem prudente, que edificou a sua casa sobre a rocha, e desceu a chuva, e correram rios, e assopraram ventos, e combateram aquela casa, e não caiu, porque estava edificada sobre a rocha, e aquele que ouve estas palavras, e as não cumpre, compará-lo-ei ao homem insensato, que edificou a sua casa sobre a areia, e desceu a chuva, e correram rios, e assopraram ventos, e combateram aquela casa, e caiu, e foi grande a sua queda. Mateus 7:24 ao 27.

A Bíblia nos diz que no fim dos tempos Jesus virá, as nações serão julgadas e quem é salvo vai morar com Ele no Céu para sempre, Mateus 24:30-31. Os crentes devem estar preparados porque pode acontecer a qualquer hora. Jesus falou dos sinais do fim dos tempos que poderemos ver.

A segunda vinda de Jesus e o fim do mundo é um tema muito falado na Bíblia. Como está muito espalhado no meio de outras coisas é difícil organizar e fazer sentido disso tudo. Mas podemos ter algumas certezas sobre o que acontecerá.

 

Breve Jesus virá.

A realidade do arrebatamento não pode se perder na desesperança dos cristãos atuais. O Arrebatamento é citado 1527 vezes no Antigo Testamento e 318 vezes no Novo Testamento. Breve Jesus voltará.

Em Atos dos Apóstolos 1:11 diz que Jesus voltará em forma física da mesma maneira que Ele subiu ao Céu depois de ressuscitar. Naquele dia Ele levará os crentes para morar com Ele no Céu. 1 Tessalonicenses 4:16-17.

Os mortos serão ressuscitados e os povos serão julgados. Satanás será destruído e os ímpios que rejeitaram a Cristo irão para o Inferno mas quem ama Jesus terá a vida eterna, sem tristeza nem morte. Mateus 25:31-46.

Quando chegar o fim, a Terra em que vivemos agora será destruída, 2 Pedro 3:7 e todas as coisas estarão unidas em Cristo, Efésios 1:10. Assim, a nossa nova morada perfeita será no Céu.

 

O que é a Grande Tribulação? Como será a grande tribulação?

Jesus avisou que a grande tribulação será um período de sofrimento tão grande como nunca foi visto desde o começo do mundo. Ele ainda disse que se esses dias atribulados não fossem abreviados, ninguém escaparia. Mas também afirmou que por causa dos escolhidos, os dias de grande tribulação serão abreviados, Mateus 24:21,22. Daí podemos entender que a grande tribulação será muito intensa, mas também relativamente curta.


Quais são os sinais do fim dos tempos?

Ninguém sabe quando o fim chegará mas Bíblia nos dá alguns sinais para saber quando está perto. A Bíblia tem um livro inteiro dedicado aos acontecimentos dos últimos tempos, Apocalipse, mas Jesus fez um resumo dos sinais em Mateus 24.

 

De acordo com este capítulo da Bíblia:

Sobre o Anticristo, muitos dirão que é Jesus ou que são profetas, mas serão falsos, fazendo até milagres, prodígios e maravilhas para enganar as pessoas, até  mesmo alguns crentes; 2 Tessalonicenses 2.1-11.

Haverá guerras entre nações e ameaças de guerras e ouviremos falar delas;

Haverá desastres naturais, como terremotos, maremotos e fomes em muitos lugares;

Os crentes serão perseguidos, odiados e alguns até mortos;

Haverá muito escândalo, ódio e traição entre as pessoas, inclusive entre os “falsos” crentes.

A maldade do mundo será tanta que muitos ficarão desiludidos e deixarão de amar;

O Evangelho será pregado a todos os povos, mas isso não significa que será aceito por todos;

Em Israel haverá muita turbulência, instabilidade e guerras;

O mundo passará por uma grande tribulação, como nunca houve antes;

Haverá sinais no céu e na terra, o sol e a lua não darão luz;

Muitas pessoas serão apanhadas de surpresa.

As potências dos céus e da terra serão abaladas.

Há muito debate na Escatologia sobre a ordem dos acontecimentos e sobre o que já aconteceu ou ainda vai acontecer. Em todas as épocas históricas as pessoas têm associado os sinais da Bíblia aos grandes eventos mas é preciso ter cuidado com as interpretações, só Deus sabe com certeza quando todas estas coisas acontecerão. Os sinais servem mais como aviso que um dia vai acontecer. O importante é estar preparado para quando acontecer.

 

O que devo fazer para me preparar?

O fim tanto pode vir daqui a 1 minuto, 10 minutos,10 anos ou muitos anos, não sabemos quando. Mas não devemos ter medo, a vinda do Senhor Jesus para arrebatar a Sua Igreja acontecerá com certeza. 1 Tessalonicenses 4:18.

Se você ainda não aceitou Jesus como seu salvador, deve fazê-lo para ter a certeza da vida eterna, e se você já O aceitou, deve continuar a viver da maneira que Deus quer. 2 Pedro 3:11. É sempre bom se perguntar “se Jesus vier agora, Ele vai aprovar tudo o que estou fazendo?”.

Não se deixe enganar pelos falsos cristos e falsos profetas, não desanime. Jesus Cristo vem, Ele te ama e quer te salvar.

 

Muitas pessoas têm dúvidas de como será a grande tribulação.

Jesus avisou que a grande tribulação será um período de sofrimento tão grande como nunca foi visto desde o começo do mundo. Ele ainda disse que se esses dias atribulados não fossem abreviados, ninguém escaparia. Mas também afirmou que por causa dos escolhidos, os dias de grande tribulação serão abreviados, Mateus 24:21,22. Daí podemos entender que a grande tribulação será muito intensa, mas também relativamente curta. Será de 7 anos, divididos em duas fases de três anos e meio cada uma.

Talvez você não acredite, mas a Bíblia diz que Jesus está voltando: “Então, aparecerá no céu o sinal do Filho do Homem; todos os povos da terra se lamentarão e verão o Filho do Homem vindo sobre as nuvens do céu, com poder e grande glória”. Mateus 24.30.

Muitos que não creem na Bíblia Sagrada farão de tudo para te impedir de renunciar ao pecado e firmar compromisso com Jesus. Mas a Bíblia sempre existiu e sempre existirá. Disse Jesus: “Passará o céu e a terra, porém, as minhas palavras não passarão”. Marcos 13.31.

A volta do Senhor Jesus é certa. Não será cancelada, nem adiada, porque assim está escrito; e Deus fala antes que aconteça porque Ele é Justo. Deus não trará o Dia Final sem que todas as nações sejam evangelizadas para que todos tenham consciência do que vai acontecer, mesmo que não acreditem: “E será pregado este evangelho do reino por todo o mundo, para testemunho a todas as nações. Então, virá o fim”. Mateus 24.14.

Existem muitos países em que o Evangelho ainda não foi pregado por impedimento dos dirigentes de nações, mas está avançando. Somente Deus, que tem o controle de tudo e conhece todos os corações, saberá quando todos terão conhecimento do Evangelho e então virá o fim: “Mas a respeito daquele dia e hora, ninguém sabe; nem os anjos dos céus, nem o Filho, senão o Pai”. Mateus 24.36.

As igrejas estão cheias de gente, porém, o Senhor Jesus sabe quem é “trigo e quem é joio”. De maneira nenhuma enganamos a Deus. Tudo o que se faz escondido dos irmãos, dos parentes e da sociedade, Deus está vendo. Não finja ser de Jesus, perdendo o que é de mais precioso: A sua salvação.

 

A hora de se render aos pés do Senhor Jesus é agora.

Arrependa-se dos seus pecados e pratique os ensinamentos do Evangelho do Senhor Jesus e tenha compromisso com Cristo Jesus , para que quando chegar aquele Dia, você esteja pronto para o encontro com o Salvador Jesus. Antes de Jesus aparecer, lembre-se: “Haverá sinais no sol, na lua e nas estrelas; sobre a terra, angústia entre as nações em perplexidade por causa do bramido do mar e das ondas”. Lucas 21.25. “Haverá homens que desmaiarão de terror e pela expectativa das coisas que sobrevirão ao mundo; pois os poderes dos céus serão abalados”. Lucas 21.26.

Nesse período, quem vive em comunhão com Jesus, na obediência fiel ao Evangelho de Cristo, não sofrerá danos, nem tristezas; pelo contrário, se alegrará pela vinda do Senhor: “Ora, ao começarem estas coisas a suceder, exultai e erguei a vossa cabeça; porque a vossa redenção se aproxima”. A vossa e a nossa redenção está muito próxima.  Lucas 21.28.

Quem ouvir a palavra do Senhor e rejeitar o plano de Deus para a sua salvação, enfrentará tremenda tribulação como nunca houve na face da terra. Aqueles dias serão terríveis; então os que ficaram, os que não foram no arrebatamento, sairão como sedentos, sairão em busca do Evangelho, mas será tarde demais: “Andarão de mar em mar e do Norte até ao Oriente; correrão por toda parte, procurando a palavra do Senhor, e não a acharão. Naquele dia, as virgens formosas e os jovens desmaiarão de sede”. Amós 8.12,13.

Porém será tarde demais. Maranata: ora vem Senhor Jesus.

 

Deus abençoe você e sua família.

 

Pr. Waldir Pedro de Souza

Bacharel em Teologia, Pastor e Escritor.

 

 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário