segunda-feira, 1 de abril de 2024

PEÇONHA MORTAL DENTRO DA BOCA

PEÇONHA MORTAL DENTRO DA BOCA

 

O Livro de Provérbios 18:21 nos diz que a língua pode ser uma fonte de vida ou um veneno mortífero, pode dar vida ou matar.

A Palavra de Deus nos revela preciosos ensinamentos acerca do nosso falar. “O que guarda a boca e a língua, guarda a sua alma das angústias”, (Provérbios 21.23). O Senhor nos concedeu um órgão capaz de dar vida ou de levar à morte: a língua.

Devemos abrir a boca para abençoar o nosso irmão, para adorarmos ao Senhor. Mas, infelizmente, muitos têm sido destruídos pela falta de sabedoria. Muitos não têm administrado seus lábios de modo a abençoar. Por isso, amaldiçoam. Salomão afirmou: “Prata escolhida é a língua do justo, mas o coração dos perversos vale mui pouco. Os lábios do justo apascentam a muitos, mas, por falta de bom senso, morrem os tolos”, (Provérbios 10.20-21).

A Palavra de Deus nos revela de uma forma bem clara que devemos abençoar, abençoar. Comece abençoando a sua vida. “Eis que será abençoado o homem que teme ao Senhor”, (Sl 128.4).

Raça de víboras! Como podeis falar coisas boas, sendo maus? Pois a boca fala do que está cheio o coração. (Mateus 12.24).

O que guarda a sua boca conserva a sua alma, mas o que muito abre os lábios tem perturbação. (Provérbios, 13.3).

Veneno mortal dentro da própria boca? O quê será que é isso?

Os cuidados que devemos ter com a língua para não criarmos “narrativas mentirosas" e ou falas enganosas, acusatórias e falsas contra nossos semelhantes.

Tiago capítulo 3 é o capítulo que melhor define sobre os cuidados que devemos ter com a língua e com a linguagem que usamos frequentemente. É como se fosse o texto áureo sobre a língua. Lembrando que a boca só fala daquilo que o coração e o cérebro está cheio. Se o coração e o cérebro estiverem cheios do amor de Deus, nunca a sua ou as nossas línguas vão ser usadas para o mal ou para causar males a quem quer que seja.

Tiago 3.1-12 nos ensina a dominar a língua.

1.  Meus irmãos, muitos de vós não sejam mestres, sabendo que receberemos mais duro juízo.

2. Porque todos tropeçamos em muitas coisas. Se alguém não tropeça em palavra, o tal varão é perfeito e poderoso para também refrear todo o corpo.

3. Ora, nós pomos freio nas bocas dos cavalos, para que nos obedeçam; e conseguimos dirigir todo o seu corpo.

4. Vede também as naus que, sendo tão grandes e levadas de impetuosos ventos, se viram com um bem pequeno leme para onde quer a vontade daquele que as governa.

5. Assim também a língua é um pequeno membro e gloria-se de grandes coisas. Vede quão grande bosque um pequeno fogo incendeia.

6. A língua também é um fogo; como mundo de iniquidade, a língua está posta entre os nossos membros, e contamina todo o corpo, e inflama o curso da natureza, e é inflamada pelo inferno.

7. Porque toda a natureza, tanto de bestas-feras como de aves, tanto de répteis como de animais do mar, se amansa e foi domada pela natureza humana;

8. mas nenhum homem pode domar a língua. É um mal que não se pode refrear; está cheia de peçonha mortal.

9. Com ela bendizemos a Deus e Pai, e com ela amaldiçoamos os homens, feitos à semelhança de Deus:

10. de uma mesma boca procede bênção e maldição. Meus irmãos, não convém que isto se faça assim.

11. Porventura, deita alguma fonte de um mesmo manancial água doce e água amargosa?
12. Meus irmãos, pode também a figueira produzir azeitonas ou a videira, figos? Assim, tampouco pode uma fonte dar água salgada e doce.

A influência do linguajar das pessoas na igreja.

A igreja do Senhor Jesus tem sofrido vários revezes e influências negativas com a mudança rápida dos hábitos sociais dos Cristãos servirem a Deus. Hábitos esses que incentivam as pessoas  principalmente os novos convertidos e os jovens, com a promessa que diz “venha como estás e continue como estás”, uma vez salvo, você está salvo para sempre, porque o importante é você estar “nesta igreja” porque aqui você tem muitas bênçãos financeiras e materiais, como emprego, empresas,  carros, muito dinheiro na sua conta bancária, muitas propriedades, muitas viagens de turismo de luxo nos melhores hotéis de luxo do mundo, e blá, blá, blá de todos os tipos e para todos os gostos. Parece mais um cassino de jogos eletrônicos do que uma igreja, todos estão ali contribuindo financeiramente e esperando o líder religioso profetizar suas bênçãos para depois “testemunhar" sobre os valores e os bens alcançados.

As ameaças ao corpo de Cristo, que é a igreja, e os pecados da língua.

“O que guarda a boca e a língua, guarda a sua alma das angústias”, (Provérbios 21.23). O Senhor nos concedeu um órgão capaz de dar vida ou de levar à morte: a língua.

Devemos abrir a boca para abençoar o nosso irmão, a nossa família e para adorarmos ao Senhor. Mas, infelizmente, muitos têm seus anseios destruídos pela falta de sabedoria e pelo mau uso da língua.

O Novo Testamento apresenta a igreja como sendo o Corpo de Cristo e os membros são as partes que fazem este corpo ser útil na terra. Jesus Cristo é o cabeça da Igreja, ele morreu por ela e é o seu único governo. Mas precisamos estar atentos com uma crescente onda de ataques que este corpo vem sofrendo há séculos.

Há perigos internos que ameaçam a integridade deste corpo e precisamos combater isso. Há pessoas dentro e fora do corpo que querem, de todas as formas, promoverem o “esquartejamento” do Corpo de Cristo. Nesta postagem veremos quais são essas ameaças e o que cada membro deve fazer para evitar que elas danifiquem a Igreja do Senhor Jesus.

Há pessoas que servem a Deus só na aparência, só da boca pra fora, mas na verdade fazem tudo o que agrada ao diabo.

Pode parecer absurdo, mas é perfeitamente possível haverem pessoas que servem a Deus, mas estão na verdade agradando ao diabo com seus procedimentos, gestos, ações e maneiras de viver.

Isso pode ocorrer de diversas maneiras como veremos a seguir:

A fofoca é a própria boca do diabo falando e destilando o seu veneno mortal para destruir vidas e reputação de pessoas honestas e honradas.

Tem pessoas que trabalham na igreja, fazendo coisas que são importantes na igreja, mas mesmo assim estão sendo instrumentos de destruição para a própria igreja porque usam a língua para falar mal da igreja ou de pessoas da igreja. Aquelas pessoas que promovem fofocas teem uma advertência para que convertem suas vidas com Deus. (Tg. 4.11). Tiago nos informa que a língua das pessoas pode ser contaminada pelo próprio inferno, se as pessoas não vigiarem poderão ser instrumentos do diabo para causar males incontestáveis a si mesmo e aos outros. (Tg. 3.6). Para essas pessoas os outros sempre estão errados e somente elas estão certas e se consideram as mais certas do mundo.

Para os fofoqueiros, os outros sempre estão com inveja deles, quando na verdade eles é que não sabem viver em comunhão com os demais. Essas pessoas são perigosas, pois possuem um espirito de contenda em seus lábios, elas, com sua linguagem maldosa,  promovem divisões e geram intrigas e até brigas dentro da própria igreja, (Pv.6,16-19).

Deus abomina o que semeia contenda entre irmãos. Uma pessoa que semeia contenda pode ser muito trabalhadora, mas é um tropeço aos olhos de Deus, ela mesma está trazendo abominação para dentro da casa de Deus, em outras palavras ela está servindo a Deus com seus talentos, mas aborrecendo a Deus com seus maus relacionamentos e procedimentos.

A mentira tem sido usada de todas as maneiras para tentar destruir a verdade de Deus na vida das pessoas convertidas.

Tem filhos do diabo se passando por filhos de Deus, (Jo. 8.44). O diabo é o pai da mentira e quem mente se torna seu filho, há pessoas mentindo e dizendo que são filhos de Deus, mas estas pessoas estão sempre fazendo mal, dando péssimo testemunho para os que são de fora e não se importam de prejudicarem a si mesmo e aos outros. A mentira corrói a alma de quem a profere e corrompe os relacionamentos entre os irmãos, pois ela destrói a confiança mútua necessária dentro e fora da igreja.

O falso testemunho contra as pessoas de bem tem sido muito usado para manchar e destruir a honra das pessoas de bem.

Infelizmente por inveja, ciúmes e maldade há pessoas difamando e dando falso testemunho de outros irmãos, isso é motivo de grande “alegria” para o inferno. Nada faz o diabo tão feliz quanto ver o povo de Deus se digladiando. Quando um irmão está em erro, o correto é ir a ele e corrigi-lo com espirito de mansidão e temperança, (Gl. 6.1), ao invés de espalhar as faltas da pessoa que cometeu algum erro na vida. É papel do irmão que ficou sabendo do erro de alguém ir tentar ajudar o transgressor sozinho para que ele supere a dor e a vergonha de ter errado, (Mt. 18.15). A Bíblia diz que a causa de toda contenda é sempre uma pessoa usada pelo diabo para falar mal dela, (Pv. 26.20). Ao saber que um irmão está cometendo algum erro, é dever da pessoa que tomou conhecimento deste fato anunciar à liderança da igreja e não ficar espalhando entre os crentes e descrentes os pecados dos seus próprios irmãos. Quem faz deste modo está mais a serviço do inferno do que do reino de Deus.

Deus não é Deus de confusão, de contenda e nem de divisões. Essas coisas devem ser combatidas urgentemente dentro da igreja. É fundamental que a igreja seja mantida pura e em perfeita harmonia, pois se não houver amor dentro da igreja ela jamais será a igreja de Jesus Cristo na terra. (Jo. 13.35).

Jesus nos liberta dos vícios e dos pecados da língua.

Uma vida cheia de esperança, controlada pelo Espírito Santo e de testemunho inspirador precisa abandonar certos vícios, maus hábitos, esquizofrenias atípicas  e, por outro lado, substituir tais coisas pela submissão ao Espírito Santo e à santa Palavra de Deus.

Não vos embriagueis com vinho, no qual há dissolução, o que deve ser abandonado. Mas enchei-vos do Espírito Santo ou deixai-vos dominar pelo Espírito Santo, que deve entrar e fazer morada nos corações. O que deve ser abandonado é o pecado,  é o mundanismo e o crente deve despojar-se de toda maledicência e revestir-se da graça infinita do Senhor Jesus em suas vidas. (Ef. 5.18).

Os pecados mais comuns que conspiram contra a plenitude do Espírito Santo são manifestos através do falar.

(1)  A irreverência e a profanação são atos que desagradam a Deus.

 Profanação inclui a vulgaridade, a blasfêmia e a luxúria, e uma mistura das três concomitantemente. O uso de gírias, adjetivos e palavras que sugerem vulgaridade e luxúria e mesmo o uso de palavrões. Irreverência é também tratar com vulgaridade a igreja, os irmãos e tudo que se relaciona com a pessoa do Deus vivo. Tratar levianamente o povo de Deus, a igreja de Deus, a palavra de Deus. Usar expressões ambíguas ou de duplo sentido que deem margem à sensualidade e à dupla interpretação. Elimine de sua linguagem tudo que é duvidoso, imoral e profano. Seja um crente que busca a santificação.

(2). A mentira é a causa de muitas ruínas, porque o pai da mentira é o diabo. João 10.20; João 8.44.

 A mentira é um vício sutil e uma obra da carne. Alguns dizem que contam “mentirinhas brancas”, querendo justificar que elas seriam inofensivas, procuram diminuir para si mesmos a força deste pecado. Outros mentem muito para si mesmos. Muitos mentem para sair de dificuldades ou circunstâncias embaraçosas. Outros exageram, subestimam ou superestimam os fatos para dar impressões errôneas aos fatos. A Bíblia diz que no ambiente do Corpo de Cristo não deve haver mentira: “não mintais uns aos outros”. (Cl 3.9).

(3). A murmuração traz derrotas. O murmurador está em franca rebelião contra Deus. “Fazei tudo sem murmurações, nem contendas”, (Fp 2.14). Qualquer serviço para a família, para os amigos, na igreja ou para o reino de Cristo, se estiver envolvido o vício da murmuração, de nada aproveita. O murmurador despreza o controle do Deus vivo e Soberano sobre a sua história e as circunstâncias dessa fraqueza ou para ser bem claro, deste pecado, serão desastrosas na vida de quem só vive murmurando. Troque a murmuração pela gratidão. Quando somos gratos, reconhecemos a soberania e o poder o do Senhor. Leia o Salmo136, o Salmo 150 que você vai se alegrar e servir a Deus com gratidão.

(4). As críticas são todas destrutivas. Já ate me falaram que existe uma tal de “ crítica construtiva” nas nunca vi alguém criticar para ajudar alguém, quem quer ajudar não critica, ajuda a pessoa a ter a solução ou dá boas sugestões para quem você quer criticar. 

A crítica que tem como a intenção destruir e colocar mancha no caráter ou na vida de alguém é sempre feita “pelas costas”, virtualmente e de modo sutil para querer não ser revelado quem criticou. Não criticamos as pessoas que amamos e queremos bem. Nem na frente das pessoas e nem “pelas costas”. Com estes, falamos com amor e pessoalmente, procurando melhorá-los mais e mais. Geralmente, criticamos aqueles que significam menos para nós ou nos promovem através de tal crítica. Antes de abrir os lábios para criticar alguém, reflita: a) Eu gostaria de ser julgado pelo mesmo critério? b) Vou falar por amor à pessoa e com respeito a ela e ao Senhor? c) Quero ajudar a pessoa a progredir ou estou desabafando minha irritação e minha insatisfação? A crítica impiedosa, seja no lar, na igreja ou no trabalho, só faz e só traz feridas. Não cura, nem constrói, nem ajuda ninguém, só destrói. Todos nós precisamos de dicas para melhorar, mas há bons caminhos para fazermos tais coisas.

(5). As conversações torpes destroem grandes amizades. Uma das grandes bênçãos da vida é ter senso de humor. Mas entre humor e chocarrice há um abismo. Chocarrices e gracejos são tolices e consistem em fazer graça e provocar riso às custas de outras pessoas. É preciso refletir antes de passar uma postagem, um vídeo, uma foto, um comentário para frente sem medir as consequências que possam causar. O bom humor sadio conforta, reanima, entusiasma. A chocarrice deprecia, perturba, inibe e constrange. A conversação torpe é também uma conversação obscena. Esta é uma das inimigas letais da plenitude do Espírito Santo na vida do ser humano. Quem tais coisas praticam são vazios e dão lugar à carnalidade e a espíritos de demônios.

(6). A maledicência consiste em falar mal dos outros. Reflita sobre o mal que isso pode causar; medite nas consequências e na destruição do caráter pessoal e alheio que você está causando. Por fim tome uma decisão e abandone estes maus conselheiros que te fazem ser uma pessoa amarga e amargurada, a ponto de viver proferindo maledicências.

(7). Por fim busquemos a santificação e manifestemos nosso crescimento espiritual por meio de nossas palavras, comentários, postagens nas redes sociais, piadas, orações e conversas em família e com os amigos mais chegados, fazendo tudo para a glória de Deus.

A Bíblia nos ensina o seguinte: “Não saia da vossa boca nenhuma palavra (torpe) que cause destruição, mas só a que seja boa para a necessária edificação, a fim de que transmita graça aos que te ouvem”. (Ef 4.29).

Em Romanos 8.1,2, temos a palavra de libertação, porque Jesus nos libertou da lei do pecado e da morte.

1.Portanto, agora, nenhuma condenação há para os que estão em Cristo Jesus, que não andam segundo a carne, mas segundo o espírito.
2. Porque a lei do Espírito de vida, em Cristo Jesus, me livrou da lei do pecado e da morte.

Deus abençoe você e sua família.

 

Pr. Waldir Pedro de Souza.

Bacharel em Teologia, Pastor e Escritor.




 

 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário