segunda-feira, 4 de maio de 2020

O QUE JESUS É EM CADA LIVRO DO VT E DO NT

O QUE JESUS É EM CADA LIVRO DO VT E DO NT. 


O Velho Testamento, numa visão do futuro do Messias que haveria de vir, retrata o nascimento, ministério, morte, ressurreição, ascenção e a segunda vinda de Jesus para arrebatar a sua igreja no final dos tempos.       

Em Gênesis 3.15 Temos promessa profética proferida pelo próprio Deus sobre a trajetória do Senhor Jesus como o Messias.    

Esta é a promessa de restauração dos seres humanos através de um redentor que nasceria da semente da mulher, a saber: Jesus Cristo.

1Samuel 2.10 declara a força de um Rei e o seu poder, porque: O Senhor daria força ao seu Rei e exaltaria o poder do seu Ungido.

1Samuel 7.13 Diz que os inimigos do Messias foram abatidos para que eles não destruíssem a árvore genealógica do Filho de Deus que iria nascer entre os homens.  

O Senhor abateu os seus inimigos, os inimigos do Messias, para que os antecedentes genealógicos dEle não fossem destruídos, ou mais precisamente , fossem preservados.

No Salmo 45.14,15 encontramos a palavra fiel de que Ele, Jesus, nasceria de um nascimento virginal. Foi profetizado sobre a virgindade de Maria que seria preservada até o nascimento de seu primogênito, ou seja, o seu primeiro filho. Maria que seria o vaso de Deus para o nascimento do Salvador. O primeiro homem criado, Adão, foi feito do barro da terra para ser perfeito quando Deus lhe soprou em suas narinas o fôlego de vida, porém ele se tornou imperfeito por causa do pecado. O segundo homem, Jesus, criado por obra e graça do Espírito Santo foi perfeito em sua obra mesmo vivendo num mundo de tanta imperfeição, porém Deus preparou tudo para que o nascimento do Messias fosse através de uma virgem escolhida e agraciada por Deus para tal objetivo. 

 No Salmo 72.8 Nos fala que Sua mensagem seria sem fronteiras e sem barreiras. O domínio e a expansão da mensagem do Messias que seria de mar a mar, desde o rio até as extremidades da terra.

No Salmo 75.8,10 Nos diz que levantes haveriam, mas os que cressem na Sua palavra seriam exaltados. Os ímpios haveriam de beber a mistura que ferve na mão do Senhor, os quais seriam quebrantados; mas aos justos Ele exaltaria as suas forças.

No Salmo 110.5,6 Nos diz que Ele, Jesus foi feito um rei justo conforme a ordem de Melquisedeque, rei de Salém. 
Veja também: Gn 14.18; Sl.110.4; Hb.5.6; 6.20; 7.1.

O juramento do Senhor é esse: Tu és um sacerdote eterno segundo a ordem de Melquisedeque, o Senhor à tua direita, ferirá os reis no dia da sua ira. Julgará entre as nações enchê-las-á de cadáveres; ferirá os cabeças, os líderes, de grandes terras, ou nações.

Em Cantares 6.10,12 nos fala sobre o brilho e a beleza de um casamento real: Cristo, o noivo; a Igreja, a noiva. A mensagem do Messias seria abraçada por uma noiva que é formosa como a lua, brilhante com o sol, formidável como um exército com bandeiras, e a alma do noivo se derramaria sobre a excelência desse povo, que não rejeitaria, mas o aceitaria: a sua Igreja.

Em Isaías 9.7 diz que  Sua descendência seria e será preservada para sempre em Cristo. A descendência e o trono de Davi seriam preservados para sempre em Jesus, o zelo do Senhor dos exércitos faria isto.

Isaías 14.4 e Ap. 18.1-2 nos informa que os inimigos de Cristo e de sua noiva cairão por completo. Serão derrotados para sempre. A Babilônia opressora cairá por completo e para sempre.

Em Isaías 20.1-6 e Is 26.19 temos a prefiguração da humilhação, condenação, morte e vitória dos que permanecem em Cristo. Este capítulo 20 de Isaías fala da humilhação do profeta, da afronta que ele sofreu, da perseguição, do constrangimento, porém não cedeu à opressão, permaneceu em retidão; pré-figura de um Cristo humilhado, porém foi para o calvário como uma ovelha muda para o matadouro, sem abrir a sua boca, Isaías 54, morrendo com a condenação mais cruel de sua época: a morte de cruz. Porém, o túmulo não o conteve, Jesus ressuscitou. Em Is. 26.19, temos uma das declarações de maior peso do Antigo Testamento sobre a ressurreição do corpo àqueles que forem fiéis servos do Senhor Jesus,  os quais ressuscitarão ao soar das trombetas de Deus no arrebatamento da Igreja


No Novo testamento o nascimento de Cristo Jesus e sua missão na terra, foi escrito na ótica dos escritores que viveram a maior parte de suas vidas com Jesus pessoalmente.

Em Mateus 3.12 Nos diz que João Batista, o precursor,  anuncia o ministério de Cristo que já estava no meio deles na terra. João Batista aponta para a proximidade do ministério terreno de Jesus, e para obra transformadora que Ele realizaria.

Em Mateus 11.20; 12.42; João 12.48 no diz que Jesus realizou milagres, prodígios e maravilhas mesmo sem a maioria acreditar nEle, as maiores autoridades religiosas e políticas de Jerusalém não acreditaram e o perseguiram com intenção de matá-lo até antes da hora.  Quanto mais Jesus realizava milagres, prodígios e maravilhas, mais aquelas mesmas pessoas ficavam incrédulas; e lançou-lhes em rostos, dos seus discípulos e sobre as cidades onde se operaram a maior parte de seus milagres e prodígios, o fato de não se arrependerem de suas maldades e de seus pecados; muito embora estivesse ali quem é mais sábio do que Salomão e que não veio para julgar o mundo, mas para que o mundo fosse salvo por Ele.

Em Mateus 24.21,22; Mc 13.20, Jesus nos fala de um tempo futuro que os homens não suportariam por si próprios as aflições daquele tempo. Jesus prediz sobre grande aflição que nunca houve sobre o mundo desde o princípio até agora, nem tampouco haverá jamais; serão dias tão angustiosos e abrasados que se não fossem abreviados nenhuma carne se salvaria; mas assegura Jesus: "... por causa dos escolhidos, serão abreviados aqueles dias ".

Mateus 24.30; Mc 13.26; Jo 21.22; At 1.11, Jesus fala que aqueles que cressem na sua palavra teriam minimizados os sofrimentos daqueles dias. A vinda do Filho do homem descrito em Mt 24.30, relata o aparecimento de Cristo nos céus, depois da tribulação, precedido dos sinais precursores do versículo 29. Ele vem com juízo contra os ímpios, Ap 19.11; 20.3, para livrar os fiéis e para estabelecer a justiça na terra, Ap 20.4. Todos os crentes arrebatados voltarão com Cristo na segunda fase da segunda vinda de Cristo com poder e grande glória. Jesus no evangelho de Marcos assegura: "E, então verão vir o Filho do homem nas nuvens, com grande poder e glória". Quando Mt 24.30a registra: "...aparecerá no céu o sinal do Filho do homem..." certamente se refere que o próprio Cristo virá sobre as nuvens de glória, rodeado de refulgente luz. Aos apóstolos Jesus falou também para que não lhes ficasse nenhuma dúvida, Ele disse, respondendo a Pedro, sobre a pessoa do apóstolo a quem Jesus amava: "...Se eu quero que ele fique até que eu venha, que te importa..." em Atos dos apóstolos 1.11, vem novamente a confirmação de que Jesus voltará, através do testemunho dado por um dos anjos que disse: "...varões Galileus, por que estais olhando para o céu? Esse Jesus, que dentre vós foi recebido em cima no céu, há de vir assim como para o céu o viste ir".


O que Jesus é em cada livro do Velho Testamento e do Novo testamento. 

O que Jesus representa em cada livro da Bíblia no Velho e no Novo Testamento. 

A representação de Jesus em cada um dos 66 livros da Bíblia. “Pelo que também Deus O exaltou soberanamente e lhe deu um nome que é sobre todo o nome, para que ao nome de Jesus se dobre todo joelho dos que estão nos céus, e na terra, e debaixo da terra, e toda língua confesse que Jesus Cristo é o Senhor, para glória de Deus Pai. (Fp.2: 9,10,11).

Sabemos que Jesus Cristo é o tema central da Bíblia. Então vamos ver o que Ele representa em cada livro. 


1. Em Gênesis Jesus é: A Semente da mulher. (3:15).
2. Em Êxodo Jesus é: O Cordeiro pascal. (12:5,6).
3. Em Levíticos Jesus é: O Sacrifício expiatório. (1:3a6).
4. Em Números Jesus é: A Rocha ferida. (20:11).
5. Em Deuteronômio Jesus é: O Grande Profeta de Deus. (18:15).
6. Em Josué Jesus é: O Príncipe do exército do Senhor. (5:14,15).
7. Em Juízes Jesus é: O Nosso Libertador. (2:16).
8. Em Rute Jesus é: O Nosso Parente. (2:1;3:2).
9. Em 1 Samuel Jesus é: A nossa vitória. (17:47)
10. Em 2 Samuel Jesus é: O descendente de Davi. (7:11,12,13).
11. Em 1 Reis Jesus é: O doador da Sabedoria. (3:12;4:29).
12. Em 2 Reis Jesus é: O Reis dos Reis. (11:9,21).
13. Em 1 Crônicas Jesus é: O Rei de Deus. (29:23,32).
14. Em 2 Crônicas Jesus é: O que faz aliança. (7:14).
15. Em Esdras Jesus é: O nosso auxilio, Senhor dos céus e da terra. (1:2).
16. Em Neemias Jesus é: O nosso ajudador. (1:11).
17. Em Ester Jesus é: O nosso Mardoqueu, sofredor. (3:5,6).
18. Em Jó Jesus é: O nosso Redentor vivo. (19:25).
19. Em Salmos Jesus é: O guarda de Israel. (121:4).
20. Em Provérbios Jesus é: A sabedoria de Deus. (8:12,22,35).
21. Em Eclesiastes Jesus é: O alvo verdadeiro. (12:1).
22. Em Cantares Jesus é: O amado. (2:16).
23. Em Isaías Jesus é: O profeta sofredor. (53:2,3,4).
24. Em Jeremias Jesus é: A nossa justiça. (33:16).
25. Em Lamentações Jesus é: O varão de Deus. (1:2 ; 3:1).
26. Em Ezequiel Jesus é: O pregador mal recebido. (1:1a3,27).
27. Em Daniel Jesus é: O Rei Eterno. (2:24 ; 7:14).
28. Em Oséias Jesus é: O que liga as feridas. (14:4).
29. Em Joel Jesus é: O que habita em Sião. (3:17).
30. Em Amós Jesus é: O teu Deus  ó Israel. (4:12).
31. Em Obadias Jesus é: O Senhor no seu Reino. (1:21).
32. Em Jonas Jesus é: O profeta ressuscitado. (1:17 ; 2:6).
33. Em Miquéias Jesus é: O nascido em Belém. (5:2).
34. Em Naum Jesus é: O que leva as boas novas. (1:15).
35. Em Habacuque Jesus é: O Senhor no Seu Santo Templo. (2:20).
36. Em Sofonias Jesus é: O Senhor que está no meio de ti. (3:17).
37. Em Ageu Jesus é: O Desejado de todas as Nações. (2:7).
38. Em Zacarias Jesus é: O Preço do Cordeiro. (11:12).
39. Em Malaquias Jesus é: O Sol da Justiça. (4:2).
40. Em Mateus Jesus é: O Rei Messias. (2:2).
41. Em Marcos Jesus é: O Servo de Deus. (1:11)
42. Em Lucas Jesus é: O Filho do homem. (19:10).
43. Em João Jesus é: O Filho de Deus. (19:7).
44. Em Atos Jesus é: O doador do Espírito Santo. (1:8).
45. Em Romanos Jesus é: Aquele que nos torna justo aos olhos da lei. (8:1a4).
46. Em 1 Coríntios Jesus é: As primícias dos que dormem. (15:20).
47. Em 2 Coríntios Jesus é: A graça de Deus. (12:9).
48. Em Gálatas Jesus é: O verdadeiro evangelho. (1:11,12).
49. Em Efésios Jesus é: Toda Armadura de Deus. (6:10,11).
50. Em Filipenses Jesus é: O que supre as necessidades. (4:13).
51. Em Colossenses Jesus é: O cabeça da Igreja. (1:18 ; 2:19).
52. Em 1 Tessalonicenses Jesus é: O vingador de todas as coisas. (4:6).
53. Em 2 Tessalonicenses Jesus é: O fiel protetor. (3:3).
54. Em 1 Timóteo Jesus é: O único mediador Entre Deus e os homens. (2:5).
55. Em 2 Timóteo Jesus é: O Senhor é Justo Juiz. (4:8).
56. Em Tito Jesus é: A graça Salvadora de Todos os homens. (2:11).
57. Em Filemon Jesus é: O Senhor que intercede por nós. (1:10).
58. Em Hebreus Jesus é: O Autor e consumador da fé. (12:2).
59. Em Tiago Jesus é: O dom perfeito vindo de Deus. (1:17).
60. Em 1 Pedro Jesus é: A pedra principal. (2:7).
61. Em 2 Pedro Jesus é: O Senhor e Salvador que nos concede a entrada no seu reino. (1:11).
62. Em 1 João Jesus é: Aquele que se manifestou para desfazer as obras do diabo. (3:8).
63. Em 2 João Jesus é: A fonte da verdadeira doutrina. (1:9).
64. Em 3 João Jesus é: O nome que garante a vitória. (1:7).
65. Em Judas Jesus é: O único Soberano e Senhor. (1:4).
66. Em Apocalipse Jesus é: O Rei dos Reis e Senhor dos Senhores. (19:16).


Como Jesus Cristo é representado em cada livro da Bíblia. O sentido da vida do Senhor Jesus em cada livro da Bíblia. 

Em Gênesis Jesus é o Cordeiro no altar de Abraão.
Em Êxodo Jesus é o cordeiro da Pascal.
Em Levíticos Ele é o sumo sacerdote.
Em Números Ele é a nuvem durante o dia e a coluna de fogo durante a noite.
Em Deuteronômio Ele é a cidade de nosso refúgio.
Em Josué, Ele é o tecido vermelho na janela da casa de Raabe.
Em Juízes Ele é o nosso Juiz.
Em Ruth Ele é o nosso parente redentor.
Em 1 e 2 Samuel Ele é o nosso profeta confiável.
Nos livros 1 e 2 Reis e 1 e 2 Crônicas Ele é o nosso soberano.
Em Esdras Ele é o nosso escriba fiel.
Em Neemias é o reconstrutor de tudo que está destruído.
Em Ester Ele é Mordecai assentado fielmente no portão.
Em Jó Ele é o nosso redentor que vive para sempre.
Em Salmos Ele é o meu pastor e nada me faltará.
Em Provérbios e Eclesiastes Ele é nossa sabedoria.
Em Cantares Ele é o belo noivo.
Em Isaias Ele é o servo sofredor.
Em Jeremias e Lamentações Jesus é o profeta que chora.
Em Ezequiel Ele é o maravilhoso homem de quatro faces.
Em Daniel Ele é o quarto homem na fornalha e o que fecha a boca dos leões. 
Em Oséias Ele é o amor sempre fiel.
Em Joel Ele nos batiza com o Espírito Santo e com fogo.
Em Amós Ele leva nossos fardos.
Em Abadias Ele é o nosso salvador.
Em Jonas Ele é o grande missionário que leva ao mundo a palavra de Deus.
Em Miquéias Ele é o mensageiro dos pés formosos.
Em Naum Ele é o vingador.
Em Habacuque Ele é a sentinela orando sempre pelo reavivamento.
Em Sofonias Ele é o Senhor poderoso para salvar.
Em Ageu Ele é o restaurador de nossa herança perdida.
Em Zacarias Ele é a nossa fonte.
Em Malaquias Ele é o filho da justiça com a cura em suas asas.
Em Mateus Ele é o Cristo o filho do Deus vivo.
Em Marcos Ele é o operador de milagres.
Em Lucas Ele é o filho do homem.
Em João Ele é a porta pela qual todos devem passar.
Em Atos é a luz brilhante que aparece a Saulo no caminho de Damasco.
Em Romanos é a nossa justificação.
Em 1 e 2 Coríntios é nossa ressurreição e o que leva os nossos pecados.
Em Gálatas Ele nos redime da lei.
Em Efésios Ele é nossa riqueza insondável.
Em Filipenses Ele supre todas as nossas necessidades.
Em Colossenses Ele é a plenitude do Deus encarnado.
Em 1 e 2 Tessalonicenses Ele é o nosso Rei que virá.
Em 1 e 2 Timóteo Ele é o nosso mediador entre Deus e os homens.
Em Tito Ele é nossa bendita esperança.
Em Filemon Ele é o amigo mais chegado que um irmão.
Em Hebreus Ele é o sangue do pacto eterno.
Em Tiago Ele é o Senhor que cura o doente.
Em 1 e 2 Pedro Ele é o pastor principal.
Nos livros de 1  2, e 3 João é Jesus que tem a ternura do amor.
Em Judas Ele é o Senhor que vem com milhares de santos.
Em Apocalipse, a igreja é conclamada a levantar os olhos, pois é chegada sua redenção.

Jesus é o Rei dos reis e o Senhor dos senhores. Ap. 19.16.

Deus abençoe você e sua família. 

Pr. Waldir Pedro de Souza 
Bacharel em Teologia, Pastor e Escritor. 


Nenhum comentário:

Postar um comentário