segunda-feira, 15 de abril de 2024

TEMOS QUE CORRIGIR AS NOSSAS ATITUDES ERRADAS

TEMOS QUE CORRIGIR AS NOSSAS ATITUDES ERRADAS

 

Temos que corrigir as nossas atitudes erradas enquanto é tempo.

A parábola do servo vigilante, Lucas 12:35-40.

35. Estejam cingidos os vossos lombos, e acesas, as vossas candeias.

36. E sede vós semelhantes aos homens que esperam o seu senhor, quando houver de voltar das bodas, para que, quando vier e bater, logo possam abrir-lhe.

37. Bem-aventurados aqueles servos, os quais, quando o Senhor vier, achar vigiando! Em verdade vos digo que se cingirá, e os fará assentar à mesa, e, chegando-se, os servirá.

38. E, se vier na segunda vigília, e se vier na terceira vigília, e os achar assim, bem-aventurados são os tais servos.

39. Sabei, porém, isto: se o pai de família soubesse a que hora havia de vir o ladrão, vigiaria e não deixaria minar a sua casa.

40. Portanto, estai vós também apercebidos; porque virá o Filho do Homem à hora que não imaginais.

Diante da iminente volta de Jesus para arrebatar a sua igreja, temos que rever nossos conceitos e nossas atitudes para estarmos preparados para o arrebatamento. É necessário corrigirmos as nossas atitudes erradas porque breve Jesus virá.

O servo negligente que ignorou a volta do seu senhor dizia a respeito dele “tarde virá”. Quem Ignorar a vinda de Jesus também estará cometendo o mesmo erro. Jesus não marcou data para voltar, mas breve Jesus virá.

Certa vez, ao ensinar a respeito do seu retorno, (Mt 24.45-51), Jesus contou uma parábola sobre um servo fiel e prudente e um mau servo. Quem é o mau servo? Jesus mostra que é aquele que diz: “O meu senhor tarde virá”, (Mt 24.48). Então, este passa a viver de modo negligente, desatento, maltratando seus conservos e completamente alheio à volta de seu Senhor.

Muitos, infelizmente, estão vivendo como o “mau servo” da parábola. Porém, a este, diz o Senhor: “Virá o senhor daquele servo num dia em que o não espera e à hora em que ele não sabe, e separa-lo-á, e destinará a sua parte com os hipócritas; ali haverá pranto e ranger de dentes”, (Mt 24.50,51). Nestes tempos de sinais evidentes da proximidade da vinda de Jesus, há muitos que estão “brincando” de ser crentes, ignorando a iminente vinda do Senhor Jesus e agindo como o mau servo. Viva com responsabilidade e seja proeminente nas suas atitudes diante de Deus. Siga o exemplo do servo fiel e prudente e jamais negligencie a obra de Deus nem se embarace com as coisas deste mundo, (Mt 24.45,46). O ignorante e escarnecedor não ficará impune na volta de Cristo.

O escarnecedor da palavra profética sobre a volta de Jesus não ficará impune. A Palavra de Deus nos alerta que nos últimos dias haverá homens escarnecedores: “Sabendo primeiro isto: que nos últimos dias virão escarnecedores, andando segundo as suas próprias concupiscências, e dizendo: Onde está a promessa da sua vinda? Porque desde que os pais dormiram todas as coisas permanecem como desde o princípio da criação”, (2Pe 3.3,4). O apóstolo deu como resposta o ensino bíblico, que indica a matemática de Deus quanto à contagem dos tempos, dizendo: “Mas, amados, não ignoreis uma coisa: que um dia para o Senhor é como mil anos, e mil anos, como um dia”, (2Pe 3.8). Há teólogos contemporâneos, que dizem que a volta de Jesus é apenas uma utopia. Isso é escarnecer desta verdade bíblica.

Devemos demonstrar nossas atitudes  de servos fieis para sermos arrebatados na vinda de Cristo. Devemos ter uma vida irrepreensível e de bom testemunho para com os incrédulos.

Isto só é possível na vida do crente através do poder redentor, libertador e purificador do sangue de Jesus mediante a fé. Tomemos como exemplo a vida do apóstolo Paulo. Ele tinha uma vida correta; não dava lugar à repreensão, censura, ou à crítica pertinentes. Certa vez, ele afirmou que andava “diante de Deus com toda a boa consciência”, (At 23.1). No capítulo 5 da Primeira Epístola aos Tessalonicenses, ele exorta os crentes a serem também irrepreensíveis: “E o mesmo Deus de paz vos santifique em tudo; e todo o vosso espírito, e alma, e corpo sejam plenamente conservados irrepreensíveis para a vinda de nosso Senhor Jesus Cristo”, (1Ts 5.23). Não é somente o seu corpo físico, visível que deve ser conservado puro, mas seu espírito e alma, partes invisíveis, também devem ser conservados corretos.

Há crentes que são como os “sepulcros caiados”, pois em seu interior, em sua alma e espírito, há somente podridão. Estes são arrogantes, invejosos, amargurados, cheios de ódio, etc. Sejamos santos em todo o nosso ser, em toda a nossa maneira de viver, pois em breve Jesus virá.

Não Devemos dar lugar à carne. Atualmente, muitos crentes estão se aproveitando da liberdade cristã para dar ocasião à carne e praticando todo tipo de libertinagens. (Gl 5.13). Muitas igrejas não passam de “clubes religiosos”, onde não se vê compromisso com a palavra de Deus e nem a santidade; “incham” em número, porém não crescem na “graça e conhecimento de nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo”, (2Pe 3.18).

São empresas da religião e praticam e permitem todo tipo de religiosidade e promiscuidade tendo como prioridade o lucro financeiro; o resto não importa. Não se esqueça de que em breve Jesus virá e aqueles que andam segundo a carne não herdarão o Reino de Deus, (Gl 5.21). Não podemos nos esquecer de que o mesmo Deus que é amor, (1Jo 4.16), é também “um fogo consumidor”, (Hb 12.29).

Nós devemos dar bons frutos enquanto é tempo. Como crentes precisamos dar bons frutos até a vinda de Jesus. As lutas do nosso dia a dia e as tristezas não podem nos impedir de frutificar. Trabalhar na obra do Senhor não é nada fácil; servir ao Senhor com alegria também fácil não é, enfrentamos lutas e tristezas diuturnamente, mas logo nos esquecemos de tudo quando vemos almas se rendendo aos pés do Senhor Jesus, sendo batizadas nas águas e no Espírito Santo. São, na verdade os frutos, a glória, o gozo, a alegria, e a coroa de todo o nosso trabalho. Vendo também os milagres de Deus acontecendo todos os dias em nossas vidas e em nossas famílias. Vamos trabalhar para o Senhor Jesus. Vamos semear a semente do evangelho da paz do Senhor. Sejamos semeadores de boas novas de grande alegria.  Preguemos a Palavra de Deus enquanto é tempo, pois o Dia do Senhor virá, quando não poderemos mais anunciar a salvação. Ainda existem muitas pessoas para serem salvas. Muitos estão esperando para ouvir a respeito das boas novas do Evangelho do Senhor Jesus. Faça a sua parte, frutifique, ganhe vidas para o Senhor Jesus. Um dia, não sabemos quando, Jesus voltará e a nossa alegria plena chegará.

Deus abençoe você e sua família.

 

PR. Waldir Pedro de Souza

Bacharel em Teologia, Pastor e Escritor.

 

 

 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário