segunda-feira, 8 de abril de 2024

DIAS DE ANGÚSTIAS E DE TREVAS SOBRE A TERRA

DIAS DE ANGÚSTIAS E DE TREVAS SOBRE A TERRA.

 

Sofonias 1:14-18 nos mostra o cenário de como serão estes dias.

“Está perto o grande Dia do SENHOR; está perto e vem chegando depressa. Atenção! O Dia do SENHOR é amargo, e nele clamarão até os poderosos. Aquele dia será um dia de ira, dia de angústia e tribulação, dia de ruína e destruição, dia de trevas e escuridão, dia de nuvens e densas trevas, dia de toque de trombeta e gritos de guerra contra as cidades fortificadas e contra as torres altas. Trarei angústia sobre as pessoas, e elas andarão como se estivessem cegas, porque pecaram contra o SENHOR. O sangue dessas pessoas será derramado como pó, e a sua carne será espalhada como esterco. Nem a prata nem o ouro poderão livrá-las no dia da ira do SENHOR, mas, pelo fogo do seu zelo, a terra será consumida. Porque ele certamente fará destruição total e repentina de todos os moradores da terra.”

Antes da vinda de Jesus para arrebatar a sua igreja haverá de acontecer na terra o chamado período do “Princípio das dores”. Mateus 24:7-8.

O dia e a hora exatos da Sua vinda não foram revelados. Cristo disse aos discípulos que Ele Mesmo não sabia o dia ou a hora do Seu retorno, mas mencionou certos eventos através dos quais poderiam saber quando Sua vinda estaria próxima.

O dia e a hora exatos da Sua vinda não foram revelados. Cristo disse aos discípulos que Ele Mesmo não sabia o dia ou a hora do Seu retorno, mas mencionou certos eventos através dos quais poderiam saber quando Sua vinda estaria próxima. “Haverá sinais”, disse Ele, “no Sol, na Lua e nas estrelas.” Lucas 21:25. E explicou com maior clareza ainda: “O Sol escurecerá, a Lua não dará a sua luz, as estrelas cairão do firmamento” (Mateus 24:29). “Sobre a Terra”, disse Jesus, haverá “angústia entre as nações em perplexidade por causa do bramido do mar e das ondas, haverá homens que desmaiarão de terror e pela expectativa das coisas que sobrevirão ao mundo”. (Lucas 21:25 e 26).

A Bíblia é a infalível palavra de Deus e ela afirma categoricamente que o fim dos tempos está chegando. Para a igreja do Senhor Jesus é o princípio das dores. Estes dias serão de angústias dores e de trevas, e estão se aproximando sobre a terra. A Bíblia já previa este momento em Mateus 24.

Dias de trevas sobre a terra são mencionados na Bíblia.

Isaías 5.30: Naquele tempo, um estrondo, semelhante ao bramido do mar, retumbará contra ele. Quando olhar a terra, só verá trevas e angústia, e no céu se estenderão nuvens tenebrosas.

Isaías 8.21-22. Andarão errantes pela terra, fatigados e esfomeados; atormentados pela fome, agastar-se-ão e amaldiçoarão o seu rei e o seu Deus. Levantarão os olhos, depois olharão para a terra, e só verão misérias, escuridão e trevas angustiantes. Repelir-se-ão dentro da noite.

Joel 3.3-4. Farei aparecer prodígios no céu e na terra, sangue, fogo e turbilhões de fumo. O sol converter-se-á em trevas e a lua, em sangue, ao se aproximar o grandioso e temível dia do Senhor.

Nos Evangelhos tem citações dos terríveis dias futuros nos dias do princípio das dores e no período da grande tribulação.

Mateus 24.29-31. Logo após estes dias de tribulação, o sol escurecerá, a lua não dará sua luz, cairão do céu as estrelas e as potências dos céus serão abaladas. Então aparecerá no céu o sinal do Filho do Homem. Todas as tribos da Terra baterão no peito e verão o Filho do Homem vir sobre as nuvens do céu cercado de glória e de majestade. Ele enviará seus anjos com estridentes trombetas, e juntarão seus escolhidos dos quatro ventos, duma extremidade do céu à outra.

