segunda-feira, 2 de setembro de 2024

ACONSELHAMENTO BÍBLICO PARA AS MULHERES MAIS NOVAS

ACONSELHAMENTO BÍBLICO PARA AS MULHERES MAIS NOVAS.

 

O papel das mulheres virtuosas, principalmente das mais idosas e mais experientes, mais vividas, é o de aconselhamento para as mulheres mais novas. Estas mulheres fazem toda a diferença nas igrejas evangélicas, nos lares e também na sociedade em geral. Estamos nos referindo às mulheres mais conservadoras da essência e da pureza da palavra de Deus. Elas não são puritanas, mas vivem e convivem de uma maneira exemplar no meio da sociedade não importando a época. São mulheres que aconselham com amor e fazem toda diferença na vida de muitos cristãos. Quem aí nunca recebeu uma palavra de aconselhamento de uma destas servas de Deus? Certamente você já foi aconselhado por alguém assim.

Primeiro, analisaremos o que não é o aconselhamento bíblico:

a) Aconselhamento bíblico não é um ministério autônomo, independente de uma igreja local, pelo contrário, ele acontece entre os crentes inseridos em uma igreja. (At 20.31; Rm 15.14);

b) Aconselhamento bíblico não é um ministério constituído por “profissionais” ou “especialistas”, mas, acontece entre crentes que estão amadurecendo (Cl 3.16), são líderes (At 20.20, 31; Cl 1.24-25, 28-29) e “leigos (as)”, porém são sábias. (Rm 15.14; Gl 6.1,2; Cl 3.16; 1Ts 5.14; Pv.14.1;)

c) Aconselhamento bíblico não é um ministério que garante a solução para os problemas, sofrimentos e anseios do homem e da mulher no casamento, mas de ajuda para as pessoas inexperientes. Embora o aconselhamento proponha mudança permanente e significativa para aqueles que se encontram em dificuldades, sofrimentos e angústias, ele tem um alvo maior, fazer tudo para a glória de Deus;

d) Aconselhamento bíblico não acontece à parte do discipulado, porém está integrado a este ministério.

De modo positivo, porém, o aconselhamento bíblico está baseado na suficiência das Escrituras Sagradas como revelação de Deus. O seu foco está na pessoa de Deus e em Sua glória. Seu objetivo é confirmar que o homem é um ser e é um humano feito por Deus à imagem de Deus em Cristo Jesus, conferindo-lhe esperança e poder através do Espírito Santo e da Escritura para efetuar mudança no nível do coração, e satisfação plena em Deus em todas as circunstâncias da vida, vivendo exclusivamente para Sua vontade enquanto lida com seus problemas e ajuda outros da mesma forma. (2 Co 1.3-11; 3.18).

Resumindo, aconselhamento bíblico é colocar na mente do aconselhado a toda-suficiente Palavra de Deus, para que haja mudança de mente e de comportamento visando à glória de Deus e o bem do aconselhado e sua prole.

Dessa forma, podemos perceber que o aconselhamento bíblico não é mais um ministério dentro de uma rede ministerial.

Pelo contrário, é o ministério da Palavra fluindo de corações transformados por Cristo nos ministérios e igrejas evangélicas, nos relacionamentos, na pregação, no evangelismo, na disciplina eclesiástica. Enfim, é a Palavra de Cristo governando homens e mulheres nas igrejas locais.

A carta do apóstolo Paulo a Tito nos ensina sobre a importância do papel das mulheres mais velhas na orientação das mais novas. (Tt 2.3-5).

“As mulheres idosas, semelhantemente, que sejam sérias no seu viver, como convém a santas, não caluniadoras, não dadas a muito vinho, mestras no bem, para que ensinem as mulheres novas a serem prudentes, a amarem seus maridos, a amarem seus filhos, a serem moderadas, castas, boas donas de casa, sujeitas a seu marido, a fim de que a palavra de Deus não seja blasfemada”.

A versão bíblica NVI diz o seguinte: Tito 2.3-5 nos diz o seguinte:

3 Semelhantemente, ensine as mulheres mais velhas a serem reverentes na sua maneira de viver, a não serem caluniadoras nem escravizadas a muito vinho, mas a serem capazes de ensinar o que é bom.

4 Assim, poderão orientar as mulheres mais jovens a amarem seus maridos e seus filhos,

5 a serem prudentes e puras, a estarem ocupadas em casa, e a serem bondosas e sujeitas a seus próprios maridos, a fim de que a palavra de Deus não seja difamada.

As mulheres virtuosas são exemplo de fé e coragem para suas famílias e para a igreja do Senhor Jesus na terra.

Este é o propósito de Deus para as nossas irmãs mais vividas. Elas são exemplos para as mais jovens, como esposa, mãe, avó e sogra, assim como foi Noemi. Tito fez questão de orientá-las dizendo: valorizem a experiência adquirida, e não maculem o propósito de Deus para vossas vidas com embriaguez ou caluniando alguém. Antes, sejam mestras do bem servindo ao Senhor com sabedoria e zelando para que a Palavra de Deus não seja blasfemada. Portanto, minha querida irmã que sempre lutou pela causa do evangelho, saiba que você é  útil na Igreja do Senhor e Deus continua contando com sua colaboração através do seu exemplo de vida. Seja fiel até o fim.

Mulheres de Deus não deixem que o feminismo ou o machismo, ou os modismos, ou o mundanismo, deturpe o padrão bíblico que existe em vossos corações.

Mulheres da Bíblia: o que podemos aprender com elas?

As mulheres foram figuras importantes no enredo da história escrita por Deus. Elas aparecem na narrativa bíblica em contextos variados, exercendo as mais diferentes funções e tarefas, atuando como instrumentos de Deus. Desde a criação, queda e redenção, até o início do Cristianismo, a presença da mulher sublinhou histórias comuns, como também os momentos mais importantes da Bíblia.

Fortes, porém frágeis, humildes e vitoriosas, soberbas e ou fracassadas, belas e virtuosas, esforçadas e delicadas. As mulheres na Bíblia, embora complexas, nos ensinam de forma simples bons e maus exemplos. A Bíblia não aprova todas os comportamentos dos personagens que descreve. Mas, certamente, podemos aprender com todos os exemplos, tirando boas lições das personagens femininas tanto das qualidades delas quanto dos seus erros.

A mulher virtuosa sempre dá testemunho da bondade de Deus para com os pobres, para com os desamparados e necessitados.

No poema sobre a mulher virtuosa de Provérbios 31, lemos que essa mulher cuida dos necessitados e ajuda aos pobres. Ela trabalha com coragem e vigor para assim ter recursos e poder ajudar aqueles que precisam, mas principalmente ela era conselheira das mulheres mais novas.

Provérbios 31:20-31 assim nos diz:

20. Abre a mão ao aflito; e ao necessitado estende as mãos.

21. Não temerá, por causa da neve, porque toda a sua casa anda forrada de roupa dobrada.

22. Faz para si tapeçaria; de linho fino e de púrpura é a sua veste.

23. Conhece-se o seu marido nas portas, quando se assenta com os anciãos da terra.

24. Faz panos de linho fino, e vende-os, e dá cintas aos mercadores.

25. A força e a glória são as suas vestes, e ri-se do dia futuro.

26. Abre a boca com sabedoria, e a lei da beneficência está na sua língua.

27. Olha pelo governo de sua casa e não come o pão da preguiça.

28. Levantam-se seus filhos, e chamam-na bem-aventurada; como também seu marido, que a louva, dizendo:

29. Muitas filhas agiram virtuosamente, mas tu a todas és superior.

30. Enganosa é a graça, e vaidade, a formosura, mas a mulher que teme ao Senhor, essa será louvada.

31. Dai-lhe do fruto das suas mãos, e louvem-na nas portas as suas obras.

Temos muitos exemplos  de mulheres notáveis na Bíblia. A maioria delas eram mulheres que se dedicavam a ensinar as mais novas. Deram exemplo de fidelidade a Deus e aos homens.

Hagar - Mulher desprezada, porém lutou pelo seu único filho, Ismael. Gênesis 21:14-19.

Sara - Mãe da promessa, conselheira e mãe exemplar, creu e recebeu o milagre da fertilidade, prometido por Deus, já idosa.  Hebreus 11:11.

Menina israelita que testemunhou à esposa do general Naamã e ele creu e foi curado da lepra. 2 Reis 5:2-4.

Joquebede - Mãe de Moisés. Exemplo de mulher intercessora e cuidadora de seu filho que seria o grande legislador de Deus e libertador do povo de Deus da escravidão no Egito. (Êxodo 2:3).

Miriã - Mulher ambiciosa, porém cantou com o povo Hebreu “só o Senhor é Deus” ao atravessar o mar vermelho de pés enxutos. Números 12:1-2.

Raabe – Mulher perseverante, creu no milagre estendendo a mão aos homens de Deus quando estes conquistaram a terra prometida, através de Josué e seu exército na invasão e destruição de Jericó. Hebreus 11:31.

Débora - Mulher patriota. Juízes 4:4.

Rute - mulher constante. Rute 1:16.

Ana - A mãe ideal. (1 Samuel 1:20 e 1 Samuel 2:19).

Abigail - Mulher capaz. (1 Samuel 25:3).

A Sunamita - Mulher hospitaleira. (2 Reis 4:8-10).

Ester - Mulher dedicada. (Ester 4:16).

Isabel - Mulher humilde. Lucas 1:43.

Maria - Mulher escolhida por Deus para um propósito específico. (Lucas 1:30-38).

A mulher siro-fenícia - Mulher de fé. Mateus 15:28.

Maria Madalena -Mulher transformada. 

Marcos 16:1-9.

Viúva de Naim - a mãe consolada pela Vida. Lucas 7:11-17.

Marta - Dona de casa preocupada. (Lucas 10:40).

Maria de Betânia - Mulher bem-aventurada, foi imortalizada por Cristo. (Mateus 26:13, Lucas 10:42).

Samaritana - Mulher evangelista. João 4:28-29.

Dorcas - Mulher bondosa, costureira que usava seu talento/profissão servindo e presenteando necessitados com roupas, Atos 9:36.

Lídia - Mulher comerciante. Atos 16:14-15

Sunamita - Mulher perseverante. (2 Reis 4:30)

Viúva - Mulher persistente - Lucas 18:5.

Mulheres que contribuíram para o bem estar de Jesus. (Mateus 27:55-56).

Maria de Betânia - Mulher que ungiu Jesus, quebrando vaso de alabastro. (Marcos 14:3).

Pecadora arrependida - Mulher que lavou os pés de Jesus, Lucas 7:37-38.

A viúva pobre - Mulher generosa reconhecida por Jesus (Marcos 12:42-43).

Mulheres que serviam a igreja e aos apóstolos (Romanos 16:1-2).

Portanto, “A humildade precede a honra”... (Provérbios 18:12).

A prepotência e arrogância ensinam que a maldade tem e terá sempre as suas consequências: será castigada por Deus.

A atitude maligna e vingativa não garante as aspirações egoístas do perverso. Nem a sua falsa estabilidade, balizada em falsos deuses (idolatria), poderia satisfazer suas ambições nesta ou noutra vida. Por isso, abandone a maldade, idolatria e injustiça.

Busque conhecer a bondade e a misericórdia  de Deus por meio da Sua Palavra.

Deus abençoe você e sua família.

 

Pastor Waldir Pedro de Souza.

Bacharel em Teologia, Pastor e Escritor.

 

 

 

 

 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário