segunda-feira, 23 de setembro de 2019

LÍDERES RELIGIOSOS ULTRA MODERNOS

LÍDERES RELIGIOSOS ULTRA MODERNOS


Geralmente eles se auto intitulam "homens de Deus", "Profetas de Deus", etc e tal, mas o testemunho e a vida pregressa dessas pessoas é um fiasco enfiado goela abaixo da sociedade, porque o Deus deles e o "ter" e não o "ser". 

Pensam e agem exclusivamente para engordar suas contas bancárias e crescer seu patrimônio pessoal. 


“Nós podemos levantar uma geração que saiba cantar, tocar, dançar e pregar muito bem, porém se não soubermos levantar uma geração que saiba orar (sem cessar), seremos um povo sem a presença de Deus “. John Wesley

“Muita oração, muito poder. Pouca oração, pouco poder. Nenhuma oração, nenhum poder”. By Waldirpsouza. 

Moderníssimos profetas de um evangelho supermoderno, sempre adequado e sempre atualizado para uma geração futurista, desafiadora e que só vai na igreja que lhe convier e não lhe cobrar fidelidade para com Deus, para com a igreja e para com a família. 

São os crentes da globalização guiados pela imprensa marrom e esquerdopata, cujos líderes são também ultra modernos e de uma teologia avançada olhando, segundo eles, para o futuro e anunciam um evangelho ao gosto das pessoas e que toleram todos os tipos de estilos de vida como membros de suas igrejas. Para estes, nada mais é pecado. 

Pecado para eles é deixar de fazer o que melhor lhes convier. Para estar mais parecido com o mundo contemporâneo e com a sociedade fazem de tudo soberbamente.

Esse é o estilo da igreja dos eventos que mais se parecem com as baladas, as barraquinhas, os carnavais, os cinemas e os teatros da vida e outros tipos de festas mundanas de entretenimento que são mais imorais do que as bacanais de antigamente. 

Os profetas ultramodernos são considerados semideuses por si mesmos e ai de quem discordar deles. A tecnologia de ponta destes tempos do fim teem gerado crentes futuristas que vão à igreja, não por prazer de servir a Deus, mas segundo cardápio espiritual que lhes é oferecido. Se não lhes agrada eles (as) mudam de igreja como se estivessem mudando um canal de televisão que não lhes interessa mais. 


Um problema cada vez mais comum no meio cristão é a terceirização da relação de comunhão com Deus, todos querem ser abençoados e não importam o quanto em dinheiro isso vá lhe custar. Muitos cristãos deixam que sua relação com Deus seja intermediada por sacerdotes, pastores, bispos, apóstolos, evangelistas, missionários, presbíteros, profetas e tudo mais a que se intitularem e até  pelos modernos e auto intitulados “Profetas de Deus”, mas que na verdade são operadores dos milagres e prodígios da mentira. 2 Tes. 2:8-10, porquanto deixaram de lado a leitura da palavra de Deus e a oração eficaz para se engajarem fortemente apenas em cultos de entretenimento,  seminários de anedotas, piadas com forte apelo sexual e sensual e palestras para fazer do seu corpo o máximo de beleza e vaidade que o mundo moderno exige do que se tornar um verdadeiro servo a serviço do Reino de Deus. 

Vivemos no mundo mas do mundo não somos, essa deve ser a nossa prioridade. Vivemos no mundo para sermos anunciadores de boas novas de grande alegria.

Basicamente, o cristão deixa de procurar a Deus diretamente, deixa de se relacionar com intimidade com nosso Criador e passa a ouvir e dar crédito apenas às experiências que outros cristãos, normalmente de posição de liderança,  têm com Deus e não de suas experiências próprias de intimidade com Deus.


Neste campo da fé tem muitos exploradores da fé alheia que só faltam auto intitularem-se vice Deus.


Vejamos o que Moisés falou.


“Quando o profeta falar em nome do Senhor, e essa palavra não se cumprir, nem suceder assim; esta é palavra que o Senhor não falou; com soberba a falou aquele profeta; não tenhas temor dele”. Dt 18:22.


No trecho selecionado do livro de Deuteronômio,  Moisés declara uma regra para que um profeta seja levado a sério: o que ele proferisse deveria se cumprir. Caso contrário, aquele profeta não era digno de crédito. 

Moisés ainda alerta para um pecado perigoso entre os profetas: a soberba! Talvez o fato de falar em nome de Deus, e de liderar pessoas, leve alguns homens a se colocarem em patamar superior, louvando a si mesmo em lugar de louvar a Deus.

Este é um dos perigos de se tornar alguém influente no meio cristão. Ser profeta não é fácil, tem um preço a pagar, a saber: o preço da renúncia do eu.


Notem que esta relação de falar e de acontecer nos parece bem clara, mas deixa em aberto um problema levemente mais crônico do tipo: basta apenas prever o futuro para ser considerado um profeta? Será que é assim mesmo que acontece para uma pessoa ser considerada profeta?

 A simples adivinhação, futurologia, a astrologia, os sonhos e revelações bastam para consagrar um homem como profeta do Deus Altíssimo? Esta suposição é perigosa pois, afastados outros critérios de seleção, qualquer adivinho, sendo ele charlatão ou não, poderia ser considerado alguém que fala em nome de Deus? 

Então, como saberemos se aquele profeta é digno de ser ouvido e ser considerado homem de Deus?


O próprio Moisés nos responde como reconhecer um verdadeiro profeta de Deus. 


“Quando o profeta ou sonhador de sonhos se levantar no meio de ti, e te der um sinal ou prodígio, e suceder o tal sinal ou prodígio, de que te houver falado, dizendo: Vamos após outros deuses, que não conheceste, e sirvamo-los; Não ouvirás as palavras daquele profeta ou sonhador de sonhos; porquanto o Senhor vosso Deus vos prova, para saber se amais o Senhor vosso Deus com todo o vosso coração, e com toda a vossa alma:. Dt 13:1-3.


Notemos como um profeta precisa de pelo menos dois passos para ter credibilidade diante de Deus e da sociedade. 

Primeiro, deve acertar as previsões proféticas proferidas por ele mesmo; e segundo, deve conduzir seus ouvintes sempre ao serviço do Deus vivo e verdadeiro, o Deus de Israel, ou seja, a servir a Deus em espírito e em verdade e não ser um "escravo" servo da religião. A primeira parte é mais simples, basta aguardar o desenrolar dos fatos para constatar a veracidade. 

Mas o segundo envolve mais responsabilidade. 

Envolve conhecer a Deus e distinguir se o profeta fala ou não a respeito DEle. E neste caso, muito claramente, precisamos conhecer a Deus de verdade para termos o necessário discernimento.  

Precisamos saber se o profeta à quem damos crédito está realmente nos conduzindo para o caminho da verdade.


No tempo de Moisés, os profetas eram os homens encarregados de trazer a palavra de Deus ao povo de Israel. 

Acredito que o dom de profecia ainda seja um dom ativo dentro do corpo de Cristo. Acredito que líderes, pastores e pregadores possam sim trazer uma palavra de Deus para suas comunidades. Mas também acredito que este dom carece de muita disciplina e muito cuidado em sua utilização e interpretação.


Você já colocou o profeta à quem você escuta nestes filtros?

Se não conhecemos a Deus, não adianta termos profetas, pois não saberemos distinguir os falsos dos verdadeiros. Primeiro, conheça a Deus e aos seus mandamentos, para depois julgar os ditos “profetas” que insistem em prever seus caminhos e traçar seus passos e ações.  

Não terceirize sua relação com Deus.  Escute-O em seu coração,  e saberá escolher à quem você deve escutar. Tenham intimidade com Deus através da oração e o próprio Deus através do Espírito Santo, tudo te esclarecerá. 

“Porque surgirão falsos cristos e falsos profetas, e farão tão grandes sinais e prodígios que, se possível fora, enganariam até os escolhidos". Mt 24:24.

Vejamos como os profetas com suas mega igrejas  e religiões estão “preocupadíssimos””???????”, com a pregação do evangelho no Brasil:

Estão fazendo um grande descaso com a pregação do evangelho no Brasil. Só pensam em muito dinheiro para seus deleites e prazeres. A maioria absoluta das prefeituras abaixo com seus prefeitos e vereadores são esquerdistas de carteirinha e não estão nem aí para serem fiéis à fé Cristã em defesa do que é justo, honesto e honroso para um servo de Deus. 

Confira o ranking dos partidos políticos abaixo após o 1º turno das eleições de 2016 para prefeito em todo o Brasil e quantas prefeituras cada partido abocanhou.  

Alguns partidos até já mudaram de nome para esconderem sua verdadeira ideologia esquerdista nas próximas eleições.  

1. PMDB — Tinha 1.015 e agora tem 1.028 (+1,3%)
2. PSDB — Tinha 683 e agora tem 796 (+15,6%)
3. PSD — Tinha 495 e agora tem 539 (+8,9%)
4. PP — Tinha 474 e agora tem 495 (+4,4%)
5. PSB — Tinha 434 e agora tem 414 (-4,6%)
6. PDT — Tinha 304 e agora tem 334 (+9,9%)
7. PR — Tinha 274 e agora tem 295 (+7,7%)
8. DEM — Tinha 276 e agora tem 265 (-4%)
9. PTB — Tinha 298 e agora tem 262 (-12,1%)
10. PT — Tinha 630 e agora tem 256 (-59,4%)
11. PPS — Tinha 122 e agora tem 118 (-3,3%)
12. PRB — Tinha 79 e agora tem 104 (+31,6%)
13. PV — Tinha 99 e agora tem 101 (+2%)
14. PSC — Tinha 82 e agora tem 87 (+6,1%)
15. PCdoB — Tinha 51 e agora tem 80 (+56,9%)
16. SD — 62 eleitos (primeira eleição)
17. PROS — 53 eleitos (primeira eleição)
18. PHS — Tinha 16 e agora tem 36 (+125%)
19. PSL — Tinha 23 e agora tem 30 (+30,4%)
20. PTN — Tinha 12 e agora tem 30 (+150%)
21. PMN — Tinha 42 e agora tem 28 (-33,3%)
22. PRP — Tinha 23 e agora tem 19 (-17,7%)
23. PT do B — Tinha 25 e agora tem 15 (-40%)
24. PTC — Tinha 19 e agora tem 15 (-21,1%)
25. PEN — 14 eleitos (primeira eleição)
26. PRTB — Tinha 16 e agora tem 10 (-37,5%)
27. PSDC — Tinha 10 e agora tem 9 (-10%)
28. REDE — 5 eleitos (primeira eleição)
29. PPL — Tinha 11 e agora tem 4 (-63,6%)
30. PMB — 3 eleitos (primeira eleição)
31. PSOL — Tinha 1 e agora tem 2 (+100%).

Dentre estas prefeituras destaco a seguinte informação  sobre o PCdoB, (Partido Comunista do Brasil) em dois estados, a Bahia e o Maranhão, são estados que tem alto índice de pobreza. Mesmo sabendo que a direita está voltando para o comando das lideranças políticas no Brasil, há de se considerar que a maioria dos partidos políticos são esquerdistas ou puxadinho de partidos de esquerda. 

A esquerdalha já está em todos os segmentos da sociedade trabalhando com afinco ocultamente para seu projeto político de 2020 nas eleições municipais. É só você observar alguma reunião de condomínios, festinhas em residências, entre tantas, que lá eles estão, inclusive em todas as igrejas  evangélicas ou não. 

A Bahia tem hoje 12 prefeituras dominadas pelo PCdoB. 

O Maranhão tem hoje 46 prefeituras dominadas pelo PCdoB. 

Vejam na lista acima que o PCdoB tinha 51 prefeituras e em 2016 passou a ter 80 no Brasil, um grande crescimento para um país que se diz a maior nação católica do mundo e um país com mais de 60 (sessenta) milhões de  evangélicos. 

Em 2018 foram eleitos uma grande quantidade de deputados federais, senadores e governadores também ligados às esquerdas, o que é lamentável visto que muitos líderes evangélicos e católicos os defenderam ($$$$$) e trabalharam como cabos eleitorais fazendo de suas ovelhas comércio de votos com fechamento de questões (votos em massa) em favor daqueles candidatos. 

A pergunta que não quer calar é  a seguinte:

Será mesmo que este tipo de evangelho e missões dos profetas ultramodernos está dando certo no Brasil ou chegou a hora de a igreja voltar ao evangelho simples e humilde do primeiro amor que o Senhor Jesus nos ensinou? A igreja está inerte, parada em suas luxúrias enquanto satanás está entrando com sapatinhos de lã e dominando as populações desses e outros municípios do Brasil com suas ideologias diabólicas e enganadoras.
  
Chega de enganação! Chega de tapar o sol com a peneira! 

É sério mesmo que os pastores e líderes evangélicos estão preocupados com a pregação do evangelho e em ganhar almas para o reino de Deus no Brasil? Ou dá muito trabalho ir fazer missões evangelísticas nas paupérrimas cidades do Brasil? 

Vão pensar muito porque não dá status, não dá lucro. Tem que fazer um grande investimento com viagens de avião nos jatinhos, entre outras coisas. Missões  no exterior dá muito status, reúne milhares de pessoas e as ofertas são polpudas em dólares ou euros.  

As estatísticas dizem claramente que as igrejas evangélicas tradicionais e neopentecostais não estão interessados em por o pé na estrada e ir evangelizar o Brasil como nos tempos dos pentecostais do início do século passado. A igreja moderna parou no tempo, não tem mais aquele pujante crescimento da época dos nossos antepassados de até bem pouco tempo. 

Jesus está voltando e o povo, com raras exceções, que deveria pregar a palavra de Deus, com ampla explicação e explanação da Bíblia Sagrada e da simplicidade do evangelho que é o poder de Deus para salvar a todo pecador e que deveria ser levado para essas regiões tão necessitadas da palavra de Deus, infelizmente não estão fazendo isso, estão se omitindo; estão praticando todo tipo de entretenimento carnal em seus luxuosos templos, que mais parecem boates dançantes, festas bacanais e imundas com todos os tipos de imoralidades permitidas “em nome da fé e do amor”. 

Enquanto isso cresce em nosso país as ideologias perniciosas e perigosas do comunismo, do socialismo, do granscismo, do islamismo, etc, que escravizam o povo em ditaduras políticas e ideológicas satânicas e que são  destruidoras de muitas nações pelo mundo afora. 


Jesus expulsou os mercadores e mercenários de dentro do templo.

Era como hoje em dia: vendiam todos os tipos de mercadorias no templo e faziam como hoje o grande comércio da fé. Quase tudo era vendido para gerar lucros para o templo, mas principalmente para os dominadores do templo e da religião tanto no passado como hoje. Imitam tudo o que os católicos fazem com suas barraquinhas e festas da idolatria e vice-versa. Mt. 21:12,13; Mc. 11.15-18; Lc. 19.45-48. Jo. 10:12-13.

Jesus nos alerta sobre estes acontecimentos através do evangelho de João 2.13-17.

13. E estava próxima a Páscoa dos judeus, e Jesus subiu a Jerusalém. 

14. E achou no templo os que vendiam bois, e ovelhas, e pombos, e os cambiadores assentados.

15. E, tendo feito um azorrague de cordéis, lançou todos fora do templo, bem como os bois e ovelhas; e espalhou o dinheiro dos cambiadores, e derribou as mesas, 

16. e disse aos que vendiam pombos: Tirai daqui estes e não façais da casa de meu Pai casa de negócios. 

17. E os seus discípulos lembraram-se do que está escrito: O zelo da tua casa me devorará. 

Atenção: Não confundir tudo o que mencionamos aqui com bazares beneficentes, coisas e objetos lícitos que são oferecidos aos crentes para crescimento espiritual e outras atividades de assistência social que as igrejas e os pastores costumeiramente o  fazem, o que é elogiável e louvável.

Deus abençoe você e sua família. 

Pr. Waldir Pedro de Souza
Bacharel em Teologia, Pastor e Escritor. 





segunda-feira, 16 de setembro de 2019

O CULTO PENTECOSTAL NA CASA DE CORNÉLIO

O CULTO PENTECOSTAL NA CASA DE CORNÉLIO 

Atos 10.

Cornélio foi um centurião romano convertido ao cristianismo no século 1 d.C. na época em que os apóstolos lideravam a Igreja Primitiva. Ele é o primeiro gentio registrado nominalmente no Novo Testamento a ser convertido ao cristianismo. A história de Cornélio está registrada no capítulo 10 do livro de Atos dos Apóstolos.

