segunda-feira, 13 de fevereiro de 2023

BENDIZEI AO SENHOR, VÓS TODOS SERVOS DO SENHOR

BENDIZEI AO SENHOR, VÓS TODOS SERVOS DO SENHOR.

 

“Bendizei ao Senhor, vós todos servos do Senhor...”. Salmo 134.

Há muitos homens com dons e características incríveis já vistas neste mundo, grandes pintores, grandes cantores, fizeram história no nosso mundo, grandes estudiosos e músicos demonstram sua maestria ao desenvolverem suas habilidades que nos impressionam, porém, nunca houve e nunca haverá alguém superior ao Senhor.

“Bendize, ó minha alma, ao SENHOR, e tudo o que há em mim bendiga o seu santo nome. Bendize, ó minha alma, ao Senhor, e não te esqueças de nenhum de seus benefícios”. (Salmos 103:1,2).

O Salmo 103  louva alguém de muitas qualidades e feitos impressionantes, porém não é uma pessoa qualquer, é o Senhor dos exércitos,  é o Senhor dos senhores.

Você já parou para meditar nestas palavras? O salmista Davi, quando escreveu essas palavras com certeza, estava muito inspirado, pois elas são muito bonitas e trazem um ensinamento muito grande para nós.

Bendizer significa dizer bem, dar glória, declarar como bendito, no versículo 1, o salmista diz para sua alma bendizer ao Senhor, é uma conversa com ele mesmo, para que sua alma, bendizesse ao Senhor e tudo que nEle há.

Este versículo nos ensina que devemos bendizer a Deus com a boca sem que as palavras fluam da alma, isso seria hipocrisia.

Jesus disse: “Este povo me honra com os lábios, mas o seu coração está longe de mim”. (Mateus 15:8).

Para não correr este risco, nós precisamos lembrar a nossa alma e tudo que há em nós bendizer ao Senhor e fazer com que não nos esqueçamos diariamente de tudo que Ele tem feito por nós.

Muitas vezes enchemos nossos corações de fatos ruins, problemas, circunstâncias que nos fazem esquecer da bendita graça e amor do Senhor. Porém, precisamos nos lembrar diariamente que o que o Senhor faz para nós é maior do que nossas dificuldades ou circunstâncias, é maior do que aquele problema que você está passando que parece não ter solução, é maior do que tudo.

Feridas, amargura de alma, conflitos diversos, situações insolúveis, doenças incuráveis tomam novos rumos quando permitimos o renovo do Senhor em nossas vidas. Mesmo sofrendo, passamos a viver levemente, com o coração alegre, com gratidão, bendizendo ao Senhor por todas as Suas maravilhosas obras em nossas vidas e em todos os lugares do Seu domínio no universo. Por isso bendiga ao Senhor a minha alma para todo sempre. (Salmos 103.22).

De acordo com Tiago, devemos nos alegrar com as provações da nossa fé, pois, depois de aprovados, isto é, depois de passarmos nos testes de Deus, iremos nos fortalecer com a “perseverança”, se lutarmos para vencer pela fé. E a perseverança, ao ter a sua obra terminada, nos deixará regozijando diante da perfeição e da integridade de Deus para conosco, mesmo não sendo merecedores. A nossa santificação será aperfeiçoada e o Espírito Santo não nos deixará em nada deficientes na nossa vida espiritual. (Tg 1.2-4).

Entretanto, se formos contar os problemas que nos afligem, poderemos somar até algumas dezenas deles. Mas, se formos enumerar as bênçãos que temos, elas são incontáveis. Experimente contar todas as bênçãos que você tem recebido de Deus.

Para poder bendizer ao Senhor, temos que reconhecer o que Ele faz e tem feito por nós, por isso é de grande importância relembrar o  que ele fez por você.

Portanto busque apreciar suas bênçãos e enumerá-las com gratidão.

Ore agradecendo pelas respostas de suas orações ao Senhor e descanse nele quanto às provações do presente e quanto ao futuro. (Rm 8.28, 1Co 10.13).

Contemple a grandeza do Senhor, lembre de seus benefícios, para que seu interior seja completamente agradecido e bendiga ao Senhor.

Portanto em tudo continuarei bem-dizendo ao Senhor.

Letra de um corinho do Salmo 134. Vejam nas redes sociais muitos louvores com este Salmo.

Bendizei ao Senhor vós todos servos do Senhor, que assistis na Casa do Senhor nas horas da noite.

Erguei as mães para o santuário e bendizei ao Senhor.

De Sião te abençoe o Senhor,  criador dos céus e da terra.

Salmo 134.

1 Bendizei ao Senhor, vós todos servos do Senhor, que assistis na casa do Senhor, nas horas da noite,

2. Levantai as mãos no santuário e bendizei ao Senhor.

3. O Senhor, que fez o céu e a terra, te abençoe desde Sião!

Voltando ao principal assunto do tema vemos que a palavra dominante do Salmo 103 é “Bendize, ó minha alma ao Senhor”.

"Bendize, ó minha alma, ao Senhor, e tudo o que há em mim bendiga ao seu santo nome. Bendize, ó minha alma, ao Senhor, e não te esqueças de nem um só de seus benefícios." Salmo 103.1-2.

Louvor e ações de graças operam milagres, justamente quando interiormente você se sente derrotado e como que encerrado numa prisão, quando tudo parece trancado e acorrentado e sem solução; quando a Bíblia não mais fala ao seu coração e você mal consegue pronunciar o nome de Jesus, então Deus entra com providências. É bom lembrar que Deus age no tempo dEle e não no nosso. Paulo e Silas louvaram a Deus quando estavam na prisão com as costas ensanguentadas, e ao orarem e cantarem louvores a Deus naquela situação, Deus lhes abriu as portas da prisão e arrebentou todos os grilhões.

