AS ULTIMAS PALAVRAS DE JESUS NA CRUZ
I - Mateus 27:50-53 registra o seguinte: "E Jesus, clamando outra vez em alta voz, entregou o espírito. Eis que o véu do santuário se rasgou em duas partes, de alto a baixo; a terra tremeu e as rochas se partiram; os túmulos se abriram, e muitos corpos de santos já falecidos ressuscitaram; e, saindo dos túmulos depois da ressurreição de Jesus, entraram na cidade santa e apareceram a muitos”. Esse evento ocorreu como um testemunho do poder imortal atribuído apenas a Jesus Cristo, (1 Timóteo 6:14-16). Somente Deus tem o poder da vida e da morte, (1 Samuel 2:6; Deuteronômio 32:29). Portanto, a ressurreição é a pedra angular do Cristianismo. Todas as outras religiões e seus respectivos líderes não servem a um Senhor ressuscitado. Ao vencer a morte, Jesus Cristo imediatamente recebe precedência porque voltou à vida quando todos os outros não. A ressurreição nos deu uma razão para contar aos outros sobre Ele e confiar em Deus, (1 Coríntios 15:14). A ressurreição nos deu garantia de que nossos pecados são perdoados, (1 Coríntios 15:17). O apóstolo Paulo diz claramente neste versículo que sem a ressurreição não há perdão de nossos pecados. E, finalmente, a ressurreição nos deu uma razão para ter esperança hoje, (1 Coríntios 15:20-28). Se Cristo não tivesse ressuscitado dentre os mortos, a situação espiritual dos cristãos não seria melhor do que a dos descrentes. No entanto, o fato é que Deus ressuscitou "a Jesus, nosso Senhor, o qual foi entregue por causa das nossas transgressões e ressuscitou para a nossa justificação". (Romanos 4:24-25).
II - A ressurreição dos santos se encaixa nos dispositivos e estratégias retóricos gerais usados por Mateus em seu evangelho. O exame de Ezequiel 37 e dos ossos ressuscitados em conexão com esta história revela que uma profecia do Antigo Testamento foi cumprida na ressurreição desses santos. Além disso, a ressurreição dos santos se relaciona diretamente com o reino vindouro. A ressurreição de alguns e não de todos os santos mostra que Jesus tem poder para ressuscitar, mas também aponta para a Sua segunda vinda e julgamento, a qual incluirá todos aqueles cujos nomes estão escritos no Livro da Vida pela fé na graça de Deus. Saber que Jesus morreu e venceu a morte por meio da Sua ressurreição deve acelerar nosso desejo de nos arrepender e confiar apenas nEle para a salvação, para que também um dia possamos ressuscitar "num abrir e fechar de olhos" (1 Coríntios 15:52).
III - O brado de Jesus na cruz foi muito forte e está ecoando até hoje. Ele disse: “Está Consumado, nas Tuas mãos entrego o meu espírito". Jesus cumpriu com toda a justiça de Deus para salvar a humanidade da condenação eterna. Em testemunho da ressurreição de Jesus houve um movimento sobrenatural em que túmulos ficaram vazios, houve terremoto, houve escuridão e muitas dos santos ressuscitaram e até foram vistos em Jerusalém. Qual foi o significado daqueles que foram ressuscitados logo após a morte de Jesus e na Sua ressurreição? Foi o de testificar do poder de Deus que tira a vida e dá a vida a quem Ele assim o quiser. (Mateus 27:52-53).
A - Você já parou pra pensar e meditar nas últimas palavras de Jesus na cruz do calvário que diz: João 19:30 “E, quando Jesus tomou o vinagre, disse: Está consumado. E, inclinando a cabeça, entregou o espírito”. Então aconteceu que as pedras se partiram, a terra tremeu e algumas das sepulturas se abriram. Quando Ele surgiu, vitorioso sobre a morte e o túmulo, enquanto a terra vacilava e a glória do Céu resplandecia em redor do local sagrado, muitos dos justos mortos, obedientes à Sua chamada, saíram como testemunhas de que Ele ressurgira. Aqueles santos ressurgidos saíram glorificados de seus túmulos. Eram escolhidos e santos de todos os tempos, desde a criação até os dias de Cristo.
B – Assim enquanto os líderes judeus procuravam esconder o fato da ressurreição de Jesus, Deus preferiu suscitar do túmulo, um grupo de salvos a fim de testificar que Jesus ressuscitara e declarar Sua glória. Aqueles que saíram de seus túmulos após a ressurreição de Jesus, apareceram a muitos, contando-lhes que o sacrifício pelo homem estava completo, e que Jesus, a quem os judeus crucificaram, ressuscitara dos mortos; e, em prova de suas palavras, declaravam: “Ressuscitamos com Ele”.
C - Davam testemunho de que fora pelo Seu grande poder que tinham sido chamados de suas sepulturas. Apesar dos boatos mentirosos que circularam, a ressurreição de Jesus não pôde ser escondida por Satanás, seus anjos, ou pelos principais dos sacerdotes; pois aquele grupo santo, retirado de seus túmulos, espalhou a maravilhosa e alegre nova; Jesus também Se mostrou aos discípulos pois estavam tristes e com coração despedaçado, afugentando-lhes os temores e dando-lhes satisfação e alegria. Depois que Jesus abençoou os discípulos, na ascensão, separou-Se deles e foi recebido em cima. E, ao subir, a multidão de cativos que ressuscitara por ocasião de Sua ressurreição, seguiu-O. Uma multidão do exército celestial estava no cortejo, enquanto no Céu uma inumerável multidão de anjos aguardava a Sua chegada.
D - É interessante notar que a Bíblia não entra em detalhes quanto a alguns eventos. Contudo podemos confiar em seus relatos pois a Palavra de Deus é imparcial e verdadeira. Quer tenha sido dada com mais ou menos detalhes, a palavra dos profetas de Deus é sempre verdadeira. “As palavras do SENHOR são verdadeiras; tudo o que Ele faz merece confiança. O SENHOR Deus ama tudo o que é certo e justo; a terra está cheia do seu amor”, e da Sua Glória, (Salmos 33:4-5).
1 - Jesus não precisava dar qualquer resposta para a sociedade daquela época sobre sua morte, mas todos deveriam saber que, assim como Ele disse aconteceu, Ele ressuscitou ao terceiro dia. Os detalhes da ressurreição de Jesus são impressionantes. A importância da ressurreição de Jesus é percebida e anunciada conforme o próprio Senhor Jesus instruiu aos seus apóstolos, em especial às mulheres foi dada esta missão. A Bíblia diz que a ressurreição de Jesus é a base de toda a fé cristã. Se Jesus não ressuscitou, nossa fé é inútil, porque nossos pecados não foram perdoados, (1 Coríntios 15:17-19). Quando Jesus ressuscitou, ele mostrou que o castigo do pecado estava completamente pago. A ressurreição de Jesus mostrou que seu sacrifício na cruz foi perfeito. Como o preço foi todo pago, Jesus não podia continuar morto (Atos dos Apóstolos 2:24). Ele venceu a morte! A morte de Jesus sem a ressurreição não teria valor nenhum. Muitos homens de Deus foram mortos, mas nenhum ressuscitou para a vida eterna. Com sua ressurreição, Jesus provou que Ele era mais que um bom homem; ele é o Filho de Deus. A ressurreição de Jesus também prova que a ressurreição dos mortos em Cristo é real. Assim como Jesus ressuscitou, um dia todos os salvos vão ressuscitar e ter a vida eterna com Ele lá no lar celestial, (1 Coríntios 15:20-22). A ressurreição de Jesus é nossa esperança. No terceiro dia, ao domingo, logo de madrugada, houve um terremoto e um anjo retirou a pedra do sepulcro. Os guardas caíram, cheios de medo. Quando algumas mulheres chegaram para ungir o corpo de Jesus, elas encontraram o túmulo vazio e o anjo lhes contou que Jesus estava vivo. Marcos 16:6-7. Jesus também apareceu às mulheres e as mandou contar tudo aos outros discípulos. De início, os discípulos não acreditaram nas mulheres, mas Pedro e João foram para o túmulo e viram que estava vazio (João 20:6-8). Mais tarde nesse dia, dois discípulos encontraram Jesus na estrada para um lugar chamado Emaús. Jesus conversou com eles e lhes explicou a razão da crucificação. Jesus também apareceu várias vezes aos apóstolos e mostrou que estava vivo, deixando-os tocar em seu corpo e comendo comida (Lucas 24:38-40). A ressurreição de Jesus não foi apenas uma visão espiritual, ele ressuscitou fisicamente.
2 - O significado da ressurreição de Jesus é um diferencial na vida do cristão. Todos nós sabemos que Jesus ressuscitou. A ressurreição de Jesus veio cumprir e revelar as profecias e o poder de Deus. Jesus veio para cumprir as profecias, (Mateus 5:17). Os relatos em Isaías e outras profecias ligados à ressurreição de Jesus foram cumpridas, (Isaías 50:6; Isaías 53:5).
3 – Existem alguns temas importantes ligados à ressurreição de Jesus que trouxeram um significado para todos, sendo eles: a) salvação, pois fomos resgatados por Jesus da morte espiritual por causa do pecado; fomos libertos pela verdade, temos paz em Jesus, temos vitória em Cristo Jesus e temos a certeza da vida eterna. Por isso comemoramos a vitória de Jesus na cruz, sobre a morte. É o complemento dentro do plano de Deus para a humanidade. Jesus também demonstrou que nenhum poder ou força poderia O impedir de conquistar a vitória sobre a morte, (1 Coríntios 15:26).
4 - Com a ressurreição de Jesus todo crente celebra a vida e a salvação, pois, Jesus morreu, mas ressuscitou ao terceiro dia e, voltará em breve para arrebatar a sua igreja querida e levá-la para junto do Pai,(Lucas 24:7; Atos dos Apóstolos 1:9-11). Todos que já faleceram, com Cristo como Senhor e Salvador, serão ressuscitados e os que estiverem vivos quando Ele voltar, vão passar por uma transformação e ter novos corpos, um corpo glorificado assim como o de Jesus ressuscitado, (1 Tessalonicenses 4:13-18); 1 Coríntios 15:20 Mas de fato Cristo ressuscitou dentre os mortos, e foi feito as primícias dos que dormem. 15:21 Porque assim como a morte veio por um homem, também a ressurreição dos mortos veio por um homem. 15:22 Porque, assim como todos morrem em Adão, assim também todos serão vivificados em Cristo. 15:23 Mas cada um por sua ordem: Cristo as primícias, depois os que são de Cristo, na sua vinda. 15:24 Depois virá o fim, quando tiver entregado o reino a Deus, ao Pai, e quando houver aniquilado todo o império, e toda a potestade e força. 15:25 Porque convém que reine até que haja posto a todos os inimigos debaixo de seus pés. 15:26 Ora, o último inimigo que há de ser aniquilado é a morte.
5 - Antes de Jesus ressuscitar, a condição dos apóstolos era de desânimo, de medo e com uma mentalidade de fracassados e de derrotados. Não sabiam o que fazer e nem para onde ir. Quando Jesus ressuscitou, percebemos uma mudança radical que os discípulos passaram a ter no seu comportamento e de renovo espiritual. Voltaram desta condição de medo e desânimo para uma condição de coragem, bravura e indo compartilhando as boas novas pelo mundo afora.
6 - Portanto, a ressurreição de Jesus trouxe, também, renovação de esperança aos discípulos. Ao lermos Hebreus 5:8-9, aprendemos que Jesus era é perfeito, era e é a fonte eterna da salvação e, que por um homem o pecado entrou no mundo e por outro homem saiu. Agora temos a redenção em Jesus, (Romanos 5:19). Jesus ressuscitou! Ele vive e reina para sempre e eternamente. Jesus Cristo é o Senhor. Celebremos a ressurreição de Cristo sempre.
7 - As últimas palavras de Jesus antes de subir aos céus, registradas em Atos 1:8, são: "Mas recebereis poder, ao descer sobre vós o Espírito Santo, e sereis minhas testemunhas tanto em Jerusalém como em toda a Judéia e Samaria e até aos confins da terra". Antes disso, em João 20:17, Jesus disse à Maria Madalena: "Não me toques, porque ainda não subi para meu Pai, mas vai para meus irmãos e dize-lhes: Subo para meu Pai e vosso Pai, para meu Deus e vosso Deus".
8 - Em resumo, as últimas instruções de Jesus antes da Sua ascensão aos céus incluem a promessa do Espírito Santo e a missão de serem suas testemunhas no mundo todo, além da comunicação da sua partida para o Pai e a exortação para que transmitam a mensagem aos irmãos. a) A Ascensão de Jesus: Após sua ressurreição, Jesus passou quarenta dias com seus discípulos, aparecendo diante deles e ensinando sobre o Reino de Deus. b) A grande Comissão: Antes de subir ao céu, Jesus deu aos seus discípulos a Grande Comissão, instruindo-os a ir e fazer discípulos de todas as nações, batizando-os em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo. c) O Espírito Santo: Jesus prometeu que o Espírito Santo viria sobre eles, dando-lhes poder e capacitando-os para serem suas testemunhas. d) O Chamado Missionário: A ascensão de Jesus também enfatiza a importância da missão da igreja, de ir e anunciar o evangelho até os confins da terra. As últimas palavras de Jesus, portanto, refletem o cumprimento da promessa do Pai: A vinda do Espírito Santo. A continuidade da obra de Jesus: A missão de testemunhar e fazer discípulos. A revelação da sua identidade: Jesus afirma sua divindade e sua relação com o Pai e com os discípulos.
9 - Jesus prometeu que voltará, Mateus 24:27 Porque, assim como o relâmpago sai do oriente e se mostra até ao ocidente, assim será também a vinda do Filho do homem. 24:30 Então aparecerá no céu o sinal do Filho do homem; e todas as tribos da terra se lamentarão, e verão o Filho do homem, vindo sobre as nuvens do céu, com poder e grande glória. 24:31 E ele enviará os seus anjos com rijo clamor de trombeta, os quais ajuntarão os seus escolhidos desde os quatro ventos, de uma à outra extremidade dos céus.
10 – Jesus prometeu e voltará para arrebatar a sua igreja. João 14:1 NÃO se turbe o vosso coração; credes em Deus, crede também em mim. 14:2 Na casa de meu Pai há muitas moradas; se não fosse assim, eu vo-lo teria dito. Vou preparar-vos lugar. 14:3 E quando eu for, e vos preparar lugar, virei outra vez, e vos levarei para mim mesmo, para que onde eu estiver estejais vós também.
11 – A volta de Jesus é iminente. A Bíblia diz que Jesus vai voltar em breve. Por isso, precisamos estar prontos para quando isso acontecer não nos apanhar desprovidos da Sua unção, do Seu Espírito Santo, em Mateus 25 veja o que aconteceu com as dez virgens. Ninguém sabe exatamente quando Jesus vai voltar, mas precisamos nos manter vigilantes.
12 - Jesus vai voltar. A Bíblia diz isso claramente. E, quando ele voltar visivelmente no final da grande tribulação, Jesus vai julgar a humanidade, destruir o mal e dar vida eterna nas mansões celestiais aos salvos, (Apocalipse 22:12). A volta de Jesus para arrebatar a sua igreja se dará num abrir e fechar de olhos, antes da grande tribulação e será o chamado “rapto da igreja” quando a trombeta ecoar, Jesus virá invisível ao mundo para arrebatar a sua igreja, somente os salvos saberão porque eles serão transformados num abrir e fechar de olhos e irão com o Seu Senhor para um local chamado de as bodas do Cordeiro onde serão galardoados com coroas. Isso marcará o início do fim do mundo. Para quem é salvo, a volta de Jesus é motivo de grande esperança, de grande alegria. Nesse tempo, Jesus estabelecerá a justiça e restaurará todas as coisas. Aqui na terra acontecerá o evento da grande tribulação e nos ares celestiais acontecerá as bodas do Cordeiro. Jesus virá invisível ao mundo para arrebatar a sua igreja, depois no final da grande tribulação Jesus virá visivelmente para os Judeus e derrotará o Anticristo para logo em seguida iniciar, estabelecer o milênio de paz na terra. Os mortos ressuscitarão e todos os salvos serão transformados para viverem eternamente com Jesus na glória celestial. Não haverá mais dor, nem morte e nem tristeza, (Apocalipse 21:3-4). Se você conhece o hino 422 da harpa cristã você tem ali um pouco do que representa vivermos aguardando a vinda de Jesus individualmente ou coletivamente.
13 - Quando vai ser a volta de Jesus? Como vai ser isto? Ninguém sabe quando vai ser a volta de Jesus. Somente Deus, o Pai sabe a data. Ninguém consegue prever o dia, porque Deus não revelou essa informação a ninguém, (Mateus 24:42-44). Precisamos estar prontos em todo tempo, porque Jesus pode voltar em qualquer momento. A Bíblia diz que, quando Jesus voltar, Ele virá invisível ao mundo para arrebatar a sua igreja quando milhões de servos do Senhor Jesus vão literalmente “sumir” da terra, é o arrebatamento da igreja antes da grande tribulação. Isso vai ser muito claro somente para quem estiver esperando o arrebatamento da igreja; ninguém o verá, ninguém verá o seu corpo sendo arrebatado. Jesus voltará da mesma forma que subiu ao Céu. Virá nas nuvens ao som das trombetas de Deus que somente os salvos ouvirão. Sua volta vai ser marcada pelo som da trombeta e de um arcanjo, (1 Tessalonicenses 4:16-17). Você quer compreender como vai ser a volta de Jesus? A volta de Jesus vai ter duas fases distintas, 1. Ele virá invisível ao mundo para arrebatar a sua igreja. 2. Ele virá visivelmente, onde todo olho o verá, no final da grande tribulação, para lutar contra o Anticristo, quando o derrotará com o sopro de Sua boca e libertará Israel das garras dos inimigos, quando também estabelecerá o seu reino Milenial que é o período do milênio.
14 - Antes de Jesus voltar veremos vários sinais que nos servem de aviso que o fim está próximo. Esses sinais não podem nos dar a data exata, mas nos ajudam a lembrar que Jesus vai voltar em breve. Assim, não seremos apanhados desprevenidos, vejam a parábola das dez virgens de Mateus 25.
15 - Como podemos nos preparar para a volta de Jesus? A Bíblia diz que precisamos estar preparados para quando Jesus voltar e nos dar conselhos práticos para nos prepararmos: a). Devemos viver de maneira santa. b). A maneira principal de nos prepararmos para a volta de Jesus é tendo fé e obedecendo a ele. Quem é salvo vive de maneira diferente, procurando ser mais como Jesus, fazendo o bem e rejeitando o pecado. Se focarmos em fazer a vontade de Deus, não teremos nada a temer com a volta de Jesus e não seremos apanhados de surpresa, (2 Pedro 3:14). c). Devemos ficar atentos porque o arrebatamento vai ser como um relâmpago que sai do oriente e termina no ocidente num abrir e fechar de olhos. d). Muitas vezes é fácil nos esquecermos que o fim está próximo e cairmos em desleixo com as coisas de Deus. Os sinais do fim do mundo de Mateus 24, servem para nos alertar que precisamos ficar atentos e corrigir nossa vida. e). Devemos nos manter sóbrios e atentos para a vontade de Deus que é a nossa santificação, (1 Tessalonicenses 5:6-9; Hebreus 12.14).
16 – No calvário Jesus cumpriu a Sua missão e disse que voltará para arrebatar a sua igreja. Porém ninguém sabe a data quando Jesus voltará. É impossível prever quando esse dia será porque este evento acontecerá quando não estivermos à espera, (Mateus 24:36). Se alguém diz que sabe quando vai acontecer, está enganado e vive enganando aos outros. Se alguém disser que Jesus já voltou, não devemos acreditar porque quando acontecer o mundo todo saberá, (Marcos 13:21-22).
17 - A ordem dos eventos da segunda vinda de Jesus é bem clara na Bíblia, só não tem datas mas tem previsões dadas pelo próprio Senhor Jesus no Evangelho de Mateus nos capítulos 24 ao 26. O mais importante é que Jesus vai voltar um dia e devemos estar preparados, porque pode acontecer a qualquer momento. A melhor forma de preparar para a segunda vinda de Jesus é abandonar o pecado e viver para Deus, (2 Pedro 3:14; Romanos 12.12). A vinda de Jesus é motivo de alegria e esperança para o crente. Não precisamos ficar com medo do que vai acontecer. Para quem rejeitou Jesus, será um dia de condenação pelos pecados, mas para nós, significa que vamos estar com Deus para sempre, num Reino de justiça, paz e alegria com Jesus, o nosso Senhor e Eterno Salvador. Jesus venceu a condenação da cruz; a cruz continua sendo instrumento de condenação, tortura e morte. Fica aqui a nossa instrução bíblica que devemos adorar somente a Jesus em todo tempo. A cruz não é e nem foi instrumento de libertação mas de condenação; Jesus venceu a cruz, Jesus venceu a morte, Jesus ressuscitou e está vivo entre nós, Ele, sim, merece toda a nossa adoração.
Deus abençoe você e sua família.
Pr. Waldir Pedro de Souza.
Bacharel em Teologia, Pastor e Escritor.
Nenhum comentário:
Postar um comentário