segunda-feira, 25 de março de 2019

NÃO TENHA MEDO. DEUS CONTROLA TUDO

NÃO TENHA MEDO. DEUS CONTROLA TUDO 

“Não tenham medo. Permanecei firmes e vereis a libertação do Senhor que Ele hoje vos fará". Êxodo 14:13.

Disse Deus a Moisés: “diga aos filhos de Israel que marchem”. Êxodo 14:15.

Este versículo contém a ordem de Deus para nós como crentes, para aqueles momentos em que somos confrontados com circunstâncias e dificuldades extraordinárias. 

O que devemos fazer quando não  podemos recuar ou ir para a frente e o caminho está bloqueado para a direita e para a esquerda?

A palavra de Deus diz: “Não tenha medo. Fique firme! Então a melhor coisa que podemos fazer neste momento é escutar apenas o Espírito Santo, porque outros, virão com suas sugestões e maus conselhos, mas o Senhor diz: “Fiquem tranquilos e saibam que eu sou Deus”. Salmos 46:10.

“Não tenha medo” é uma das grandes mensagens recorrentes por toda a Escritura e Isaías 26:3,4 o descreve perfeitamente, porque é que não devemos ter medo: 

3. Tu conservarás em paz aquele cuja mente está firme em ti; porque ele confia em ti.
4. Confiai no Senhor perpetuamente; porque o Senhor Deus é uma rocha eterna.


O inimigo no entanto, vem e sussurra: “Desista”. 

Mas mesmo no pior dos tempos, Deus quer que sejamos alegres e corajosos, regozijando em Seu amor e fidelidade.

O medo vai nos tentar para agir como o mundo, e vai tentar nos convencer de que é muito difícil para continuar a viver a vida de um cristão. 

Num momento de fraqueza poderíamos pensar que ser cristão é muito difícil,  mas não importa o quanto Satanás nos possa pressionar para seguir o seu curso, não podemos, pois, como crentes, somos filhos de Deus e Jesus pagou com sua vida pela nossa salvação.

A impaciência, a ansiedade vão chegar, o choro vai regar sua face com lágrimas, mas há uma palavra de consolo que o Espírito Santo libera em nós no mais profundo de nossas almas que diz: “Levante-se e faça alguma coisa"!

Mas a coisa que devemos fazer durante este tempo é ter os olhos fixos no Senhor, porque Ele não somente fará alguma coisa, Ele fará tudo. 

Como Moisés disse ao seu povo, “vocês verão a libertação que o Senhor vos fará hoje”.

Deus nos tem exatamente onde Ele quer que nós estejamos. Os filhos de Israel estavam na perfeita vontade de Deus e todavia a sua fé estava sendo testada. 

Nós podemos estar na situação em que estamos, as vezes cercados por inúmeras situações desagradáveis e o inimigo está chegando por trás, o mar vermelho à nossa frente como uma barreira intransponível.

O inimigo está zombando e nos dizendo quanta tolice é confiar em Deus, e diz para a gente que não vale ter fé. 

No entanto, Deus tinha um propósito em trazer os filhos de Israel ao Mar Vermelho e Ele tem um propósito para o Mar Vermelho que poderíamos estar enfrentando em nossas vidas. 

Quando enfrentamos dificuldades na vida, Deus quer realizar duas coisas:

1. Ele quer dar a conhecer a Sua glória para os outros.

2. Ele quer nos ensinar a confiar nEle completamente.

Êxodo 14:4 afirma: “Mas Eu vou ganhar a glória para mim mesmo através do Faraó e todo o seu exército, e  os egípcios saberão que Eu sou o Senhor”.

Temos que confiar nas promessas de Deus. 

Ele disse: “Não tenhais medo. Permanecei firmes e vereis a libertação que o Senhor vai trazer-lhe hoje. Os egípcios que você vê hoje você nunca verá novamente. O Senhor vai lutar por você, e você só precisa ficar quieto”. 

Deus lhes prometeu que Ele iria cuidar deles, os Egípcios, e que Ele ia lutar sua batalha para eles. 

A única coisa que eles tinham que fazer era se manter firmes, o que simplesmente significa que tinham que focar-se em Deus e em Suas promessas pela fé.  o mesmo vale para nós hoje em dia.

Deus tem um plano para cada um de nós, que pode ser algo diferente do que poderíamos imaginar, mas Ele tem um plano. Ele vai nos levar para o outro lado do nosso Mar Vermelho. 

Ele não nos deixará, não estamos sozinhos. Nós não temos que lutar esta batalha, precisamos apenas ficar quietos, firmemente enraizados na nossa fé e saber que Deus “é capaz de fazer infinitamente muito mais do que tudo o que pedimos ou pensamos, segundo o poder que está operando dentro de nós”. Efésios 3:20.

No entanto o inimigo não vai desistir facilmente. O sentimento de orgulho  virá a nós dizendo: “Se alguém está bloqueando o teu caminho, cuide do assunto você mesmo”. Tem momentos nas nossas vidas que dá vontade de sair correndo e resolvendo tudo ao nosso modo. 

No entanto, a verdadeira fé nunca dá ouvidos para a arrogância, para a impaciência, para o medo ou para o desespero, mas somente ouve Deus dizendo: “Permaneça firme”, e, em seguida diz: usufrua da fé que permanece imóvel como uma rocha dentro de você. 

Devemos manter a postura de quem está firme, prontos para a ação, esperando novas ordens de Deus, aguardando pacientemente a voz do Mestre. 

Não vai demorar muito até que Deus dirá para nós, tão claramente como Ele disse a Moisés: 
“diga aos filhos de Israel que marchem”. Êxodo 14:15.

Em tempos de incerteza, espere; se você tiver qualquer dúvida, espere; nunca force uma ação. Se você sentir qualquer restrição em seu espírito, não vá contra ele, aguarde até que o caminho esteja claro, até que o Espírito Santo ordene sua saída do lugar, de onde você está . “Se você virar à direita ou à esquerda, teus ouvidos ouvirão uma voz atrás de você, dizendo:” Este é o caminho, andai por ele”. Isaías 30:21.

“Que o Deus da esperança vos encha de toda alegria e paz na vossa fé, para que abundeis na esperança pelo poder do Espírito Santo..”. Romanos 15:13.

Pr. Waldir Pedro de Souza 
Bacharel em Teologia, Pastor e Escritor. 



Nenhum comentário:

Postar um comentário