Comece você também a agradecer e a louvar, não importa o tipo de "prisão" em que você se encontre. Pois enquanto cantamos e louvamos ao Senhor, Ele abre as portas das nossas circunstâncias e dificuldades. Ele não resolve seu problema, mas liberta você do problema. E se a resposta à sua oração demorar muito, é justamente por isso que  você deve louvá-Lo. Quando passamos por provações, as ações de graças fortalecem a nossa fé. O louvor dos nossos lábios mostra que de fato há fé em nosso coração. Quando você reconhece isso, por meio do louvor e ações de graças ao Senhor, você é introduzido no mistério de ser contínua e constantemente abastecido com poder de Deus e adquire forças para continuar em sua trajetória de vida vitoriosa para honra e glória do Senhor Jesus.

Aprenda a bendizer ao Senhor.

Bendize, ó minha alma, ao SENHOR, e tudo o que há em mim bendiga o seu Santo Nome. Bendize, ó minha alma, ao SENHOR, e não Te esqueças de nenhum de seus benefícios.

Salmo 103.1,2

O salmista Davi, ao olhar para si mesmo percebeu o agir de Deus em sua vida, por isso despertou a sua alma para agradecer a Deus, para bendizer ao Senhor por todos os benefícios que tem recebido das suas mãos. Davi chama a sua própria alma para bendizer ao Senhor. Davi nos ensina que devemos bendizer ao Senhor com todas as nossas forças, com toda nossa energia, com todo louvor e com toda adoração.

O louvor não deve ser somente da boca para fora, mas feito com toda a força “tudo o que há em mim”. Davi não queria esquecer de nenhuma das bênçãos de Deus, Davi diz assim: O Senhor é quem perdoa todas as nossas iniquidades, quem sara todas as enfermidades, quem redime a minha vida da perdição, que mostra graça e misericórdia e abençoa o homem na sua velhice.

Ele dá ênfase nas bênçãos espirituais recebidas do Senhor. Por isso não devemos nos esquecer de nenhum de seus benefícios, devemos ser gratos a Deus cotidianamente.

Gratidão é agradecer a Deus por tudo e reconhecer que o que temos e somos, provém de Deus. Sem Deus nada somos. 

Por isso devemos agradecer a Deus, render louvores eternos ao nosso Deus, pelo seu grande amor e compaixão. Porque se não seremos consumidos pela multidão dos nossos pecados.

Pois sem Ele nada podemos fazer.

Ele é a nossa força, proteção e refúgio, auxílio nos momentos de aflições, o nosso socorro em quem depositamos nossa confiança e esperança. Pois sabemos que a justiça e o juízo são a base do trono de Deus, e tudo isso está evidente por meio de suas obras maravilhosas e suas grandes vitórias. O simples fato de estarmos vivos já é um milagre de Deus, para nós.

Pois Deus é o Deus do impossível. Ele opera sempre na hora certa, pois o seu relógio nunca se atrasa, não adianta e nem para. Ele age no momento certo e oportuno. E “a misericórdia do Senhor é de eternidade a eternidade sobre os que o temem”. Isto quer dizer que sua bênção é eterna, não tem fim, mas somente para aqueles que O temem independente de raça, credo e nacionalidade. Ele é o mesmo Deus sobre todos e Seu amor se estende sobre todas as gerações. Nosso dever é crer, pois o agir é de Deus.

Quando não recebemos o que pedimos, o que fazemos? Agradecemos ou murmuramos como filhos rebeldes e ingratos? Tudo tem seu tempo determinado. E há tempo para todo o propósito Deus. Se não recebemos a benção ou porque ainda não é o tempo de Deus para nós ou porque o que pedimos não está de acordo com o propósito de Deus para nós. E tudo o que Deus fez, faz ou fará durará eternamente, por isso tem que ser no tempo dEle. Mas independente disso, temos que ser agradecidos sempre. O agir é de Deus. Nós temos que esperar pacientemente e confiar que Deus ao seu tempo satisfará os desejos do nosso coração.

Seja na adversidade, na bonança, no bem, no mal, no sucesso, no fracasso, devemos ter um coração agradecido. Você pode dizer: como vou agradecer se estou passando por grandes tribulações, grandes tentações e grandes dificuldades?

O Salmo 99.1 diz que: “O Senhor reina”. Na qualidade de Rei e Soberano, toda a autoridade pertence a Ele. E seja qual for a situação, “todas as coisas cooperam para o bem daqueles que amam a Deus, daqueles que são chamados segundo o seu propósito”, ou seja, “todas as coisas”, sejam boas ou não, de acordo com o desígnio divino do nosso Deus Rei e Soberano, irá “cooperar juntamente” para nosso bem-estar espiritual, emocional e financeiro. A nossa fé tem que ultrapassar a nossa razão, para confiarmos nessa declaração de Rm 8.28 e acreditar que tudo irá cooperar para o nosso bem.

Um coração agradecido a Deus tem menos tendência de desviar-se e o crente feliz e grato a Cristo não se rebela contra Deus quando não alcança a bênção no tempo esperado ou desejado.

Outro motivo, o principal deles, para sermos gratos a Deus é a nossa salvação, pois alcançamos do Senhor um favor imerecido. É exatamente isto que Deus fez por nós. Estávamos em débito com Deus, mas mesmo assim Ele nos ajudou para nos proporcionar a salvação gratuitamente.

Deus abençoe você e sua família.

 

Pr. Waldir Pedro de Souza

Bacharel em Teologia, Pastor e Escritor.

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário