segunda-feira, 17 de fevereiro de 2020

O PROFETA OBADIAS E O ZELO DA CASA DO SENHOR

O PROFETA OBADIAS E O ZELO DA CASA DO SENHOR 

Quem foram os Obadias na Bíblia. Quem foi o profeta Obadias que tem um livro profético no Velho Testamento.

Quem foi o Obadias que serviu ao rei Acabe e Jezabel por todo o seu reinado. 

Geralmente a curiosidade acerca de quem foi Obadias na Bíblia ocorre quando lemos o livro que leva seu nome no Antigo Testamento e que tem apenas um capítulo. 

Primeiramente precisamos considerar que pelo menos doze personagens bíblicos são citados com o nome de Obadias.

Antes de falarmos sobre tais personagens, vamos conhecer o significado desse nome. 

Obadias significa: “Servo do Senhor”, “servo de Javé” ou “adorador de Javé”, do hebraico ‘ovadyahu’, ‘ovadyah”.

Os Obadias citados na Bíblia.

De todos os personagens bíblicos com o nome de Obadias, certamente apenas dois deles são os mais conhecidos entre os cristãos. 

O primeiro, claro, o profeta Obadias; o segundo um administrador do palácio no governo de Acabe e Jezabel. Deixaremos esses dois personagens que tiveram maior proeminência por último. Antes, faremos uma lista dos outros dez personagens com esse nome.

Vejam na Bíblia onde se encontram as passagens bíblicas com as citações desses Obadias. 

Um descendente de Davi. (1Cr 3:21).
Um dos chefes da tribo de Issacar. (1Cr 7:3).
Um capitão gadita que se juntou a Davi como aliado em Ziclague. (1Cr 8:38; 9:44).
Um benjamita, descendente de Jônatas filho de Saul. (1Cr 8:38; 9:44).
Um levita, possivelmente idêntico a Abda, pertencente a uma família de porteiros do Templo. (1Cr 9:16; Ne 11:17; 12:25).
Um zebulonita. (1Cr 27:19).
Um levita encarregado de supervisionar os reparos do Templo no governo do rei Josias. (2Cr 34:12).
Um dos príncipes comissionados pelo rei Josafá para ensinar a Lei nas cidades de Judá. (2Cr 17:17).
Um líder israelita, descendente de Joabe, que retornou da Babilônia para Jerusalém em companhia de Esdras. (Ed 8:9).
Um sacerdote que selou a aliança nos dias de Neemias. (Ne 10:5).


Portanto as passagens bíblicas acima nos dão  conhecimento dos dez homens chamados de Obadias na Bíblia. Sobre eles, praticamente não temos nenhuma informação além das passagens bíblicas que citam seus nomes. 

Abaixo, conheceremos os dois personagens restantes, dos quais temos um pouco mais de informação.

Quem era o Obadias do palácio de Acabe e Jezabel. 

Esse Obadias foi um mordomo chefe (ou administrador, governador) encarregado do palácio do rei Acabe e Jezabel. Tudo no Palácio passava por suas considerações e avaliações antes de chegar à sala do trono.  (1Rs 18:3-16).

Desde jovem esse Obadias era temente a Deus. Seu compromisso com o Senhor ficou evidente quando, durante a perseguição promovida por Jezabel aos profetas, ele escondeu cem profetas em duas cavernas.

Durante uma seca, ele foi enviado por Acabe para procurar pastagens para os cavalos e mulas reais, e acabou se encontrando com o profeta Elias. Depois desse encontro, Obadias conseguiu, por ordem do profeta Elias, arranjar um encontro entre Acabe e Elias no monte Carmelo, no episódio que ficou conhecido pela morte dos profetas de Baal e de Aserá ou Aserate. 

O Talmude Babilônico (Sanhedrin 39b), equivocadamente confunde esse Obadias com o Profeta Obadias. Um selo hebreu antigo encontrado com o texto “A Obadias, servo do rei“, talvez tenha pertencido a esse servo de Acabe.


Quem era o Profeta Obadias.

Sobre o profeta Obadias ainda podemos  informar que apesar de haver um livro no Antigo Testamento com seu nome, a Bíblia não nos fornece nenhuma informação acerca de sua vida. O que sabemos é que ele foi um profeta, muito provavelmente de Judá, segundo o que seu livro parece indicar (Ob 1).

Sobre o período em que o Profeta Obadias viveu, duas sugestões são defendidas entre os estudiosos. Alguns entendem que ele tenha vivido antes do exílio, enquanto outros defendem que ele tenha vivido por volta do século 5 a.C. Essa segunda hipótese é considerada a mais provável. Se caso, de fato, essa última posição estiver correta, é cronologicamente incompatível identificá-lo com o Obadias mordomo do rei Acabe citado anteriormente, nem mesmo com o capitão do rei Acazias (2Rs 1:13-15), conforme faz o pseudo Epifânio na obra “As Vidas dos Profetas”.
A tradição talmúdica de que o profeta Obadias tenha sido um prosélito de origem edomita é bastante improvável, principalmente considerando sua forte denúncia contra Edom.


Obadias 1

     
Capítulo 1. O livro do profeta (menor) Obadias só tem um capítulo.

1. Visão de Obadias: 


1.         Assim diz o Senhor Jeová a respeito de Edom: Temos ouvido a pregação do Senhor, e foi enviado às nações um embaixador, dizendo: Levantai-vos, e levantemo-nos contra ela para a guerra.


2.     Eis que te fiz pequeno entre as nações; tu és mui desprezado. 


3.      A soberba do teu coração te enganou, como o que habita nas fendas das rochas, na sua alta morada, que diz no seu coração: Quem me derribará em terra?


4. Se te elevares como águia e puseres o teu ninho entre as estrelas, dali te derribarei, diz o Senhor.


5. Se viessem a ti ladrões ou roubadores de noite (como estás destruído!), não furtariam o que lhes bastasse? Se a ti viessem os vindimadores, não deixariam alguns cachos?


6. Como foram buscados os bens de Esaú! Como foram esquadrinhados os seus esconderijos! 


7. Todos os teus confederados te levaram para fora dos teus limites; os que gozam da tua paz te enganaram, prevaleceram contra ti; os que comem o teu pão puseram debaixo de ti uma armadilha; não há em Edom entendimento.


8. E não acontecerá, naquele dia, diz o Senhor, que farei perecer os sábios de Edom e o entendimento na montanha de Esaú? 


9. E os teus valentes, ó Temã, estarão atemorizados, para que da montanha de Esaú seja cada um exterminado pela matança. 


10. Por causa da violência feita a teu irmão Jacó, cobrir-te-á a confusão, e serás exterminado para sempre.


11. No dia em que estiveste em frente dele, no dia em que os forasteiros levavam cativo o seu exército, e os estranhos entravam pelas suas portas, e lançavam sortes sobre Jerusalém, tu mesmo eras um deles. 


12. Mas tu não devias olhar para o dia de teu irmão, no dia do seu desterro; nem alegrar-te sobre os filhos de Judá, no dia da sua ruína; nem alargar a tua boca, no dia da angústia;


13. nem entrar pela porta do meu povo, no dia da sua calamidade; sim, tu não devias olhar, satisfeito, para o seu mal, no dia da sua calamidade; nem estender as tuas mãos contra o seu exército, no dia da sua calamidade; 


14. nem parar nas encruzilhadas, para exterminares os que escapassem, nem entregar os que lhe restassem, no dia da angústia.


15. Porque o dia do Senhor está perto, sobre todas as nações; como tu fizeste, assim se fará contigo; a tua maldade cairá sobre a tua cabeça. 


16. Porque, como vós bebestes no monte da minha santidade, assim beberão de contínuo todas as nações; beberão, e engolirão, e serão como se nunca tivessem sido. 


17. Mas, no monte Sião, haverá livramento; e ele será santo; e os da casa de Jacó possuirão as suas herdades.


18. E a casa de Jacó será fogo; e a casa de José, chama; e a casa de Esaú, palha; e se acenderão contra eles e os consumirão; e ninguém mais restará da casa de Esaú, porque o Senhor o disse. 


19. E os do Sul possuirão a montanha de Esaú; e os das planícies, os filisteus; possuirão também os campos de Efraim e os campos de Samaria; e Benjamim, Gileade. 



20. E os cativos desse exército dos filhos de Israel, que estão entre os cananeus, possuirão até Zarefate; e os cativos de Jerusalém, que estão em Sefarade, possuirão as cidades do Sul.


21. E levantar-se-ão salvadores no monte Sião, para julgarem a montanha de Esaú; e o reino será do Senhor.



Ainda sobre O profeta Obadias e seu livro na Bíblia Sagrada temos os seguintes registros. 


A data da profecia do livro deve estar em relação com a época da tomada de Jerusalém, a que se faz referência no vs. 11. E, pelas circunstâncias indicadas, deve tratar-se da conquista da Cidade Santa pelos babilônios, no tempo de Nabucodonosor. os Idumeus, contra quem é dirigida a profecia, eram antigos inimigos de Israel (Nm 20.14 a 21) e, embora subjugados, tinham adquirido alguma coisa do seu antigo poder. (2 Rs 16.6). 


Evidentemente se juntaram a Nabucodonosor para humilhar os seus antigos adversários. Obadias acusa os Idumeus desta ofensa, que provavelmente teve a sua efetuação nos anos 588 a 586 a.C. 


As predições com respeito a Edom foram completamente cumpridas. O que o livro contém pode resumir-se no seguinte: o maior inimigo dos israelitas eram então os Idumeus, que se achavam orgulhosos do seu saber (vers. 8), e da sua inexpugnável posição (vers. 3). O profeta anuncia que os tesouros deste povo hão de ser postos a descoberto, e ao mesmo tempo censura-os pelo seu ódio aos judeus, seus irmãos pelo sangue, pois se regozijavam com as suas calamidades, e incitavam Nabucodonosor a exterminá-los completamente. (Sl 137.7).


Por tudo isto estava próximo o dia da retribuição, ...como tu fizeste, assim se fará contigo... (vers. 15). Mas o próprio povo escolhido já tinha sido transportado para o cativeiro, a terra santa estava abandonada e o castigo anunciado contra os Idumeus podia parecer não ter diferença do que já tinha sido infligido à descendência de Jacó. O profeta então declara que Edom ainda seria como se nunca tivesse existido, desaparecendo completamente e para sempre (profecia que teve o seu cumprimento de um modo notável), mas Israel ainda haveria de levantar-se novamente daquela queda, reconquistando, não somente a sua própria terra, mas também a Filístia e Edom, e regozijando-se finalmente com o reinado santo do prometido Messias. Compare com a profecia de Obadias as palavras de Ez 35; Jl 3.19,20; Am 1.11,12 - 9. 11 a 15 e mais especialmente Jeremias 49.7-22. Não se encontram no Novo Testamento quaisquer referências a esta pequena profecia, porém tudo o que nela contém, se cumpriu ou se cumprirá, porque Deus zela por Sua palavra. 

Deus abençoe você e sua família. 

Pr. Waldir Pedro de Souza
Bacharel em Teologia, Pastor e Escritor. 







Nenhum comentário:

Postar um comentário