segunda-feira, 11 de maio de 2020

NÃO TEM JEITO DE SE ESCONDER DOS OLHOS DE DEUS

NÃO TEM JEITO DE SE ESCONDER DOS OLHOS DE DEUS

Quem consegue se esconder dos Olhos de Deus? Ninguém. 

“Esconder-se-ia alguém em esconderijos, de modo que Eu não o veja? diz o Senhor. Porventura não encho Eu os céus e a terra? diz o Senhor ”. (Jeremias 23:24).


Deus conhece todos os nossos passos aqui na terra ou no universo e em qualquer outro planeta. Os Seus olhos contemplam todo o universo, e não há ninguém que possa escapar deles, seja justo ou ímpio.


O Senhor conhece o mais profundo dos nossos atos e investiga nossos pensamentos, palavras, ações, caráter e procedimentos no mais íntimo do nosso ser. Todos, indistintamente, são vigiados pelos olhos de Deus.


Os filhos que mentem aos seus pais e dizem que vão à escola e terminam indo a outros lugares. O Senhor os vê de perto.


Os cônjuges que traem entre si, fazem coisas abomináveis longe da presença do outro, mas tudo sendo contemplado por Deus. Deus tudo vê. 

Pessoas, frequentadoras de cultos, que, na frente dos irmãos na igreja, têm aparência de justiça e santidade, mas por trás são falaciosas, mentirosas, impiedosas, falsas e enganadoras. O Senhor as conhece de perto e abomina seus procedimentos. 


Deus prova que mantém o controle sobre tudo e sobre todos. Tudo o que Ele criou, pessoas, nações, animais, fenômenos da natureza, o tempo, as estações e tudo mais que podemos ou não imaginar. O olhar do Senhor está aqui onde me encontro nesse exato momento, mas também no lugar onde você que lê esta postagem agora. E está em todos os países, nos lugares mais populosos aos mais desérticos. Porque o Senhor Deus é soberano e contempla a tudo ao mesmo tempo para dar a cada um a justa recompensa de suas obras. Deus é soberano e justo Juiz ao mesmo tempo.


Observemos atentamente o que escreveu Davi, consciente dos atributos de Deus o nosso Eterno Pai: “Senhor, tu me sondaste e me conheces. Tu sabes o meu assentar e o meu levantar; de longe entendes o meu pensamento. Cercas o meu andar e o meu deitar; e conhece todos os meus caminhos. Não havendo ainda palavra alguma na minha língua, eis que logo, o Senhor, tudo conheces. Tu me cercaste por detrás e por diante, e puseste sobre mim a tua mão. Tal ciência para mim é maravilhosíssima; tão alta que não a posso atingir. Para onde me irei do teu Espírito, ou para onde fugirei da tua face? Se subir ao céu, lá tu estás; se fizer no inferno a minha cama, eis que ali tu estás também”. (Salmos 139:1-8).

Existem muitos que andam na presença do Senhor, assim também como há milhares que estão fazendo a sua cama no inferno do adultério, da fornicação e da traição. Tanto em um lugar como em outro, o Senhor os contempla em todas as nuances da vida. Se os outros estão vendo ou não, não importa, Deus tudo vê, Deus tudo perscruta, a soberania de Deus é infinita e não há como alguém se esconder de Deus. 


Este Salmo 139 de Davi me faz lembrar bem outra mensagem do autor da Carta aos Hebreus: “Venerado seja entre todos o matrimônio e o leito sem mácula; porém, aos que se dão à prostituição e aos adúlteros, Deus os julgará”. (Hebreus 13:4). 

O apóstolo Paulo já havia dito que quem morre na prática do adultério, morre sentenciado por Deus: “Não erreis: nem os devassos, nem os idólatras, nem os adúlteros, nem os efeminados, nem os sodomitas, nem os ladrões, nem os avarentos, nem os bêbados, nem os maldizentes, nem os roubadores herdarão o reino de Deus”. (1 Coríntios 6:10). 


Porque Deus está em todos os lugares, a observar as obras dos justos e dos injustos, e por elas há de julgar a todos.


Por ser soberano e Juiz, por estar no controle de todas as coisas, Deus quer que confiemos nEle. Medo, preocupação, ansiedade, inquietação são frutos de quem não tem fé e não confia em Deus. Quem vive preocupado com o dia de amanhã é porque vive regido pela insegurança da mente.


Sabedores de que Deus é Onisciente, Onipresente e Onipotente, Ele também é justo, portanto nada sairá fora dos Seus desígnios, do Seu controle. Ele exorta aos Seus filhos para viverem em extrema confiança, e a lançarem fora qualquer sentimento que roube a fé ou O entristeça. “Lançando sobre Ele toda a vossa ansiedade, porque Ele tem cuidado de vós”. (1 Pedro 5:7); “E qual de vós poderá, com suas preocupações, acrescentar um côvado a sua estatura? Não andeis, pois, inquietos, dizendo: O que comeremos, ou o que beberemos, ou com que nos vestiremos? Porque todas estas coisas os gentios procuram. Decerto vosso Pai celestial bem sabe que necessitais de todas estas coisas; mas, buscai primeiro o reino de Deus, e a sua justiça, e todas estas coisas vos serão acrescentadas. Não vos inquieteis, pois, pelo dia de amanhã, porque o dia de amanhã cuidará de si mesmo. Basta a cada dia o seu mal”. (Mateus 6:27, 31-34).

Mateus 6:33: 

33. Mas buscai primeiro o Reino de Deus, e a sua justiça, e todas essas coisas vos serão acrescentadas.


A inquietação, a dúvida, o medo, o pânico,  esmagam e  destroem a fé e a Paz interior.


Confie que aquilo que Deus te prometeu, Ele é fiel e poderoso para cumprir. E mais: aquele ou aquela que foi selado(a) por Deus para o dia da redenção dos justos, ainda que esteja andando por caminhos estranhos, longe dos propósitos de Deus, o Senhor os resgatará com Suas mãos fortes, se da parte dessas pessoas houver arrependimento para concerto e conversão ao Senhor Jesus. 


Foi assim com o Filho Pródigo na parábola. Foi assim também com o profeta Jonas que, mesmo tendo recebido uma ordem de Deus para pregar em Nínive, ousou em ir por outro caminho. Escondeu-se no porão de um navio, que ia em direção contrária. Jonas achou que ali conseguiria fugir da presença de Deus. O Senhor mandou uma forte tempestade sobre a embarcação, até que Jonas não conseguiu suportar tamanha intervenção e se denunciou aos demais: “A vida de vocês está sob forte risco e ameaça por minha causa. Ando fora da presença de Deus”. 

Assim, ele foi atirado em alto mar e engolido por um grande peixe. Não adianta fugir do chamado de Deus. Foram 3 dias e 3 noites na barriga do peixe, exalando um mal cheiro terrível. Dali mesmo, Jonas orou. E Deus o ouviu. Jonas capítulo 3.


Foi assim também com Elias quando tentou se esconder dos perseguidores em uma caverna e Deus perguntou a ele: “O que fazes aí Elias?”.


Davi achou que Deus não veria nem consideraria quando ele se deitou com Bateseba a esposa do chefe de sua guarda que se chamava Urias, quando o mesmo estava na guerra. Deus viu tudo. E a ele julgou com dureza.


Jó disse: “Porque Ele vê as extremidades da terra; e vê tudo o que há debaixo dos céus”. (Jó 28:24).


No livro do profeta Isaías está escrito: “E clamavam uns aos outros, dizendo: Santo, Santo, Santo é o Senhor dos Exércitos; toda a terra está cheia da sua glória”. (Isaías 6:3). 

Palavras confirmadas no coração do salmista, que escreveu: “Os que confiam no Senhor serão como o monte de Sião, que não se abala, mas permanece (firme) para sempre. Assim como estão os montes à roda de Jerusalém, assim o Senhor está em volta do seu povo desde agora e para sempre”. (Salmos 125:1-2).


Onde está a alegria do Espírito Santo em você? Onde está a confiança em Deus? Para onde foi a sua fé? Por que no lugar de júbilos de gratidão, o Senhor tem encontrado apenas tristeza, tristeza e murmuração? Não tem Ele cuidado de você e de sua família?


Não faça do seu cônjuge o seu foco nem do seu casamento o seu alvo. Seu foco tem que ser o Senhor e o seu alvo a habitação celestial. Vá caminhando na perseverança, bem posicionado (a) conforme a Palavra de Deus, e o Senhor, no tempo dEle, irá ajustar tudo, colocar tudo em seu devido tudo.


Que a esperança de Deus brote agora em seu coração e gere alívio em sua alma, Deus faz o serviço completo em nossas vidas: Ele não reforma, Ele nos transforma. Graças a Deus. 

Deus abençoe você e sua família. 

Pr. Waldir Pedro de Souza.
Bacharel em Teologia, Pastor e Escritor. 




Nenhum comentário:

Postar um comentário