segunda-feira, 27 de maio de 2019

QUEM SÃO OS FILHOS DA SALVAÇÃO

QUEM SÃO OS FILHOS DA SALVAÇÃO 

Não se pode obter a salvação mediante as obras, tampouco são elas meritórias para tal fim. 

A salvação é um dom de Deus exarado em João 3.16 “Porque Deus amou o mundo de tal maneira que deu seu filhote Unigênito para que todo aquele que nEle crer não pereça mas tenha a vida eterna”. 

Deus oferece-nos salvação gratuitamente através de Jesus.

 A Bíblia diz em Mateus 1:21: “Ela dará à luz um filho, a quem chamarás Jesus; porque ele salvará o seu povo dos seus pecados".

As Escrituras nos ensinam que só há uma pessoa que pode salvar o pecador: “E em nenhum outro há salvação; porque debaixo do céu nenhum outro nome há, dado entre os homens, em que devamos ser salvos”. (Atos 4:12).

Está implícito que no termo, na palavra salvação há um significado bastante convidativo de que receberemos vida eterna se tivermos uma relação de intimidade com Deus. Uma vida de oração  pessoal e muita comunhão com Deus. 

A Bíblia diz em João 17:3: “E a vida eterna é esta: que te conheçam a ti, como o único Deus verdadeiro, e a Jesus Cristo, aquele que tu enviaste".

O plano de Deus é salvar todas as pessoas que O buscam em espírito e em verdade, mas infelizmente nem todos O aceitarão para serem salvos. 

A palavra de Deus continua dando a oportunidade à toda a humanidade.  “Porque Deus amou o mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigênito, para que todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna”. (João 3:16).

Só há um caminho para a salvação e não é um caminho fácil de trilhar por ele. O caminho é estreito e apertado, mas nos leva à vida eterna. A Bíblia diz em Mateus 7:13-14: “Entrai pela porta estreita; porque larga é a porta, e espaçoso o caminho que conduz à perdição, e muitos são os que entram por ela; e porque estreita é a porta, e apertado o caminho que conduz à vida, e poucos são os que a encontram”.

Sabemos que as boas obras que praticamos são necessárias e devemos continuar praticando. Mas sabemos que não se pode obter a salvação mediante as obras, tampouco são elas meritórias para tal fim, elas simplesmente nos acompanham no caminho da vida. 

A salvação é um dom de Deus. A Bíblia diz em Efésios 2:8-9: “Porque pela graça sois salvos, por meio da fé; e isto não vem de vós, é dom de Deus; não vem das obras, para que ninguém se glorie”.

Quando aceitamos a Jesus, o evangelho nos transforma, recebemos a salvação e arrependemos-nos dos nossos pecados. 

A Bíblia diz em Atos 2:37-38: “E, ouvindo eles isto, compungiram-se em seu coração, e perguntaram a Pedro e aos demais apóstolos: Que faremos, irmãos? Pedro então lhes respondeu: Arrependei-vos, e cada um de vós seja batizado em nome de Jesus Cristo, para remissão de vossos pecados; e recebereis o dom do Espírito Santo”.

Receber a salvação é simples, direto, pessoal e público. A Bíblia diz em Romanos 10:8-10: “Mas que diz? A palavra está perto de ti, na tua boca e no teu coração; isto é, a palavra da fé, que pregamos. 

Porque, se com a tua boca confessares a Jesus como Senhor, e em teu coração creres que Deus o ressuscitou dentre os mortos, serás salvo; pois é com o coração que se crê para a justiça, e com a boca se faz confissão para a salvação”.

Quanto à antiga maneira de viver, vocês foram ensinados a despir-se do velho homem, que se corrompe por desejos enganosos, a serem renovados no modo de pensar e a revestir-se do novo homem, criado para ser semelhante a Deus em justiça e em santidade, provenientes da verdade. (Efésios 4:22-24).

Paulo antes de sua conversão não era um homem tão manso como se possa pensar. Ele era soberbo, egoísta, intolerante, agressivo, e prendeu muitos cristãos para destruí-los e matá-los. Quem imaginaria que ele se tornaria um homem bom, que ajudou e ainda ajuda milhões de pessoas a serem salvas?

Ninguém! 

Mas isso tudo aconteceu na vida de Paulo quando Jesus entrou em sua vida, e então ele se tornou um novo homem. 

Veja o que ele escreveu à igreja da Galácia dizendo: "O fruto do Espírito é amor, alegria, paz, bondade, longanimidade, (paciência, perseverança), fidelidade, mansidão, temperança e domínio próprio..." (Gl 5:22-23).

Veja que Paulo não se tornou um homem humilde, manso e bondoso através de suas forças. Ele disse que isso tudo é o  fruto do Espírito Santo na vida de quem aceitou a Jesus e de quem se deixou ser  completamente transformado por Jesus. 

A tendência da nossa natureza da carne não é ter essas qualidades citadas nos versículos acima, pelo contrário, a nossa natureza humana, da carne, é egoísta e orgulhosa. 

É por isso que Jesus disse que todos nós precisamos nascer de novo, para nos tornarmos novas criaturas e com isso sermos participantes ativos do Reino de Deus. (João 3:3-5).

Veja o que a Bíblia diz: "Assim que, se alguém está em Cristo, nova criatura é, as coisas velhas já passaram, eis que tudo se fez novo". (2 Coríntios 5:17).

Mas afinal de contas o que devo fazer para ser salvo? O que eu devo fazer para me tornar uma nova criatura?

Com certeza todos já se perguntaram: "O que eu devo fazer para ser salvo?” Muitas pessoas querem achar uma forma ou fórmula de estarem "em dias" com Deus, e com isso praticam boas obras, tentam mentir menos, evitam ao máximo prejudicar alguém e acham que assim passarão no teste de Deus. Tudo isso é bom, mas, ainda falta o principal que é entregar sua vida totalmente nas mãos do Senhor Jesus e obedecê-lo. 

Todos  antes de se converterem pensavam que no dia do Julgamento Deus iria contabilizar todas as coisas boas e ruins que fizemos, e com isso nos castigaria menos e ou nos levaria para o Céu de qualquer forma. Mas o que não sabíamos é que um único pecado, somente um, já é o suficiente para nos condenar eternamente. Você está lembrado do pecado de Adão e Eva? Ele tornou-se em um pecado que passou à toda a raça humana.  

Então descobrimos na Bíblia que não existe nada que possamos fazer para sermos salvos e transformar-nos em novas criaturas. Deus já fez tudo o que tinha que fazer. Isso tudo é um dom gratuito de Deus e o recebemos pela fé quando aceitamos Jesus como nosso Salvador. (Efésios 2:8,9). 

Por isso quero mostrar a você três transformações que Deus faz em nossas vidas quando cremos em Jesus:

1) Deus, através do Espírito Santo nos une com Jesus Cristo seu Unigênito Filho.

Observe que o versículo acima fala primeiramente sobre "alguém que está em Cristo", para depois dizer que a pessoa se tornou uma nova criatura. A pessoa está em Jesus Cristo quando ela reconhece que o seu pecado é suficiente para condená-la ao inferno, então ela precisa crer que Jesus foi o preço pago na cruz para salvá-la e arrepender-se de forma sincera. 

Quando aceitamos o que Jesus fez por nós, ficamos ligados a Ele, e então no Dia do Julgamento Final, Deus não verá nossos pecados, mas somente o sangue de Jesus que nos purificou de todos eles. (1 João 1:9).

2) Deus pelo seu grande amor apaga todo o nosso passado.

Quando Paulo disse que as coisas velhas já passaram, ele estava se referindo a tudo que fazia parte da nossa vida antiga, com nossos pecados, pensamentos e comportamentos. 

Quando recebemos Jesus como nosso único Senhor e Salvador, somos perdoados de todos nossos pecados e ganhamos uma nova vida.

3) Deus, através do Espírito Santo e pela graça Salvadora de Jesus Cristo, seu Filho,  faz tudo novo em nossas vidas. 

Este é um verdadeiro milagre. A obra de salvação em nossas vidas é tão interessante que Jesus Cristo “não nos reforma”, “Ele nos transforma” e nos faz novas criaturas. Não importa como éramos antes. 

Nos tornamos novas criaturas e precisamos a cada dia buscar a Deus para recebermos Dele a santificação, que não é algo gerado por nós, mas pelo poder de Deus. Agora, quem está em Cristo, não consegue viver mais na prática do pecado, pois o que está nele é a divina semente, que é o Espírito Santo. (1 João 3:8-10).

O pecado deixa de ter domínio, mas é muito importante lembrar que "ser uma nova criatura não é ser alguém perfeito". Jesus disse que o espírito (do homem) está pronto mas a carne é fraca. A pessoa que nasceu de novo, pode cair e falhar, mas deve sempre arrepender-se e confiar na Graça de Deus para tornar-se escrava novamente do pecado.

É preciso fazer como Paulo: prosseguir para o alvo que é Jesus e nunca olhar para trás:

"Não que eu o tenha já recebido ou tenha já obtido a perfeição; mas prossigo para conquistar aquilo para o que também fui conquistado por Cristo Jesus. Irmãos, quanto a mim, não julgo havê-lo alcançado, mas uma coisa faço: esquecendo-me das coisas que para trás ficam e avançando para as que diante de mim estão, prossigo para o alvo, para o prêmio da soberana vocação de Deus em Cristo Jesus."(Filipenses 3:12-14).

Por último quero lembrar a vocês que nós temos um advogado junto ao Pai para, caso venhamos a pecar, o que é óbvio, clamemos pelas misericórdias do Senhor Jesus nosso Salvador, para alcançarmos o perdão junto ao Pai. 

I João 2.1-2.

1.   Meus filhinhos, estas coisas vos escrevo para que não pequeis; e, se alguém pecar, temos um Advogado para com o Pai, Jesus Cristo, o Justo. 

2.   E Ele é a propiciação pelos nossos pecados e não somente pelos nossos, mas também pelos de todo o mundo.


Deus abençoe você. Deus abençoe sua família.

Pr. Waldir Pedro de Souza
Bacharel em Teologia, Pastor e Escritor. 




Nenhum comentário:

Postar um comentário