O centurião Cornélio

Cornélio era um nome próprio comum e honrado no Império Romano do primeiro século, especialmente por conta do ditador Públio Cornélio Sula, que em aproximadamente 82 a.C. libertou e listou um grupo de até dez mil escravos em seu próprio exército privado na Gens Cornelia, que identificava uma família nobre da Roma antiga; no caso aqui a Gens Cornelia da família de Públio já era considerada nobre por quase quinhentos anos. Podemos dizer que essa Gens Cornelia seria uma espécie de árvore genealógica.   

Cornélio era um centurião, isto é, um oficial do exército romano que liderava uma companhia de aproximadamente cem soldados a pé chamada de “centúria”. 

Em uma legião romana havia sessenta centuriões. Além de Cornélio, outros três centuriões são mencionados com certo destaque no Novo Testamento (Mateus 8:5-13; 27:54; Atos 27:1,8,43).

O centurião Cornélio morava na cidade de Cesaréia da Palestina, a capital da Judeia que estava sob o comando dos procuradores romanos e que ficava a cerca de cem quilômetros de Jerusalém. Nessa cidade existiam prédios imponentes e um porto, e devido à mistura étnica de sua população, os atritos entre judeus e gentios eram comuns. O evangelista Filipe morou nessa cidade, e mais tarde o apóstolo Paulo ficou aprisionado ali durante o comando dos procuradores Félix e Festo. (Atos 23:23-26:32).

Cornélio era um gentio, e é descrito pelo evangelista Lucas em Atos como um homem “piedoso e temente a Deus, com toda sua casa, o qual fazia muitas esmolas ao povo e, de contínuo, orava a Deus”. (Atos 10:2).

Alguns estudiosos, com base nessa descrição, sugere que ele era um prosélito do judaísmo, enquanto que outros defendem que ele era apenas um homem que havia reconhecido o Deus de Israel como verdadeiro Deus e estava familiarizado com as práticas religiosas dos judeus, mas não era exatamente um prosélito.

Sobre a conversão de Cornélio podemos destacar as seguintes informações. 

A conversão de Cornélio foi muito significativa no contexto do livro de Atos dos Apóstolos, pois tornou evidente que os cristãos gentios também receberam o Espírito Santo. Na verdade a conversão que ocorreu na casa de Cornélio foi tão importante que é mencionada duas vezes em Atos.

A primeira vez encontra-se no capítulo 10, onde relata a ocasião da conversão, e a segunda no capítulo seguinte, 11, onde o próprio apóstolo Pedro explica o caráter miraculoso de sua ida até Cesaréia onde Cornélio estava.

Além disso, o próprio apóstolo fez alusão à conversão de Cornélio durante sua defesa no Concílio de Jerusalém, enfatizando que o derramamento do Espírito Santo entre os gentios significa que a salvação de Deus era unicamente pela graça, ou seja, não estando dependente de qualquer observância da Lei de Moisés. (Atos 15:7-11).

Apesar de Cornélio ser descrito como alguém que temia ao verdadeiro Deus, certamente ele não havia tido contado direto e explicito com o Evangelho de Cristo. A Bíblia diz que Cornélio teve uma visão de um anjo de Deus que lhe ordenou a mandar chamar Simão Pedro, o apóstolo, e que este lhe explicaria sobre a salvação.

Cornélio enviou homens até Jope, a cidade em que o apóstolo estava vivendo naquela ocasião, e que ficava a aproximadamente cinquenta quilômetros de Cesaréia da Palestina. No dia seguinte, o apóstolo Pedro teve um arrebatamento de sentidos na qual viu o céu aberto, e um vaso, como se fosse um lençol atado pelas pontas, descendo em direção a terra, e contendo “todos os animais quadrúpedes e feras e répteis da terra, e aves do céu”. (Atos 10:13).

Então Pedro ouviu uma voz que lhe ordenava a matar e comer aqueles animais, mas ele se recusou dizendo que nunca havia comido coisa alguma comum e imunda. Pedro então foi advertido a não considerar imundo o que Deus purificou.

Isso aconteceu por três vezes até que o vaso foi recolhido ao céu. Pedro ficou bastante pensativo com relação àquela visão, buscando entender seu significado. Mais tarde, quando foi então conduzido à casa de Cornélio, ele entendeu que aquela visão se referia ao fato de que Deus não faz acepção de pessoas, e que a pregação do Evangelho e a salvação pela graça mediante a fé em Jesus Cristo é tanto para judeus como para gentios. (Atos 10:28-36).

Então o apóstolo pregou sobre a salvação através de Jesus Cristo, e do perdão de pecados para aqueles que creem em seu nome, conforme todos os profetas deram testemunho. Ao dizer essas palavras, o texto bíblico informa que caiu o Espírito Santo sobre todos os que o ouviam. Houve um derramamento especial da unção de Deus naquela casa. Foram vistas línguas estranhas e todos foram cheios e batizados com o Espírito Santo e com o fogo da glória de Deus. Um culto especial,  um culto pentecostal. 

Os cristãos judeus que estavam acompanhando o apóstolo Pedro ficaram maravilhados quando perceberam que o dom do Espírito Santo foi derramado sobre os gentios, igualmente como havia sido derramado entre os cristãos de Jerusalém no Pentecostes. (Atos 2).


Atos capítulo 10


1. E havia em Cesareia um varão por nome Cornélio, centurião da coorte chamada Italiana,
2. piedoso e temente a Deus, com toda a sua casa, o qual fazia muitas esmolas ao povo e, de contínuo, orava a Deus.
3. Este, quase à hora nona do dia, viu claramente numa visão um anjo de Deus, que se dirigia para ele e dizia: Cornélio!
4. Este, fixando os olhos nele e muito atemorizado, disse: Que é, Senhor? E o anjo lhe disse: As tuas orações e as tuas esmolas têm subido para memória diante de Deus.
5. Agora, pois, envia homens a Jope e manda chamar a Simão, que tem por sobrenome Pedro.
6. Este está com um certo Simão, curtidor, que tem a sua casa junto do mar. Ele te dirá o que deves fazer.
7. E, retirando-se o anjo que lhe falava, chamou dois dos seus criados e a um piedoso soldado dos que estavam ao seu serviço.
8. E, havendo-lhes contado tudo, os enviou a Jope.
9. E, no dia seguinte, indo eles seu caminho e estando já perto da cidade, subiu Pedro ao terraço para orar, quase à hora sexta.
10. E, tendo fome, quis comer; e, enquanto lhe preparavam, sobreveio-lhe um arrebatamento de sentidos,
11. e viu o céu aberto e que descia um vaso, como se fosse um grande lençol atado pelas quatro pontas, vindo para a terra,
12. no qual havia de todos os animais quadrúpedes, répteis da terra e aves do céu.
13. E foi-lhe dirigida uma voz: Levanta-te, Pedro! Mata e come.
14. Mas Pedro disse: De modo nenhum, Senhor, porque nunca comi coisa alguma comum e imunda.
15. E segunda vez lhe disse a voz: Não faças tu comum ao que Deus purificou.
16. E aconteceu isto por três vezes; e o vaso tornou a recolher-se no céu.
17. E, estando Pedro duvidando entre si acerca do que seria aquela visão que tinha visto, eis que os varões que foram enviados por Cornélio pararam à porta, perguntando pela casa de Simão.
18. E, chamando, perguntaram se Simão, que tinha por sobrenome Pedro, morava ali.
19. E, pensando Pedro naquela visão, disse-lhe o Espírito: Eis que três varões te buscam.
20. Levanta-te, pois, e desce, e vai com eles, não duvidando; porque eu os enviei.
21. E, descendo Pedro para junto dos varões que lhe foram enviados por Cornélio, disse: Sou eu a quem procurais; qual é a causa por que estais aqui?
22. E eles disseram: Cornélio, o centurião, varão justo e temente a Deus e que tem bom testemunho de toda a nação dos judeus, foi avisado por um santo anjo para que te chamasse a sua casa e ouvisse as tuas palavras.
23. Então, chamando-os para dentro, os recebeu em casa. No dia seguinte, foi Pedro com eles, e foram com ele alguns irmãos de Jope.
24. E, no dia imediato, chegaram a Cesareia. E Cornélio os estava esperando, tendo convidado os seus parentes e amigos mais íntimos.
25. E aconteceu que, entrando Pedro, saiu Cornélio a recebê-lo e, prostrando-se a seus pés, o adorou.
26. Mas Pedro o levantou, dizendo: Levanta-te, que eu também sou homem.
27. E, falando com ele, entrou e achou muitos que ali se haviam ajuntado.
28. E disse-lhes: Vós bem sabeis que não é lícito a um varão judeu ajuntar-se ou chegar-se a estrangeiros; mas Deus mostrou-me que a nenhum homem chame comum ou imundo.
29. Pelo que, sendo chamado, vim sem contradizer. Pergunto, pois: por que razão mandastes chamar-me?
30. E disse Cornélio: Há quatro dias estava eu em jejum até esta hora, orando em minha casa à hora nona.
31. E eis que diante de mim se apresentou um varão com vestes resplandecentes e disse: Cornélio, a tua oração foi ouvida, e as tuas esmolas estão em memória diante de Deus.
32. Envia, pois, a Jope e manda chamar Simão, o que tem por sobrenome Pedro; este está em casa de Simão, curtidor, junto do mar, e ele, vindo, te falará.
33. E logo mandei chamar-te, e bem fizeste em vir. Agora, pois, estamos todos presentes diante de Deus, para ouvir tudo quanto por Deus te é mandado.
34. E, abrindo Pedro a boca, disse: Reconheço, por verdade, que Deus não faz acepção de pessoas;
35. mas que lhe é agradável aquele que, em qualquer nação, o teme e faz o que é justo.
36. A palavra que ele enviou aos filhos de Israel, anunciando a paz por Jesus Cristo (este é o Senhor de todos),
37. esta palavra, vós bem sabeis, veio por toda a Judeia, começando pela Galileia, depois do batismo que João pregou;
38. como Deus ungiu a Jesus de Nazaré com o Espírito Santo e com virtude; o qual andou fazendo o bem e curando a todos os oprimidos do diabo, porque Deus era com ele.
39. E nós somos testemunhas de todas as coisas que fez, tanto na terra da Judeia como em Jerusalém; ao qual mataram, pendurando-o num madeiro.
40. A este ressuscitou Deus ao terceiro dia e fez que se manifestasse,
41. não a todo o povo, mas às testemunhas que Deus antes ordenara; a nós que comemos e bebemos juntamente com ele, depois que ressuscitou dos mortos.
42. E nos mandou pregar ao povo e testificar que ele é o que por Deus foi constituído juiz dos vivos e dos mortos.
43. A este dão testemunho todos os profetas, de que todos os que nele creem receberão o perdão dos pecados pelo seu nome.
44. E, dizendo Pedro ainda estas palavras, caiu o Espírito Santo sobre todos os que ouviam a palavra.
45. E os fiéis que eram da circuncisão, todos quantos tinham vindo com Pedro, maravilharam-se de que o dom do Espírito Santo se derramasse também sobre os gentios.
46. Porque os ouviam falar em línguas e magnificar a Deus.
47. Respondeu, então, Pedro: Pode alguém, porventura, recusar a água, para que não sejam batizados estes que também receberam, como nós, o Espírito Santo?
48. E mandou que fossem batizados em nome do Senhor. Então, rogaram-lhe que ficasse com eles por alguns dias.


O texto termina mostrando que o centurião Cornélio e os demais gentios de sua casa foram batizados em nome do Senhor Jesus, deixando claro que Deus tem apenas um único povo, e que o chamado de sua graça não está baseado em qualquer distinção de nacionalidade, raça, credo religioso ou cor. Ali era a internacionalização da Igreja, o começo da expansão do evangelho para todos os povos da terra onde judeus e gentios formam um único corpo.

O culto pentecostal na casa de Cornélio foi o início de um movimento pentecostal que espalhou-se pelo mundo afora como uma floresta em chamas que vai crescendo e crescendo, aumentando por todos os lados, com um fogo que não destrói, mas um fogo que permanece como uma chama viva fazendo a reconstrução de tudo o que o fogo destruidor, destruiu. 

É o fogo do Espírito Santo que enche nossas vidas de esperança, pois ele é o fogo da glória de Deus. Este fogo pentecostal, esta chama viva do altar de Deus, percorreu por todos os séculos e por todas as nações até chegar em nossa Pátria, o Brasil,  no ano de 1.911 quando dois missionários suecos (Daniel Berg e Gunnar Vingren) impulsionados pelo Espírito Santo, chegaram ao Brasil e fundaram a primeira igreja pentecostal chamada Assembléia de Deus  em Belém do Pará. 

Daí por diante começou a se espalhar pelo Brasil, por todos os lugares, a mensagem de que Jesus Salva, Jesus cura, Jesus Liberta, Jesus Batiza com o Espírito Santo e em breve Jesus Voltará para arrebatar a sua igreja. 

Esta é a mesma mensagem apostólica que Pedro ministrou na casa de Cornélio e que continua a ecoar entre os povos e nações até Jesus Voltar. 

Deus abençoe você e sua família. 

Pr.  Waldir Pedro de Souza
Bacharel em Teologia, Pastor e Escritor. 







segunda-feira, 9 de setembro de 2019

JOÁS FOI COROADO REI DE JUDÁ COM SETE ANOS DE IDADE

JOÁS FOI COROADO REI DE JUDÁ COM SETE ANOS DE IDADE.

A árvore genealógica de Joás é simples. 

 Ocozias  ou Acazias de Judá foi o 6.º Rei de Judá. Era filho de Jeorão, Rei de Judá, e de Atalia, filha de Acabe e Jezabel  rei e Rainha de Israel.

Então Joás( ou Jeoás:2 Reis capítulo 12)  era filho de Jeorão (Jorão de Judá)  e Atália. Era bisneto de Acabe e Jezabel.

Se não fosse o desejo ardente da regente (rainha) de Judá Atália que era sua avó, de matá-lo também, assim como ela já havia matado todos os descendentes de Davi para que nenhum deles subissem ao trono de Davi, Joás teria sido coroado rei de Judá com 1(um)ano de idade. 

Quando Joiada, o sacerdote, viu que Joás seria morto mesmo com um ano de idade, tratou de esconde-lo com sua ama de leite a babá Jeoseba que cuidou de Joás nos seus primeiros anos de vida. 

Para sabermos quem foi o rei menino que começou a reinar com 7 anos, temos que relembrar suas bases e origens familiares e como ele foi protegido e guardado por Deus para tal fim para cumprir a promessa de Deus de que não faltaria descendentes de Davi para estar no trono. Neste caso Joás era o último, pois Atália havia mandado matar a todos.  

Vamos ver as origens familiares de Joás de Judá. Não confundam este Joás com os outros que tem na Bíblia em número de sete.

As referências bíblicas abaixo dizem que Atália, sua avó, era filha de Acabe e Jezabel e nos mostra que ela tramou e executou seu plano macabro de eliminar todos, eu disse todos, os seus familiares inclusive seus filhos e netos, para poder exercer o cargo mais importante de Judá que era o de ser rainha; a condição dela não permitiu  que ela se tornasse rainha porque ela não era casada com o rei, ela era a mãe do rei e ela não era da descendência de Davi,  portanto ela faria o mesmo serviço de rainha  sendo regente pela falta de seu filho Acazias (ou Ocosias  conforme outras traduções) o Rei que foi morto por Jeú conforte está em 2 Reis 11.

Na Bíblia as referências a Atália  são encontradas em 2 Rs 11,1-3.13-14.20 com paralelos em 2 Cr 22,10; 23,12-13.21. A indicação que seria filha de Acabe e Jezabel podemos perceber também em  2 Rs 8,18, que cita o casamento de uma filha da casa de Acabe (Atália) com Jorão,  rei de Judá. E também em 2 Rs 8,25-26 e 2 Cr 21,5-6, que cita Atália como filha de Acabe rei de Israel.

Atália foi a única mulher que reinou sobre Judá (como regente e não como rainha), por seis anos, de 842 a 837 antes de Cristo, e que não era da descendência de Davi, porque era filha do rei de Israel, (Filha de Acabe e Jezabel). 

Sua ascendência ao trono aconteceu após a morte de seu filho Acazias ou Ocozias (que foi o sexto rei de Judá) e por meio de um ato violento, em que mandou matar a todos os descendentes de seu filho que tinham direito ao trono como descendentes de Davi.  

Ficou vivo providencialmente por Deus, apenas o seu neto Joás, que fora escondido no templo pelo sacerdote Joiada,  juntamente com sua ama Jeoseba. Seis anos depois com a revolta liderada por Joaida (o sacerdote), Atalia foi morta e o trono entregue ao seu verdadeiro herdeiro, Joás, tendo sido coroado rei com apenas sete anos de idade. 

Deus tem Seus próprios caminhos para cumprir os seus desígnios e planos e a mente humana é incapaz de entender os caminhos do Senhor. Nem sempre, ou quase nunca, os planos de Deus seguem os desejos dos homens, mas todos os planos de Deus têm por objetivo promover a paz e dar aos Seus amados o fim que desejam.

O rei Acazias de Judá estava morto e a sucessão do trono cabia a seu filho mais velho, porém Atalia, sua mãe, quando soube da morte de seu filho, resolveu tomar o trono de Judá para si e para tanto, começou a matar toda a descendência real. Para você ver que nem toda mãe merece este nome.

Ninguém escaparia da crueldade de Atália, mas Jeoseba, filha do rei Jorão e de Atália e irmã de Acazias, furtou o menino Joás, filho de Acazias e um dos herdeiros naturais do trono, do meio de seus irmãos que estavam sendo assassinados, e colocou o menino e sua ama escondidos na Casa do Senhor, assim Joás escapou da morte certa. Por seis anos Jeoseba escondeu seu sobrinho da fúria de Atália, que começou a reinar em Judá.

Deus permitiu que Atália praticasse todo o mal que bem entendeu, mas nada passou batido por Ele e no sétimo ano do cruel reinado de Atalia, Deus levantou o sacerdote Joiada para por em ordem a história de Judá e restituir o trono a Joás, um menino rei que até então estava sem coroa. Joiada tomou providências, organizou os exércitos, mostrou para eles o filho do rei Acazias, fez com eles uma aliança diante do Senhor e distribuiu os soldados para organizar uma retomada do trono de Judá.

Joiada armou os soldados e deu ordens para que eles rodeassem o jovem rei e se alguém saísse em direção a ele, deveria ser morto. A ordem é que a guarda real não se afastasse em nenhum momento de Joás, entrando e saindo com ele. O sacerdote deu aos capitães do exército de Judá as lanças e escudos que tinham sido do exército de Davi e que estavam guardados na Casa do Senhor.

O sacerdote reuniu todo o povo na Casa do Senhor e lhes apresentou Joás e pôs sobre sua cabeça a coroa e todo o povo aclamou o rei Joás, que foi ungido pelo sacerdote aos sete anos de idade. O povo estava muito alegre, bateram palmas e gritaram: Viva o rei! O som das trombetas e o alarido do povo chamou a atenção de Atália, que foi à Casa do Senhor ver o que estava acontecendo e ela viu o rei junto à coluna, como era o costume, os príncipes e os trombeteiros ao lado do rei e o povo todo se regozijando com o novo rei.

Aquela cena significava o fim do reinado ilegítimo de Atália e ela não aguentou, rasgou suas vestes e gritou: “Traição! Traição!” (2 Reis 11:14c). 

O sacerdote Joiada deu ordem aos centuriões que comandavam as tropas para tirar Atália da Casa do Senhor para a matarem, mas não dentro do templo, e se alguém a seguisse seria morto também. 

Bom, ninguém seguiu Atália e ela foi morta na entrada da porta dos cavalos, fora do templo.

Depois disso o sacerdote Joiada fez uma aliança entre o Senhor, o rei Joás e o povo de Judá. A multidão se dirigiu ao templo de Baal e o derrubou com tudo o que havia dentro: altares, imagens e tudo o mais e mataram Matã, sacerdote de Baal.

Quando Deus quer é assim. Joás era um bebê quando foi salvo por sua tia, escondido por seis anos das maldades de sua avó, para reinar sobre Judá aos sete anos de idade. 

Quando Deus escolhe alguém para exaltar, visa sempre um fim proveitoso e ninguém pode impedir os planos dEle, porque está escrito: “Ainda antes que houvesse dia, eu sou; e ninguém há que possa fazer escapar das minhas mãos; agindo eu, quem o impedirá?” (Isaías 43:13).

Jesus nasceu rei, era um menino judeu deitado numa manjedoura em Belém de Judá, mas era o Filho de Deus, o Salvador, o Rei dos reis e Senhor dos senhores, Ele cumpriu Sua espinhosa missão até o fim e entregou Sua Vida na cruz do Calvário no seu e no meu lugar, para que todos quantos nEle crerem recebam a vida eterna com Deus. 

Agora é só reconhecer Jesus como Salvador e entrar pela porta que conduz à vida.

A história propriamente dita do rei Joás de Judá está escrita na Bíblia Sagrada no livro 2 Crônicas capítulos 23 a 25.

Abaixo colocamos o capítulo 24 que sintetiza esta história e o porquê no final Deus não se agradou dele vindo ele a perecer sem as bênçãos do Deus vivo, o Deus de Israel. 


O reinado de Joás, Rei de Judá, 2 Crônicas capítulo 24.

1  Joás tinha sete anos de idade quando se tornou rei de Judá. Ele governou quarenta anos em Jerusalém. 
2 A sua mãe se chamava Zíbia e era da cidade de Berseba. Enquanto o sacerdote Joiada vivia, Joás fez o que agrada a Deus, o Senhor. 
3 Joiada arranjou para Joás duas esposas, que lhe deram filhos e filhas.
4 Algum tempo depois, Joás decidiu fazer consertos no Templo. 
5 Mandou chamar os sacerdotes e os levitas e lhes disse:
Vão pelas cidades de Judá e recebam o dinheiro que o povo deve dar para o pagamento dos consertos que são feitos todos os anos no Templo. E façam isso logo! Mas eles não se apressaram. 
6 Então o rei mandou chamar o Sumo Sacerdote Joiada e perguntou:
Por que você não exigiu que os levitas trouxessem de Judá e de Jerusalém o imposto que Moisés, servo do Senhor, mandou cobrar do povo para pagar as despesas da Tenda da Presença de Deus?
7 (Atalia, aquela mulher má, e os seus seguidores haviam estragado o Templo e tinham usado os objetos sagrados do Templo na adoração do deus Baal).
8 O rei mandou fazer um cofre, que foi colocado perto do portão do Templo, do lado de fora. 
9 Então anunciaram pela cidade de Jerusalém e pelo país inteiro que o povo devia trazer a Deus, o Senhor, o imposto que Moisés, servo de Deus, havia mandado cobrar quando eles estavam no deserto. 
10 Os chefes e todo o povo vieram alegres e puseram o dinheiro no cofre, até que ficou cheio. 
11 Todos os dias os levitas levavam o cofre aos funcionários do rei, e, quando estes viam que estava cheio, o secretário do rei e o representante do Sumo Sacerdote vinham, tiravam o dinheiro e levavam o cofre de volta para o Templo. Assim ajuntaram muito dinheiro.
12 O rei e Joiada entregavam o dinheiro aos homens que estavam encarregados do trabalho do Templo, e estes contratavam pedreiros, carpinteiros e pessoas que trabalhavam com ferro e bronze, para fazer os consertos no Templo. 
13 Todos puseram mãos à obra e trabalharam tão bem, que o Templo acabou ficando como era quando tinha sido construído; ficou até mais forte do que antes. 
14 Quando terminaram o trabalho, levaram ao rei e a Joiada o ouro e a prata que haviam sobrado. Eles usaram esse ouro e essa prata para fazer os objetos usados para o culto no Templo e para os sacrifícios e também para fazer vasilhas e outros objetos. Enquanto Joiada viveu, os sacrifícios foram oferecidos no Templo todos os dias.
15 Joiada viveu muito, até ficar bem velho. Ele morreu aos cento e trinta anos de idade 
16 e foi sepultado junto com os reis na Cidade de Davi, por causa do bom serviço que havia prestado ao povo de Israel, a Deus e ao Templo.
O pecado e o castigo de Joás
17 Depois da morte de Joiada, as altas autoridades de Judá foram falar com o rei e se ajoelharam em frente dele em sinal de respeito. E o rei concordou com o que eles disseram. 
18 Aí o povo parou de ir ao Templo para adorar o Senhor, o Deus dos seus antepassados, e começou a adorar os postes idolos da deusa Aserá e outros ídolos. Por causa desse pecado, o Senhor Deus ficou irado com o povo de Judá e com os moradores de Jerusalém. 
19 Mas o Senhor mandou profetas a fim de avisarem o povo que voltassem para ele; porém o povo não deu atenção a eles.
20 Aí o Espírito de Deus veio sobre Zacarias, filho do sacerdote Joiada. Então ele ficou de pé num lugar alto e disse ao povo:
Esta é a mensagem de Deus: “Por que desobedecem aos mandamentos de Deus, o Senhor, fazendo assim com que a desgraça caia sobre vocês? Vocês abandonaram o Senhor, e por isso ele também os abandonará”.
21 Algumas pessoas fizeram planos para matar Zacarias; e, obedecendo à ordem do rei, o mataram a pedradas no pátio do Templo. 
22 O rei nem pensou no serviço fiel que lhe havia prestado Joiada, o pai de Zacarias; matou o filho dele. Zacarias, ao morrer, disse:
Que o Senhor Deus veja isto e acerte as contas!
23 Durante a primavera daquele ano, o exército sírio invadiu a terra de Judá e atacou a cidade de Jerusalém; mataram as altas autoridades do país e mandaram para o rei da Síria, em Damasco, tudo o que levaram do país. 
24 O exército sírio era pequeno, mas o Senhor Deus deixou que eles derrotassem o exército dos judeus, que era muito maior, pois os judeus haviam abandonado o Senhor, o Deus dos seus antepassados. Assim o rei Joás recebeu o castigo que merecia.
25 Joás havia sido gravemente ferido. Depois que os sírios foram embora, dois oficiais de Joás fizeram uma revolta contra ele e o mataram enquanto ainda estava de cama. Eles fizeram isso para se vingar da morte do filho do sacerdote Joiada. Joás foi sepultado na Cidade de Davi, mas não nos túmulos dos reis. 
26 Dois homens planejaram a morte dele: Zabade, filho de Simeate, uma mulher da terra de Amom, e Jeozabate, filho de Sinrite, uma mulher da terra de Moabe. 
27 No Comentário sobre o Livro dos Reis, estão escritas as histórias dos filhos de Joás, as muitas profecias que foram feitas contra ele e a história da reconstrução do Templo. Amazias, filho de Joás, ficou no lugar dele como rei.

Encerrando está postagem tenho uma observação muito importante a fazer. 

Joás teve tudo para perseverar na fé e ser uma pessoa honrada por Deus como um rei temente a Deus. Porém não fez assim e pereceu com sua maldade no final de sua vida. Infelizmente ele permitiu que a idolatria voltasse com toda a força no meio do povo de Deus e permitiu que se construíssem altares à todos os tipos de ídolos e baalins.

Trago aqui alguns versículos sobre a perseverança na fé, coisa que o rei Joás de Judá não foi capaz de fazer até o fim da vida, mesmo tendo tantos milagres que Deus operou na vida dele.

Hebreus 10:19-39. Exortação a perseverar na fé.

19 Tendo, pois, irmãos, ousadia para entrar no Santuário, pelo sangue de Jesus, 
20 pelo novo e vivo caminho que ele nos consagrou, pelo véu, isto é, pela sua carne, 
21 e tendo um grande sacerdote sobre a casa de Deus, 
22 cheguemo-nos com verdadeiro coração, em inteira certeza de fé; tendo o coração purificado da má consciência e o corpo lavado com água limpa, 
23 retenhamos firmes a confissão da nossa esperança, porque fiel é o que prometeu. 
24 E consideremo-nos uns aos outros, para nos estimularmos ao amor e às boas obras, 
25 não deixando a nossa congregação, como é costume de alguns; antes, admoestando-nos uns aos outros; e tanto mais quanto vedes que se vai aproximando aquele Dia.
26 Porque, se pecarmos voluntariamente, depois de termos recebido o conhecimento da verdade, já não resta mais sacrifício pelos pecados, 
27 mas uma certa expectação horrível de juízo e ardor de fogo, que há de devorar os adversários. 28 Quebrantando alguém a lei de Moisés, morre sem misericórdia, só pela palavra de duas ou três testemunhas. 
29 De quanto maior castigo cuidais vós será julgado merecedor aquele que pisar o Filho de Deus, e tiver por profano o sangue do testamento, com que foi santificado, e fizer agravo ao Espírito da graça? 
30 Porque bem conhecemos aquele que disse: Minha é a vingança, eu darei a recompensa, diz o Senhor. E outra vez: O Senhor julgará o seu povo. 31 Horrenda coisa é cair nas mãos do Deus vivo.
32 Lembrai-vos, porém, dos dias passados, em que, depois de serdes iluminados, suportastes grande combate de aflições. 
33 Em parte, fostes feitos espetáculo com vitupérios e tribulações e, em parte, fostes participantes com os que assim foram tratados. 
34 Porque também vos compadecestes dos que estavam nas prisões e com gozo permitistes a espoliação dos vossos bens, sabendo que, em vós mesmos, tendes nos céus uma possessão melhor e permanente. 
35 Não rejeiteis, pois, a vossa confiança, que tem grande e avultado galardão. 
36 Porque necessitais de paciência, para que, depois de haverdes feito a vontade de Deus, possais alcançar a promessa.
37 Porque ainda um poucochinho de tempo, e o que há de vir virá e não tardará. 
38 Mas o justo viverá da fé; e, se ele recuar, a minha alma não tem prazer nele. 
39 Nós, porém, não somos daqueles que se retiram para a perdição, mas daqueles que creem para a conservação da alma.

Quem for fiel e perseverar até o fim, receberá a coroa da vida.

Apocalipse 2.10.

10. Nada temas das coisas que hás de padecer. Eis que o diabo lançará alguns de vós na prisão, para que sejais tentados; e tereis uma tribulação de dez dias. Sê fiel até à morte, e dar-te-ei a coroa da vida.

Deus abençoe você e sua família. 

Pr. Waldir Pedro de Souza 
Bacharel em Teologia, Pastor e Escritor. 





segunda-feira, 2 de setembro de 2019

O QUE É MORAL E O QUE É IMORAL

O QUE É MORAL E O QUE É IMORAL


Precisamos estudar estes temas de acordo com a Bíblia para termos uma designação satisfatória dos  significados do que é Moral e do que é Imoral.

Precisamos também mergulhar nas sábias palavras do Apóstolo Paulo de Romanos capítulo 12 para um entendimento consistente. Vou utilizar aqui somente o versículo 1 do capítulo 12 mas é conveniente que você leia o capítulo inteiro. 

Rm. 12.1.

Rogo-vos, pela compaixão de Deus, que apresenteis vossos corpos em sacrifício vivo, santo e agradável a Deus, que é o vosso culto racional.

Para apresentar nossos corpos a Deus como foi proposto pelo Apóstolo Paulo temos que admitir que não é fácil. Temos que admitir que haveremos de tomar decisões desagradáveis ao nosso corpo para dar lugar ao Espírito Santo de Deus que habita em nós quando decidimos entregar nossos corpos em sacrifício vivo, santo e agradável a Deus, porque nosso corpo passa a ser templo do Espírito Santo de Deus. 

Em Colossenses 6.6-8, o Apóstolo Paulo continua a nos ensinar sobre este procedimento.

Colossenses 6.6-8.

6. Como, pois, recebestes o Senhor Jesus Cristo, assim também andai nele,

7. arraigados e edificados nele e confirmados na fé, assim como fostes ensinados, crescendo em ação de graças.

8. Tende cuidado para que ninguém vos faça presa sua, por meio de filosofias e vãs sutilezas, segundo a tradição dos homens, segundo os rudimentos do mundo e não segundo Cristo;

E a palavra de Deus através de João o Apóstolo do amor faz reverberar em nossos corações e mentes, as seguintes palavras. 

1 João, 3.7-10.

7. Filhinhos, ninguém vos engane. Quem pratica justiça é justo, assim como ele é justo. 

8. Quem pratica o pecado é do diabo, porque o diabo vive pecando desde o princípio. Para isto o Filho de Deus se manifestou: para desfazer as obras do diabo.

9. Qualquer que é nascido de Deus não vive na prática do pecado; porque a sua semente permanece nele; e não pode viver pecando, porque é nascido de Deus.

10. Nisto são manifestos os filhos de Deus e os filhos do diabo: qualquer que não pratica a justiça e não ama a seu irmão não é de Deus.


Então, primeiro vamos ver o significado ou uma conceitualização daquilo que é Moral.

O que é Moral?

Moral é o conjunto de regras adquiridas através da cultura, da educação, da tradição e do cotidiano, e que orientam o comportamento humano dentro de uma sociedade.

Etimologicamente, o termo moral tem origem no latim morales, cujo significado é “relativo aos costumes”.

As regras definidas pela moral regulam o modo de agir das pessoas, sendo uma palavra relacionada com a moralidade e com os bons costumes.

Está associada aos valores e convenções estabelecidos coletivamente por cada cultura ou por cada sociedade a partir da consciência individual, que distingue o bem do mal, ou a violência dos atos de paz e harmonia.

Os princípios morais como a honestidade, a bondade, o respeito, a virtude, e etc, determinam o sentido moral de cada indivíduo. São valores universais que regem a conduta humana e as relações saudáveis e harmoniosas.

O que é ética moral?

A moral orienta o comportamento do homem diante das normas instituídas pela sociedade ou por determinado grupo social.

Diferencia-se da ética no sentido de que esta tende a julgar o comportamento moral de cada indivíduo no seu meio. No entanto, ambas buscam o bem-estar social.


Dentro da mesma área vejamos o que é assédio moral.

De acordo com o artigo 483 da CLT (Consolidação das Leis do Trabalho), o assédio moral acontece quando o comportamento de um individuo foge às regras estabelecidas socialmente ou no contrato de trabalho.

Ser submetido a situações vexatórias, críticas não-construtivas constantes e a humilhação são características do assédio moral.

O que significa o termo moral da história?

Esta expressão normalmente é utilizada depois de uma história que indica a lição que se é possível aprender com essa narrativa. É uma expressão bastante comum em fábulas e contos populares.

Vejamos o que é a moral na filosofia.

Na filosofia, moral tem uma significação mais abrangente que ética, e que define as "ciências do espírito", e que contemplam todas as manifestações que não são expressamente físicas no ser humano.

Um conceituado filósofo   fez a diferenciação entre a moral objetiva, que remete para a obediência às leis morais (estabelecidas pelos padrões, leis e tradições da sociedade); e a moral subjetiva, que aborda o cumprimento de um dever pelo ato da sua própria vontade.

Na literatura, particularmente na literatura infantil, a moral se resume a uma conclusão da história narrada cujo objetivo é transmitir valores morais (certo e errado, bom e ruim, bem ou mal, etc.) que possam ser aplicados nas relações sociais.

Inter-relatividade do que é  moral, amoral e imoral.

As definições de amoral e imoral estão relacionadas com a moral, no entanto expressam significados distintos.

A definição do que é imoral é todo o tipo de comportamento ou situação que contraria os princípios estabelecidos pela moral. Por exemplo, a falta de pudor, a indecência e etc.

Já um comportamento ou situação amoral é a ausência do conhecimento ou noção do que seja a moral. As pessoas com comportamentos amorais não sabem quais os princípios morais de determinada sociedade, por isso não segue-os.


Agora vamos analisar um pouco e até com mais profundidade o que é o termo imoral:

Imoral é um adjetivo de dois gêneros com origem no latim:“immoralis” que significa uma atitude contrária à moral ou qualifica uma pessoa que se comporta sem moralidade.

A palavra imoral é formada pelo prefixo "i" e o substantivo "moral", sendo que o prefixo é usado para sugerir uma negação ou ideia contrária, neste caso mudando o sentido do substantivo.

Uma pessoa imoral é alguém sem pudor, que revela imoralidade e está muito ligado à libertinagem e obscenidades. 

Por falar em  libertinagem, vamos ver o que é libertinagem. São termos relacionados com a aquilo que é moral ou imoral dependendo da livre escolha de cada um.

Libertinagem é um termo oriundo do francês "libertinage", significa devassidão e é a característica de alguém que vive uma vida de libertino. Muitas pessoas consideram a libertinagem o oposto da liberdade.

Alguém que exerce libertinagem é alguém devasso, dissoluto, licencioso (que abusa da liberdade), ímpio, insubordinado e que não é submisso. Em alguns casos também pode ser considerado como um livre-pensador. 

Libertinagem também pode ser associada à incredulidade religiosa. Um dos casos mais comuns de libertinagem é quando uma pessoa se entrega inconsideradamente aos prazeres sexuais.

A libertinagem é um mau uso da liberdade de um indivíduo, é a extrapolação da liberdade, e quando isso acontece, os limites são ultrapassados e a integridade física, emocional ou psicológica de outra pessoa é posta em causa. 

A libertinagem leva a uma falta de respeito pelo próximo, e indica falta de dignidade e bom caráter.

Cada um escolhe o que é o melhor para si próprio. Escolhe a liberdade para as boas práticas da vida ou a libertinagem para se aproveitar da vida dos outros com as imoralidades pertinentes. 

Muitas pessoas confundem liberdade com libertinagem, usando essa confusão para excederem os limites sem sentirem peso na consciência. No entanto, o conceito de liberdade e libertinagem variam de pessoa para pessoa, dependendo dos valores morais que regem as suas vidas. 

Saber a exata fronteira entre liberdade e libertinagem é um tópico que tem sido discutido e pensado durante muitos anos. 

Por exemplo, ter relações sexuais com um/a parceiro/a diferente todas as noites pode ser considerado como liberdade para alguns e libertinagem para outros e no fundo todos sabem que se trata de imoralidades. 

Uma pessoa assim é muitas vezes descrita como devassa, indecente e desonesta, pois muitas vezes revela falta de caráter e vive sem regras.

Um ato imoral nem sempre é um ato ilegal?
O que que você acha, é ou não é?

Por exemplo, extorquir dinheiro de uma pessoa idosa através de um esquema fraudulento é um ato imoral e ilegal. Uma pessoa que trai o seu/sua namorado/a comete um ato imoral, mas que não é ilegal para uns mas para outros o é também principalmente para os adotam os princípios Cristãos como regra de fé.  

No entanto, é importante referir que apesar de existir na sociedade uma noção de moral e imoral que é aceita pela maioria, várias pessoas criam o seu próprio conceito de moral ou imoral. 

Isto significa que o que é imoral para uma pessoa, pode não ser imoral para outra dentro dos seus conceitos particulares. 

A imoralidade pode ser aplicada a várias áreas da vida. A imoralidade sexual, por exemplo, consiste em comportamentos imorais no âmbito sexual, indicando um indivíduo que se entrega à luxúria e lascívia.


Vamos analisar o que é o significado de luxúria que está relacionado umbilicalmente ao assunto da imoralidade. 

Luxúria está dentro do contexto. O que é luxúria?

Luxúria é um substantivo feminino com origem no idioma mais usado para essas interpretações linguísticas que é o  latim “luxuriae“. 

A luxúria que normalmente significa lascívia, libertinagem, concupiscência e sensualidade, é vista como um vício, é o oposto da castidade e é vista como uma satisfação desregrada dos desejos sexuais. 

Para muitas pessoas, a luxúria tem uma conotação negativa, porque indicam que usar a capacidade sexual sem a razão causa o desprestígio das características únicas da sexualidade. 

Vários autores também afirmam que a luxúria prejudica o desenvolvimento harmonioso da personalidade da pessoa, porque atua como uma força contrária em relação à dignidade do ser humano, reformando e reformulando conceitos da formação do caráter ilibado que uma pessoa poderia ter.

De acordo com o catolicismo romano, a luxúria é um dos sete pecados capitais, porque indica uma atitude de amor aos prazeres da carne e a comportamentos sexuais exagerados e muitas vezes promíscuos. 

Quem vive uma vida de luxúria é classificado como luxurioso ou lascivo.


Significado mais profundo de Lascívia

O que verdadeiramente é a  Lascívia?

Lascívia significa sensualidade, libidinagem, luxúria. É uma característica de quem tem despudor, quem tem modos libertinos, libidinosos, quem tem propensão para a sensualidade exagerada, forçada consiste em que todos os seus atos e ações são voltados para tirar o máximo proveito da sexualidade. 

Lascívia é um substantivo feminino que se refere à qualidade de lascivo, que tem caráter lascivo, ou seja, que é sensual, libidinoso, desregrado, brincalhão no modo desregrado da palavra, travesso, tudo enfim voltado para a vida sexual desregrada, desrespeitosa e sem limites. 

Frequentemente a palavra lascívia está relacionada com a palavra volúpia, que significa o grande prazer dos sentidos voltados ao grande prazer em geral, em tudo, e o grande prazer sexual.

Para melhorar nosso entendimento saibamos também o que significa Volúpia.

O que é Volúpia?

Volúpia é um substantivo feminino que é sinônimo de voluptuosidade ou luxúria, e significa um grande prazer dos sentidos ou grande prazer sexual; para uma pessoa voluptuosa tudo gira em torno daquilo que gera “uma aparente” felicidade, não importando com os meios que se tenha que utilizar para conseguir esse objetivo.  

Frequentemente a palavra volúpia está relacionada com uma vertente sensual com deleites carnais até perversos e ou com desejos lascivos.

Apesar disso, volúpia também pode indicar prazer moral ou contentamento espiritual, referindo-se aos desejos do espírito da carne.

O termo volúpia tem origem também no latim “voluptas” que indicava prazer ou o ato de se deliciar sexualmente e muitas vezes de forma excessiva e extravagante.

Uma das manifestações artísticas mais conhecidas com esta palavra é o poema "Volúpia", de uma famosa autora e poetisa portuguesa.

No âmbito da mitologia grega, Volúpia é uma deusa da virtude, fruto da união entre Eros (deus do amor erótico) e Psiquê (voltada para uma personificação dos desejos mais fortes e perniciosos  da alma), cuja formação foi mentalmente trabalhada para ser deformada em seu caráter.


A volúpia como lascívia na Bíblia.

Para os estudiosos da Bíblia, a palavra lascívia é interpretada como impureza, impudor. O comportamento lascivo vai além do pecado e envolve o desprezo pelo que é certo:

“Que eu tenha que chorar por muitos que pecaram no passado e ainda não se tenha convertido da impureza, da fornicação e dos vícios que antes praticavam”. (2 Coríntios 12:21).

“Além disso, as obras dos instintos egoístas são bem conhecidas: fornicação, impureza, libertinagem, idolatria, feitiçaria, ódio, discórdia, ciúme, ira, rivalidade, divisão, sectarismo, inveja, bebedeira, orgias e outras coisas semelhantes”. (Gálatas 5:19-21).


Dentro do mesmo tema vamos analisar agora o significado de Concupiscência.

O que é Concupiscência?

Concupiscência é o termo utilizado para designar a cobiça ou apreço por bens materiais, assim como os prazeres sexuais.

Etimologicamente, este termo se originou a partir do latim “concupiscens”, que significa “o que tem um forte desejo”, que deriva da palavra “concupera”, que quer dizer “ter forte desejo”.

De acordo com algumas doutrinas religiosas, como o cristianismo, por exemplo, a concupiscência é sinônimo de libertinagem ou lascividade carnal. 

Esta ação, consequentemente, é tida como um pecado.

Saibamos mais sobre o significado de lascívia e de libertinagem, relacionados com a Concupiscência da carne e a soberba da vida. 

A concupiscência da carne, no âmbito religioso, caracteriza o uso (mau) do desejo e do prazer sexual como único sentido para a vida.

Este comportamento seria de desagrado para Deus, segundo os religiosos.

A bíblia cristã evangélica ainda fala sobre a “concupiscência dos olhos”, que seria o desejo pecaminoso do prazer carnal praticado na imaginação das pessoas através do olhar maldoso para com o sexo oposto. Essas características, às vezes são utilizadas, sem regras, quanto ao sexo oposto ou do mesmo sexo.  

"Porque tudo o que há no mundo, a concupiscência da carne, a concupiscência dos olhos e a soberba da vida, não vem do Pai, mas sim do mundo. Ora, o mundo passa, e a sua concupiscência; mas aquele que faz a vontade de Deus, permanece para sempre”. (1 João 2: 16-17).

O imoralismo ou a total falta de moral sugere uma doutrina adotada por alguém que nega o valor moral que está presente na sua sociedade, principalmente na sociedade de sua convivência. 

O Apóstolo Paulo nos ensina em Filipenses 4.7-8 o seguinte:

7. E a paz de Deus, que excede todo o entendimento, guardará os vossos corações e os vossos sentimentos em Cristo Jesus.

8. Quanto ao mais, irmãos, tudo o que é verdadeiro, tudo o que é honesto, tudo o que é justo, tudo o que é puro, tudo o que é amável, tudo o que é de boa fama, se há alguma virtude, e se há algum louvor, nisso pensai. 

Encerrando está mensagem quero que vocês meditem no que escreveu o Apóstolo Pedro em 2 Pedro capítulo 2.

2 Pedro 2


1.   E também houve entre o povo falsos profetas, como entre vós haverá também falsos doutores, que introduzirão encobertamente heresias de perdição e negarão o Senhor que os resgatou, trazendo sobre si mesmos repentina perdição.

2.   E muitos seguirão as suas dissoluções, pelos quais será blasfemado o caminho da verdade; 

3. e, por avareza, farão de vós negócio com palavras fingidas; sobre os quais já de largo tempo não será tardia a sentença, e a sua perdição não dormita.

4. Porque, se Deus não perdoou aos anjos que pecaram, mas, havendo-os lançado no inferno, os entregou às cadeias da escuridão, ficando reservados para o Juízo; 

5. e não perdoou ao mundo antigo, mas guardou a Noé, pregoeiro da justiça, com mais sete pessoas, ao trazer o dilúvio sobre o mundo dos ímpios;

6. e condenou à subversão as cidades de Sodoma e Gomorra, reduzindo-as a cinza e pondo-as para exemplo aos que vivessem impiamente; 

7. e livrou o justo Ló, enfadado da vida dissoluta dos homens abomináveis 

8. (porque este justo, habitando entre eles, afligia todos os dias a sua alma justa, pelo que via e ouvia sobre as suas obras injustas). 

9. Assim, sabe o Senhor livrar da tentação os piedosos e reservar os injustos para o Dia de Juízo, para serem castigados,

10. mas principalmente aqueles que segundo a carne andam em concupiscências de imundícia e desprezam as dominações. Atrevidos, obstinados, não receiam blasfemar das autoridades;

11. enquanto os anjos, sendo maiores em força e poder, não pronunciam contra eles juízo blasfemo diante do Senhor. 

12. Mas estes, como animais irracionais, que seguem a natureza, feitos para serem presos e mortos, blasfemando do que não entendem, perecerão na sua corrupção, 


13. recebendo o galardão da injustiça; pois que tais homens têm prazer nos deleites cotidianos; nódoas são eles e máculas, deleitando-se em seus enganos, quando se banqueteiam convosco; 

14. tendo os olhos cheios de adultério e não cessando de pecar, engodando as almas inconstantes, tendo o coração exercitado na avareza, filhos de maldição;

15. os quais, deixando o caminho direito, erraram seguindo o caminho de Balaão, filho de Beor, que amou o prêmio da injustiça. 

16. Mas teve a repreensão da sua transgressão; o mudo jumento, falando com voz humana, impediu a loucura do profeta.

17. Estes são fontes sem água, nuvens levadas pela força do vento, para os quais a escuridão das trevas eternamente se reserva; 

18. porque, falando coisas mui arrogantes de vaidades, engodam com as concupiscências da carne e com dissoluções aqueles que se estavam afastando dos que andam em erro,

19. prometendo-lhes liberdade, sendo eles mesmos servos da corrupção. Porque de quem alguém é vencido, do tal faz-se também servo.

20. Porquanto se, depois de terem escapado das corrupções do mundo, pelo conhecimento do Senhor e Salvador Jesus Cristo, forem outra vez envolvidos nelas e vencidos, tornou-se-lhes o último estado pior do que o primeiro.

21. Porque melhor lhes fora não conhecerem o caminho da justiça do que, conhecendo-o, desviarem-se do santo mandamento que lhes fora dado.

22. Deste modo, sobreveio-lhes o que por um verdadeiro provérbio se diz: O cão voltou ao seu próprio vômito; a porca lavada, ao espojadouro de lama.


Deus abençoe você e sua família. 

Pr. Waldir Pedro de Souza 
Bacharel em Teologia, Pastor e Escritor