segunda-feira, 28 de novembro de 2022

QUANDO EU FOR E VOS PREPARAR LUGAR

QUANDO EU FOR E VOS PREPARAR LUGAR


Jesus disse esta frase aos seus discípulos nos momentos que se aproximavam do seu sofrimento em favor da humanidade antes de ser crucificado. Os discípulos estavam preocupados com as perseguições contra Jesus e contra eles.

João 14.1-2:

“Não se turbe o vosso coração, credes em Deus e credes também em mim, na casa de meu Pai há muitas moradas. Se não fosse assim, Eu vo-lo teria dito. Vou preparar-vos lugar”.

E após dizer estas palavras, Ele conclui dizendo:

João 14:3-15. 3 E quando eu for, e vos preparar lugar, virei outra vez, e vos levarei para mim mesmo, para que onde eu estiver estejais vós também.

4 Mesmo vós sabeis para onde vou, e conheceis o caminho.

5 Disse-lhe Tomé: Senhor, nós não sabemos para onde vais; e como podemos saber o caminho?

6 Disse-lhe Jesus: Eu sou o caminho, e a verdade e a vida; ninguém vem ao Pai, senão por mim.

7 Se vós me conhecêsseis a mim, também conheceríeis a meu Pai; e já desde agora o conheceis, e o tendes visto.

8 Disse-lhe Filipe: Senhor, mostra-nos o Pai, o que nos basta.

9 Disse-lhe Jesus: Estou há tanto tempo convosco, e não me tendes conhecido, Filipe? Quem me vê a mim vê o Pai; e como dizes tu: Mostra-nos o Pai?

10 Não crês tu que eu estou no Pai, e que o Pai está em mim? As palavras que eu vos digo não as digo de mim mesmo, mas o Pai, que está em mim, é quem faz as obras.

11 Crede-me que estou no Pai, e o Pai em mim; crede-me, ao menos, por causa das mesmas obras.

12 Na verdade, na verdade vos digo que aquele que crê em mim também fará as obras que eu faço, e as fará maiores do que estas, porque eu vou para meu Pai.

13 E tudo quanto pedirdes em meu nome eu o farei, para que o Pai seja glorificado no Filho.

14 Se pedirdes alguma coisa em meu nome, eu o farei.

15 Se me amais, guardai os meus mandamentos.

Jesus disse “na casa de meu Pai há muitas moradas” ao confortar seus discípulos que estavam perturbados com a ideia de sua partida iminente para os céus. Esta frase faz parte do discurso com as últimas instruções de Jesus aos discípulos antes de ser traído e preso.

Este discurso está registrado em João 14:2.

Quando Jesus disse “na casa de meu Pai há muitas moradas”.

Jesus pronunciou a frase “na casa de meu Pai há muitas moradas” na noite em que foi traído. Pouco antes, Ele havia entrado em Jerusalém montado em um jumentinho. Depois Ele recebeu a visita de alguns gregos que queriam vê-lo. João 12.

Combinado a isso, a oposição contra Jesus havia aumentado entre os judeus, especialmente sob a liderança e influência do sumo sacerdote e dos fariseus e escribas. Tudo isso indicava que o momento da morte do Senhor Jesus havia chegado.

É justamente nesse contexto que Jesus reúne seus discípulos no cenáculo a fim de prepará-los para sua partida.

Por que Jesus disse “na casa de meu Pai há muitas moradas”?

Naquela noite no cenáculo, além de celebrar pela última vez a Páscoa e instituir a Ceia, Jesus lavou os pés de seus discípulos como símbolo da purificação espiritual por seu sangue. Ele informou que um deles haveria de traí-lo e revelou que Ele estava de partida para um lugar que seus discípulos não poderiam segui-lo. Além disso, Ele ainda afirmou que Simão Pedro o negaria naquela mesma noite. (João 13).

Até aquele momento os discípulos ainda não tinham entendido o propósito de tudo o que estava acontecendo. Eles nem mesmo tinham percebido que Jesus estava se referindo claramente a sua morte iminente. No entanto, eles estavam transtornados com a revelação de que Jesus iria deixá-los.

Por tudo isso Jesus inicia seu discurso dizendo: “Não se turbe o vosso coração, creiam em Deus; creiam também em mim”. (João 14:1). Logo em seguida, ao explicar por quais razões eles não deveriam estar perturbados, Ele completou: “Na casa de meu Pai há muitas moradas; se não fosse assim, eu lhes teria dito, pois vou preparar-lhes lugar. E, quando eu for e preparar-lhes lugar, voltarei novamente e os levarei para mim mesmo, para que onde eu estiver estejais vós também”. (João 14:2,3).

