segunda-feira, 6 de maio de 2019

ÓTIMAS DICAS PARA TER UMA VIDA PRÓSPERA

ÓTIMAS DICAS PARA TER UMA VIDA PRÓSPERA 

A prosperidade mexe com os sonhos e os desejos de muitos, e não tem nada demais em desejar ser próspero, o problema está nas formas encontradas para se alcançar este objetivo.

Muitos procuram os caminhos fáceis e enganosos da marginalidade, outros apostam na sorte em loterias e mais alguns aguardam por heranças de parentes, etc, mas Deus disse ao homem após o pecado entrar na raça humana “Do suor do teu rosto comerás”, então o primeiro segredo ou princípio abaixo de adorar a Deus sobre todas as coisas é trabalhar muito, trabalhar com fé, com honestidade, com sinceridade  e confiante na vitória dia após dia. 

Existem diversas formas de ser próspero; você pode ter a prosperidade material adquirindo muitos bens materiais no decorrer da vida através do seu trabalho e de uma vida honesta diante de Deus e da sociedade. Você pode, quem sabe, associar a isso uma vida de grande prosperidade financeira com a virtude espiritual quando tudo o que você tocar vira ouro.

Você poderá alcançar a virtude, dom de Deus, de ter abundância de prosperidade espiritual quando até as pessoas em sua volta são abençoadas espiritual e materialmente e cantam e testemunham: “tudo o que eu tocar abençoado será”. 

A bíblia é um manual para o ser humano e nela encontramos conselhos de Deus para quem busca a prosperidade, façamos então um passeio pelas promessas de Deus e seus ensinamentos para entender e aprender a ser cada dia mais prósperos e obtermos sucesso no que fazemos.

Primeiro conselho bíblico:

Para ser próspero é necessário reconhecer a supremacia de Deus, seguir os seus ensinamentos, amá-lo com coração verdadeiro e alegremente de corpo, alma e espírito.

Agora, pois, ó Israel veja o que é que o Senhor teu Deus requer de ti, senão que temas o Senhor teu Deus, que andes em todos os seus caminhos, e o ames, e sirvas ao Senhor teu Deus de todo o teu coração e de toda a tua alma, que guardes os mandamentos do Senhor, e aos seus estatutos, que eu hoje te ordeno para o teu bem? (Deuteronômio 10:12-13).

Deus recomenda na passagem acima que para que tudo vá bem conosco, devemos amá-lo, obedecê-lo guardando os seus mandamentos, seguir os seus ensinamentos levando uma vida correta, buscar sempre ser justo com todos e ter amor ao próximo, pois está escrito que aquilo que quiseres que façam a ti, faça você ao próximo, portanto, se queres ajuda para realizar teus planos, ajude outras pessoas a realizarem os planos delas.

Segundo conselho bíblico:

Aprendam a obedecer a Deus e à sua palavra. 

Vejam  o que Deus diz: Guardareis, pois, todos os mandamentos que eu vos ordeno hoje, para que sejais fortes, e entreis, e ocupeis a terra a que estais passando para possuirdes e para que prolongueis os dias nessa terra que o Senhor, com juramento, prometeu dar a vossos pais e à sua descendência, terra que mana leite e mel. (Deuteronômio 11:8-9).

Todo pai diz para seu filho: se você obedecer vou comprar o que você quer, isto é, todo pai condiciona a obediência do filho para poder recompensá-lo, e com Deus não é diferente. Se o pai aqui na terra não recompensa o filho rebelde, mas antes o corrige, por que nosso Pai celestial que está no céu deveria nos recompensar? Você quer as bênçãos de Deus para a sua vida? Quer que os seus projetos e sonhos sejam realizados e sejam um sucesso? Obedeça ao nosso Pai celestial, obedeça a Deus.

Terceiro conselho bíblico:

Estude a Bíblia e procure entendê-la; compreenda e pratique o que está escrito na palavra de Deus, a bíblia sagrada. 

Não seja omisso. O pecado da omissão é o responsável pelo fracasso da maioria das pessoas porque sabem o que é certo mas fazem questão de optar pelo errado ou fazem a opção de ignorar o que é certo para não assumir responsabilidades diante de Deus. 

Não se aparte da tua boca o livro desta lei, antes medita nele dia e noite, para que tenhas cuidado de fazer conforme tudo quanto nele está escrito; porque então farás prosperar o teu caminho, e serás bem sucedido. (Josué 1:8). 

Disse mais o Senhor Deus a Josué: “Não  to mandei Eu?

Esforça-te, Se forte e corajoso, tenha bom ânimo; não pasme e nem te espante, porque o Senhor teu Deus é contigo por onde quer que andares. (Josué 1:9).

Quarto conselho bíblico: 

Os principais segredos do sucesso estão na obediência e na fidelidade a Deus. 

A Bíblia trata de todo o tipo de assunto que alguém precisa saber pra ser bem sucedido, para ter muito sucesso na vida. 

A Bíblia cita exemplos de pessoas que prosperaram por seguir com amor a palavra de Deus; cita também os maus exemplos para que não venhamos a cometer os mesmos erros e sim aprender com os erros dos outros que já foram cometidos e descritos ali; a Bíblia é muito mais que um livro, se você tirar um tempo do seu dia que tem 24 horas para procurar entende-la, vai sentir Deus agir na sua vida, peça para o Espírito Santo de Deus lhe dar conhecimento suficiente para entender as Escrituras Sagradas. O sucesso e a prosperidade você vai obter assim que os escritos deste livro estiverem enraizados em seu coração e na sua boca. 

Vejam o que nos diz o Salmo 112, que eu o chamo de Salmo do sucesso.

 1.    Louvai ao Senhor! Bem-aventurado o homem que teme ao Senhor, que em seus mandamentos tem grande prazer.
2. A sua descendência será poderosa na terra; a geração dos justos será abençoada.
3. Fazenda e riquezas haverá na sua casa, e a sua justiça permanece para sempre.
4. Aos justos nasce luz nas trevas; ele é piedoso, misericordioso e justo.
5. Bem irá ao homem que se compadece e empresta; disporá as suas coisas com juízo.
6. Na verdade, nunca será abalado; o justo ficará em memória eterna.
7. Não temerá maus rumores; o seu coração está firme, confiando no Senhor.
8. O seu coração, bem firmado, não temerá, até que ele veja cumprido o seu desejo sobre os seus inimigos.
9. É liberal, dá aos necessitados; a sua justiça permanece para sempre, e a sua força se exaltará em glória.
10. O ímpio verá isto e se enraivecerá; rangerá os dentes e se consumirá; o desejo dos ímpios perecerá.

Quinto conselho bíblico:

Procure ajuda com quem pode realmente te ajudar. Que tenha conhecimento de causa e que também tenha muita comunhão e intimidade com o Espírito Santo de Deus.

Bem-aventurado o homem que não ande segundo o conselho dos ímpios nem se detém no caminho dos pecadores, nem se assenta na roda dos escarnecedores; antes tem seu prazer na lei do Senhor, e na sua lei medita dia e noite. Pois será como a árvore plantada junto as correntes de águas, a qual  dá o seu fruto na estação própria, e cuja folha não cai; e tudo quanto fizer prosperará. (Salmo 1:1-3).

A maior besteira que se pode fazer quando se precisa tomar uma decisão é procurar ouvir quem não tem condições de te ajudar.

Vamos exemplificar isso: um engenheiro não vai pra sala de cirurgia operar as pessoas por que não tem conhecimento suficiente para operar alguém; Um contador não entra com uma ação perante um tribunal por que não tem autorização para advogar; Então como é que as pessoas costumam tomar decisões através de conselhos de quem não tem condição nenhuma para os dar? O casal briga, aí o marido vai no bar e pede conselho pro primeiro bêbado que se diz amigo dele que esteja por lá? a mulher vai na vizinha fofoqueira que está mais interessada em saber da confusão do que achar uma solução para a mesma? São situações bem antagônicas que demonstram o que é necessário fazer quando precisamos de conselhos.

Aprendamos uma coisa, as trevas não têm condições de dar conselhos para a luz, por que quem é das trevas não conhece a luz. 

Então como as trevas ou quem vive nelas poderiam dar bons conselhos?

Sempre que você precisar de ajuda, procure com calma quem realmente pode te ajudar.

Geralmente quem nos ama de verdade e tenha um testemunho de vida real na área que se está passando a dificuldade, é quem pode nos ajudar.

Às vezes não é o mais estudado ou mais sábio, com todo respeito que temos para com essas pessoas, mas a experiência e a comunhão com Deus fala mais alto na hora que precisamos da ajuda de alguém para determinadas situações embaraçosas de nossas vidas. 

Você quer ser próspero, não participe das armações e planos ilícitos que seus “amigos(as)” de futebol, de bar, do trabalho, do passeio e etc.

O máximo que costumam fazer é te convidar para suas orgias e fantasias enganosas, com a falsa promessa do dinheiro fácil e rápido. Fuja destes. Este caminho pode terminar em destruição e morte.

Sexto conselho bíblico:

Seja generoso e liberalista no fazer o bem às pessoas e à obra de Deus.

Diz a Bíblia que: A alma generosa prosperará, e o que regar também será regado. (Provérbios 11:25).

Mas digo isto: Aquele que semeia pouco, pouco também ceifará; e aquele que semeia em abundância, em abundância também ceifará, cada um contribua segundo propôs no seu coração; não com tristeza, nem por constrangimento; porque Deus ama ao que dá com alegria. E Deus é poderoso para fazer abundar em vós toda a graça, a fim de que, tendo sempre em tudo, toda a suficiência, abundeis em toda boa obra.(2 Coríntios 9:6-8).

A Bíblia compara muito o reino de Deus com as coisas da agricultura, e na passagem acima diz que se você quiser ter uma colheita abundante você tem que plantar mais sementes, ou seja, quanto mais sementes você plantar mais se vai colher. 

Que sementes são essas? Acredito que tudo o que fazemos nessa terra é uma semente, se eu estudo vou colher conhecimento, se eu ajudar alguém eu serei ajudado por alguém, se eu investir nas coisas de Deus ele abrirá portas para que esse investimento retorne multiplicado.

Todos os nossos atos, na verdade são sementes que um dia serão colhidas por nós. É a lei da semeadura de Gálatas 6:7.

A Bíblia diz que aquilo que plantamos é o que nós vamos colher, por isso cuidado com o que você anda plantando porque isso é o que você irá colher.

Sétimo conselho bíblico:

Sejamos fiéis nos dízimos e nas ofertas. A Bíblia é bem clara sobre este assunto. 

Seja no Velho testamento, seja no Novo Testamento, a gente de sã consciência sabemos que tudo o que fazemos aqui na terra tem um preço e que a obra de Deus precisa também de ter as contribuições e as dádivas dos seus fiéis para pagar suas contas e despesas. 

Não me refiro aqui à explorações e comércio da fé e de “milagres fabricados“ para enganar os neófitos na fé. Me refiro ao que é verdadeiro e honesto diante de Deus e do povo. 
Trazei todos os dízimos à casa do tesouro, para que haja mantimento na minha casa, e depois fazei prova de mim, diz o Senhor dos exércitos, se eu não vos abrir as janelas do céu e não derramar sobre vós bênção sem medida. (Malaquias 3:10).

Você pode ler toda a Bíblia e vai ver que a única hora em que o Senhor diz para fazermos prova dEle é com relação aos dízimos e ofertas. 

Deus criou todo o universo, Ele é dono de tudo o que existe aqui na terra, nós apenas somos administradores do que Deus coloca em nossas mãos e ele pede que de tudo o que ganhamos, 10% seja devolvida na sua casa, “na casa do tesouro”, a igreja,  para que a obra de Deus continue a crescer aqui na terra e para que nada falte para sua manutenção. 

Você pode pensar: mas Deus não precisa de dinheiro, e não precisa mesmo, mas Jesus quando ainda era homem pagou os impostos com seu dinheiro e disse dê a César o que é de César e dê a Deus o que é de Deus; o dinheiro é necessário nesse mundo para que a obra de salvação seja mantida e cresça a cada dia mais. 

A diferença que existe é que muitas igrejas teem péssimos administradores e ou que administram somente para proveito próprio. Quem tem que discernir isso são os ofertantes, dizimistas e todos os que contribuem financeiramente em cada igreja. Se você perceber alguma coisa errada em sua igreja quanto ao assunto procure se inteirar com alguém da área e comunique aos outros membros da igreja e é claro sem prejudicar ou acusar levianamente a qualquer pessoa.  

Não é pecado ter dinheiro e bens em abundância, o pecado reside em se dar mais valor e adorar os bens materiais do que a Deus que é o provedor de todas as coisas.

Se você tiver fé e crer nessa palavra as portas do Céu abrirão sobre a sua vida, não digo que nunca vai te faltar nada, pois de Jesus está escrito, “No mundo passais por aflições, mas tende bom ânimo; eu venci o mundo”. (João 16:33).

Agora te digo que Deus é verdadeiro para cumprir a sua promessa e você vai sentir o mover de Deus na tua vida.

Oitavo conselho bíblico:

Tudo o que você tem deve ser para a honra e a glória  do Senhor Jesus.

Honra ao Senhor com os teus bens e com as primícias da tua renda, de tua fazenda; e se encherão fartamente os teus celeiros, e transbordarão de vinho os teus lagares. (Provérbios 3:9-10).

Tudo o que você tem é dado pelo Senhor, por esta razão os teus bens devem servir para a honra do Pai, tem gente que ama mais os seus bens do que sua família, passa o dia lavando e encerando o carro, mas não diz pra esposa eu te amo, compra roda de liga leve e som de última geração enquanto os filhos tem o leite e os alimentos regrados pra comer. O carro ou a moto ou quaisquer outros bens materiais são “endeusados”.

É só pra ele aparecer diante da sociedade; 

Ninguém é beneficiado por aquele que “acha” que é alguma coisa aqui na terra. 

O apego às coisas materiais o torna egoísta.

Lembre-se que o mesmo Deus que o deu tem poder para tirar. Use os seus recursos para benefício seu, de sua família, amigos, desconhecidos e etc, mas principalmente para a obra de Deus. 

Agindo desta forma você estará honrando a Deus, pois preocupou-se não somente consigo, mas com o próximo e em primeiro lugar com s obra de Deus.

Deus abençoe a você e sua família.

Prosperidade sempre em nome de Jesus, é o que te desejo do fundo do meu coração. 

Conte sempre com minhas orações em seu favor. 

Pr. Waldir Pedro de Souza 
Bacharel em Teologia, Pastor e Escritor. 



Nenhum comentário:

Postar um comentário