segunda-feira, 18 de maio de 2020

O SENHOR É DEUS EM QUALQUER TEMPO E EM QUALQUER LUGAR

O SENHOR É DEUS EM QUALQUER TEMPO E EM QUALQUER LUGAR 


Qual é o significado de onipotente, onipresente e onisciente?

Deus é onisciente, onipotente e onipresente, são três caraterísticas únicas que só Deus tem, são atributos exclusivos de Deus. Ele tem todo poder, todo conhecimento e está em todo lugar ao mesmo tempo. A Bíblia não usa as palavras onipotente, onipresente e onisciente mas mostra que Deus tem essas caraterísticas.

O prefixo “oni” significa “todo”, algo que é completo, sem falhas.

Assim, onipotente significa todo-poderoso, onipresente  significa presente em todo lugar e onisciente significa com todo conhecimento.

A Bíblia nos mostra que Deus é o único que é onisciente, onipresente e onipotente. 

Ninguém é tão poderoso ou sábio como Deus e somente Ele consegue estar presente em todo e qualquer lugar ao mesmo tempo. As caraterísticas de onipotência, onipresença e onisciência mostram que Deus está acima de toda criatura, simplesmente pelo fato de que Ele é o criador de tudo e de todos por Sua vontade diretiva ou permissiva. 

O Deus onipotente

Deus tem todo poder. Não há nada que Ele não possa fazer. Seu poder é real e total. A única coisa que Deus não faz é pecar. (Gênesis 17:1).

Por Seu poder, Deus criou o mundo e estabeleceu suas regras. Por Seu poder, Deus também fez, faz e continuará fazendo milagres. Nada é difícil demais para Deus, nenhuma situação está fora de Seu poder e do Seu controle, ninguém é mais poderoso que Ele. (Jeremias 32:17). Todo poder vem diretamente de Deus ou por Sua permissão.

Nossa força e nosso aparente poder é limitado mas o poder de Deus é completo, ilimitado. (Marcos 10:27). Deus é todo-poderoso, onipotente.

Quem é o Deus onipresente.

Deus está em todo lado e tudo vê. Nada está escondido dEle. Tudo está patente aos seus olhos. 

A Bíblia diz que é impossível fugir de Deus, porque Ele está presente em todo lugar. (Salmos 139:7-8). Não existe lugar nenhum onde Deus não possa entrar para ver o que está acontecendo. Deus vê tudo, até mesmo os segredos mais escondidos de nossos corações. (Provérbios 15:3). Não dá para mentir para Deus, porque Ele sabe o que está acontecendo. (Salmos 33:13-15).

Deus não está limitado a ficar em um só lugar de cada vez, como nós. Ele pode estar em todo lado ao mesmo tempo! Nenhuma outra criatura, nem mesmo os anjos ou demônios, tem esse poder de estar em todo lugar ao mesmo tempo. Somente Deus é onipresente.

O Deus onisciente

Deus entende de todas as coisas e tem toda sabedoria. Ele conhece tudo.

Deus não somente vê tudo mas Ele também conhece tudo de maneira perfeita. Não existe nada que Deus não sabe ou que não entende. Ele conhece cada detalhe de Sua criação. (Jeremias 10:12). 

Seu conhecimento é completo e Sua sabedoria é total. Ninguém é mais sábio que Deus porque Ele sabe tudo e sempre conhece o que é melhor. (Provérbios 2:6).

Nós nem sempre entendemos o que está acontecendo mas Deus sabe e está no controle de tudo. Quando obedecemos a Deus, encontramos sabedoria. (Salmos 111:10). Toda sabedoria vem de Deus, porque Deus é onisciente.
    
Quais são os atributos de Deus na Bíblia?

Deus tem muitos atributos na Bíblia. Quando entendemos esses atributos, descobrimos como Ele é glorioso e digno de ser adorado.

A Bíblia nos mostra um Deus acima de todas as coisas, perfeito e santo, mas que nos ama profundamente.

A Bíblia diz que Deus é:

Criador - Gênesis 1:1. Todo-Poderoso - Gênesis 17:1. A fonte da vida - Salmos 36:9. Conhecedor de todas as coisas - Salmos 33:13-15. Rei - 1 Timóteo 6:15-16. Eterno - Gênesis 21:33. Nunca muda - Tiago 1:17. Ilimitado  - Salmos 145:3. Espírito - João 4:24. Único - 1 Timóteo 1:17. Três em um - 2 Coríntios 13:14. Perfeito - Mateus 5:48. Santo - Levítico 19:2. Zeloso - Deuteronômio 4:24. Justo - Isaías 45:21. Sábio - Romanos 11:33. Vitorioso - Salmos 33:10-11. Amor - 1 João 4:8. 1 Coríntios 13. Bondoso - Marcos 10:18. Paciente - 2 Pedro 3:9. Misericordioso - Êxodo 34:6. Compassivo - Salmos 86:5. Cheio de graça - Tito 2:11. Fiel - Salmos 33:4. Verdadeiro - Números 23:19. Sempre presente - Salmos 139:7-8. Pessoal - João 17:3. Salvador- João 3.16.

O que significa a palavra atributo, referindo-nos aos atributos de Deus?

A palavra atributo significa, resumidamente: “o que é próprio, características de algo ou alguém, particularidade”. 

A compreensão total dos atributos de Deus, somente a Ele cabe interpretar e executar. Os homens apenas sugerem alguns que o próprio Deus deixou que fossem compreensíveis aos seres humanos. 

Como estamos falando de “atributos de Deus” podemos também dizer “qualidades de Deus”. Então, os atributos do Senhor são qualidades pertencentes única e exclusivamente à natureza de Deus por aquilo que nos foi revelado na Bíblia e que, certamente nos ajudam a entender um pouco mais sobre quem é Deus.

Classificação dos Atributos de Deus.

Quais são os atributos de Deus?

Antes de falarmos quais são os atributos de Deus, precisamos entender que a teologia, para facilitar a compreensão desse assunto, divide os atributos de Deus em duas categorias: atributos incomunicáveis e atributos comunicáveis.

Os atributos incomunicáveis, também chamados de atributos não-relacionados, são aqueles que Deus não compartilha com nenhuma criatura, ou seja, são atributos exclusivos dEle e Ele não os comunicou a mais ninguém.

Os atributos comunicáveis são aqueles que Deus compartilha, pelo menos em certa medida, com o homem. Os atributos comunicáveis foram impressos na criação da humanidade, e basicamente por isso o homem foi feito à imagem e semelhança de Deus, isto é, porque Deus comunicou a ele alguns de seus atributos, e por portar tais atributos, o homem se parece com Deus em alguns aspectos.

Estudiosos da Bíblia têm feito a classificação dos atributos de Deus da seguinte maneira: Atributos naturais ou incomunicáveis e atributos morais ou comunicáveis.

Atributos naturais ou incomunicáveis.

São exclusivos do Senhor, pertencentes à Ele somente, não são compartilhados com ninguém como por exemplo: onipotência, onipresença, onisciência, eternidade, infinito, soberano, imutabilidade.

Atributos morais ou comunicáveis.

Os atributos morais são qualidades do caráter do Senhor que Ele compartilha com o homem, com o ser humano. Características que o tornam como é, tais como: justo, santo, amoroso, misericordioso, bom, benigno, verdadeiro. Todos estes atributos o Senhor os compartilha conosco, por isso são comunicáveis.

Criador, todo-poderoso, a fonte da vida, conhecedor de todas as coisas, rei.

O livro de Gênesis começa com Deus criando todas as coisas. Sua criatividade se vê em tudo à nossa volta. Ele tem poder sobre tudo que existe porque todas as coisas são criação dEle. Deus conhece cada detalhe do universo e nada está escondido dEle.

Cada ser vivo recebe sua vida de Deus e todas as coisas estão debaixo exclusivamente de Seu domínio. Deus reina sobre toda a criação e Sua vontade é soberana. Não existe autoridade mais alta que Deus.

Quem é Deus? Ou o que é Deus?

Ele é Eterno, nunca muda, é sem limites, Espírito, único, três em um. 

Deus não foi criado por outro ser. Ele sempre existiu, por toda a eternidade, sem princípio nem fim. A Bíblia diz que Deus é espírito. Isso significa que Ele não está limitado pelas regras da física nem do tempo. Seu poder é sem limites, é infinito. 

Além de eterno e sem limites, Deus é constante. Ele não muda. Seu caráter é sempre igual e consistente. Podemos confiar que Ele nunca vai se tornar diferente.

Só existe um Deus. Não há outro ser que se possa comparar a Ele, porque Ele é infinitamente superior a todas as outras coisas. Deus é um só, mas com três “partes”: o Pai, o Filho e o Espírito Santo. Essas são as três formas em que Deus se manifesta a nós.

O que é a Trindade de Deus?

Perfeito, santo, zeloso, justo, sábio, vitorioso.

Deus é perfeito. Nele não há erro nem pecado, e Sua presença destrói toda impureza. Deus é completamente puro e santo e age sempre com justiça. Em Sua sabedoria, Ele determina decisões justas e traça Seus planos para a humanidade. Não há nada que possa derrotar a Deus nem frustrar Seus planos, porque Ele é mais sábio que todos nós. Deus tem sempre a última palavra e tem vitória sobre todos os Seus inimigos.

Qual é o significado mais inteligível de onipotente, onipresente e onisciente?

Deus é Amor. Deus é bom Pai.  Deus é  paciente. Deus é misericordioso. Deus é compassivo. Deus é cheio de graça. 

O amor é uma parte essencial de quem Deus é porque, a Bíblia nos afirma, que Deus é amor. Ele não age por ódio nem fica feliz em castigar quem erra. Deus gosta de nos abençoar e de nos perdoar. Quando pecamos, Ele é paciente conosco, nos dando oportunidades para arrepender-nos e voltar para Ele.

Deus vê nosso sofrimento e não fica frio nem distante de nós. Ele tem compaixão de nossa situação e, em Sua graça infinita nos oferece a salvação. Ele está sempre pronto para nos aceitar de volta como Seus filhos.

Deus é Fiel. Deus é verdadeiro. Deus é sempre presente. Deus é imutável e pessoal.

Deus não mente. Quando Ele faz uma promessa, podemos ter a certeza que Ele vai cumprir o que disse. Ele não falha. Toda verdade vem de Deus e quando conhecemos Sua verdade ficamos livres.

Ao contrário do que muitas vezes pensamos, Deus não está distante. Ele está presente em todas as partes do universo, sempre pronto para se relacionar conosco, sempre pronto à atender ao clamor do arrependido pecador. Deus é uma pessoa e pode ser conhecido através de Jesus. Em Jesus encontramos toda a verdade sobre quem Deus é e podemos ter um relacionamento pessoal com Ele.

O Salmista Davi, conhecedor de todas estas verdades disse ao Senhor: “Salmo 139, Sonda-me Senhor”. 

1.      Senhor, tu me sondaste e me conheces. 

2. Tu conheces o meu assentar e o meu levantar; de longe entendes o meu pensamento. 

3. Cercas o meu andar e o meu deitar; e conheces todos os meus caminhos.

4. Sem que haja uma palavra na minha língua, eis que, ó Senhor, tudo conheces. 

5. Tu me cercaste em volta e puseste sobre mim a tua mão. 

6. Tal ciência é para mim maravilhosíssima; tão alta, que não a posso atingir.

7. Para onde me irei do teu Espírito ou para onde fugirei da tua face?

8. Se subir ao céu, tu aí estás; se fizer no Seol a minha cama, eis que tu ali estás também; 

9. se tomar as asas da alva, se habitar nas extremidades do mar, 

10. até ali a tua mão me guiará e a tua destra me susterá. 

11. Se disser: decerto que as trevas me encobrirão; então, a noite será luz à roda de mim. 

12. Nem ainda as trevas me escondem de ti; mas a noite resplandece como o dia; as trevas e a luz são para ti a mesma coisa.

13. Pois possuíste o meu interior; entreteceste-me no ventre de minha mãe.


14. Eu te louvarei, porque de um modo terrível e tão maravilhoso fui formado; maravilhosas são as tuas obras, e a minha alma o sabe muito bem.


15. Os meus ossos não te foram encobertos, quando no oculto fui formado e entretecido como nas profundezas da terra. 


16. Os teus olhos viram o meu corpo ainda informe, e no teu livro todas estas coisas foram escritas, as quais iam sendo dia a dia formadas, quando nem ainda uma delas havia. 

17. E quão preciosos são para mim, ó Deus, os teus pensamentos! Quão grande é a soma deles! 

18. Se os contasse, seriam em maior número do que a areia; quando acordo, ainda estou contigo.

19. Ó Deus! Tu matarás, decerto, o ímpio! Apartai-vos, portanto, de mim, homens de sangue. 

20. Pois falam malvadamente contra ti; e os teus inimigos tomam o teu nome em vão. 

21. Não aborreço eu, ó Senhor, aqueles que te aborrecem, e não me aflijo por causa dos que se levantam contra ti?

22. Aborreço-os com ódio completo; tenho-os por inimigos. 

23. Sonda-me, ó Deus, e conhece o meu coração; prova-me e conhece os meus pensamentos. 

24. E vê se há em mim algum caminho mau e guia-me pelo caminho eterno.

As dúvidas que ainda possam existir sobre Deus, são esclarecidas pelo próprio Deus em Sua palavra, porque Ele e “Rei dos reis e Senhor dos senhores “.

Apocalipse 19.16
16. E na veste e na sua coxa tem escrito este nome: Rei dos Reis e Senhor dos Senhores.


Quem é o Deus Dos Montes? Quem é o Deus das Planícies?  Quem é o Deus do asfalto? Quem é o Deus da roça? Quem é o Deus dos Vales? Quem é o Deus dos altos Céus? Quem é o Deus dos mais profundos mares? Quem é o Deus das galáxias? Quem é o Deus do universo, dos planetas? Quem é o Deus que está em qualquer lugar? Quem é o Deus que tudo vê? 

Todas quantas perguntas forem feitas sobre Deus, saiba que Deus é contigo por onde quer que andares e sendo um servo fiel à Ele, Ele te guiará e te protegerá.  

"Em tudo dai graça porque esta é a vontade de Deus em Cristo Jesus nosso Senhor para convosco”. 1 Ts 5:18.

No Antigo Testamento, os inimigos do povo de Deus cometeram um sério erro de cálculo. 

Os Sírios depois de terem perdido uma batalha contra os Israelitas, os conselheiros do Rei da Síria disseram: "seus deuses são deuses dos montes. Por isso, eles foram mais fortes do que os nossos, mas se lutarmos com eles na planície, com certeza seremos mais fortes do que eles". 1 Reis 20:23.

Quando estavam prontos para atacar o povo de Deus, usando sua nova estratégia, Deus veio com uma surpresa para eles: "Então um homem de Deus veio e falou ao rei de Israel: "Assim diz o Senhor: Porquanto os sírios disseram: 'O Senhor é Deus dos montes, mas Ele não é Deus dos vales. Vou entregar toda essa multidão em sua mão, e sabereis que eu sou o Senhor". 1 Rs 20:28.

Os Sírios tinham a idéia de que Deus era "territorial",  "tribal" e restrito em Sua habilidade de defender seu povo. Eles pensaram que Deus era apenas um Deus dos montes, mas Deus quer que saibamos que Ele é Deus dos montes, das planícies e vales. Como isso se aplica às nossas vidas? No nosso dia a dia Ele nos guarda, guia e nos protege. 


Quem é o Deus que dá vitórias nos Montes?

Figurativamente falando as colinas representam os pontos altos de nossas vidas, as experiências do cume dos montes, os momentos em que nos sentimos como se estivéssemos no topo do mundo. 
Certamente, é fácil de se relacionar com a idéia de Deus ser o Deus dos montes, afinal de contas, Deus se revelou a Abraão como Jeová Jiré, no Monte Moriá.

Deus deu a Lei a Moisés no Monte Sinai.

Deus falou a Elias, em uma voz mansa e delicada no Monte Horebe.

Mesmo na vida de Jesus, a vitória sobre as maiores tentações ocorreu em uma montanha. Seu momento mais glorioso foi no Monte da Transfiguração.

As montanhas foram usadas por Deus para os tempos de visitação e de revelação, quando Sua glória foi revelada de uma maneira especial. Esses marcos em nossas vidas são acontecimentos e experiências que nos fortalecem e nos lançam diretamente para dentro do Plano de Deus, da vontade de Deus. 

Quem é o Deus que dá vitórias nas Planícies?

Mas Deus não está conosco apenas quando estamos no topo de tudo. Ele é também o Deus das planícies. As planícies falam daquilo que consideramos ser a rotina diária, nosso dia a dia. A descoberta de Deus encontra-se no cotidiano e rotineiro e não no espetacular e heróico. Se não podemos encontrar Deus nas rotinas do dia a dia em nossas casas e ou fazendo compras, etc, então onde vamos encontrá-Lo? É claro que Ele está em todas as partes e em todo lugar.


Deus está interessado na "planície" em nossas vidas! Não deixe a impaciência e a falta de contentamento arruinarem a importância das "pequenas coisas" em sua vida.

Quem é o Deus que dá vitórias nos Vales? Você já viu falar do vale da indecisão?

E sobre os vales? Nós sabemos o que eles representam: Tempos de baixa estima, tempos difíceis, tempos de indecisões, tempos de lutas internas e tempo de fraquezas morais  emocionais e sentimentais.

Deus está conosco nos vales sejam eles qualquer tipo de vales. Ele não nos abandona quando chegam as dificuldades. Lembre-se sempre do Salmo 23:4: "Ainda que eu ande pelo vale da sombra da morte, não temerei mal algum, porque tu estás comigo; a tua vara e o teu cajado me consolam".

Há uma característica muito importante que nos revela o quanto Deus nos ama. Quando achamos que Deus se esqueceu de nós e não respondeu a nossa oração, então Deus vem com a vitória e entrega em nossas mãos. Quando Deus demora a nos responder é porque Ele está trabalhando. 

Às vezes, nos tempos difíceis, podemos ser tentados a achar que Deus não está mais conosco. Não importa o que você está passando, Deus é Deus e está "agora", neste momento, com você para ouvir o clamor do mais profundo do seu coração e da sua alma. Ele não é apenas o Deus dos montes, mas Ele é dos montes, das planícies e dos vales, Ele é Deus onipresente em toda parte. L Ele é Deus em todos os momentos e em todas as épocas e situações de nossas vidas.


Quem é o Deus que dá vitórias em qualquer dia, em qualquer hora e em qualquer lugar?

O segredo para se ter vitórias em qualquer dia, em qualquer hora e em qualquer lugar é perseverar na fé, é ter uma fé em Deus inabalável e ser “terrivelmente Cristão". Perseverança é não desistir. A Bíblia não promete uma vida de sucessos instantâneos pra ninguém. Muitas vezes, o caminho para alcançar a vitória é longo e difícil, mas Jesus nos ajuda a continuar fielmente em nossa jornada rumo ao sucesso e à vitória. Nós temos esta promessa: quem perseverar até o fim receberá a recompensa que Deus tem preparado. Vejamos como estes sete, dentre tantos, personagens da Bíblia perseveraram e venceram:

Josué, o fiel servo de Moisés. 

Josué nasceu como escravo no Egito, junto com o resto dos israelitas. Ele somente viu a libertação de seu povo, debaixo da liderança de Moisés, quando tinha 40 anos! Depois disso, Josué ainda teve de esperar outros 40 anos até entrar na terra prometida, por causa do pecado dos outros israelitas. Mas, durante todo o tempo que esteve no Egito, e depois no deserto, Josué não desistiu de seguir a Deus.
Diante dos desafios que enfrentaram, muitos outros israelitas perderam a esperança e se voltaram para a idolatria. Eles tinham visto o poder e as maravilhas de Deus mas não tinham perseverança. Por isso, não receberam sua herança. Josué foi diferente. Ele viu tudo e decidiu pôr toda sua confiança em Deus (Josué 1.6-7). A espera foi longa e difícil mas, no fim, ele liderou Israel na conquista da terra prometida. Josué perseverou e recebeu sua herança prometida.

Ana, a mulher estéril que Deus honrou.

Ana era estéril mas queria muito ter um filho. Ano após ano ela orava por um filho, com grande tristeza, mas sem nenhuma resposta. Mesmo assim, Ana não abandonou sua fé nem rejeitou a Deus. Ela continuou pedindo, pondo toda sua confiança em Deus.
Um dia Ana estava orando no templo e prometeu que, se tivesse um filho, iria ser dedicado a Deus. (1 Samuel 1.9-11). O sacerdote lhe disse que ela iria receber o que tinha pedido e ela voltou para casa e engravidou. Seu filho Samuel cresceu no templo e se tornou um grande profeta em Israel. Deus abençoou Ana por sua perseverança e fidelidade e lhe deu ainda outros cinco filhos! Quem persevera pode receber muito mais do que espera.

Jó, o servo fiel, temente a Deus, íntegro e que se desviava do mal. 

O próprio Deus chamou Jó de irrepreensível! Ele servia a Deus de coração, nos bons e nos maus momentos. Jó foi muito abençoado por sua fidelidade e tinha tudo de bom: riquezas, família e saúde. Mas um dia ele perdeu tudo. Seus filhos morreram, seus bens foram roubados e Jó ficou muito doente. Mesmo assim, Jó perseverou.
No seu sofrimento, Jó questionou muitas coisas, como a razão de viver e as ações de Deus, mas ele não parou de crer em Deus e de pôr sua confiança nele. Por isso, Jó é mencionado como um grande exemplo de perseverança no sofrimento na Bíblia (Tiago 5.10-11). Jó perseverou em sua fé e Deus restaurou sua saúde, lhe deu ainda mais riqueza e o abençoou com muitos descendentes.

Jeremias, o profeta chorão que tanto sofreu para libertação de seu povo e de sua nação.  

Poucos profetas sofreram tanto como Jeremias. Por pregar fielmente a mensagem de Deus, ele foi considerado um traidor, desprezado, espancado, preso… Tudo pelo seu próprio povo! E, por fim, ele viu a destruição que tinha profetizado, quando Nabucodonosor destruiu Jerusalém. Mas, em meio a tudo isso, Jeremias não parou de obedecer a Deus.
Perseverança não significa estar sempre feliz. Jeremias passou por uma depressão e até quis morrer! Mas, por causa da perseverança, ele aguentou e superou todas as dificuldades (Jeremias 1.17-19). Jeremias não desistiu e seu legado foi um livro inteiro da Bíblia.

Neemias, o vigilante reconstrutor dos muros caídos. 

Neemias aceitou um grande desafio de reconstruir os muros de Jerusalém. A cidade tinha sido destruída anos antes por Nabucodonosor, sua terra agora estava subjugada a um império, seu povo estava desanimado e sem dinheiro e seus inimigos não queriam ver a construção acontecer. Mas Deus tinha colocado esse propósito no coração de Neemias e ele não desistiu.
Durante a construção, Neemias recebeu ameaças de morte e ainda teve de resolver conflitos e injustiças entre os judeus que estavam restaurando os muros. Ele até foi aconselhado a fugir, para se salvar! Mas, diante de toda a pressão, Neemias perseverou. Graças à sua liderança, os muros da cidade foram reconstruídos e os judeus começaram a restaurar Jerusalém com novo ânimo (Neemias 6.15-16).

Paulo, o apóstolo dos gentios. 

Paulo teve muito sucesso enquanto missionário, mas também passou por muito sofrimento. Em todo lugar onde pregava, Paulo fazia inimigos. Ele foi corrido para fora de muitas cidades, atacado, preso, acusado de ser falso e até sofreu tentativas de assassinato! Além disso, suas viagens eram perigosas e ele naufragou três vezes. (2 Coríntios 11.24-27).
Muitas pessoas acham que a pregação do evangelho não vale tanto sofrimento. Mas Paulo amava Jesus e amava seu próximo tanto que não desanimava diante dos problemas. Seu amor o ajudava a perseverar. E os resultados foram incríveis! Paulo fundou muitas igrejas entre vários povos e escreveu metade dos livros do Novo Testamento. Ainda hoje a perseverança de Paulo abençoa muitas pessoas.

Jesus, nosso Senhor e Salvador, que morreu para salvar a humanidade da perdição eterna. 

Jesus é nosso maior exemplo de perseverança. A Bíblia diz que ele foi tentado de todas as maneiras e passou por muitos sofrimentos enquanto esteve aqui na terra (Hebreus 2.17-18). Ele foi rejeitado por aqueles a quem veio salvar e enfrentou muita oposição, apesar de ser o filho de Deus. Mas Jesus não desistiu de nós.
Por amor ao Pai e a nós, Jesus perseverou até ao fim. Ele passou pela pior humilhação e tortura, a morte na cruz, sem pecar. Por causa de sua perseverança, todos nós podemos ter acesso a Deus e à salvação! E Deus Pai exaltou Jesus sobre todas as coisas.

Quando você está desanimado e parece que a bênção está demorando muito, não desista. Persevere até ao fim e você terá a vitória em nome de Jesus. Deus é Deus em qualquer lugar e a sua luta Ele vai vencer se nEle você confiar.

Deus abençoe você e sua família. 

 Pr. Waldir Pedro de Souza.
Bacharel em Teologia, Pastor e Escritor. 












Nenhum comentário:

Postar um comentário