É verdade que existem diferentes interpretações sobre o significado da frase “na casa de meu Pai há muitas moradas”, mas com base no contexto apresentado, vamos considerar a que melhor se harmoniza com o restante do discurso de Jesus.

Aqui então podemos entender o verdadeiro significado deste ensino de Jesus. Embora na casa do Pai existam muitas moradas, moradas estas que estão preparadas desde a fundação do mundo, o homem é quem não está, em si mesmo, preparado para habitar estas moradas.

Em outras palavras, quando Jesus diz “na casa de meu Pai há muitas moradas”, e depois completa dizendo “vou preparar-lhes lugar”, Ele está indicando que sem sua morte, ressurreição, ascensão e envio do Espírito Santo como o outro Consolador que aplica as bênçãos da redenção, jamais haveria lugar para nós na casa do Pai.

Embora na casa do Pai existam muitas moradas, nós nunca teríamos condições de habitar nelas. Na verdade nem mesmo poderíamos chegar até elas, a ressurreição, a ascensão e o envio do Espírito Santo como o outro Auxiliador que aplica as bênçãos da redenção para o ser humano, jamais haveria lugar para nós na casa do Pai, se assim não fora designado pelo Pai. Embora na casa do Pai existam muitas moradas, nós nunca teríamos condições de habitar nelas. Na verdade nem mesmo poderíamos chegar até elas.

Mas felizmente Jesus se encarregou de preparar o lugar para nós. Ele não apenas nos mostra o caminho para a casa do Pai, mas Ele próprio é esse Caminho. (João 14:6).

Além disso, Ele também prometeu retornar e levar seu povo para estar junto de si para sempre, (João 14:3). É por isso que a frase “na casa de meu Pai há muitas moradas” tem um significado tão profundo para todos os que amam verdadeiramente o Senhor Jesus.

 

Jesus se encarregou de ir preparar-nos lugar.

Ele disse: Eu Sou o Caminho. Ao dizer “eu sou o Caminho, a Verdade, e a Vida”, Jesus não apenas indica qual é o caminho para a casa do Pai, mas se revela explicitamente como sendo Ele próprio esse caminho. A expressão “eu sou o caminho” significa que Ele, Jesus Cristo, é o único Mediador entre Deus e o seu povo.

Jesus é tanto o caminho do homem para Deus, como fica claro nesse próprio texto de João 14, como também é o caminho de Deus para o homem. Isso significa que as bênçãos que procedem do Pai alcançam os redimidos por meio do Filho. Mateus 11:27,28.

Ele disse: Eu Sou a Verdade. Jesus não é apenas o Caminho, mas é também a verdade. Ele é a verdade em pessoa, no sentido de que Ele é o único que revela o Pai. Ele é a perfeita revelação da obra redentora de Deus para o homem caído em seus pecados. Mateus 11:27. Jesus é a verdade que liberta, santifica e conduz os santos a casa do Pai. João 8:32; 17:17

Ele disse: Eu Sou a Vida. Ao dizer “eu sou a vida”, Jesus se coloca como sendo a fonte da vida que se opõe à morte. Ele tem a vida em si mesmo. Por isso, somente Ele pode ser o doador da vida para os que são seus. João 3:16; 5:26; 6:33; 10:28; 11:25.

Quando Jesus diz ser a vida, Ele indica que somente nEle o homem, condenado por seus delitos e pecados, poderá encontrar verdadeira vida e salvação em Jesus. Nesse contexto, enquanto a morte significa a separação de Deus, a vida significa comunhão com Ele. Isso significa que somente em Jesus que o homem pode ser reconciliado com Deus e desfrutar da bem-aventurança da vida eterna ao seu lado.

Ele disse: Ninguém vem ao Pai senão por mim. Após dizer “eu sou o caminho a verdade e a vida”, Jesus conclui dizendo: “ninguém vem ao Pai senão por mim”. Essa declaração é o resultado natural da frase anterior.

Ela indica o quanto os homens são absolutamente dependentes de Cristo com relação à comunhão com Deus.

Em outras palavras, não existe nenhuma verdade redentora a parte de Cristo. Não há nenhuma esperança de vida eterna longe dEle, e nenhum caminho capaz de levar o homem à casa do Pai. Não há outro Cordeiro de Deus que tira o pecado, não há outro sacrifício que apazígua a santa ira de Deus, e também não há outro nome pelo qual importa que sejamos salvos. Jesus é, absolutamente, o Caminho, e a Verdade, e a Vida, e definitivamente ninguém chegará ao Pai senão através dEle.

Jesus Explicando o significado da frase “Eu sou o caminho, a verdade, e a vida” diz que o caminho leva a Deus; a verdade torna o homem livre; e a vida produz comunhão. Assim, quando Jesus revela a verdade redentora de Deus que liberta os homens da escravidão do pecado e quando concede a vida que produz comunhão com o Pai, então, sendo o caminho, Ele próprio é quem leva os redimidos para junto do Pai. “...E ninguém vem ao Pai a não ser por mim”. Jo.14.6b.

O que é a verdade e pra que serve essa verdade? "A verdade ... Vos Libertará".

Isto pode nos fazer pensar, talvez até um ponto de medo, sobre a responsabilidade dada por Deus de conhecermos a verdade. Para prevenir que sejamos esmagados por esta provocante passagem, não devemos perder esta grande promessa anexada neste trecho. Jesus acrescentou: "A verdade vos libertará". A liberdade é valorizada universalmente.

Inúmeras pessoas têm sacrificado suas vidas esforçando-se para assegurarem sua própria liberdade e ou de outrem também.

Verdadeiramente em todas as nações do mundo, o encarceramento é considerado como uma severa punição para aqueles que violam as leis. Tão valiosa quanto a liberdade pessoal e política, também é aquela que Jesus nos fala em João 8:32 que diz: “E conhecereis a verdade e a verdade vos libertará”. Só que esta liberdade é até mais significativa pois nos liberta da escravidão do pecado. Nossos pecados nos levam a consequências de vínculos espirituais mortais; também que leva o inveterado pecador à eterna separação de Deus e à condenação eterna. Jesus se ofereceu para nos libertar das consequências da nossa própria rebelião contra Deus. Isaías 53.

O Apóstolo Paulo nos lembrou deste benefício do evangelho em Romanos 1:16 "... é o poder de Deus para a salvação de todo aquele que crê, primeiro do judeu e também do grego". Deus escolheu o uso de sua palavra, que é a verdadeira mensagem da Bíblia, para salvar-nos de nossos pecados.

Deus, contudo, não nos força a sermos libertos. Muitas pessoas são enganadas por Satanás e seus falsos mestres para que não possam discernir a liberdade do encarceramento. 2 Pedro 2:17-22.

Infelizmente, muitas pessoas rejeitam a liberdade que Deus oferece e permanecem presas em seus próprios pecados. Jesus usou as palavras de um profeta do Velho Testamento, Isaías, para descrever a triste condição daqueles que não aceitam a liberdade divina: "Porque o coração deste povo está  endurecido, de mau grado ouviram com os ouvidos e fecharam os olhos; para não suceder que vejam com os olhos, ouçam com os ouvidos, entendam com o coração, se convertam e sejam por mim curados". Mateus 13:15.

Muitas pessoas consideram a verdade incerta, mas Deus claramente revelou a verdade para que nós possamos conhecê-la.

Muitas pessoas acreditam que os sentimentos subjetivos, aqueles que julgamos serem corretos, são os mesmos que os salvarão, mas Deus uniu a salvação com a sua objetiva verdade. Quando nós aprendemos e obedecemos a verdade revelada na palavra de Deus, podemos estar certos da nossa salvação. João nos falou do nosso relacionamento com Deus quando ele disse: "Ora, sabemos que o temos conhecido por isto: se guardarmos os seus mandamentos. Aquele que diz: Eu o conheço e não guardar os seus mandamentos, é mentiroso, e nele não está  a verdade". 1 João 2:3-4.

Deus nos providenciou a confiança e a segurança para estarmos aptos a conhecer a verdade. O mesmo Deus que nos criou e nos deu a habilidade de nos comunicar, tem também a habilidade de transmitir sua vontade para conosco de modo que possamos entendê-la.

Devemos humildemente aceitar a responsabilidade de estudar, entender e obedecer sua revelação.

Num mundo desordenado pela dúvida e pela confusão religiosa, nós podemos achar esperança nas palavras de Jesus: "E conhecereis a verdade e a verdade vos libertará”. Jo. 8.32.

 

Detalhes da nova morada prometida por Jesus.

Apocalípse 21.1-27, 22.1-5. A Cidade Celestial, o Novo Céu e a Nova Terra.  

1.  E vi um novo céu e uma nova terra. Porque já o primeiro céu e a primeira terra passaram, e o mar já não existe.

2. E eu, João, vi a Santa Cidade, a nova Jerusalém, que de Deus descia do céu, adereçada como uma esposa ataviada para o seu marido.

3. E ouvi uma grande voz do céu, que dizia: Eis aqui o tabernáculo de Deus com os homens, pois com eles habitará, e eles serão o seu povo, e o mesmo Deus estará com eles e será o seu Deus.

4. E Deus limpará de seus olhos toda lágrima, e não haverá mais morte, nem pranto, nem clamor, nem dor, porque já as primeiras coisas são passadas.

5. E o que estava assentado sobre o trono disse: Eis que faço novas todas as coisas. E disse-me: Escreve, porque estas palavras são verdadeiras e fiéis.

6. E disse-me mais: Está cumprido; Eu sou o Alfa e o Ômega, o Princípio e o Fim. A quem quer que tiver sede, de graça lhe darei da fonte da água da vida.

7. Quem vencer herdará todas as coisas, e eu serei seu Deus, e ele será meu filho.

8. Mas, quanto aos tímidos, e aos incrédulos, e aos abomináveis, e aos homicidas, e aos fornicadores, e aos feiticeiros, e aos idólatras e a todos os mentirosos, a sua parte será no lago que arde com fogo e enxofre, o que é a segunda morte.

9. E veio um dos sete anjos que tinham as sete taças cheias das últimas sete pragas e falou comigo, dizendo: Vem, mostrar-te-ei a esposa, a mulher do Cordeiro.

10. E levou-me em espírito a um grande e alto monte e mostrou-me a grande cidade, a santa Jerusalém, que de Deus descia do céu.

11. E tinha a glória de Deus. A sua luz era semelhante a uma pedra preciosíssima, como a pedra de jaspe, como o cristal resplandecente.

12. E tinha um grande e alto muro com doze portas, e, nas portas, doze anjos, e nomes escritos sobre elas, que são os nomes das doze tribos de Israel.

13. Da banda do levante, tinha três portas; da banda do norte, três portas; da banda do sul, três portas; da banda do poente, três portas.

14. E o muro da cidade tinha doze fundamentos e, neles, os nomes dos doze apóstolos do Cordeiro.

15. E aquele que falava comigo tinha uma cana de ouro para medir a cidade, e as suas portas, e o seu muro.

16. E a cidade estava situada em quadrado; e o seu comprimento era tanto como a sua largura. E mediu a cidade com a cana até doze mil estádios; e o seu comprimento, largura e altura eram iguais.

17. E mediu o seu muro, de cento e quarenta e quatro côvados, conforme a medida de homem, que é a de um anjo.

18. E a fábrica do seu muro era de jaspe, e a cidade, de ouro puro, semelhante a vidro puro.
19. E os fundamentos do muro da cidade estavam adornados de toda pedra preciosa. O primeiro fundamento era jaspe; o segundo, safira; o terceiro, calcedônia; o quarto, esmeralda;

 20. o quinto, sardônica; o sexto, sárdio; o sétimo, crisólito; o oitavo, berilo; o nono, topázio; o décimo, crisópraso; o undécimo, jacinto; o duodécimo, ametista.

21. E as doze portas eram doze pérolas: cada uma das portas era uma pérola; e a praça da cidade, de ouro puro, como vidro transparente.

22. E nela não vi templo, porque o seu templo é o Senhor, Deus Todo-Poderoso, e o Cordeiro.

23. E a cidade não necessita de sol nem de lua, para que nela resplandeçam, porque a glória de Deus a tem alumiado, e o Cordeiro é a sua lâmpada.

24. E as nações andarão à sua luz, e os reis da terra trarão para ela a sua glória e honra.25. E as suas portas não se fecharão de dia, porque ali não haverá noite.

26. E a ela trarão a glória e honra das nações.
27. E não entrará nela coisa alguma que contamine e cometa abominação e mentira, mas só os que estão inscritos no livro da vida do Cordeiro.

Apocalípse 22.1-5.  1. E mostrou-me o rio puro da água da vida, claro como cristal, que procedia do trono de Deus e do Cordeiro.

2. No meio da sua praça e de uma e da outra banda do rio, estava a árvore da vida, que produz doze frutos, dando seu fruto de mês em mês, e as folhas da árvore são para a saúde das nações.

3. E ali nunca mais haverá maldição contra alguém; e nela estará o trono de Deus e do Cordeiro, e os seus servos o servirão.

4. E verão o seu rosto, e na sua testa estará o seu nome.

5. E ali não haverá mais noite, e não necessitarão de lâmpada nem de luz do sol, porque o Senhor Deus os alumia, e reinarão para todo o sempre.


Deus abençoe você e sua família.

 

Pr. Waldir Pedro de Souza

Bacharel em Teologia, Pastor e Escritor.

 

 

 

 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário