sábado, 6 de janeiro de 2018

A SEGUNDA MORTE

A SEGUNDA MORTE


A segunda morte será precedida da segunda ressurreição. 


1) - A segunda ressurreição será para os impios de todos os tempos e gerações. Haverá um espaço enorme entre a primeira ressurreição que será no arrebatamento da igreja quando os santos, salvos de todas as épocas anteriores até aquela data  e a segunda ressurreição que será depois do milênio para todos os perdidos e não salvos de todas as épocas e gerações da existência da humanidade, apesar de Daniel colocar como se fossem simultâneas. “E muitos dos que dormem no pó da terra ressuscitarão, uns para vida eterna, e outros para vergonha e desprezo eterno” (Dn 12:2). Mas a segunda ressurreição ocorrerá depois do milênio. “Mas os outros mortos não reviveram, até que os mil anos se acabaram”. Esta é a primeira ressurreição (Ap 20:5).

Todo o capítulo 20 de Apocalípse define muito bem estas situações: Então, vi descer do céu um anjo; tinha na mão a chave do abismo e uma grande corrente. Ele segurou o dragão, a antiga serpente, que é o diabo, Satanás, e o prendeu por mil anos; lançou-o no abismo, fechou-o e pôs selo sobre ele, para que não mais enganasse as nações até se completarem os mil anos. Depois disto, é necessário que ele seja solto pouco tempo. Vi também tronos, e nestes sentaram-se aqueles aos quais foi dada autoridade de julgar. Vi ainda as almas dos decapitados por causa do testemunho de Jesus, bem como por causa da palavra de Deus, tantos quantos não adoraram a besta, nem tampouco a sua imagem, e não receberam a marca na fronte e na mão; e viveram e reinaram com Cristo durante mil anos. Os restantes dos mortos não reviveram até que se completassem os mil anos. Esta é a primeira ressurreição. Bem-aventurado e santo é aquele que tem parte na primeira ressurreição; sobre esses a segunda morte não tem autoridade; pelo contrário, serão sacerdotes de Deus e de Cristo e reinarão com ele os mil anos. Quando, porém, se completarem os mil anos, Satanás será solto da sua prisão e sairá a seduzir as nações que há nos quatro cantos da terra, Gogue e Magogue, a fim de reuni-las para a peleja. O número dessas é como a areia do mar. Marcharam, então, pela superfície da terra e sitiaram o acampamento dos santos e a cidade querida; desceu, porém, fogo do céu e os consumiu. O diabo, o sedutor deles, foi lançado para dentro do lago de fogo e enxofre, onde já se encontram não só a besta como também o falso profeta; e serão atormentados de dia e de noite, pelos séculos dos séculos. Vi um grande trono branco e aquele que nele se assenta, de cuja presença fugiram a terra e o céu, e não se achou lugar para eles. Vi também os mortos, os grandes e os pequenos, postos em pé diante do trono. Então, se abriram livros. Ainda outro livro, o Livro da Vida, foi aberto. E os mortos foram julgados, segundo as suas obras, conforme o que se achava escrito nos livros. Deu o mar os mortos que nele estavam. A morte e o além entregaram os mortos que neles havia. E foram julgados, um por um, segundo as suas obras. Então, a morte e o inferno foram lançados para dentro do lago de fogo. Esta é a segunda morte, o lago de fogo. E, se alguém não foi achado inscrito no Livro da Vida, esse foi lançado para dentro do lago de fogo. Apocalipse 20: 1-15

2) - Estes outros mortos são os ímpios que ressuscitarão para vergonha e desprezo eterno, ressurgirão para o julgamento no trono branco, no juizo final. A própria Bíblia enfatiza que a primeira ressurreição é para os bem aventurados, os santos que reinarão com Cristo no milênio. “Bem-aventurado e santo aquele que tem parte na primeira ressurreição; sobre estes não tem poder a segunda morte; mas serão sacerdotes de Deus e de Cristo, e reinarão com ele mil anos” (Ap 20:6).

3) - Apesar dos textos citados acima com clareza de distinção na ressurreição entre ímpios e justos, muitos teólogos têm um interpretação diferente. Muitos teólogos reformados e reformistas creem numa ressurreição simultânea. Vale ressaltar que tais teólogos não interpretam literalmente o texto, nem são pré-milenistas, havendo assim divergência de interpretações.

4) - Mas existem outros textos da Bíblia, que denotam a diferença de ressurreição entre ímpios e justos. Lucas 20: 35-36, Marcos 12:25, Apocalipse 20: 5-6, Atos 4: 1-2 e Filipenses 3:11. Nestes textos a palavra ressurreição vem seguida de “dentre os mortos”, mostrando a separação entre a ressurreição dos justos que é  chamada de primeira ressurreição, e a dos ímpios chamada de segunda ressurreição.

5) - Há de se considerar aqui o que haverá de acontecer depois do milênio quanto à morte eterna  que é chamada em Apocalípse 21.8:

“Quanto, porém, aos covardes, aos incrédulos, aos abomináveis, aos assassinos, aos impuros, aos feiticeiros, aos idólatras e a todos os mentirosos, a parte que lhes cabe será no lago que arde com fogo e enxofre, a saber, a segunda morte. Apocalipse 21: 8.

6) - E ainda Vejamos em Apocalípse 20.6,14-15 sobre o que é a segunda morte ou perdição eterna.

“Bem-aventurado e santo é aquele que tem parte na primeira ressurreição; sobre esses a segunda morte não tem autoridade; pelo contrário, serão sacerdotes de Deus e de Cristo e reinarão com ele os mil anos. Então, a morte e o inferno foram lançados para dentro do lago de fogo. Esta é a segunda morte, o lago de fogo. E, se alguém não foi achado inscrito no Livro da Vida, esse foi lançado para dentro do lago de fogo”. Apocalipse 20: 6, 14-15 .




7) - A Segunda morte é perecer no Inferno Eternamente Ap.2.11. Quem tem ouvidos, ouça o que o Espírito diz às igrejas: O que vencer não receberá o dano da segunda morte.

Morte ou morrer é um das únicas certezas que qualquer ser humano tem na vida, por outro lado o que significa especificamente para a palavra morte é: “Óbito ou falecimento; cessação completa da vida, da existência; Extinção; falta de existência ou ausência definitiva de alguma coisa: morte de uma espécie; morte da esperança; morte de uma planta”.

8) - Bem já sabemos a definição de “Morte” no sentido humano,  podemos comparar este significado com o que Jesus Cristo fez, onde mesmo Ele sendo Filho de Deus humilhou-se a si mesmo e além de obediente ao Pai, Ele também foi obediente à morte e  morreu na cruz do calvário para pagar o preço da nossa salvação.

9) - Encontramos no versículo abaixo, e podemos ver claramente, que há três sentidos da palavra morte: 

a – Ele morreu porque foi achado na for de homem.

b – Ele humilhou-se a si mesmo para morrer e nosso lugar na cruz.

c - Com Sua morte encerrou ali na cruz a missão substitutiva de morrer em nosso lugar.

“E, achado na forma de homem, humilhou-se a si mesmo, sendo obediente até à morte, e morte de cruz. Filipenses 2:8”.

Jesus morreu por nós e ressuscitou dentre os mortos para que tenhamos a certeza da nossa salvação e não passemos pela segunda morte.

Escolha aceitar Jesus hoje mesmo para ter a garantia da vida eterna nas mansões celestiais.

Deus abençoe você e sua família.


Pr. Waldir Pedro de Souza
Bacharel em Teologia, Pastor e Escritor.





sexta-feira, 5 de janeiro de 2018

HOUVE RESSURREIÇÃO DE MORTOS NO DIA DA MORTE DE JESUS.

HOUVE RESSURREIÇÃO DE MORTOS

 NO DIA DA MORTE DE JESUS? Sim.


A) - O que houve com os santos que ressuscitaram no dia da morte de Jesus?

B) - Que tipo de ressurreição foi essa que experimentaram aqueles santos que ressuscitaram quando Jesus expirou sobre a cruz (Mat. 27:51-53)? 

C) - Pode-se dizer que eles ressuscitaram em ressurreição de vida eterna?

D) - Aqueles santos que ressuscitaram quando Jesus expirou sobre a cruz experimentaram uma ressurreição como a que experimentou Lázaro depois de estar quatro dias na sepultura. Portanto esta ressurreição corporal é diferente daquela para a vida que será experimentada pelos santos na volta de Cristo e que consiste numa transformação do corpo num corpo imortal e incorruptível. Um corpo de glória. 

E) - Alguns ensinam, porém, que aqueles santos experimentaram uma ressurreição corporal como a que experimentou Jesus Cristo, mas isso não pode ser absolutamente verdadeiro. Demonstro isso fazendo notar uma evidente contradição em que caem aqueles que afirmam coisa semelhante.

F) - O evangelho de Mateus diz: “E Jesus, clamando outra vez com grande voz, rendeu o espírito. E eis que o véu do templo se rasgou em dois, de alto a baixo; e tremeu a terra, e fenderam-se as pedras; e abriram-se os sepulcros, e muitos corpos de santos que dormiam foram ressuscitados; e, saindo dos sepulcros, depois da ressurreição dele, entraram na cidade santa, e apareceram a muitos” (Mt 27.50-53). Nota-se muito bem que antes de tudo os sepulcros se abriram e muitos dos corpos dos santos que dormiam ressuscitaram exatamente quando Jesus ao expirar, morreu sobre a cruz. Porque este evento é posto em relação com a sua morte como também o rasgar do véu do templo, o terremoto e o fender das pedras. 

G) - Assim esses santos ressuscitaram antes de Jesus Cristo porque Jesus ressuscitou três dias depois da sua morte. Ora, se eles tivessem ressuscitado com um corpo imortal isso significaria inequivocamente que Cristo não foi o primeiro homem a ressurgir dentre os mortos com um corpo incorruptível e imortal e, portanto que Ele não é “o primogênito dentre os mortos” (Col. 1.18) ou “as primícias dos que dormem” (I Co 15.20). Como se poderia de fato afirmar que o é, dizendo que esses santos ressuscitaram em ressurreição de vida antes que Jesus ressurgisse dentre os mortos? 

H) - Fica demonstrado então como é impossível que esses santos tenham experimentado uma ressurreição corporal como a de Cristo e como a que experimentarão os mortos no Senhor na sua vinda. 

I) - Portanto, o fato desses santos terem ressuscitado antes de Jesus exclui automaticamente que tenham ressuscitado em ressurreição de vida eterna. Como nos demais milagres de ressurreição, eles voltaram a morrer. 

J) - Em outra postagem que trato desse assunto abordo a maneira como estes mortos foram tratados e o que realmente aconteceu.  O fato é que aqueles mortos ressuscitaram no mesmo corpo que foram sepultados. Foram ressuscitados assim como Lázaro amigo de Jesus; Lázaro ressuscitou  no mesmo corpo que havia morrido a quatro dias, mas todos voltaram a morrer em outras ocasiões e terão que ressuscitar em tempos futuros, ou para a vida eterna ou para a perdição eterna.

Deus abençoe você e sua família.


Pr. Waldir Pedro de Souza 
Bacharel em Teologia, Pastor e Escritor. 

quinta-feira, 4 de janeiro de 2018

AS DIFERENÇAS ENTRE A PRIMEIRA E A SEGUNDA RESSURREIÇÃO

AS DIFERENÇAS ENTRE A PRIMEIRA E A SEGUNDA RESSURREIÇÃO



1) - A primeira ressurreição se divide em duas fases distintas.

Começou com os santos que ressuscitaram no dia e no momento da morte de Cristo,  quando ele expirou. Ali muitas pessoas ressuscitaram e foram vistas em Jerusalém. Ressuscitaram como por exemplo no milagre da ressurreição de Lázaro. Portanto na primeira ressurreição muitos santos foram identificados como ressuscitados dentre os mortos na morte de Cristo quando ao expirar disse "está consumado". 

Dai três dias Jesus ressuscitou "sendo as primícias dos que dormem". Somente Jesus ressuscitou em um corpo glorificado e incorruptível.
 
A Bíblia informa que o único que ressuscitou nesse corpo glorificado e está na glória é o Senhor Jesus, que foi feito “as primícias dos mortos, dos que dormem no Senhor”. vejamos: “E que foi sepultado, e que ressuscitou ao terceiro dia, segundo as Escrituras… Mas de fato Cristo ressuscitou dentre os mortos, e foi feito as primícias dos que dormem.” (I Co 15.4,20).

“Os sepulcros se abriram, e os corpos de muitos santos que tinham morrido foram ressuscitados. E, saindo dos sepulcros, depois da ressurreição de Jesus, entraram na cidade santa e apareceram a muitos”. (Mt 27:52-53).
“Porque o mesmo Senhor descerá do céu com alarido, e com voz de arcanjo, e com a trombeta de Deus; e os que morreram em Cristo ressuscitarão primeiro. Depois nós, os que ficarmos vivos, seremos arrebatados juntamente com eles nas nuvens, a encontrar o Senhor nos ares, e assim estaremos sempre com o Senhor” (1 Ts. 4:16-17).


2) - E Continua a analisar ainda que na primeira ressurreição, por ocasião do arrebatamento da igreja, estes mortos são os que morreram em Cristo, desde a época da fundação da Igreja por Cristo, até perto, até o momento do arrebatamento da igreja. 


3) - Ainda haverão muitos salvos da grande tribulação que agregar-se-ão ao número dos salvos , se assim podemos dizer, porque eles se ajuntarão à igreja nos ares com Cristo para reinar no milênio, são os mortos que morrerão em Cristo no período e durante a Grande Tribulação, estes são chamados de mártires da Grande Tribulação. São considerados mártires porque pagarão sua salvação com suas próprias vidas e não negarão o nome de Jesus e nem aceitarão o sinal da besta. Ap. 6.9-11; 7.9-17; 14.1-5; 20.4,5.

“Respondi-lhe: Meu Senhor, tu sabes. Disse-me ele: Estes são os que vêm da grande tribulação, e lavaram as suas vestes e as branquearam no sangue do Cordeiro”. Apocalípse 7.14.

“Bem-aventurados aqueles que lavam as suas vestes no sangue do Cordeiro para que tenham direito à arvore da vida, e possam entrar na cidade pelas portas”.   Apocalípse 22.14. 

Estes morrerão durante a grande tribulação sem aceitar e sem adorar a besta, e se ajuntarão à igreja já arrebatada para entrarem no milênio. “E vi tronos; e assentaram-se sobre eles, e foi-lhes dado o poder de julgar; e vi as almas daqueles que foram degolados pelo testemunho de Jesus, e pela palavra de Deus, e que não adoraram a besta, nem a sua imagem, e não receberam o sinal em suas testas nem em suas mãos; e viveram, e reinaram com Cristo durante mil anos. Mas os outros mortos não reviveram, até que os mil anos se acabaram. Esta é a primeira ressurreição” (Ap 20:4-5).

4) - A segunda ressurreição. Tem um espaço enorme entre a primeira, apesar de Daniel colocar como se fossem simultâneas. “E muitos dos que dormem no pó da terra ressuscitarão, uns para vida eterna, e outros para vergonha e desprezo eterno” (Dn 12:2). Mas a segunda ressurreição ocorrerá depois do milênio. “Mas os outros mortos não reviveram, até que os mil anos se acabaram”. Esta é a primeira ressurreição (Ap 20:5).

5) - Estes outros mortos são os ímpios que ressuscitarão para vergonha e desprezo eterno, ressurgirão para o julgamento no trono branco. A própria Bíblia enfatiza que a primeira ressurreição é para os bem aventurados, os santos que reinarão com Cristo no milênio. “Bem-aventurado e santo aquele que tem parte na primeira ressurreição; sobre estes não tem poder a segunda morte; mas serão sacerdotes de Deus e de Cristo, e reinarão com ele mil anos” (Ap 20:6).

6) - Apesar dos textos citados acima com clareza de distinção na ressurreição entre ímpios e justos, muitos teólogos têm um interpretação diferente. Muitos teólogos arminianos e reformados creem numa ressurreição simultânea. Vale ressaltar que tais teólogos não interpretam literalmente o texto, nem são pré-milenistas, havendo assim divergência de interpretações.

7) - Mas existem outros textos da Bíblia, que denotam a diferença de ressurreição entre ímpios e justos. Lucas 20: 35-36, Marcos 12:25, Apocalipse 20: 5-6, Atos 4: 1-2 e Filipenses 3:11. Nestes textos a palavra ressurreição vem seguida de “dentre os mortos”, mostrando a separação entre a ressurreição dos justos que e chamada de primeira ressurreição, e a dos ímpios chamada de segunda ressurreição.

8) - Há de se considerar aqui o que haverá de acontecer depois do milênio quanto à morte eterna  que é chamada em Apocalípse 21.8:

“Quanto, porém, aos covardes, aos incrédulos, aos abomináveis, aos assassinos, aos impuros, aos feiticeiros, aos idólatras e a todos os mentirosos, a parte que lhes cabe será no lago que arde com fogo e enxofre, a saber, a segunda morte. Apocalipse 21: 8.

9) - E ainda Vejamos em Apocalípse 20.6,14-15 sobre o que é a segunda morte ou perdição eterna.

“Bem-aventurado e santo é aquele que tem parte na primeira ressurreição; sobre esses a segunda morte não tem autoridade; pelo contrário, serão sacerdotes de Deus e de Cristo e reinarão com ele os mil anos. Então, a morte e o inferno foram lançados para dentro do lago de fogo. Esta é a segunda morte, o lago de fogo. E, se alguém não foi achado inscrito no Livro da Vida, esse foi lançado para dentro do lago de fogo”. Apocalipse 20: 6, 14-15 .

Escolha aceitar Jesus hoje mesmo para ter a garantia da vida eterna nos ares celestiais.

Deus abençoe você e sua família.

Pr. Waldir Pedro de Souza 
Bacharel em Teologia, Pastor e Escritor.