Marcos 13.24-27. Naqueles dias, depois dessa tribulação, o Sol se escurecerá, a Lua não dará o seu resplendor;

cairão os astros do céu e as forças que estão no céu serão abaladas. Então verão o Filho do homem voltar sobre as nuvens com grande poder e glória. Ele enviará os anjos, e reunirá os seus escolhidos dos quatro ventos, desde a extremidade da Terra até a extremidade do céu.

Lucas 21.25-28. Haverá sinais no Sol, na Lua e nas estrelas. Na Terra a aflição e a angústia apoderar-se-ão das nações pelo bramido do mar e das ondas. Os homens definharão de medo, na expectativa dos males que devem sobrevir a toda a Terra. As próprias forças dos céus serão abaladas. Então verão o Filho do Homem vir sobre uma nuvem com grande glória e majestade. Quando começarem a acontecer estas coisas, reanimai-vos e levantai as vossas cabeças; porque se aproxima a vossa libertação.

Apocalipse 6.12-14. Depois vi o Cordeiro abrir o sexto selo; e sobreveio então um grande terremoto. O sol se escureceu como um tecido de crina, a lua tornou-se toda vermelha como sangue e as estrelas do céu caíram na terra, como frutos verdes que caem da figueira agitada por forte ventania. O céu desapareceu como um pedaço de papiro que se enrola e todos os montes e ilhas foram tirados dos seus lugares.

Apocalipse 16.14. São espíritos de demónios. Fazem maravilhas, e vão até os reis de toda a Terra, a fim de reuni-los para a guerra no Grande Dia do Deus Todo poderoso. (Eis que venho como um ladrão: feliz aquele que vigia e conserva suas vestes, para não andar nu e não deixar que vejam sua vergonha!). Então os espíritos reuniram os reis no lugar que, em hebraico, se chama Armagedon.

Apocalipse 16.18-21. Houve, então, relâmpagos, vozes e trovões, assim como um terremoto tão grande como jamais houve desde que há homens na terra. A grande cidade foi dividida em três partes, e as cidades das nações caíram, e Deus lembrou-se da grande Babilônia, para lhe dar de beber o cálice do vinho de sua ira ardente. Todas as ilhas fugiram, e montanha alguma foi encontrada. Grandes pedras de gelo, que podiam pesar um talento, caíram do céu sobre os homens. Os homens amaldiçoaram a Deus por causa do flagelo da saraiva, pois este foi terrível.

A Bíblia Sagrada afirma que cedo ou tarde tudo vai se cumprir, não adianta o homem querer correr do seu ajuste de contas com Deus.

Isaías 13:6-11 diz: - "6 Lamentem, pois o Dia do Senhor está perto; ele vem como destruição da parte do Todo-Poderoso. 7 Por isso, todas as mãos desfalecerão, e o coração de todos se derreterá. 8 Ficarão apavorados; angústia e dores tomarão conta deles, e se contorcerão qual mulher que está dando à luz. Olharão espantados uns para os outros, com os rostos da cor do fogo. 9 Eis que vem o Dia do Senhor, dia cruel, com ira e ardente furor, para fazer da terra uma desolação e exterminar dela os pecadores. 10 Porque as estrelas e constelações dos céus não darão a sua luz; o sol, logo ao nascer, se escurecerá, e a lua não fará resplandecer a sua luz. 11 “Castigarei o mundo por causa da sua maldade, e os perversos, por causa da sua iniquidade. Farei cessar a arrogância dos atrevidos e abaterei o orgulho dos violentos...".

Ezequiel 34 nós fala que o Senhor mesmo apascentará as suas ovelhas, ou seja, os fieis servos de Deus serão protegidos por Deus.

O fim dos tempos será marcado pelo retorno de Cristo e o julgamento final. Neste tempo do ocorrerá o fim do mundo como o conhecemos fisicamente e os homens e os anjos caídos terão de comparecer diante do tribunal de Deus, no juízo final. A Bíblia diz que no final dos tempos, a presente era será encerrada, dando lugar ao estado eterno.

Curiosamente a maioria das religiões acredita numa idéia de fim dos tempos, ou seja, concordam com o que diz a Bíblia sobre este assunto.

Diferentes crenças e religiões de todas as partes do mundo, inclusive o mundo científico e tecnológico também, anunciam um conceito de um tipo de ajustes de contas que ocorrerão no final da presente história da humanidade. Todavia, somente a Bíblia nos fornece as informações realmente confiáveis acerca de como será o fim dos tempos.

Quando será o fim dos tempos?

A Bíblia não diz exatamente quando será o fim dos tempos. Mesmo assim muitas pessoas têm tentado especular inutilmente uma data para o fim do mundo. Jesus Cristo falou sobre isso, e disse que o dia de seu retorno, e consequentemente do início do fim dos tempos, pertence somente ao Pai, (Mateus 24:36).

Isso significa que o dia do final dos tempos já está determinado por Deus e acontecerá de acordo com seus propósitos soberanos do arrebatamento da igreja. Portanto, qualquer pessoa que se levantar dizendo saber quando será o final dos tempos, é mentirosa.

É interessante saber que a Bíblia Sagrada designa que virá um período após o ministério terreno de Jesus que foi a mais de dois mil anos atrás, como já sendo “os últimos dias”, e na verdade está se referindo aos tempos da proximidade com a grande tribulação. (Atos 2:17; 2 Timóteo 3:1; 2 Pedro 3:3; 1 João 2:18; Judas 1:18).

Jesus veio trazer o reino de Deus, e com sua morte e ressurreição realizar o plano salvífico para o homem, é a era do Espírito Santo, é o tempo da graça. Ele, Deus, inaugurou o estágio final da história da redenção. A vinda do Consolador Amado logo após a ascensão de Jesus aos céus nos deu a saber que um dia também acontecerá a retirada do Espírito Santo desta terra, e isso acontecerá no dia do arrebatamento da igreja; o Espírito Santo será retirado da terra no dia e no momento do Arrebatamento da igreja. Dai por diante seguirá o tempo da grande tribulação.  

Em seu sermão escatológico, Jesus também comparou estes últimos dias ao trabalho de parto de uma gestante, (Mateus 24.25; Marcos 13). Então Ele falou sobre o princípio das dores, um tempo em que haveria alguns sinais que apontariam para o fim, mas que ainda não seria o final dos tempos, seria, eu repito, a indicação de que o fim dos tempos estará chegando, assim como será desencadeada a grande tribulação.

Jesus falou que nesse tempo do princípio das dores o Evangelho será pregado por todo o mundo. Disse também que muitos falsos profetas e impostores que alegação ser o próprio Cristo, e aparecerão por todas as nações do mundo inteiro. Além disso, Jesus avisou que haverá guerras, rumores de guerras e desastres naturais, e que a Igreja seria perseguida. É o que praticamente está acontecendo nos nossos dias.

Assim como as contrações aumentam numa gestação, esses sinais também deverão aumentar à medida que o fim dos tempos se aproxima. No período que antecede imediatamente o final dos tempos, Jesus disse que ocorrerá uma grande tribulação nunca vista na História da humanidade. É nesse período também que o sistema iníquo do governo mundial e da nova ordem mundial, assim também da religião mundial estará em pleno funcionamento será liderado pelo Anticristo. 2 Tessalonicenses 2:1-10.

Os eventos do fim dos tempos.

Como já foi dito, no fim dos tempos Jesus voltará. Com grande glória e poder, Ele virá buscar o seu povo, a sua igreja e consumar todas as coisas, (Atos 1:11; Apocalipse 1:7). O apóstolo Paulo diz que este momento será glorioso e ao mesmo tempo inexplicável, (1 Tessalonicenses 4:16,17). Isso porque no dia e no momento do Arrebatamento da igreja, os mortos ressuscitarão primeiro e os que estiverem vivos terão seus corpos transformados num abrir e fechar de olhos. Então o que é mortal e corruptível será revestido de incorruptibilidade e imortalidade, (1 Coríntios 15:51-54).

Aqui vale lembrar que no dia do arrebatamento da igreja, apenas os santos que estiverem vivos e os que morreram em Cristo é que serão arrebatados, primeiro os mortos ressuscitarão e os que estiverem vivos serão transformados em corpos gloriosos assim como o de Jesus quando ressuscitou dentre os mortos, fazendo-se as primícias dos que dormem, (1 Coríntios 15:20-22), serão salvos e estarão num primeiro momento nas bodas do Cordeiro enquanto ocorrerá na terra o período da grande tribulação.

O que é a primeira ressurreição e o que é a segunda ressurreição?

Daniel 12:2 resume os dois destinos muito diferentes que a humanidade enfrenta: "Muitos dos que dormem no pó da terra ressuscitarão, uns para a vida eterna, e outros para vergonha e horror eterno." Todo mundo vai ressuscitar dos mortos, mas nem todos irão compartilhar o mesmo destino. O Novo Testamento revela detalhes adicionais das ressurreições distintas para os justos e os injustos.

Apocalipse 20:4-6 menciona uma "primeira ressurreição" e identifica os envolvidos como "bem-aventurados e santos”. A segunda morte (no lago de fogo, Apocalipse 20:14) não tem poder sobre essas pessoas. A primeira ressurreição, então, é a ressurreição de todos os salvos de todas as épocas e o arrebatamento de todos os crentes fiéis que estiverem vivos. Este momento é o corresponde ao ensinamento de Jesus da "ressurreição dos justos" (Lucas 14:14) e "ressurreição da vida", (João 5:29).

A primeira ressurreição ocorre em vários estágios. O próprio Senhor Jesus Cristo (as "primícias", 1 Coríntios 15:20) abriu o caminho para a ressurreição de todos os que creem nEle. Houve uma ressurreição dos santos de Jerusalém no momento que Jesus expirou na cruz do calvário, (Mateus 27:52-53), a qual deve ser incluída em nossa consideração da primeira ressurreição. Ainda por vir estão a ressurreição dos "mortos em Cristo", no retorno do Senhor Jesus para arrebatar a sua igreja, (1 Tessalonicenses 4:16).

Ainda temos que considerar que a ressurreição dos mártires no final da grande tribulação, de Apocalipse 20:4, acontecerá imediatamente e instantaneamente à morte individual de cada um  já que eles serão martirizados e terão que pagar a sua salvação com a sua própria vida. Ou seja, cada um que não aceitar o número da besta serão mortos de uma maneira terrível por não negar o Senhor Jesus.

Em Apocalipse 20:12-13 temos a identificação daqueles que fazem parte da segunda ressurreição como sendo os ímpios, estes serão condenados por Deus no julgamento do grande trono branco, antes de serem lançados no lago de fogo  que arde com fogo e enxofre.  A segunda ressurreição, então, é o levantamento de todos os incrédulos e ímpios de todos os tempos e está ligada à segunda morte. Corresponde ao ensino de Jesus sobre a "ressurreição do juízo". (João 5:29).

O evento que dividirá a primeira da segunda ressurreição será a grande tribulação e seguida do reino Milenial de Cristo. Todos os justos serão ressuscitados e transformados em corpos incorruptíveis para reinarem "com Cristo durante os mil anos". (Apocalipse 20:4), mas "os restantes dos mortos, se referindo aos ímpios e incrédulos, não reviveram até que se completassem também os mil anos. E confirma isto com a frase que designa quem serão e quando serão arrebatados: Esta é a primeira ressurreição", ou seja, a ressurreição do arrebatamento da igreja. (Apocalipse 20:5).

Que grande alegria vai fazer parte da primeira ressurreição. Que grande angústia será a da segunda ressurreição. Que responsabilidade temos nós na pregação do evangelho do Senhor Jesus e de esclarecer para todos que o tempo d salvação é hoje, que o tempo de aceitar a Jesus Cristo como Senhor e Salvador da sua alma é agora, é urgente, "Salvai-os, arrebatando-os do fogo", (Judas 23).

Como já vimos acima os ímpios também ressuscitarão, porém no final dos tempos para o grande julgamento do Juízo final ou juízo do grande trono branco. Por isso o profeta Daniel escreve que uns ressuscitarão para a vida eterna e outros para a vergonha e desprezo eterno, (Daniel 12:2). Ninguém poderá escapar do juízo de Deus, o juízo final. Neste juízo final os justos serão justificados com a abertura do livro da vida onde consta o nome de todos os salvos de todos os tempos e que aceitaram a Jesus e se converteram dos seus maus caminhos, porém os que não tiverem os seus nomes inscritos no livro da vida serão condenados e lançados no lago que arde com fogo e enxofre, que é a segunda morte descrita no Apocalipse 21.8.

Existem muitas interpretações escatológicas divergentes acerca de como será a cronologia do fim dos tempos. Mas todas elas concordam que haverá o retorno de Cristo para o arrebatamento da igreja e o juízo final depois do reino milenial de Cristo. Ficará claro o destino eterno de todas as pessoas e também dos anjos que pecaram contra Deus.

Quais são os sinais principais dos fins dos tempos? Mateus 24, Lucas 13, Lucas 21.

Muitos dirão que são Jesus ou que são profetas de Deus, mas são falsos Cristos e falsos profetas, fazendo até milagres, prodígios e maravilhas da mentira para enganar as pessoas, enganarão muitos crentes; 1 Tessalonicenses 2:1-10.

Haverá guerras entre nações e ameaças de guerras e ouviremos falar delas;

Haverá desastres naturais, como terramotos e fomes em muitos lugares;

Os crentes serão perseguidos, odiados e alguns até mortos;

Haverá muitos escândalos nas igrejas, ódio e traição entre as pessoas;

A maldade do mundo será tanta que muitos ficarão desiludidos e deixarão de amar uns aos outros.

O Evangelho será pregado a todos os povos, mas isso não significa que será aceito por todos;

Em Israel haverá muita turbulência, instabilidade e guerras;

O mundo passará por uma grande tribulação, como nunca houve antes;

Haverá sinais no céu, o sol e a lua não darão a sua luz;

Muitas pessoas serão apanhadas de surpresa em seus erros e desmaiarão pela expectativa das coisas horrendas que estarão praticando.

Diversas parábolas de Jesus falam desse momento. Numa delas o Senhor Jesus diz que haverá a separação das ovelhas e dos bodes, (Mateus 25:31-46); e em outra Ele fala sobre a distinção final entre o joio e o trigo, (Mateus 13:24-30; 36-43). O trigo será recolhido no celeiro, enquanto o joio será definitivamente queimado, lançado no fogo.

Todas essas parábolas usam uma linguagem figurada para falar da realidade da separação entre os redimidos e os ímpios que ocorrerá no fim dos tempos. Os redimidos entrarão na bem aventurada esperança porque confiaram em Deus e ali habitarão com Ele por toda eternidade. Já os ímpios serão lançados no inferno, onde juntamente com o Anticristo, a besta, o Falso Profeta e com os anjos caídos, todos serão punidos por seus pecados e serão lançados no lago que arde com fogo e enxofre, isto é a segunda morte a morte eterna. Em Apocalipse 21:8 afirma que esta será a segunda morte, a morte eterna.

O impacto do fim dos tempos em todo o Universo.

O apóstolo Pedro também escreveu sobre o fim dos tempos. Ele diz que o Universo passará por uma profunda transformação purificadora, ficando livre dos efeitos do pecado. Então haverá novos céus e nova terra, em que habita a justiça. (2 Pedro 3:12,13).

Este será o lar eterno daqueles que foram justificados por Cristo Jesus mediante Sua obra expiatória. Numa linguagem simbólica, o apóstolo João fala também sobre a beleza indescritível deste novo lar que será a habitação de Deus na cidade celestial, a Jerusalém celestial, com seu povo eternamente, (Apocalipse 22).

Mas aqueles que rejeitaram o Filho de Deus também terão suas moradas eternas e infelizmente num lugar de choro, pranto e ranger de dentes. Após o fim dos tempos, enquanto os salvos viverão toda a eternidade desfrutando da presença amorosa e graciosa de Deus, os ímpios viverão para sempre diante da presença da justiça de Deus em toda sua ira, que exige a punição pelo pecado cometido por cada um individualmente. Por isso o fim dos tempos é reconfortante para os salvos, e ao mesmo tempo aterrorizante para os ímpios e incrédulos.

Em João 14:1-3 Jesus mesmo disse: “Não se turbe o vosso coração, credes em Deus e crede também em mim, na casa de meu Pai há muitas moradas e Eu vou preparar-vos lugar. Se não fosse assim Eu vo-lo teria dito, e quando Eu for e vos preparar lugar, voltarei e vos levarei para min mesmo, para que onde Eu estiver, estejais vós também”.

Deus abençoe você e sua família.

 

Pastor Waldir Pedro de Souza.

Bacharel em Teologia, Pastor e Escritor.

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário