segunda-feira, 28 de fevereiro de 2022

EFEITOS DA ORAÇÃO NA VIDA DO CRENTE QUE ORA

EFEITOS DA ORAÇÃO NA VIDA DO CRENTE QUE ORA

 

Primeiro vamos meditar nos efeitos negativos da falta de oração na vida do crente que não ora e não gosta de quem ora. 

Só quero lembrar uma coisa muito importante: "Muita oração, muito poder; pouca oração, pouco poder; nenhuma oração, nenhum poder".

A oração é a força vital da caminhada de um cristão com Deus. A oração nos coloca em ligação direta com Deus, é uma maneira ativa de amar e conectar-nos com os outros, e a oração faz espaço no coração do orador para a voz corretiva de Deus. A Bíblia diz para "orar sem cessar". (1 Tessalonicenses 5:17), então qualquer coisa além de uma atitude contínua de oração e comunhão com Deus é pecado. Qualquer coisa que interrompa nossa conexão com Deus ou leve à autossuficiência é errada.

Poderíamos observar as ações de Adão e Eva em Gênesis 3 como um tipo de falta de oração. Eles comem do fruto da árvore do conhecimento do bem e do mal e estão muito envergonhados para falar com o Senhor quando Ele vem buscá-los no jardim. Estão desligados de Deus porque cometeram pecados ao desobedecerem a ordem de Deus de não comer daquele fruto proibido; a sua comunicação com Ele é interrompida. A "falta de vigilância e de oração" de Adão e Eva lhes tornou um casal em pecado e foi causada pelo pecado que cometeram ao fazer aquilo que Deus lhes disse que nunca fizessem, que se comessem do fruto daquela árvore, seus olhos seriam abertos e eles seriam expulsos do paraíso.

 

A falta de oração é prejudicial no relacionamento com Deus.


Você pode imaginar alguém afirmando ser seu melhor amigo, mas nunca falar com você? Qualquer que fosse a amizade, certamente haveria tensão. Da mesma forma, um relacionamento com Deus é empobrecido e esgotado sem comunicação sem a oração, que é a melhor maneira que o crente tem para se relacionar com Deus.

A falta de oração é antiética a um bom relacionamento com Deus. O povo de Deus terá um desejo natural de se comunicar com o seu Senhor. "De manhã, Senhor, ouves a minha voz; de manhã te apresento a minha oração e fico esperando". (Salmo 5:3). Os mandamentos bíblicos para orar são acompanhados de promessas maravilhosas: "Perto está o Senhor de todos os que o invocam, de todos os que o invocam em espírito e em verdade". (Salmo 145:18).


Jesus Cristo é o nosso melhor exemplo de oração. Ele mesmo era um homem de oração. Lucas 3:21; 5:16; 9:18, 28; 11:1, e ensinou os seus seguidores a orar, (Lucas 11:2-4). Se o Filho do Homem tinha uma necessidade pessoal de orar, quanto mais devemos ver a mesma necessidade em nós mesmos?

A falta de oração ignora o dom da intercessão que Deus nos deu. Somos chamados a orar por nossos irmãos e irmãs em Cristo. Tiago 5:16. Paulo frequentemente solicitava as orações do povo de Deus em seu favor, Efésios 6:19; Colossenses 4:3; 1 Tessalonicenses 5:25, e foi fiel em orar por eles. Efésios 1:16; Colossenses 1:9.

O profeta Samuel via orações em favor do povo de Israel como uma parte necessária do seu ministério: "Quanto a mim, longe de mim que eu peque contra o Senhor, deixando de orar por vós". 1 Samuel 12:23. De acordo com Samuel, a falta de oração é um pecado.

A falta de oração é um desafio à ordem de Deus para amar os outros. E não devemos apenas orar por pessoas que são fáceis de orar. "Antes de tudo, pois, exorto que se use a prática de súplicas, orações, intercessões, ações de graças, em favor de todos os homens". 1 Timóteo 2:1. Jesus nos diz que também devemos orar até por aqueles que nos perseguem. Mateus 5:44. Esta é a mensagem de Cristo: amar e apoiar todos com oração, mesmo aqueles que são difíceis de amar.


A oração abre espaço para a voz corretiva de Deus. A falta de oração enfraquece nossa capacidade de ouvir Cristo quando Ele sussurra palavras de correção ou convicção aos nossos espíritos. Hebreus 12:2 nos lembra que Cristo é o "Autor e Consumador da fé". Sem o Espírito Santo vivendo em nossos corações, estaríamos em uma estrada difícil seguindo nossos próprios julgamentos e no final pode acontecer de não chegarmos a lugar nenhum. Ao orar para que vontade de Deus seja feita "assim na terra como no céu" Mateus 6:10, aceitamos a contradição de nossas próprias vontades passamos a viver a vontade revelada pelo próprio Deus em nossas vidas.

Mateus 26:41 oferece outra admoestação: "Vigiai e orai, para que não entreis em tentação". A falta de oração é a principal causa que leva nossos corações às tentações que nos cercam e conduz o crente a um pecado maior. Apenas nos tornamos sábios nos caminhos de nossos corações através da iluminação e da direção do Espírito Santo. E é somente no poder do Espírito Santo que nossas orações são efetivas e reconhecidas por Deus. Romanos 8:26-27.


A oração é nossa linha de vida e conexão direta com Deus. Jesus Cristo mostrou o que acontece pela falta de oração. E em Sua caminhada na terra, modelou uma vida cheia de oração como exemplo a ser seguido pelos Cristãos.

 

O apóstolo Paulo nos conclama a “orar sem cessar”. O que significa “orar sem cessar”?

“Orar sem cessar” significa orar com persistência e constância. Quando a Bíblia diz que devemos estar orando sem cessar, isso não significa que devemos estar sempre sussurrando orações ou palavras de ordem repetidamente, não, não é isso, mas estarmos orando em espírito vinte e quatro horas por dia para não cedermos às tentações. Mateus 6:7.

Na verdade a expressão “orai sem cessar” simplesmente nos ensina que devemos manter a regularidade em nossa vida de oração, Lucas 18:1-8. Não devemos permitir que nossa atitude e disposição para a oração sejam vacilantes e ou nos façam parar de orar.

Foi o apóstolo Paulo quem escreveu aos crentes de Tessalônica a exortação “orai sem cessar”. 1 Tessalonicenses 5:17. Ele fez isto na parte final de sua carta onde ele fala da volta do Senhor Jesus, da necessidade da vigilância, sobriedade e da vida de comunhão com Deus e com os crentes, nossos irmãos em Cristo. 1 Tessalonicenses 5:1-22.

Especificamente sobre a comunhão entre os irmãos em Cristo o apóstolo Paulo não apenas mostra qual deve ser a atitude dos cristãos uns para com os outros, mas também qual deve ser as nossas atitudes interior e exterior de cada um de nós e como ela deve expressar o nosso relacionamento com Deus e com a igreja do Senhor Jesus aqui na terra. Por isso ele escreve: “Regozijai-vos sempre. Orai sem cessar. Em tudo, daí graças, porque esta é a vontade de Deus em Cristo Jesus para convosco”. 1 Tessalonicenses 5:16-18.

 

Regozijar-se sempre, orar sem cessar e dar graças em tudo é a fonte das nossas bênçãos diariamente.

É interessante a forma como Paulo constrói sua exortação para beneficiar a todos os que gostam de orar.

Primeiramente ele diz que o crente deve ser sempre alegre. A verdadeira alegria é uma virtude que faz parte do fruto do Espírito. Gálatas 5:22. Então a alegria genuína ela só é desenvolvida em nós quando o Espírito Santo é quem controla nossas vidas.

Por isso esse tipo de alegria no Senhor é capaz de não esmorecer mesmo nas circunstâncias mais adversas da vida. Filipenses 2:17,18; 3:1; 4:4,10. Isso explica também por que logo após a frase “regozijai-vos sempre” vem imediatamente a ordem “orai sem cessar”.

Somente aqueles que se achegam a Deus através da oração incessante realmente podem estar sempre alegres. O apóstolo Paulo explica a conexão entre se alegrar sempre e orar sem cessar dizendo que não deve haver declínio na regularidade do hábito de agarrar-se a Deus em meio a todas as circunstâncias da vida.

Então aquele que está sempre alegre e orando sem cessar, naturalmente irá dar graças em tudo. Tudo é tudo; nada menos que isto. Esse “tudo” inclui não apenas o conforto, o prazer, o bem-estar e a abundância; mas também inclui a aflição, a tribulação, a perseguição, a angústia, e por aí vai. Isso indica que quando estamos sempre alegres no Senhor e voltados a Ele orando sem cessar, não temos dificuldade em reconhecer sua providência em cada parte de nossa vida, em cada segundo de nossa existência.

O crente que vive sempre alegre e ora sem cessar dá graças ao Senhor por tudo, pois sabe que “todas as coisas cooperam para o bem daqueles que amam a Deus; daqueles que são chamados segundo o seu propósito”. “Segundo o Seu beneplácito, que é o Seu amor perdoador para conosco”. Romanos 8:28.

 

Porquê e pra quê orar sem cessar?

Há realmente muitas razões que explicam por que o crente deve obedecer à diretiva desta frase: “orai sem cessar”. Aqui iremos citar apenas alguns motivos básicos que justificam a necessidade de uma vida de oração incessante de acordo com os princípios bíblicos.

 

Orai sem cessar porque esta é uma ordem imperativa de Deus.

Em primeiro lugar, devemos orar sem cessar porque esta é uma exortação muita clara em toda a Bíblia, desde o Antigo ao Novo Testamento. Em outras palavras, é o próprio Deus quem ordena que seu povo esteja orando sem cessar. Seja no Pentateuco, seja nos livros históricos, nos livros poéticos e nos livros proféticos, sempre há frequentes convites à prática da oração sem cessar.

Nós podemos encontrar exemplos de pessoas que tiveram uma vida de oração regular desde o tempo dos patriarcas; depois dos libertadores da nação de Israel; dos profetas, e até que chegamos ao Novo Testamento com Jesus, nosso exemplo maior de uma vida de oração incessante.

Durante seu ministério terreno Jesus orava regularmente; Ele estava sempre em contato com o Pai. Diversas vezes ele também falou sobre a necessidade de o crente orar sem cessar. Algumas das parábolas de Jesus falam muito claramente sobre isto. Na Parábola do Juiz Iníquo, por exemplo, Jesus ensinou sobre a eficácia da oração perseverante e incessante, Lucas 18:1-8. O mesmo princípio também é ensinado na Parábola do Amigo Importuno. Lucas 11:5-8.

Na sequência, os apóstolos e líderes da Igreja também entenderam essa ordem e ensinaram a comunidade cristã sobre sua importância. Quando lemos o livro de Atos, por exemplo, vemos uma Igreja Primitiva que orava sem cessar. O apóstolo Paulo não apenas escreveu “orai sem cessar” como uma ordem para seus ouvintes; mas ele próprio seguia essa prática. Efésios 1:16.

 

Orar sem cessar é ter consciência de nossa dependência de Deus.

Em segundo lugar, devemos estar sempre orando sem cessar porque é através da oração que falamos com Deus. Orar sem cessar é manter conexão permanentemente ativa com Deus, de modo que nossa oração faça parte de uma longa conversa sem interrupções. Isso significa que orar sem cessar é uma atitude que reflete a consciência do crente acerca de sua total dependência de Deus.

 

Orar sem cessar é viver a plenitude do Espírito Santo de Deus em nossos corações.

Em terceiro lugar, quando damos ouvido à exortação “orai sem cessar” vivemos com mais intensidade o controle do Espírito Santo; temos mais qualidade de vida. O próprio Senhor Jesus ensina que o crente recebe a plenitude do Espírito Santo através da oração. Ele diz que o Pai Celestial dá o Espírito Santo àqueles que lhe pedem em oração perseverante. Lucas 11:9-13.

Apesar de todos os crentes verdadeiros terem o Espírito Santo, é através de uma vida de oração incessante que cada um pode experimentar de forma mais poderosa a presença do Espírito Santo em sua vida. É orando sem cessar que o crente é cada vez mais revestido e capacitado pelo Espírito Santo.

O apóstolo Paulo também ensina esta verdade ao escrever aos crentes efésios. Ele exorta os crentes a se encher do Espírito Santo, e destaca que isto é possível através de uma conduta orientada às coisas espirituais e caracterizada pela comunhão com Deus que também reflete na comunhão com os demais irmãos. Efésios 5:17-21.

 

Orar sem cessar é indispensável na realidade que vivemos.

Em quarto lugar, devemos orar sem cessar porque só assim podemos lutar a batalha que nos está proposta. Quando o apóstolo Paulo fala sobre a realidade da batalha espiritual, ele destaca a oração incessante como sendo o meio pelo qual podemos vestir a armadura de Deus e ter êxito contra as investidas malignas de Satanás e seus agentes.

Por isto ele escreve que os crentes devem estar “orando em todo o tempo com toda oração e suplica no Espírito, e para isto vigiando com toda perseverança e suplica por todos os santos”. Efésios 6:18.

Constantemente somos afrontados por algum tipo de tentação, seja ela lançada pelo diabo ou seja ela fruto da inclinação pecaminosa das debilidades de nossa carne. Então é absolutamente indispensável que estejamos sempre orando sem cessar. Aqui podemos citar o importante conselho do Senhor Jesus: “Vigiai e orai, para que não entreis em tentação; na verdade, o espírito está pronto, mas a carne é fraca”. Mateus 26:37.

 

Orar sem cessar traz conforto e tranquilidade pela confiança em Deus.

Em quinto lugar, orar sem cessar traz conforto ao crente. O apóstolo Pedro diz que devemos lançar sobre o Senhor toda nossa ansiedade, porque Ele tem cuidado de nós  1 Pedro 5:7. É tão bom quando sabemos que o Rei do universo está disponível para ouvir sobre cada uma das coisas que nos deixam ansiosos. Mas Ele não apenas nos escuta, mas ele toma sobre si os nossos sofrimentos e cuida de nós.

Paulo também escreve que não devemos andar ansiosos com coisa alguma, mas que devemos fazer conhecidas diante de Deus nossas petições pela oração e pela súplica, com ações de graças. Filipenses 4:6. Isso explica por que orar sem cessar traz tanto conforto. Viver cada segundo de nossas vidas em contato com Deus, conscientes e confiantes de que seu cuidado é maravilhoso.

 

Portanto a palavra de ordem de Jesus através do Apóstolo Paulo é: “orai sem cessar”.

Certa vez perguntaram a uma mulher de oração: O que você "ganha" orando a Deus regularmente e sem cessar?  

Ela  respondeu: Geralmente "não ganho nada", mas sim, "perco muitas coisas”.

E citou tudo o que perdeu orando a Deus regularmente: Perdi o orgulho. Perdi a arrogância. Perdi a ganância. Perdi a inveja. Perdi a "minha" raiva. Perdi a luxúria. Perdi o peso de consciência. Perdi o prazer de mentir. Perdi o peso e o gosto pelo pecado.  Perdi a impaciência. Perdi o desespero. Perdi o desânimo.

Às vezes oramos, não para ganharmos algo, mas sim, para perder coisas que não nos permitem crescer espiritualmente. A oração nos educa, nos fortalece e nos cura.

A oração é o canal que nos faz ter uma ligação  direta com Deus.

 

Deus abençoe você e sua família.

 

Pr. Waldir Pedro de Souza

Bacharel em Teologia, Pastor e Escritor.

 

 

 

 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário