segunda-feira, 20 de abril de 2020

O HOMEM MAIS SÁBIO DE TODOS OS TEMPOS

O HOMEM MAIS SÁBIO DE TODOS OS TEMPOS


Sem dúvida nenhuma o mais sábio e o maior dentre todos da humanidade é Jesus Cristo o filho de Deus. Mas dentre os nominados pelos homens e pela Bíblia Sagrada é considerado o sábio Salomão. 

Salomão foi rei dos judeus, considerado o rei de maior sabedoria entre todos, substituiu seu pai, Davi, de quem era o décimo filho. A história dessa sucessão é controversa, constando registros de que ele tenha assumido o trono através da influência de sua mãe, noutros, que, por ser tão impressionante sua inteligência, o próprio pai o teria nomeado.

Assumindo o trono executou inimigos, como o irmão Adonias, a quem pertenceria o trono por direito e um general, que conspiravam contra seu pai, Davi. Seu governo após a morte de Davi foi tido como despótico, mas ele equipou e fortaleceu seu exército, construiu fortalezas e marcou seu nome na história da humanidade como um rei que levou Israel ao máximo poder militar e comercial em relação aos outros países conhecidos daquela época. Também foi protetor das artes e do comércio, tendo sido respeitado e formando boas relações com países vizinhos, como Fenícia, Arábia e Síria, criando uma frota mercante que chegou aos limites até desconhecidos.

Projetou construções incríveis, como o Templo de Jerusalém, que depois passou a se chamar Templo de Salomão. Este, inclusive, foi construído por ele, com segundas intenções, segundo dizem, já que este era um projeto de seu pai, que não conseguiu realizá-lo por ter se envolvido em guerras que tomaram seu tempo. Se Salomão não o construísse, o povo hebreu levaria adiante essa ideia de qualquer maneira, então o rei atendeu aos anseios do povo, enquanto, por outro lado, a destinação foi outra. Seguiu as especificações da construção, mas construiu uma verdadeira escola de saber oculto, como as que vira no antigo Egito, quando lá estivera pouco antes de ser nomeado rei.

Existem dezenas de lendas acerca da construção do Templo, em cada uma das religiões ou seitas que tem em Salomão um detentor de poderes extra-sensorial, ou poderes de magia e conhecimentos fora do comum. Um exemplo: há lendas sobre Salomão dominar “gênios” que o instruíram a descobrir como construir o templo sem barulho de pedras sendo quebradas, o que se atribui ao conhecimento que tinha sobre a seiva que existia já naquela época e que amolecia a superfície das pedras. Tudo isso são lendas e imaginações, porque seu pai o rei Davi lhe deu todas as instruções e todos os materiais e condições financeiras da época para a construção do templo, o qual foi dedicado ao Senhor pelo próprio rei Salomão, ao ser concluído. 1 Reis capítulos 6-9. 

Quanto a isso, não pode haver dúvidas, ele foi um rei extraordinário e com uma sabedoria muito à frente de seu tempo e de seus contemporâneos. Estudou em escolas de mistérios e magias no Egito e, por conta de seus conhecimentos avançados, também construiu importantes obras hidráulicas, como aquedutos para irrigação e abastecimento e reservatórios.

Salomão teve 700 esposas e 300 concubinas, segundo consta, apesar disso, teve tempo para compor obras poéticas, escreveu o Cântico dos cânticos, os livros bíblicos Eclesiastes e Provérbios e o Salmo 72. Quanto à estas autorias existem controvérsias, mas, uma história, contada em Reis I e II, o tornou um célebre juiz, no caso em que duas mulheres disputavam uma criança, ambas afirmando serem a mãe, quando o rei, então, ordenou que cortassem a criança ao meio para que cada uma ficasse com sua parte, já que não chegavam a um acordo. Quando, então, uma das mulheres, em desespero, abriu mão da criança em favor da outra e o rei descobriu, assim, qual era a verdadeira mãe.

Após sua morte, seu reino se dividiu entre Israel e Judá.


O personagem bíblico de grande importância, geralmente deixado de lado pela mídia secular, é o famoso rei Salomão. Sucessor de Davi, seu pai, ficou conhecido como o homem mais sábio da história. Foi ele também quem construiu o famoso templo do Senhor. Entretanto, o final dissoluto de sua vida foi responsável pelo cisma entre Israel e Judá, evento traumático, que mudaria para sempre a vida do povo hebreu. Por que esse personagem tão contraditório é importante? 

Para entender Salomão, é preciso conhecer as duas fases marcantes de sua vida:

Primeira fase: O esplendor de Salomão: rei de coração bondoso, pede a Deus um coração sábio para julgar seu povo. É agraciado não só com isso, mas também recebe todas as riquezas e benesses que o mundo material pode proporcionar.

Segunda fase: A idolatria de Salomão: suas mil mulheres, das mais variadas etnias e religiões, deturpam-lhe a fé exclusiva no Senhor, e conseguem implantar cultos a seus deuses em plena terra de Israel.

O que fez Salomão se transformar de maneira tão radical? Na verdade, nada. Entendo que essa transformação não ocorreu do dia para a noite. Foi um processo de uma vida inteira. Aos poucos, talvez sem perceber, ele foi abrindo precedentes que foram apagando aquele brilho inicial da juventude. Aquele sentimento de dependência total de Deus foi sendo trocado por um outro de auto suficiência. Uma falsa sensação de estar no controle absoluto de seus pensamentos e emoções, enquanto deveria deixar como era antes, tudo no controle de Deus. 

A nossa realidade de hoje também e assim:      é incrível o efeito anestésico que o tempo tem diante de tamanha prosperidade como a teve Salomão. A miséria que antes nos inconformava, agora passa a fazer parte da nossa “paisagem” urbana.

O ardor evangelístico do recém-convertido se converte numa frieza egoísta que se justifica dizendo que “a salvação é pessoal”. A honestidade que até devolvia o troco errado na padaria, agora acredita no lugar-comum do “todo mundo faz assim…”, ou do “rouba mas faz". E por aí vai. Foi isso que aconteceu com Salomão no final de seus 40 anos de reinado.

Não foi à toa que Jesus nos alertou sobre o perigo das riquezas. Elas nos levam à ilusão de acreditar que o dinheiro é capaz de resolver qualquer problema. Assim, quem fica doente acha que não precisa orar, acha que é uma falta de conhecimento das pessoas que se oferecem para orar, acham que é só ir só ir ao seu médico particular que o problema está resolvido. Se não resolver  vão ao hospital mais caro que tem no país, um hospital de referência internacional e pronto. 

Quem faz uma ótima refeição acha que é fruto do seu trabalho e não precisa ser grato a Deus, já que o seu bolso garante a próxima refeição. Dessa forma, Deus começa a não ser mais tão necessário para tais e tais pessoas. Eles mesmos se acham “deuses” e podem conseguir tudo o que quiserem, porque, segundo eles,o dinheiro compra tudo. Só que tem uma coisa, o dinheiro não compra salvação, o dinheiro não compra saúde, o dinheiro não compra sossego e tranquilidade na vida e por aí vai. 

O pior ainda é fazer aquilo que desagrade ao Senhor, seja para o outros mais fraco, mais sensíveis, humilhando os menos favorecidos e se achando capaz de discernir muito bem entre o bem e o mal. Às vezes praticam o mal com muito mais frequência do que antes. 

No caso de Salomão, a sua permissividade para com outros deuses, ou idolatria se preferir qualificar assim, foi uma punhalada na sua própria história. Sua sabedoria excepcional não lhe bastou para entender o tamanho da ofensa ao Senhor Deus dos Hebreus. Esse pecado rachou o reino de Israel em dois, e mais tarde, culminou na quase destruição total do povo Hebreu.

 Dobrar os joelhos a outras “divindades”, “deuses de pedra, de barro, de ferro, de madeira, de bronze,  de prata, de ouro, de pedras preciosas “, são as maiores afrontas que o ser humano pode fazer para com Deus.

Apesar de tudo.

Apesar de tudo, Salomão também é um tipo de Cristo: figura daquele que haveria de vir. A glória de Salomão é uma versão terrena da glória celestial de Jesus. Sua sabedoria é retrato do reto juiz que virá julgar vivos e mortos. Assim como todos de sua época admiraram Salomão, Jesus é admirado há séculos, por todas as filosofias, culturas e religiões. Assim como a rainha de Sabá veio conhecer a sabedoria de Salomão, muitos já foram até Jesus ouvir suas palavras de vida e teem na Bíblia as palavras de vida eterna que Jesus deixou para a humanidade.  Entretanto, Jesus também foi tentado a se prostrar, mas manteve-se firme. Não deixou o tempo afastá-Lo de seu Pai. Até diante da rude cruz, Jesus se abalou, mas, mesmo assim, entregou-se à morte para cumprir os desígnios do Pai.

A vida de Salomão serve como grande alerta a todos nós. O sucesso terreno não significa que tudo está garantido. As riquezas podem vir das mãos de Deus, mas podem nos afastar dele, se depositarmos nelas o nosso coração. O tempo pode, devagar e sempre, ir desgastando a nossa fé, os nossos valores, e quando nos damos conta, já estamos adorando outros deuses ou outras coisas como aconteceu com Salomão. O melhor a fazer é lembrar-se todos os dias do sacrifício da cruz, e tentar pautar a vida no serviço a Cristo, revelado a nós na face de Jesus que é o Cordeiro de Deus que tira o pecado do mundo. 


Jesus foi, em carne, o homem mais sábio que viveu na face da terra.

Vamos tentar reviver uma história fascinante que inclui os sábios na cena do nascimento de Jesus, a ciência, o profeta Daniel, etc.

O assunto é sabedoria, mas esta é uma abordagem diferente a um assunto independentemente de época.

Na epístola universal de Tiago, lemos: “E, se algum de vós tem falta de sabedoria, peça-a a Deus, que a todos dá liberalmente e não o lança em rosto; e ser-lhe-á dada”. (Tiago 1:5). Assim como as pessoas da época de Jesus, todos que têm sabedoria vão esquadrinhar a verdade olhando para Deus ao buscá-Lo.

Como os sábios chegaram a Jesus? 

Primeiro, vamos ver essa história, observando os sábios em busca de Jesus, quando Ele nasceu. Aqui está um breve resumo da história no livro de Mateus:

“E, tendo nascido Jesus em Belém da Judeia … uns magos vieram do Oriente a Jerusalém, e perguntaram: Onde está Aquele que é nascido Rei dos judeus? Porque vimos a Sua estrela no Oriente e viemos a adorá-Lo …

“Então, Herodes… enviando-os a Belém, disse: ‘Ide, e perguntai diligentemente pelo menino, e, quando o achardes, participai-mo, para que também eu vá e O adore’.

“E, tendo eles ouvido o rei, partiram; e eis que a estrela que tinham visto no Oriente ia adiante deles, até que, chegando, se deteve sobre o lugar onde estava o menino. E, vendo eles a estrela, alegraram-se muito com grande júbilo. E, entrando na casa, acharam o menino com Maria, sua mãe, e, prostrando-se, o adoraram; e, abrindo os seus tesouros, lhe ofertaram dádivas: ouro, incenso e mirra”. (Mateus 2:1-2, 7-11).

Na antiga Babilônia, o rei tinha sábios da ciência, ou magos, para dar-lhe conselhos. Geralmente, eles entendiam de astronomia, de calendários e de medicina. Provavelmente foram esses sábios que vieram de Parta que era um grande império a leste do rio Eufrates do tempo bíblico no distante Oriente. A Babilônia já fazia parte desse império.

O território Parto também incluía as terras das dez tribos do norte de Israel, que tinham sido levadas cativas pelos assírios alguns séculos antes. E o Império Parto e suas áreas adjacentes continham muitos descendentes das tribos exiladas.

É bem possível que esses sábios da história de Jesus reivindicaram que Abraão era seu patriarca. Se assim for, eles teriam um interesse particular no Rei profetizado dos judeus. E, uma vez que o profeta Daniel foi posto a cargo dos magos da antiga Babilônia, suas e outras profecias sobre o Messias de Israel podem ter sido transmitidas a eles. Talvez eles estivessem familiarizados com a antiga profecia que falava de um tempo em que “uma estrela procederá de Jacó, e um cetro subirá de Israel”. (Números 24:17).

Quando os sábios viram a estrela, alegraram-se. Ela os levou precisamente ao local onde Jesus estava residindo.

“E … acharam o menino com Maria, sua mãe, e, prostrando-se, O adoraram”. (Mateus 2:11). Observe que os sábios vieram de longe para ver a Cristo. Eles procuravam o futuro governante do mundo. Eles O adoraram. E caíram de joelhos em reverência.

Será que não deveríamos agradecer por Jesus Cristo e Seu sacrifício e pela liberdade de poder nos aproximar do trono da graça de Deus a qualquer momento? Será que também vamos buscá-Lo? Empreendendo uma jornada diária pessoal para buscar a Deus e Sua misericórdia, porque os homens e as mulheres sábios vão buscá-Lo.

Ciência e sabedoria

Em nosso mundo de hoje cada vez mais secular, a sociedade busca cada vez menos o Deus da Bíblia levando as pessoas para longe da crença em Deus. Pois, tem aumentado o número de pessoas que dizem que a Bíblia é apenas um livro como qualquer outro.

Mas a verdadeira ciência tem chegado a um consenso de que há elementos suficientes que provam a existência de Deus. Cada descoberta continua mostrando que um projetista inteligente, um Criador divino, é a única explicação plausível de nossa existência nesta Terra. 

O sábio e o rei Belsazar. Nesta parte vemos a história do profeta Daniel que também era considerado um sábio.

Esta é uma história da sabedoria contra a loucura de um homem que não procurava a sabedoria de Deus; de um homem que acreditava em sua própria força e poder, um homem que mostrava seu desprezo pelo povo de Deus e usava desdenhosamente as taças sagradas, que foram retiradas do templo de Deus em Jerusalém. É a história de um rei insensato contra um homem sábio. Ela se encontra no livro de Daniel, capítulo 5 e trata-se do rei Belsazar. 

“O rei Belsazar deu um grande banquete a mil dos seus grandes e bebeu vinho na presença dos mil. Havendo Belsazar provado o vinho, ou seja bebeu demais, mandou trazer os utensílios de ouro e de prata que Nabucodonosor, seu pai ou ancestrais, neste caso, seu avô, tinha tirado do templo que estava em Jerusalém, para que bebessem neles o rei, os seus grandes e as suas mulheres e concubinas. Beberam o vinho e deram louvores aos deuses de ouro, de prata, de cobre, de ferro, de madeira e de pedra.

“Na mesma hora, apareceram uns dedos de mão de homem e escreviam, defronte do castiçal, na estucada parede do palácio real … Então, se mudou o semblante do rei, e os seus pensamentos o turbaram; as juntas dos seus lombos se relaxaram, e os seus joelhos bateram um no outro”.

“E ordenou o rei, com força, que se introduzissem os astrólogos, os caldeus e os adivinhadores; e falou o rei e disse aos sábios de Babilônia: ‘Qualquer que ler esta escritura e me declarar a sua interpretação será vestido de púrpura, e trará uma cadeia de ouro ao pescoço, e será, no reino, o terceiro dominador’ Belsazar era o segundo, como co-regente com seu pai, Nabonido… “.

“Então, Daniel foi introduzido à presença do rei. Falou o rei e disse a Daniel: ‘És tu aquele Daniel, dos cativos de Judá, que o rei, meu pai, novamente, avô, trouxe de Judá? agora, se puderes ler esta escritura e fazer-me saber a sua interpretação, serás vestido de púrpura, e terás cadeia de ouro ao pescoço, e no reino serás o terceiro dominador”.

“Então, respondeu Daniel e disse … ‘lerei ao rei a escritura e lhe farei saber a interpretação ”.

Embora os estudiosos divirjam quanto à idade de Daniel, em 539 a.C., possivelmente ele tinha pelo menos oitenta anos. E provavelmente estava quase aposentado, pois não estava entre os outros sábios que foram chamados. O rei não se lembrava do seu nome, nem de seus antigos feitos sob o reinado de seu avô. E agora, Daniel entrega a Belsazar a interpretação da escrita na parede:

“Ó rei! Deus, o Altíssimo, deu a Nabucodonosor, teu pai, o reino, e a grandeza, e a glória, e a magnificência … E tu, seu filho, ou descendente, neste caso, neto, Belsazar, não humilhaste o teu coração, ainda que soubeste de tudo isso. E te levantaste contra o Senhor do céu, pois foram trazidos os utensílios da casa dele perante ti, e tu, os teus grandes, as tuas mulheres e as tuas concubinas bebestes vinho neles; além disso, deste louvores aos deuses de prata, de ouro, de cobre, de ferro, de madeira e de pedra, que não veem, não ouvem, nem sabem; mas a Deus, em cuja mão está a tua vida e todos os teus caminhos, a ele não glorificaste”.

“Então, dele foi enviada aquela parte da mão, e escreveu-se esta escritura … Esta, pois, é a escritura que se escreveu: MENE, MENE, TEQUEL e PARSIM. Esta é a interpretação daquilo: MENE: Contou Deus o teu reino e o acabou. TEQUEL: Pesado foste na balança e foste achado em falta. PERES: Dividido foi o teu reino e deu-se aos Medos e aos Persas”.

“Naquela mesma noite, foi morto Belsazar, rei dos caldeus”.

Qual é a lição para nós nesta história? Examine qualquer escrita na parede de sua própria vida, sinais para avisá-lo do que está acontecendo e o que acontecerá.

Não ignore “a sabedoria que vem do alto” (Tiago 3:17). Deus tem nas mãos a sua vida (Daniel 5:23). Esteja atento a qualquer aviso ou advertência da parte de Deus. A Bíblia Sagrada e a palavra de Deus que nos dá a direção certa para nossas vidas.

Na história do profeta Daniel, os anos de hostilidade para com o Deus de Israel levou Belsazar à morte. Esse é o destino final para todos aqueles que rejeitam o Criador do universo, tornando-se loucos e insensatos. Em algum ponto no tempo, todas as pessoas virão adorar o Pai e o Filho, assim como fizeram os magos diante de Jesus. A sabedoria prevalecerá!

Não rejeite a fé em Deus  

Não deixa de ser encorajador ver alguém rejeitar uma vida tão rebelde e voltar-se para a casa do Pai, como um filho pródigo. Todos nós precisamos entender o que, enfim, enxergou Salomão: “De tudo o que se tem ouvido, o fim é: Teme a Deus e guarda os seus mandamentos; porque este é o dever de todo homem. Porque Deus há de trazer a juízo toda obra e até tudo o que está encoberto, quer seja bom, quer seja mau”. (Eclesiastes 12:13-14). Não há como negar a Deus.

Deus pode fazer de você um sábio do fim dos tempos.

Quão sábio você pode ser? Os antigos sábios definem um rumo, no qual devemos meditar. Veja a seguinte história de sabedoria, ou a falta dela, a respeito dos homens e mulheres do fim dos tempos. Ela se encontra em Mateus 25:

“Então, o Reino dos céus será semelhante a dez virgens que, tomando as suas lâmpadas, saíram ao encontro do esposo. E cinco delas eram prudentes, e cinco, loucas. As loucas, tomando as suas lâmpadas, não levaram azeite consigo. Mas as prudentes levaram azeite em suas vasilhas, com as suas lâmpadas.

“E, tardando o esposo, tosquenejaram todas e adormeceram. Mas, à meia-noite, ouviu-se um clamor: Aí vem o esposo! Saí-lhe ao encontro! Então, todas aquelas virgens se levantaram e prepararam as suas lâmpadas. E as loucas disseram às prudentes: Dai-nos do vosso azeite, porque as nossas lâmpadas se apagam. Mas as prudentes responderam, dizendo: Não seja caso que nos falte a nós e a vós; ide, antes, aos que o vendem e comprai-o para vós.

“E, tendo elas ido comprá-lo, chegou o esposo, e as que estavam preparadas entraram com ele para as bodas, e fechou-se a porta. E, depois, chegaram também as outras virgens, dizendo: Senhor, Senhor, abre-nos a porta! E ele, respondendo, disse: Em verdade vos digo que vos não conheço. Vigiai, pois, porque não sabeis o dia nem a hora em que o Filho do Homem há de vir”. (versículos 1-13).

Você faz uso diariamente da sabedoria que vem da plenitude do Espírito Santo de Deus? Sua lâmpada está cheia de azeite? Como mostra a parábola, simplesmente você não pode enchê-la no último momento, quando pensar que Cristo está voltando! Esta é a lição da sabedoria para aqueles que vivem no fim dos tempos.

Belsazar, a Babilônia e o fim dos tempos

Nós vimos a história de Daniel e Belsazar. Para o fim dos tempos, o livro de Apocalipse descreve a dualidade desse cumprimento profético da história de Daniel. O governante do mundo do fim dos tempos, chamado a Besta, demonstrará o mesmo orgulho louco e arrogante de Belsazar, seu último ato consistirá em desafiar e lutar contra Jesus Cristo, quando Ele retornar:

“E vi a besta, e os reis da terra, e os seus exércitos reunidos, para fazerem guerra Àquele, Cristo, que estava assentado sobre o cavalo e ao Seu exército. E a besta foi presa e, com ela, o falso profeta, que, diante dela, fizera os sinais … Estes dois foram lançados vivos no ardente lago de fogo e de enxofre”. (Apocalipse 19:19-20).

Belsazar foi reprovado no teste e o mesmo ocorrerá com a besta governante do fim dos tempos.

Como você e eu podemos passar no teste? Será que vamos usar a sabedoria deste mundo ou a sabedoria do alto? Quem serão os sábios do fim dos tempos? Espero que seja você e eu! Temos os meios para entender a escritura na parede. Pois, Daniel a revelou e afirmou: “Há um Deus nos céus, o qual revela os segredos”. (Daniel 2:28).

Devemos permitir que o grandioso Deus mostre-nos Seu grande plano e devemos obedecê-Lo. Os seres humanos podem aprender com Deus, caso humilhem-se perante Sua mão onipotente. Lembra-se de Daniel 5:22? “E tu, seu filho Belsazar, não humilhaste o teu coração, ainda que soubeste de tudo isso”.

Estamos nos aproximando de um tempo na história em que os governos e as religiões irão se unir e anunciar a paz e a segurança em todo o mundo. Mas essa paz vai desaparecer no momento em que a besta e o falso profeta começarem a exercer seu poder. E muitos morrerão, assim como Cristo mesmo advertiu em Mateus 24.

Mas a pessoa que realmente conhece a Deus tem a sua lâmpada cheia do Espírito Santo, busca a sabedoria do alto, e como um Cristão sábio, que busca a Deus, vai entender Sua escritura profética na parede e terá a certeza da vida eterna. Os homens e mulheres sábios do fim dos tempos vão buscar a Deus.

Deus sempre nos dá uma escolha. 

Ele dá uma escolha a todo homem e mulher. Os sábios vão buscá-Lo. A humanidade pode seguir o caminho orgulhoso do rei Belsazar, que desafia ao Deus Todo-Poderoso, e permanecer cego quanto à escritura na parede ou pode ser como Daniel, que possuía um “espírito excelente”. (Daniel 5:12; 6:3).

Deus tem prometido e tem dado esse mesmo “espírito excelente” aos discípulos obedientes de Jesus Cristo. Essa é a promessa de Atos 5:32. O Espírito Santo é esse espírito excelente, que não só nos revela a glória e a honra devida a Jesus Cristo, mas também nos leva à plena compreensão da verdade de Deus.

Seja qual for o caminho que você e eu decidimos escolher, uma coisa é absolutamente certa: A escritura ainda está na parede. Mantenha a sua lâmpada cheia de azeite, porque todos os homens e mulheres sábios vão continuar buscando a Deus e em breve o noivo vai chegar para levar sua noiva, a igreja, no arrebatamento. 

"É melhor ser um sábio anônimo, temente e abençoado por Deus, do que ser um sábio muito elogiado pelos homens, porém distantes de Deus".
By. Pr.waldirpsouza. 

Muitos sábios temos visto no decorrer do tempo mas há um sábio anônimo que tem sua história registrada na Bíblia pelo seu grande feito: livrou sua cidade da destruição. Eclesiastes 9.15.

Deus abençoe você e sua família 

Pr. Waldir Pedro de Souza
Bacharel em Teologia, Pastor e Escritor 



Nenhum comentário:

Postar um comentário